Você sabia que lenços umedecidos podem causar alergia?

lencos umedecidos

Lenços umedecidos são bastante práticos para limpeza nas trocas de fraldas em bebês e crianças pequenas. Porém, nos últimos anos, tem sido descritos casos de alergia, em consequência de produtos neles contidos,em especial pela presença de uma substância denominada metilisotiazolinona.

Hoje, a maior parte dos lenços umedecidos já modificou suas fórmulas. Mesmo assim, possuem outros ativos químicos, como como conservantes, fragrâncias, ácidos, entre outros. Por isso, o melhor é usar o mínimo possível.

É aconselhável ler atentamente o rótulo e escolher marcas que não contenham o conservante mencionado, assim como a menor quantidade possível de produtos químicos.

Vale lembrar que mesmo os que trazem na embalagem avisos como: “dermatologicamente testados” ou “naturais” ou “hipoalergênicos” podem provocar reações alérgicas ou irritativas na pele.

DICAS ÚTEIS
Limpar com algodão embebido em água filtrada.
Se necessário, usar sabonete infantil neutro.
Secar bem após fazer a higiene.
Usar lenços umedecidos o mínimo possível – reservar para situações especiais.
Não usá-los para limpeza de mãos e no rosto do bebê.
Leia sempre o rótulo antes do uso.
Caso tenha dúvidas, ou se a criança já apresentar uma pele sensível ou alergia prévia, peça orientação médica antes do uso.

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

4 respostas

  1. Dr. Meu filho de 6 anos usou monax por 2 meses. Há 2 meses atrás. “Indicação medica”. A rinite dele voltou depois que ganhou um cachorro. Posso usar monax novamente?

    1. Pode sim. Mas sempre que parar o medicamento a rinite vai voltar. O corticoide nasal (Monax) não cura a rinite, apenas controla os sintomas. Sugiro procurar um alergista para fazer testes alérgicos, fazer um controle de ambiente adequado e em alguns casos até vacina de alergia (imunoterapia)

  2. Faço o uso de corticoide injetavel em intervalo de 30 dias ou mais, pois sofro com asma, renite e cenuzite. Mesmo com Esse intervalo posso considerar um risco pra mim?

    1. Sim, pode. Não se recomenda o uso de corticoide de deposito (injetavel) pois ele fica no corpo por 30 dias sendo liberado aos poucos. Voce pode ter inumeros efeitos adversos como osteoporose, catarata, glaucoma, hipertensão, diabetes, ganho de peso, queda de cabelo, estrias etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *