O que causa alergia

2 jun, 2022 | Dr. André Aguiar Gauderer | No Comments

O que causa alergia

o que causa alergia

Primeiramente, para entender o que causa alergia, precisamos entender seu processo no nosso corpo. Uma alergia começa quando o sistema imunológico confunde uma substância normalmente inofensiva com um invasor perigoso, ao menos para aquela pessoa. Consequentemente, o sistema imunológico produz anticorpos que permanecem em alerta para esse alérgeno específico. Quando você é exposto ao alérgeno novamente, esses anticorpos podem liberar vários produtos químicos do sistema imunológico, como a histamina, que causam sintomas de alergia.

Em outras palavras, a alergia é a reação que o corpo tem a um determinado alimento ou substância.

As alergias são mais comuns em crianças. No entanto, algumas alergias desaparecem à medida que a criança cresce, embora muitas sejam duradouras. E, mesmo nestes casos, é possível identificar o que causa alergia na criança e tratar gerando mais qualidade de vida.

Além disso, é importante sabermos que os adultos podem desenvolver alergias a coisas às quais não eram alérgicos anteriormente.

Ter uma alergia pode ser um incômodo e afetar suas atividades diárias, mas a maioria das reações alérgicas é leve e pode ser mantida sob controle. Porém, reações graves podem ocorrer ocasionalmente.

Sumário

O que causa alergia? Gatilhos mais comuns

o que causa alergia causa mais comuns

Os gatilhos mais comuns de alergia incluem:

  • Alérgenos transportados pelo ar, como pólen, pelos de animais, ácaros e mofo;
  • Certos alimentos, particularmente amendoim, nozes, algumas frutas, trigo, soja, peixe, marisco, camarão, ovos e leite;
  • Picadas de insetos, como de uma abelha ou vespa;
  • Medicamentos, particularmente penicilina ou antibióticos à base de penicilina. Além destes, pode ser gatilhos alguns analgésicos, como, por exemplos, ibuprofeno ou aspirina;
  • Látex ou outras substâncias que você toca, que podem causar reações alérgicas na pele;
  • Grama e pólen de árvore – uma alergia a estes é conhecida como febre do feno ou rinite alérgica;
  • Mofo – estes podem liberar pequenas partículas no ar que você pode respirar;
  • produtos químicos domésticos – incluindo aqueles presentes em detergentes e tinturas de cabelo.

A maioria desses alérgenos geralmente é inofensiva para pessoas que não são alérgicas a eles. Ou seja, o que causa alergia em uma pessoa não necessariamente provocará em outra.

O que causa alergia – Gatilhos raros

o que causa alergia causas mais raras

Os alérgenos mais comuns são pelos de animais, alimentos, pólen, poeira e mofo, como vimos anteriormente. Mas, você pode desenvolver alergias a várias outras coisas que são mais raras, porém não menos incômodas. A seguir veremos alguns outros alérgenos raros que podem causar alergia.

Urticárias raras

Alergia à água – conhecida como urticária aquagênica, faz parte de um grupo nomeado como urticárias físicas. Este é um dos tipos muito raros de alergias. A urticária e a coceira geralmente desaparecem em 15 a 30 minutos, e os anti-histamínicos aliviam os sintomas da alergia à água.

Alergia ao sol – esta é mais uma das alergias do grupo das urticárias físicas. Assim como, a alergia à água pode ser tratada com anti-histamínicos. Além disso, o ideal é evitar o sol. Felizmente, a alergia ao sol é muito rara. 

Alergia ao toque – Cientificamente chamada dermografismo, esta é mais um tipo de urticária física. A palavra significa “escrita na pele”, e a condição é assim chamada porque, se você tem esse tipo de alergia, pode escrever seu nome na pele com a pressão da unha. Você pode usar anti-histamínicos para controlar a coceira que causa a alergia.

Alergia ao frio – esta alergia é outra das urticárias físicas, é muito rara, mas potencialmente perigosa. O procedimento médico para esse tipo de alergia se concentra na prevenção.

O que causa alergia? As dermatites e outros alérgenos raros

Alergia ao couro – na verdade, o alérgeno é um dos produtos químicos usados ​​no processo de curtimento de couro. Este tipo de alergia é chamada dermatite de contato. No entanto, é um termo genérico para uma condição comum da pele que pode resultar do contato com muitos possíveis alérgenos ou irritantes. 

Alergia a moedas – mais especificamente, podemos dizer que é uma alergia ao níquel, já que este é o alérgeno que pode desencadear a dermatite de contato. Ou seja, em grupo mais genérico, esta alergia faz parte do mesmo tipo de alergia provocada pelo couro, por exemplo. Portanto, tal como acontece com outros alérgenos que causam dermatite de contato, o melhor tratamento é evitar a substância, tomar anti-histamínicos após a exposição e talvez aplicar um creme esteróide tópico quando se desenvolve uma erupção cutânea.

Alergia ao sêmen – O melhor tratamento é usar um preservativo, mas as mulheres que querem engravidar podem tomar injeções de alergia para tratar a alergia ao sêmen. Se isso não funcionar, a inseminação artificial é uma opção.

Trouxemos várias respostas para o que causa alergia. No entanto, uma pessoa sozinha não tem o conhecimento médico para identificar e tampouco que testes deve fazer e qual tratamento seguir para tratar sua alergia.

No Serviço de Alergia e Imunologia da Policlínica Botafogo, você pode realizar testes de alergia e com o tratamento correto ter uma melhor qualidade de vida.

Agende uma consulta conosco.

Comentários

Deixe seu comentário

Nossos comentários são respondidos pelo Dr. André Aguiar Gauderer, alergista e imunologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Como saber se eu tenho alergia a insetos? Porque meu filho tem tantas crises de asma?