5 Tipos de Alergia e Como Tratar

tipos de alergia

Quais os principais tipos de alergia e como trata-los?

Primeiro é importante explicar o que é alergia. Muitas pessoas acham que alergia é similar a imunidade baixa (imunodeficiência). Isso está longe de ser verdade. Na imunidade baixa uma agente agressor como vírus ou bactéria ataca o organismo e nossas defesas não respondem adequadamente, por falta de anticorpos ou alguma outra deficiência.

Na alergia um agente que não é agressor, não deveria causar problema algum, como pelo de cachorro por exemplo, entra em contato com nosso corpo e nossas defesas se enganam e resolvem atacá-lo com produção de anticorpos e células de defesa. Isso leva a um processo inflamatório que causa os sintomas já conhecidos como coceira, espirros, obstrução nasal, falta de ar etc.

Alergia então seria um engano do nosso sistema imunológico que resolveu se defender de algo que é inofensivo. Exemplos de substâncias que não causam mal ao nosso organismo mas podem causar alergia por serem confundidos são vários como alimentos (leite, ovo, camarão), fungos, ácaros (poeira), polens, pelos de animais etc.

Os principais tipos de alergia são

Essas doenças têm nomes e sintomas diferentes porém todas tem algo em comum. Os mecanismos que levam as pessoas a terem essas doenças são os mesmos, que eu acabei de explicar acima.

A pessoa sensível entra em contato com algo inofensivo como o pelo de um animal ou ácaro (poeira doméstica) e o corpo ao se confundir e enxergar um agressor se defende produzindo anticorpos do tipo IgE o que desencadeia a reação alérgica. O que diferencia é onde a reação alérgica ocorre. Por isso existem diferentes tipos de alergia.

Na rinite alérgica ocorre no nariz levando a sintomas como obstrução nasal, espirros, coriza e coceira. É um dos tipos de alergia mais frequentes acometendo cerca de 30% da população jovem do Brasil.

Na conjuntivite alérgica ocorre no olho causando olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento.

Na asma ataca o pulmão e leva a falta de ar, tosse, chiado no peito.

Na alergia alimentar ataca o trato gastrointestinal e leva a vômitos, dores abdominais e com frequência urticária e angioedema.

Na dermatite atópica ataca a pele e causa coceira intensa e lesões.

Exatamente devido ao processo que causa a alergia ser o mesmo é muito comum uma pessoa ter mais de um tipo de alergia ao longo da vida. Algumas doenças podem desaparecer e outras surgirem. Os médicos chamam isso de marcha atópica ou marcha alérgica.

A criança nos primeiros meses de vida já pode desenvolver dermatite atópica que geralmente regride espontaneamente após alguns anos.

Depois pode desenvolver asma que também regride no início da vida adulta e muitas vezes volta a aparecer quando já idoso.

A rinite e conjuntivite alérgica podem aparecer após os 2-3 anos de vida e costumam durar a vida inteira, infelizmente. Alergias alimentares podem aparecer em qualquer momento da vida porém na infância é mais comum alergia a leite, ovo, trigo e soja e no adulto alergia a camarão e amendoim.

Que tipo de alergia incha a boca?

angioderma labial

O inchaço na boca é chamado de angiodema labial. Outras partes do corpo tambem podem estar inchadas, geralmente olhos e ocasionalmente mãos, pés e orelhas. Pode estar associado com calombos vermelhos na pele, a urticária. As principais coisas que causam angiodema são (inchaço na boca) são:

  • alergia a medicamentos
  • alergia a alimentos
  • causas desconhecidas ou idiopáticas
  • causas autoimunes
  • angiodema hereditario (causa rara)

Que tipo de alergia causa mancha vermelha na pele (urticária)

urticaria cronica
urticária

A urticária é uma doença em que placas avermelhadas e elevadas (calombos), que coçam muito, se alastram pelo corpo e estão frequentemente associados a angiodema (inchaços nos labios e olhos)

Os principais tipos de alergia que causam urticária são:

  • alergia a alimentos
  • alergia a medicamentos
  • urticária crônica idiopática
  • dermografismo
  • urticária colinérgica
  • urticária ao frio
  • urticária solar
  • urticária de contato
  • urticária vibracional

Tratamento dos tipos de alergia

O tratamento desses diferentes tipos de alergia varia de acordo com o sítio que é acometido. O tratamento da rinite é diferente da asma que é diferente da alergia alimentar mais como você já sabe que elas têm similaridade nos mecanismos que causam e de se esperar que o tratamento também possa ter suas similaridades.

1 – Para começar evite contato com a substância que você tem alergia.

Todos esses tipos de alergia têm isso em comum. Se você é alérgico a poeira e evita o contato seus sintomas vão melhorar muito. Se você é alérgico a camarão e não come camarão não terá nenhuma alergia. Se fosse possível viver em local que não tem a substância que você é alérgico o problema estaria resolvido. No entanto, no Brasil, a principal substância alergênica são os ácaros ou poeira doméstica. É praticamente impossível viver longe de poeira, mas podemos diminuir o contato com ela através de medidas de limpeza chamadas de controle de ambiente.

2 – Medicamentos.

Embora cada tipo de alergia tenha suas peculiaridades e seus medicamentos específicos, duas classes de medicamentos são as principais em qualquer quadro alérgico. Corticoides e antialérgicos.

O corticoide atua inibindo o processo inflamatório que é gerado durante a crise de alergia. É usado na rinite alérgica na forma de spray nasal, na conjuntivite alérgica como colírio, na asma sendo inalado por nebulização ou spray, na dermatite atópica em pomadas e cremes e na alergia alimentar por via oral para tratar a crise aguda.

O antialérgico ou anti-histamínico age inibindo a principal molécula responsável pelas alergias, a histamina. Geralmente é usado por via oral como comprimido ou xarope mas pode ser usado na forma de colírios para a conjuntivite alérgica e spray nasal na rinite alérgica.

3 – Imunoterapia ou tratamento com vacinas.

A imunoterapia, também chamada de vacina para alergia, consiste em dar ao paciente alérgico pequenas doses daquela substância que ele tem alergia para que seu sistema imunológico se acostume (dessensibilização). Se você tem alergia a ácaros vai tomar vacina com ácaros e após algum tempo sua resposta alérgica vai diminuir. É o único tratamento capaz de mudar o curso natural da doença alérgica, fazendo com que um paciente que tem alergia deixe de ter ou ao menos diminuindo os sintomas.

Todas as doenças alérgicas mencionadas acima podem ser tratadas com imunoterapia porém no caso de alergia alimentar apenas para alguns alimentos.

Quer saber um pouco mais? Da uma olhada no site sa ASBAI, sociedade brasileira de alergia e imunologia.

Dr Andre A Gauderer
Médico Alergista
Serviço de alergia da policlinica de botafogo

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

17 respostas

  1. Pode usar um colírio para conjuntivite alérgica em criança de 5 anos por 60 dias? A oftalmo receitou para minha filha porque ela tem coceira nos olhos, ela está usando a 2 dias e não desapareceu os sintomas, eu acho que não é conjuntivite

  2. Montelocaste ajuda com alergia na pele dr.André? Já faço uso de vacina para alergia, mas ainda estou sofrendo com a sensibilidade na pele.

    1. Não. O montelucast está mais indicado para o tratamento de rinite, asma e conjuntivite alérgica. Para alergias na pele como dermatite atopica e dermatite de contato não está indicado. Para urticaria, pode ter alguma indicação caso não melhore com o uso de antialérgicos

  3. Logo após fazer um exame de endoscopia e colonoscopia, minha mão começou a coçar intensamente. Começou quarta-feira dia 20/12/2022, após o exame de endoscopia e colonoscopia. Um mal estar que parecia que minha garganta e meu esôfago estavam sendo apertados. Tomei luftal e melhorou um pouco. Consegui dormir. Na quinta-feira, surgiu uma coceira bem intensa nas mãos. Procurei o no consultório e não pude ser atendida. Até brinquei que iria ficar rica. Mas a coceira não acabou. Começou passar para o braço, barriga, testa, orelha e canela. Não consegui dormir. Usei todas as pomadas possíveis, para micoses, corticóides e o famoso creme fenergan . Percebi que com sabonete e sabão em geral(produtos básicos) pioraram. Joguei vinagre e melhorou um pouco. Me fez pensar novamente em micose, mas resolvi iniciar com loratadina. Agora aguardando pra ver se melhora. Aguardando médico. O que posso fazer? Além de coçar, também sinto dor e me parece que é mais profundo do que somente a pele.

    1. Me apresentou os mesmo sintomas apos uma endoscopia. Até o momento N descobri nada. Manchas na pele e irritações no corpo. Fiz o exame no Decos

  4. Dr. Estou com dermatite nos pés e estou sofrendo com alergia a mais de 60 dias já tomei de tudo , pode ser problema de imunidade baixa se for o que devo fazer , obrigado.

  5. Olá doutor eu estou com uma alergia estranha , bom as vezes vem como uma bolas grande q parece q foi mordida por formigas, as vezes só coca a pele ,as mãos TD dias estão inchada , as vezes incha o olho só ou os dois mas muito inchado e chega até ergue a pele como se fosse bolha , as vezes o rosto ou só a boca parece q foi mordida pela abelha kk, mas depende e estranho q as vezes comi coisas q nunca tive alergia, eu tirei gorduras frituras Mantega pão , como agora só verduras mas as vezes se como uma batata cozida com carne da, as vezes se uso pomada vaginal ,ou um remédio , ele vem de TD , não só comida até de ficar com a boai na piscina no braço deus só onde estava a bóia , não imagino que seja , eu sinto as mãos coca e ficam quente , as vezes nasce só uma bola gigante dura e quente na perna , não sei mas que fazer , sinto dores na visícula e não tem pedra , sinto a boca amarga , vômito ,e meu fígado está com gordura tbm , será q pode está relacionado com isso até meus cabelos caiu q parecia alopecia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *