O que é alergia?

o que e alergia

Quando você tem alergia, o sistema imunológico do seu corpo reage exageradamente e ataca coisas inofensivas como ácaros, fungos, polén ou pelo de animais. O corpo trata eles como invasores e libera moléculas químicas para se defender. Essas moléculas é que causam os sintomas de alergias que podem variar de leves até muito graves, incluindo risco de vida.

Centenas de coisas comuns, chamadas de alérgenos, podem causar alergia. Os alérgenos mais frequentes são ácaros (poeira doméstica), fungos, pelos de animais e penas de pássaros, polens de plantas e baratas.

Substâncias irritantes como fumaça de cigarro, produtos químicos com odor forte, poluição e até remédios tomados para outras doenças podem contribuir para o agravamento dos sintomas do alérgico.

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *