Qual hospital atende casos de alergia no RJ?

qual hospital atende casos de alergia no rj

Está buscando qual hospital atende casos de alergia no RJ? Com mais de 30 anos de história, a Policlínica Botafogo é o hospital que atende casos de alergia no RJ. O objetivo da Policlínica Botafogo é ajudar pessoas a viverem bem e sem alergia, através de prevenção e tratamento. e tratamento.

A Policlínica Botafogo é uma clínica de alergia e imunologia no RJ localizada dentro de um ambiente hospitalar, proporcionando aos seus pacientes maior conforto e segurança na realização de testes e tratamentos para alergia no Rio de Janeiro.

Tratamento para alergia no RJ

Referência no tratamento para alergia no RJ, a clínica de alergia no RJ vai explicar, a seguir, as principais alergias e seus tratamentos e também as imunodeficiências.

Asma

A asma é uma doença que causa redução do fluxo de ar nos pulmões. Isso pode causar vários sintomas, como dificuldade para respirar, chiado no peito, aperto ou pressão no peito e tosse.

Tratamento para asma no RJ

Os 2 principais medicamentos indicados para o tratamento da asma são medicamentos com ação anti-inflamatória e corticosteróides inalatórios, chamados popularmente de bombinha.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação na mucosa do nariz que comumente apresenta, entre os principais sintomas, nariz entupido, congestão nasal, coriza e espirros, coceira nasal e também nos ouvidos, garganta e céu da boca.

Tratamento para rinite alérgica no RJ

O tratamento para rinite alérgica no RJ pode ser realizado com soro fisiológico nasal, corticóides nasais e antialérgicos. No entanto, o tratamento costuma estar alinhado à imunoterapia, que consiste na aplicação gradativa do alérgeno no paciente.

 Dermatite de contato

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória da pele causada pelo contato com substâncias que podem causar irritação ou alergias.

Tratamento para dermatite de contato no RJ

O tratamento para dermatite de contato costuma ser realizado à base de pomadas ou loções com anti-histamínicos ou com corticóides, sendo a hidrocortisona a mais indicada para o rosto.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma alergia cutânea que se caracteriza por um processo inflamatório da pele que melhora e piora alternadamente. O intervalo de tempo entre uma crise e outra pode ser de dias, meses ou anos, mas alguns pacientes ainda estão em um estado de doença crônica persistente. Não é contagiosa e está relacionada a outras doenças alérgicas, como asma e rinite.

Tratamento para dermatite atópica no RJ

O tratamento para dermatite átopica pode ser feito com o controle da inflamação e prurido com medicamentos e também hidratação adequada e contínua na pele, utilizando hidratantes e pomadas indicadas pelo médico.

Conjuntivite alérgica

A conjuntivite alérgica é uma inflamação na mucosa do olho (conjuntiva) causada por uma alergia. Embora haja diversos alérgenos, o pólen é uma causa sazonal comum.

Tratamento para conjuntivite alérgica no RJ

Mais simples que as demais alergias, o tratamento para conjuntivite alérgica inclui evitar os alérgenos e usar medicamentos anti-histamínicos, seja por via oral ou diretamente nos olhos.

Alergia a insetos

Prurigo estrófulo ou urticária papular é o termo médico para essa alergia à picada de inseto. Os insetos podem ser mosquitos, pulgas ou percevejos, e identificar qual desses insetos causou a resposta é crucial para o tratamento.

As crianças são geralmente as mais afetadas, porém, na maioria dos casos, melhoram espontaneamente até os 10 anos. Isso é chamado de dessensibilização natural.

Tratamento para alergia a insetos no RJ

O tratamento para alergia a insetos pode ser feito à base de antialérgicos, repelentes, ou até mesmo através de vacina para alergia RJ.

Alergia alimentar e a medicamentos

A alergia alimentar e a alergia a medicamentos (alergia medicamentosa) são semelhantes, tendo em vista a ingestão oral. No entanto, a alergia a medicamentos também apresenta sintomas ao receber alguma dose de medicamento de forma endovenosa.

Tratamento para alergia alimentar no RJ

O tratamento para alergia alimentar de reação leve pode ser realizado com base em anti-histamínicos, que podem ser tomados após a exposição a um alimento causador de alergia para ajudar a aliviar a coceira ou urticária.

No caso de reação grave, como dificuldade respiratória, o paciente deve procurar um hospital que trata reação alérgica no RJ imediatamente.

Tratamento para alergia a medicamentos no RJ

O tratamento para alergia a medicamentos é definido pelo médico alergista no RJ, após a realização do teste de provocação medicamentosa, isso porque a reação alérgica pode se agravar ou não com a ingestão de um anti alérgico.

Central de atendimento

Para agendar uma consulta na clínica de alergia com ambiente hospitalar no RJ, Policlínica Botafogo, basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhatsApp 21 99086-7309 ou clique aqui!

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

4 respostas

    1. No Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo atendemos pacientes com diversos convênios e tambem particulares. Temos convenio com o SUS e atendemos apenas pacientes encaminhados diretamente pelo Sisreg. As vacinas para alergia não estão contempladas no convenio, apenas consultas e testes alérgicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *