5 testes para diagnosticar alergia em Botafogo

testes para diagnosticar alergia em botafogo

Conheça os principais 5 testes para diagnosticar alergia em Botafogo com a Policlínica Botafogo, uma clínica de alergologia em Botafogo com mais de 30 anos de experiência.

A Policlínica Botafogo é uma clínica de alergia em Botafogo que faz consultas, exames, testes e tratamento para alergia em Botafogo. A clínica está localizada dentro de unidade hospitalar, por isso, consegue oferecer aos seus pacientes todo o suporte hospitalar necessário para qualquer procedimento a ser realizado.

A equipe do consultório de alergia em Botafogo preza por um atendimento humanizado e personalizado, atendendo a necessidade e o perfil de cada paciente.

Quais as possíveis causas de alergia?

As possíveis causas de alergia podem ser classificadas em uma ampla lista, porém, as alergias costumam ser causadas por pêlos de animais, medicamentos, alimentos, poeira, ácaros e insetos.

A alergia é uma reação adversa exagerada do sistema imunológico para sinalizar a rejeição de substâncias no organismo através das vias respiratórias, via cutânea ou por ingestão. 

Teste de alergia em Botafogo

Confira a seguir os testes de alergia em Botafogo para diagnosticar diferentes tipos de alergia.

1. Teste de contato em Botafogo

O teste de contato em Botafogo é realizado com uma bateria contendo várias substâncias alérgicas que podem causar desconforto colocada nas costas do paciente.

O paciente leva a bateria para casa e volta ao consultório que trata alergia em Botafogo dois dias depois para a primeira leitura do teste.

O médico, então, remove o teste e registra o que deu positivo. Após o retorno do paciente para casa, desta vez, ele deve expor a área ao sol por 30 minutos, pois algumas substâncias são sensíveis à exposição ao sol. O paciente volta ao consultório no dia seguinte para uma segunda leitura e conclusão do teste.

2. Teste cutâneo em Botafogo (prick teste)

O teste cutâneo consiste na inserção de uma gota da substância indicada de alergia no antebraço do paciente. Com um puncto é causada uma escoriação na pele, se uma pápula se formar no local onde foi inserida a substância, o teste do paciente para a alergia é positivo.

Neste teste é possível testar diversas substâncias simultaneamente, e pode ser realizada já na primeira consulta.

3. Teste por exame de sangue para alergia em Botafogo

O teste por exame de sangue para alergia em Botafogo é solicitado pelo alergista em Botafogo para detectar alergia.

A IgE para uma determinada substância, seja um medicamento ou ácaro, por exemplo, e IgE total, hemograma e outros tipos de exames de sangue apenas em casos mais específicos.

O exame de sangue pode descartar a hipótese de outras doenças que não sejam alérgicas.

4. Teste de provocação alimentar em Botafogo

O teste de provocação alimentar em Botafogo consiste na ingestão do alimento indicado pelo paciente do qual suspeita alergia, caso apareçam reações alérgicas durante ou após o exame o teste é positivo.

5. Teste de provocação medicamentosa em Botafogo

O teste de provocação medicamentosa em Botafogo é realizado de forma bem parecida com o de provocação alimentar, no entanto, o alergista solicita a aplicação das doses do medicamento suspeito por vias subcutâneas ou ingestão.

Em caso de reação alérgica, o teste é positivo.

Vale ressaltar que todos os testes devem ser realizados em uma clínica que ofereça suporte hospitalar em Botafogo, já que as reações alérgicas, apesar de raras, podem se agravar ao longo do teste. 

Central de atendimento

Para agendar qualquer um dos testes para diagnosticar alergias, sejam alimentares, por picada de inseto, poeiras, medicamentos ou outro fator, conte com a ajuda dos médicos especialistas em alergia da Policlínica Botafogo, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 21 99086-7309 ou clique aqui!

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *