Alergia à amoxicilina – sintomas, diagnóstico e tratamento

30 jun, 2022 | Dr. André Aguiar Gauderer | No Comments

Alergia à amoxicilina – sintomas, diagnóstico e tratamento

alergia à amoxicilina

Para entendermos como pode ocorrer a alergia à amoxicilina, primeiro vamos entender para que ela usada. A Amoxicilina é um antibiótico de Penicilina usado para tratar infecções bacterianas, incluindo bronquite, pneumonia e infecções do ouvido, nariz, garganta, pele e trato urinário. Embora possa ser altamente eficaz nesses tratamentos, há muitas pessoas que tem alergia à Amoxicilina. 

Contudo, é importante ter cuidado e atenção, pois, mesmo com cerca de 10% das pessoas relatando que tem alergia à Amoxicilina, muitas pensam erroneamente que são alérgicas ao medicamento, quando, na verdade, não o são. Por isso, confira algumas perguntas recorrentes sobre esse tema.

Sumário

Quais os sintomas da alergia à Amoxicilina?

Os sintomas leves da alergia à Amoxicilina  incluem coceira e urticária. Reações leves não são muito preocupantes, mas devem ser observadas e, caso piorem, você deve procurar um médico rapidamente. 

Já o inchaço da face, lábios, língua e falta de ar, são sinais de uma reação alérgica grave. Se você tiver algum desses sintomas, procure atendimento médico imediatamente. 

Caso tenha uma reação alérgica, monitore a propagação da erupção ou da vermelhidão. A Amoxicilina pode causar reações alérgicas tardias, mesmo após parar o tratamento.

Entre os sintomas da alergia à Amoxicilina, podemos citar:

  • Urticária;
  • Dificuldade para respirar;
  • Bolhas ou lesões na pele;
  • Tonturas;
  • Coceira;
  • Tosse;
  • Inchaço em todo o corpo;
  • Náusea e vomito;
  • Visão embaçada;
  • Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares.

A reação mais perigosa é a Anafilaxia,  uma resistência grave e com risco de vida. Os sinais de Anafilaxia podem incluir: pressão arterial perigosamente baixa, ruídos respiratórios, vômitos, aperto no peito, diarreia, inchaço e urticária, muitas vezes os sintomas vêm todos juntos. 

Algumas pessoas podem perder a consciência quando isso acontece. Ligue para emergência imediatamente caso haja esses sintomas.

Como é realizado o diagnóstico e tratamento?

diagnóstico e tratamento de alergia à amoxicilina

Se o seu médico julgar que seus sintomas apontam para uma alergia, ele pode solicitar um teste cutâneo (na pele). E é fundamental seguir as instruções do alergista e evitar o uso de anti-histamínicos antes dos testes cutâneos, para garantir que os resultados sejam precisos.

Além disso, pode ser recomendado tomar um anti-histamínico para ajudar a tratar os sintomas da reação alérgica. O médico também pode prescrever um corticosteróide para reduzir a inflamação ou a coceira. O tratamento com epinefrina pode ser necessário para reações graves.

Se a condição pela qual você começou a tomar penicilina não for resolvida, seu médico provavelmente prescreverá um antibiótico diferente. Lembrando que ter uma reação alérgica à Amoxicilina não significa que haverá uma reação igual com outros antibióticos. Para sintomas leves, são geralmente indicados tratamentos com anti-histamínicos e hidrocortisona.

Se você for diagnosticado com alergia à Amoxicilina, você deve informar a todos os seus médicos, incluindo seu dentista e qualquer especialista que você consulte.

O que devo fazer se tiver uma reação à Amoxicilina?

Caso você tenha uma reação alérgica à Amoxicilina, interrompa o tratamento e ligue para o seu médico. Não aumente a dose ou inicie o tratamento sem orientação médica. 

Somente um médico pode diagnosticar se você tem alergia à amoxicilina. Muitas vezes podemos pensar também que uma reação ou alergia pode ter sido provocado por um medicamento, mas seu gatilho pode ter sido um alimento, poeira ou outros gatilhos.

Enfim, este diagnóstico se é uma alergia à amoxicilina quanto a outros gatilhos ou ainda se o seu quadro é mais leve ou grave somente um médico especialista consegue identificar, seja por meio de uma análise clínica, testes para alergias ou outros procedimentos.

Com o correto diagnóstico e tratamento é possível ter ganho na melhoria da qualidade de vida. Na Policlínica Botafogo contamos com testes para diagnóstico, vacinas para alergias e uma equipe médica especializada para monitorar os avanços do seu quadro clínico. Agende uma consulta.