Se você tem uma tosse seca que piora a noite e persiste por mais de 3 semanas, você pode estar com uma tosse alérgica
Contents
O termo costuma ser usado para uma tosse mais prolongada, acima de 3 semanas, geralmente mais seca e que piora a noite.
A principal causa desse tipo de tosse são as alergias, como rinite alérgica, asma e bronquite
No entanto, não existe uma doença chamada tosse alérgica.
A tosse é um sintoma comum a várias doenças. Um resfriado comum é a causa mais comum de tosse mais um problema mais sério como pneumonia e até um câncer no pulmão podem causar tosse.
O primeiro passo para o tratamento adequado é tentar achar a causa da tosse.
Asma ou bronquite alérgicas
O paciente costuma apresentar tosse que piora a noite ou com atividade física. Pode ter falta de ar, pressão no peito e chiado também. Essa tosse costuma melhorar com uso de broncodilatadores como Aerolin e Berotec ou com corticoides.
Rinite alérgica
O paciente tem sintomas de rinite como nariz entupido, coceira, espirros e coriza. Um pouco da secreção nasal pode drenar por trás do nariz, principalmente a noite, levando a tosse.
Sinusite cronica
O paciente apresenta os sintomas de sinusite como obstrução nasal, catarro saindo pelo nariz e boca, dor e pressão facial, ouvidos tampados, diminuição do olfato.
Uma parte do catarro da sinusite drena por trás do nariz, principalmente a noite, levando a tosse
É muito comum que a pessoa com tosse de origem alérgica tenha outras alergias como rinite, asma, conjuntivite alérgica e dermatite (alergia na pele)
Refluxo gastro esofágico
É uma das causas de tosse crônica mais comuns nos consultórios médicos.
O refluxo tende a piorar a noite e assim a tosse também piora a tosse
Pode piorar após se alimentar, principalmente se a refeição for muito grande ou com gorduras e cafeína (chocolate, café, chá-mate, refrigerante)
Tabagismo
O cigarro é uma causa muito comum de tosse crônica. No início costuma ser mais seca, por irritação do pulmão pela nicotina. Após algum tempo de uso do cigarro pode-se evoluir com problemas pulmonares mais sérios como bronquiectasias e a tosse fica mais produtiva, carregada.
Uso de medicamentos para hipertensão
O captopril e outros medicamentos usados para tratar hipertensão com frequência são causadores de tosse crônica. Ela também costuma ser seca e melhora alguns dias após parar a medicação. Se você iniciou sua tosse após trocar de medicação anti-hipertensiva, converse com seu cardiologista.
Uma tosse mais seca e persistente, durando mais de 3 semanas e que não começou após um resfriado fala a favor de tosse alérgica. Normalmente ela piora a noite ou com exercício físico. Geralmente outros sintomas de alergia como rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica ou alergias na pele (dermatite atópica) também estão presentes.
Uma consulta com alergista e exames como o teste alérgico ajudam a confirmar a suspeita
Tosse seca que piora a noite ou com atividade física
Duração maior que 3 semanas, costuma ocorrer várias vezes ao longo do tempo
Associação com sintomas nasais como coceira, espirros, coriza, obstrução nasal
Pressão no peito, chiado no peito
Piora com exposição a poeira doméstica, cheiros fortes, pelo e gato ou cachorro, mofo
teste alérgico
Teste alérgico
O prick teste ou teste cutâneo alérgico é o exame que confirma a causa da alergia. Deve ser solicitado quando se suspeita de rinite alérgica ou asma como causa de sua tosse. Pode ser substituído por um exame sanguíneo de IgE específica
RX de tórax ou tomografia de tórax
Importante para afastar outros diagnósticos como pneumonia, bronquiectasias, fibrose pulmonar e câncer de pulmão
Tomografia de seios da face
Deve ser solicitado quando se suspeita que a tosse é devida a secreção pós nasal de sinusite.
Endoscopia nasal
Outra forma de se avaliar sinusite como causa da tosse. Nesse caso, conseguimos ver a secreção purulenta drenando do nariz para a garganta e pulmão.
Prova de função pulmonar (espirometria)
Esse exame avalia a capacidade pulmonar do paciente com tosse. É importante para o disgnóstico de asma alérgica, enfisema pulmonar e outros problemas pulmonares que evoluem com tosse
Geralmente são usados medicamentos para alergia como antialérgicos, corticoides e broncodilatadores.
Antialérgicos – Agem inibindo a ação da histamina, o principal mediador alérgico. Os de primeira geração como hidroxizina (hixizine®) e dexclorfeniramina (polaramine®) causam um pouco mais de sono
Corticoides – Podem ser usados tanto na forma oral (comprimido e xarope), como tópico nasal (spray nasal) e inalatórios (bombinhas). Devido aos possíveis efeitos adversos não se recomenda o uso por um longo período de tempo sem acompanhamento médico
Broncodilatadores – Dilatam os brônquios do pulmão e melhoram a tosse nos casos de bronquite e asma. São as famosas bombinhas e nebulização com berotec® ou atrovent®
Os xaropes que têm associação de antialérgico com corticoide como por exemplo o Koid D® (dexclorfeniramina e betametasona) costumam aliviar a tosse alérgica. Podem ter como efeito adverso a sonolência e por terem corticoide devem ser usados com cuidado e de preferência com orientação médica.
Entretanto, o melhor e descobrir a causa da sua tosse e tratá-la, e não epenas os sintomas
O alergista tem papel fundamental no diagnóstico e tratamento da tosse alérgica.
Após ouvir a história do paciente ele vai solicitar exames que confirmam a causa alérgica da tosse e exames para descartar outras causas de tosse. Existem dezenas de doenças que podem cursar com tosse e alergia é apena uma delas.
O alergista vai então elaborar um plano de tratamento que geralmente inclui medicamentos, evitar o contato com o que tem alergia e até vacinas para alergia em alguns casos.
No Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo temos médicos especialistas no diagnóstico e tratamento dessa doença. Dentro do próprio hospital, Policlínica de Botafogo, podemos fazer todos os testes alérgicos, exames de imagem e tratar em conjunto com a equipe de pneumologia e otorrinolaringologia.
Fique à vontade para marcar uma hora com nossos alergistas
3 Comentários
Boa tarde Dt
Eu sinto já a muito tempo ,já em vários médicos ,já fiz uma cirurgia aos cornetos as acabei por ficar ainda pior ,tenho implantes dentários e sinto uma impressão estranha na arcada superior ,a saliva e swmpre um muco espesso ,e sinto uma impressão atrás na garganta por cima ,e impressão numa narina interiormente,e as vezes eu ao carregar em cima do nariz sinto que t alguma coisa
Por favor Dt peço a sua encarecida ajuda .
Obrigada
Alice Olival
Voce pode ter sinusite cronica, talvez até odontogenica. Deve procurar um alergista ou otorrino e fazer exames de imagem como tomografia e endoscopia nasal
Meu filho tem rinite, adorei as resposta sobre alergia muito esclarecedor .Obrigada.