Alergista infantil: O que faz e quando procurar atendimento

26 jun, 2022 | Dr. André Aguiar Gauderer | No Comments

Alergista infantil: O que faz e quando procurar atendimento

alergista pediatra

Onde encontrar um alergista infantil no Rio de Janeiro?” Essa é a dúvida de Carla que, nos últimos dias, percebeu que seu filhinho de 5 anos está com bastante tosse e fica espirrando constantemente, além dos olhos lacrimejarem e coçarem com frequência. 

Todo ano é a mesma coisa, com a chegada do inverno, a saúde de seu filho piora, trazendo inúmeros desconfortos para a criança.  Já houve vezes em que os sintomas foram tão intensos que ela precisou levá-lo às pressas ao pronto-socorro. 

Na última vez em que isso aconteceu, o médico que os atendeu recomendou que Carla procurasse um alergista pediátrico para que seu filhinho pudesse obter o tratamento adequado para o problema, reduzindo a ocorrência das crises alérgicas. 

Agora, ela procura por um alergista infantil no Rio de Janeiro, estado onde mora, para levar a criança e tratar as suas alergias. Mas ainda tem muitas dúvidas com respeito ao atendimento. 

Talvez, você esteja em uma situação parecida com a dela, você desconfia que seu filho tenha algum tipo de alergia e quer procurar o tratamento adequado, mas ainda tem dúvidas sobre como funciona uma consulta com um alergista pediátrico. 

Por isso, veja neste post, a resposta para as principais perguntas que as pessoas têm com respeito ao atendimento com um alergista infantil. 

Sumário

O que faz um alergista infantil?

O alergista infantil, ou pediátrico, é o médico encarregado de tratar problemas de saúde relacionados a falhas no sistema imunológico das crianças

Ou seja, esse profissional vai investigar os sintomas apresentados a fim de descobrir qual é a causa do transtorno e prescrever o tratamento adequado, com o objetivo de evitar ou minimizar a gravidade das crises alérgicas. 

É válido destacar que existe diferença entre o pediatra do seu filho e o alergista pediátrico. O primeiro trata da saúde de crianças e adolescentes de forma ampla. Já o segundo, é um especialista em tratar de alergias e problemas imunológicos nas crianças.

Quando procurar o atendimento de um alergista pediátrico?

Dito de forma simples, sempre que você reparar que seu filho apresenta qualquer sintoma que possa ser uma alergia ou quando houver recomendação médica.  

Nesse sentido, é fundamental ressaltar a importância de não ter o hábito de realizar o autotratamento e automedicação. Ou seja, evite comprar remédios para a criança e tratá-la sem a orientação de um médico, já que o tratamento errado pode trazer prejuízos à saúde. 

Mas como identificar os sinais de alergia infantil? Saiba mais detalhes sobre isso.

Principais sintomas de alergia em crianças

alergia infantil

Confira os principais sintomas de alergia em crianças, que indicam a necessidade procurar o atendimento com o alergista pediátrico. 

  • Respiratório: tosse frequente, congestão nasal, espirros em sequência, coceira nos olhos e nariz, falta de ar ou cansaço para respirar e chiado no peito; 
  • Pele: ressecamento extremo, descamação, coceira intensa, manchas vermelhas, bolhas e inchaço;
  • Olhos:  vermelhidão, coceira, lacrimejamento constante, ardência, inchaço nas pálpebras e sensibilidade à luz. 
  • Alimentar: vermelhidão e bolhas na pele, diarreia, dor no estômago, dificuldade para respirar. 

Quais tipos de doenças o alergista infantil trata?

O médico alergista infantil é habilitado para tratar diversas doenças alérgicas. Entre essas, estão incluídas: 

  • Respiratório: bronquite asmática, rinite e sinusite;
  • Pele: dermatite atópica, dermatite de contato, urticária e angioedema
  • Olhos: conjuntivite sazonal, conjuntivite vernal e conjuntivite atópica. 
  • Deficiências imunológicas

Portanto, ao notar sintomas de qualquer uma desses problemas em seu filho, não deixe procurar ajuda médica especializada com um alergista pediátrico com o objetivo de confirmar o diagnóstico da doença. 

Como é a consulta com o alergista infantil?

Durante a consulta, o alergista infantil vai fazer algumas perguntas sobre o histórico de saúde da criança, por exemplo: 

  • Quando começaram as crises? 
  • Qual é a frequência e gravidade dos sintomas?
  • Já tomou algum remédio para alergia? Se sim, qual? 
  • Os pais ou algum outro familiar apresentam problemas alérgicos? 
  • E assim por diante. 

O médico vai passar algum exame para a criança?

prick test

Sim, após a análise inicial da criança e da conversa com o responsável, o alergista já vai ter em mente alguns possíveis problemas alérgicos que o pequenino possa estar sofrendo. No entanto, para ter certeza do diagnóstico e ser capaz de descobrir a causa da alergia, o profissional solicitará alguns exames, como: 

  • Prick test:  é um exame feito para identificar o que está causando a alergia. No braço da criança coloca-se algumas gotinhas de substâncias como ácaros da poeira doméstica, fungos e pelos de cachorro e gato. Depois de uma pequena punctura ocorre a reação alérgica no local e o resultado fica pronto em 15 minutos.
  • Patch test: também tem o objetivo de detectar uma substância alérgica, sendo mais recomendado para as alergias na pele. O alergista vai colocar um adesivo nas costas da criança e indicar quando deve retornar à clínica para retirar o adesivo e verificar se houve reação alérgica. 
  • Espirometria: geralmente, é feito em crianças a partir de 6 anos, é um exame da capacidade pulmonar. Nesse caso, é usado um aparelho em que o pequenino vai soprar com força a fim de medir o funcionamento do pulmão. É muito usado para confirmar a presença de asma. 

Quais tratamentos o alergista pediatra pode recomendar?

Se a criança estiver com uma crise alérgica durante a consulta, no primeiro momento, o médico alergista infantil vai prescrever medicamentos para aliviar os sintomas, ajudando na recuperação. 

No entanto, o tratamento também tem o objetivo de impedir ou diminuir a intensidade de novas crises. Por exemplo, no caso da rinite alérgica, é comum a prescrição de imunoterapia, que são vacinas que visam melhorar a reação do organismo infantil ao entrar em contato com uma substância alérgica. 

Além disso, o médico pode fornecer algumas orientações sobre como cuidar do ambiente ou alimentação de uma criança alérgica. 

Como agendar uma consulta com um alergista infantil?

Atualmente, é possível realizar consultas online com um alergista infantil. Ou seja, o seu filho pode receber atendimento a partir de sua própria casa, basta ter internet e um dispositivo para se conectar, como notebook, tablet ou celular. 

Acesse o link e agende agora mesmo a sua consulta online com um alergista pediátrico. 

Onde encontrar um alergista infantil no Rio de Janeiro?

Se você preferir pode agendar um atendimento presencial com um alergista infantil no Rio de Janeiro. Nesse caso, é só marcar uma consulta com os especialistas da Policlínica Botafogo

No nosso serviço contamos com profissionais com título de especialista em pediatria e também em alergia pediátrica
O nosso telefone é (21) 99086 7309 e a clínica está localizada no seguinte endereço: Avenida Pasteur, 72, Botafogo, RJ.

Comentários

Deixe seu comentário

Nossos comentários são respondidos pelo Dr. André Aguiar Gauderer, alergista e imunologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.