Alergia a penicilina – alergia a antibióticos

alergia a penicilina

As penicilinas são os antibióticos mais usados no mundo, principalmente em crianças. Porém uma grande parte da população refere ter alergia a  penicilina e é obrigada a usar outros medicamentos que podem não ser tão eficazes. Como podemos saber se alguém tem alergia a penicilina? 

Primeiro vamos esclarecer algumas coisas. A grande maioria das pessoas que acham que têm alergia a penicilina na verdade não são alérgicos a esse antibiótico.

Estudos mostram que de cada 10 pessoas que referem alergia a penicilina apenas 1 comprovadamente é após a realização dos testes para alergia a medicamentos. Muitas vezes a história do paciente é muito antiga: Minha mãe disse que tive uma alergia após usar benzetacil quando criança e nunca mais tomei nenhum antibiótico da família das penicilinas. Pode ser que na verdade você nunca teve alergia a penicilina ou então com o passar do tempo deixou de ser.

Estudos mostram que 50% dos pacientes deixam de ter alergia a penicilina após 5 anos e 80% perdem a alergia após 10 anos. 

Vamos esclarecer algumas crenças: 

O fato de meu pai ou irmão ser alérgico a penicilina não aumenta a chance de eu ser alérgico também. Alergia a medicamentos, incluindo alergia a penicilina,  não é hereditária.

O fato de eu ser alérgico a poeira, ter rinite, sinusite, bronquite ou outra doença alérgica não aumenta a chance de alergia a medicamentos.

 Dito isso, quais os sintomas de alergia a penicilina?

 A pele é o local mais envolvido, geralmente com placas vermelhas e inchadas tipo urticária, que podem coçar. Pode também haver inchaços no rosto, broncoespasmo (falta de ar no pulmão), edema de laringe (aperto na garganta ou alteração da voz), sintomas abdominais como diarreia e vômitos e até evoluir com choque anafilático.

 Como confirmar se tenho alergia a penicilina?

 Se você suspeita por qualquer motivo que seja alergico a penicilina deve procurar o alergista para ser avaliado.

Ao deixar de usar o antibiótico de escolha receitado pelo seu médico e trocar por outro de segunda escolha você pode deixar de usar o melhor remédio para sua condição, pode ter que pagar mais caro por outra medicação ou usar um antibiótico com mais efeitos colaterais e que seja menos eficaz. E talvez, no final das contas, você nem seja alérgico aquele antibiótico na verdade.

O alergista vai ouvir sua história e o mais importante é você saber relatar seus sintomas após a utilização do antibiótico e o tempo que demorou para aparecerem. É importante saber tambem quantas vezes voce teve a reação alérgica e há quanto tempo foi a última e se você estava em uso de outros medicamentos.

Após essa conversa o médico irá determinar se é preciso fazer o teste de provocação medicamentosa.

As vezes a história do paciente é tão sugestiva de alergia a penicilina que nem é preciso do teste e o diagnóstico é basicamente clínico.

Muitas vezes não temos certeza apenas pela história, seja por ter acontecido há muito tempo, pelos sintomas não serem tão característicos de alergia ou pelo fato do paciente ter usado outros medicamentos juntos. Nesse caso é preciso fazer o teste de provocação medicamentosa.

 Teste de alergia a medicamentos (provocação medicamentosa)

É o método preferido para avaliação e diagnóstico das alergias medicamentosas.

Não deve ser usado como triagem de pacientes que nuca tiveram alergia ao medicamento. Isso que dizer que não se faz o teste antes do paciente ter uma reação alérgica ao tomar o antibiótico.

 Consiste em testar no paciente os medicamentos que ele refere ter tido alergia.

Inicia-se com um prick teste ou teste de punctura: Coloca-se uma gotinha do medicamento a ser testado no antebraço do paciente e com uma lanceta se faz um pequeno furinho. Igual ao teste alérgico de poeira, alimentos, etc que todo alergista faz no consultório.

Posteriormente se faz o teste intradérmico com a medicação diluída: Uma pequena quantidade do medicamento é injetado logo abaixo da pele para avaliar se haverá uma reação alérgica.

alergia a penicilina

Se não houver reação nenhuma é feito a administração do medicamento em doses progressivamente maiores no paciente. Esse é o teste de provocação. Deve ser feito em ambiente hospitalar, por profissional alergista com experiência em tratar reações alérgicas e com todo material de resgate e necessário.

 Porque é tão difícil achar um lugar para fazer o teste de medicamento?

Para ser seguro o teste deve ser feito em ambiente hospitalar. Mesmo seguindo o protocolo, ainda assim existe uma chance real do paciente apresentar uma reação alérgica durante o teste e o médico deve estar em um local preparado para medicar o paciente.

Não é seguro fazer esse teste em um consultório em um edifício comercial. Se o paciente tem uma alergia deverá ser transferido para o hospital e muito tempo pode ser perdido até isso acontecer.

O serviço de alergia da Policlínica de Botafogo encontra-se dentro do hospital e por esse motivo pode realizar o teste de alergia a medicamento com toda segurança.

Fazemos com frequência teste para alergia a penicilina, alergia a anestésicos, alergia a antibióticos, alergia a anti-inflamatórios e outros medicamentos.

 

Quem tem alergia a penicilina pode tomar azitromicina?

Sim. São medicamentos de classes diferentes (azitromicina é um macrolídeo e penicilina um Beta-lactâmico). Não tem reação cruzada. 

Quem tem alergia a penicilina pode tomar amoxicilina?

Não. A amoxacilina é do mesmo grupo farmacológico das penicilinas e podem ter reação cruzada. O mais seguro e fazer um teste de provocação antes do uso ou usar outro antibiótico de outro grupo farmacológico.

Quem tem alergia a penicilina pode tomar cefalexina?

Provavelmente sim. A penicilina e a cefalexina fazem parte da mesma família de antibióticos, os beta-lactâmicos, e possuem estruturas semelhantes porem não iguais. Os estudos mais recentes mostraram que a reação cruzada entre eles é menor do que 5%. O mais seguro seria fazer um teste de provocação antes do uso.

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

73 respostas

    1. Dr, fiz tratamento com Penicilina e tive coceira, a pele também ficou vermelha mas o tratamento já acabou… A Penicilina vai fazer efeito no meu corpo?

  1. Olá minha irmã está grávida de 8 meses e no hospital deram esse medicamento penicilina para ela .
    Já faz uma semana de está no hospital. Esta saindo bolhas pelo nariz e boca isso tem cura ?
    E será que vai fazer mal ao bebê? 😢

  2. Quem tem alergia a penicilina deve utilizar pulseiras informativas sobre sua condição caso precise de primeiros-socorros em uma emergência?

  3. Boa tarde
    Alergia a medicamento é hereditária? Sou alérgica a vários medicamentos, antiinflamatórios, dipirona, AAS.. e agora meu filho de 10 anos de idade, ficou com os olhos inchados depois de ter tomado ibuprofeno, o que ele já era acostumado a tomar.

    1. Dr. Por 4x durante 2 anos precisei tomar amoxicilina, e em todas estas vezes, eu tive palpitações muito fortes mas não descontinuei o tratamento. A quarta e ultima vez em que precisei tomar, as palpitações eram tão fortes que no segundo dia de tratamento eu parei. E logo em seguida as palpitações cessaram. Será que é alergia?

  4. Quando eu ganhei minha primeira filha o médico passou pra mim ampicilina fez bolhas dentro da minha garganta no céu da boca fora no pescoço e entre o pescoço e peito parei de tomar e comecei a tomar e esperei melhorar em seguida tomei amoxicilina a reação voltou não voltei ao médico era alergia ou outra coisa ? Mais sempre antes de consultar eu explico aos médicos o que aconteceu

  5. Dr., eu tenho alergia a pinicilina e tomei amoxicilina deu reação na pele, inchou, vermelidão e coceira, estou tomando Alegra 180 mg. Pergunto:este medicamento vai melhorar a alergia?

  6. Quando eu era pequena, tomei a ampicilina cristalizada e minha garganta fechou. Desde então eu não tomo mais ampicilina, mas o amoxicilina não deu nenhuma reação, isso é possível?

  7. Tomei penicilina e me encheu de vermelhidao na pele e preciso tomar mais duas vezes devido o meu tratamente de sifilis como posso proceder minha pele ficou vermelha por 2 dias no terceiro está sumindo maos quando chegar o setimo dia que tomei a primeira vou ter que tomar novamente como faço posso tomar novamente

  8. Boa tarde ,minha esposa a vinte anos atras teve que fazer teste para saber se era alergica a penicilina e deu positivo, ela foi ao dentista fazer tratamento com uso de antibiotico , ele pediu para procurar um alergista e fazer novo teste. E nescessario e quanto custa este teste.

    1. Se voces querem saber se ela ainda tem alergia a penicilina, sim, é nescessário. O exame não é coberto pelo plano e o medico alergista cobra o valor que achar justo então o valor pode variar muito.
      Para uma ideia geral na minha clínica custa a partir de 800,00Rs o teste de provocação medicamentosa.

  9. Já apresentei uma espécie de urticária no rosto, peito e costas, com placas vermelhas e bolinhas ao usar amoxicilina com clavulanato; depois apresentei reação a azitromicina com coceira pelos braços e por fim a cefuroxima, com edema nas pálpebras e uma espécie de coceira na garganta, quando fui atendida na emergência.
    Já usei Norfloxacino, levofloxacino e fosfomicina sem qualquer reação.
    Agora por conta de uma ferida na pele, em decorrência de um acidente de moto, o médico ortopedista da emergência prescreveu keflex, uma cefalosporina, assim como a cefuroxima. Estou com receio de usar. O que devo fazer?
    Obrigada

    1. Existe uma pequena relação entre alergia a amoxicilina e cefalexina. Em torno de 5% dos pacientes alergicos a amoxa podem ter alergia a cefalexina. Por esse número é possivel dizer que é bastante seguro usar cefalexina, embora não 100%. Se tiver medo de usar o mais seguro seria fazer a primeira dose aos poucos e em ambiente hospitalar, como em um teste de provocação.

      1. Boa tarde, sou alérgica Dipirona, tive reação anafilatica, quando jovem, desde então
        me preocupo em nao tom a r,existe a possibilidade de ela ter sumido ?

  10. Tomei amoxicilina , para implante dentário, a reação foi muito ruim, minha mucosa da boca ficou com impressão de estar cortada, tive candidíase, moleza nas pernas, cólicas intestinais, enjoos , palpitações, tremedeiras por dentro etcccc, nunca passei tão mal.Ah e o sabor da água era adocicada e o sabor dos alimentos não tinha gosto.

  11. Boa noite Dr. Quando uso amoxicilina, por volta do 3° ou 4° aparecem uma bolinhas no ombro, pescoço, e costas. Quase não coça. Só as bolinhas mesmo que do nada aparecem. Seria alergia ou reação adversa? Gostaria de saber, pois fico preocupado e sempre interrompo o tratamento.

  12. Boa tarde doutor. Obrigado por responder. Obrigado por sua atenção.
    São bolinhas bem pequenas algumas vermelinhas outras branquinhas tipo cravo, tipo micro espinhas. Só aparecem nos ombros, pescoço e parte do peito, sempre depois de 3 ou 4 dias de amoxicilina. Se, por exemplo, for rasch maculopapular, seria caso de suspender o uso, pois isso é algo que pode evoluir para algum sintoma grave, ou poderia tomar até completar os dias de tratamento, pois no máximo só aumentaria mais as bolinhas pelo corpo? Eu sempre paro com medo. E aqui na minha cidade não tem alergista.
    Obrigado por sua atenção!

    1. Primeiro, é importante ter 100% de certeza que voce é alergica a penicilina. Apenas 10% dos pacientes que relatam ser alérgicos realmente são. Para isso pode-se fazer um teste de provocação medicamentosa.
      Quem é alergico a penicilina deve evitar antibióticos do grupo dos Betalactamicos (penicilina benzatina, amoxicilina). alguns podem ter reação cruzada com cefalexina tambem. Outros antibióticos costumam ser seguros

  13. Oi boa tarde gostaria de saber , eu tomei amoxicilina Amamentando , e logo após minha filha apresentou laringite será que pode ser alergia ou não ?

  14. Excelente artigo, obrigada, mas restaram dúvidas. Se um pai teve choque anafilático com penicilina pode ser que os futuros filhos adquiram a sensibilidade também ? Obrigada

  15. Boa tarde, quando eu era criança tive alergia após tomar injeção de penicilina, o corpo inchou todo, inclusive a garganta fechou, precisei ficar internada no hospital. Mas ja tomei amoxilina nos últimos anos e não tive reação, pode ser alérgica a um e outro não.

    1. Provavelmente voce não tem mais alergia a penicilina. A alergia a penicilina com frequencia melhora com o tempo. Um estudo mostrou que cerca de 90% dos pacientes que referem ser alérgicos a amoxicilina ou penicilina na verdade não são.

  16. Minha filha teve reação 2 vezes com amoxilina, na primeira apresentou falta de ar, porém não associei com a medicação, por ela ser asmática. Na segunda, além da falta de ar saíram placas vermelhas pelo corpo e levei novamente ao ps.
    Apresentou tbm reação alérgica a bezetacil. A partir de então nunca mais tomou essas medicações.
    Vale a pena arriscar o teste, mesmo sendo asmática e já tendo essas reações?

  17. Olá. Eu sou alérgica com histórico de choque anafilatico com penicilina e amoxicilina.
    Posso tomar remédio fosfomicina para infecção urinária???
    Sou alérgica tbm a diclofenacos, ranitida(2 choques anafilaticos).
    Grata por me responder. 🫣😵

  18. Estou tomando amoxicilina para uma infecção dentária, mas após quatro dias de uso fez uma mancha vermelha que dói no céu da minha boca pode ser pelo uso do remédio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *