Medicação  para  rinite alérgica

Soro fisiológico nasal Apenas água e sal. É barato, sem efeitos colaterais, além disso, estudos mostram que melhoram até 30% dos sintomas de rinite.

Corticóide nasal Melhora todos os sintomas da rinite e é praticamente sempre prescrito pelo alergista uma vez que é bastante seguro e eficaz. 

Antialérgicos  São comprimidos ou xaropes que atuam rapidamente inibindo a reação alérgica, principalmente espirros, coceira e coriza.

Antileucotrienos  São medicamentos que atuam na rinite  e asma inibindo um grupo de moléculas inflamatórias chamadas leucotrienos.

Corticóide oral  Possibilitam uma melhora rápida, porém tem muitos efeitos colaterais a longo prazo.  O ideal é ser usado por períodos curtos, de 5 a 7 dias.

Cromonas  Efeito discreto nos sintomas da rinite e necessita de 4 doses por dia.  É mais usado quando não se quer usar os corticoides nasais.

Vasoconstritores tópicos  É o famoso  neosoro  ou aturgyl.  Melhora o sintoma de obstrução nasal na hora, porém pode levar a dependência.

A imunoterapia é o único tratamento que modifica a evolução natural da doença, atuando na causa da alergia.

Consiste em aplicar pequenas doses daquilo que o paciente tem alergia no próprio paciente em doses progressivamente maiores levando à diminuição da alergia