Alergia cutânea – sintomas e tratamentos

11 jun, 2022 | Dr. André Aguiar Gauderer | No Comments

Alergia cutânea – sintomas e tratamentos

alergia cutanea

A alergia cutânea pode ser muito incômoda e, às vezes, até perigosa. Mas você sabe o que é uma alergia cutânea? Ou quais os sintomas e tratamentos? Neste artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre este tipo de processo alérgico.

As alergias são um problema de saúde muito comum que afeta pessoas de todas as idades. Uma alergia ocorre quando o seu sistema imunológico reage a uma substância que não causa problemas para a maioria das pessoas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos.

Os alérgenos podem vir de muitas fontes, incluindo pelos de animais, poeira, ácaros, insetos, plantas e até certos alimentos ou medicamentos. Quando uma pessoa é exposta a um alérgeno, seu sistema imunológico produz anticorpos para lutar contra ele.

Esses anticorpos liberam substâncias químicas que causam os sintomas da alergia. 

Sumário

Alergia Cutânea: o que pode causar?

causas de alergia cutanea

Alergia cutânea pode ser causada por diversos fatores, desde substâncias presentes no ambiente até produtos químicos utilizados na rotina diária. 

Muitas pessoas sofrem com o problema e não sabem ao certo o que fazer para tratar ou, pelo menos, minimizar os sintomas.

As manifestações podem ser desde coceiras e inchaços até erupções cutâneas e bolhas. O incômodo pode ser tão grande que algumas pessoas evitam sair de casa para não terem que lidar com as consequências dessa condição.

Para quem sofre com alergia cutânea, é importante saber quais são os principais gatilhos dessa condição e, assim, tomar alguns cuidados extras para evitar o contato com esses agentes. Alguns dos principais fatores que podem causar alergia cutânea são:

  • Substâncias presentes no ambiente: poeira, pelos de animais, ácaros e outros agentes presentes no ar podem ser inalados e causar irritações na pele.
  • Produtos químicos utilizados no dia a dia: detergentes, perfumes, cosméticos e outros produtos que entram em contato com a pele também podem causar alergias. 
  • Exposição ao sol: muitas pessoas não sabem, mas o sol também pode ser um fator desencadeante de alergias na pele. Isso acontece porque a radiação ultravioleta presente nos raios solares pode danificar a barreira protetora da pele e deixá-la mais suscetível às irritações.

Sintomas de alergia cutânea

Os sintomas da alergia cutânea pode variar desde um leve ardor e coceira até uma erupção cutânea grave e inchaço. Felizmente, há muitas maneiras de tratar e prevenir as alergias.  

Diagnóstico e tratamento das alergias

O primeiro passo para o tratamento da alergia cutânea é o diagnóstico correto. Isto significa identificar a substância exata que está causando a reação alérgica. Isto pode ser feito através da realização de testes cutâneos ou sanguíneos, bem como por entrevistar o paciente sobre os seus sintomas e histórico médico. 

Uma vez que a substância responsável pelas alergias de pele foi identificada, o tratamento pode ser iniciado. Se a causa for uma infecção bacteriana, o tratamento poderá incluir antibióticos tópicos ou orais. Caso seja uma infecção fúngica, antifúngicos tópicos ou orais podem ser prescritos. 

Outras opções de tratamento para a alergia cutânea incluem a Imunoterapia, conhecida também como vacinas para alergia, ou corticosteróides tópicos (medicamentos anti-inflamatórios). Estes tratamentos podem ser extremamente eficazes no controle dos sintomas das alergias.

Principais tipos de alergias cutâneas

Os principais tipos de alergia cutânea são: dermatite atópica, dermatite de contato e urticária. Elas podem ser confundidas, mas há diferenças.

A dermatite atópica é uma alergia que geralmente se manifesta com coceira, vermelhidão e descamação. Ela pode ser causada por diversos alimentos, medicamentos ou agentes ambientais.

A urticária é uma alergia que causa inchaço e vermelhidão na pele. Ela pode ser causada por diversos alimentos, medicamentos ou agentes ambientais.

A alergia ao contato é uma alergia cutânea que se manifesta com vermelhidão, coceira e inchaço. Ela pode ser causada por diversos produtos químicos, tais como detergentes, cosméticos ou tintas.

Alergias na pele podem ser muito incômodas, por isso é importante identificá-las o quanto antes e buscar ajuda médica. Os tipos de alergias que foram citados aqui são as principais, mas existem outras variações.

Na Policlínica Botafogo contamos com testes para diagnóstico, vacinas para alergias e uma equipe médica especializada para monitorar os avanços do seu quadro clínico. Agende uma consulta.