Dupixent: Chegou a cura para dermatite atópica?
27 de fevereiro de 2019
Alérgico a leite? Intolerante a lactose? A páscoa chegou. E agora? Vai ficar sem seu chocolate?
29 de março de 2019

Sabonetes Syndets: banhos sem irritação e alergias

O pH da pele humana é levemente ácido, em média pH 5,5 conferindo uma proteção adicional contra microrganismos. O banho além de ser um momento de descontração e relaxamento é importante para a higiene e saúde da pele, eliminando substâncias irritantes como saliva, urina, fezes, secreções e enzimas.

Entretanto o emprego de água isolada no banho se mostrou ineficaz para uma limpeza eficiente já que não remove substâncias oleosas como fezes e sebo. Os protocolos atuais recomendam produtos de limpeza suave com pH ligeiramente ácido como a pele. Os sabonetes convencionais têm pH alcalino, destruindo a camada lipídica da pele, elevando o pH e levando a ressecamento e irritação cutânea. Um pH acima de 7,5 na pele é capaz de levar a um colapso da barreira cutânea.

A indústria de cosméticos lança inúmeros produtos todos os anos e os classificam como “suaves” sem que existam critérios internacionais que estabeleçam o que é suavidade em agentes de limpeza e muitos desses produtos na verdade têm pH alcalino e causam efeito irritativo na pele do paciente.

Mesmo produtos com expressões no rótulo como “pH neutro”, “dermatologicamente testado” e “pH balanceado” com frequência apresentam pH acima de ideal.

Os sabonetes verdadeiros são obtidos através de um processo de saponificação de gorduras que gera um produto detergente com pH alcalino entre 9 e 10.

Os syndet é um tipo de detergente sintético que contem menos de 10% de sabonete e tem p pH ajustado entre 5,5 e 7. Eles provocam menos irritação na pele e estudos mostram que o banho com esse produto é equivalente ao banho só com água ao até melhor.

Geralmente sabonetes na forma líquida tem o pH mais ácido que os produtos em barra, sendo mais indicados para as peles mais sensíveis.

Os sabonetes antibacterianos em barra são os que têm pH mais alcalino, sendo os mais agressivos a pele e não devem ser usados de forma rotineira, apenas em situações específicas e por curto período de tempo

Um estudo publicado no jornal de pediatria comparou o pH de 90 sabonetes do mercado brasileiro, sendo que a grande maioria têm pH alcalino. Na tabela abaixo comparei os sabonetes syndets em termos de preço por unidade e preço por 100ml  ou 100g para avaliar qual o melhor custo benefício dos melhores sabonetes do mercado.

 

Sabonetes syndets

Nome comercial Laboratório Preço Preço por 100ml ou 100g
Cetaphil pele sensível 127g Galderma 20,00 15,7
Eucerin ph5 gel de limpeza 260ml Aché 44,00 17,0
Nutratopic gel de banho 400ml Isdin 74,00 18,5
Lipkar surgras 400ml La Roche-Posay 92,00 23,00
Cetaphil restoraderm 295ml Galderma 89,00 30,00
Avene cold cream barra de limpeza 100g Avene 37,00 37,00
Stelatopia creme de limpeza para pele seca 200ml Mustela 85,00 42,5

 

O melhor custo beneficio entre os syndets foi o sabonete em barra Cetaphil pele sensível e o sabonete líquido Eucerin pH 5.

Importante lembrar que o banho deve ser rápido (5-10min), temperatura morna e imediatamente após o banho hidratar abundantemente com a pele ainda úmida.

Querem ver os estudos? Links abaixo

http://www.scielo.br/pdf/jped/v92n3/pt_0021-7557-jped-92-03-0290.pdf

http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Consenso_-_Dermatite_Atopica_-_vol_2_n_2_a04__1_.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *