Corticóides nasais na rinite alérgica

Você sabia que lenços umedecidos podem causar alergia?
28 de janeiro de 2019
Alergia alimentar: o que você precisa saber
28 de janeiro de 2019

Corticóides nasais na rinite alérgica

corticoides

Os principais medicamentos usados no tratamento da rinite alérgica são os corticóides usados sob a forma de sprays nasais. Estes medicamentos têm eficácia comprovada na redução dos sintomas. Contudo, muitas pessoas ainda têm medo de usá-los apenas pelo fato de serem corticoides, por medo de efeitos colaterais.

A rinite alérgica é definida como uma doença inflamatória crônica do nariz, que resulta em sintomas: espirros em salva, coriza, obstrução nasal e coceira (no nariz, olhos ouvidos e garganta). Sendo assim, o tratamento deve combater essa inflamação persistente que caracteriza a doença. E o corticoide nasal nada mais é do que uma droga anti-inflamatória.

A rinite parece ser uma doença simples e sem importância, mas não é verdade, pois pode causar muitos problemas, como: tosse crônica, infecções repetidas (sinusite, amigdalite, otite, pneumonia, entre outras), tosse crônica, aumento das adenoides, respiração bucal, alterações de olfato, paladar, distúrbios de sono, etc.

O fato é que a doença pode interferir de forma grave na qualidade de vida, em qualquer idade seja numa criança, num adolescente ou em um idoso. Tratar a rinite significa controlar a doença e conquistar uma melhor qualidade de vida.

Alem disso os corticoides nasais são tambem usados para o tratamento de outras doenças nasossinuais como sinusites e pólipos nasais.

Os corticóides são medicamentos com potente ação antinflamatória. Mas, quando usados sob a forma sistêmica (comprimidos xaropes ou injeções) podem causar efeitos colaterais indesejáveis, o que limita seu uso por tempo prolongado.

Um grande avanço no tratamento da rinite alérgica foi a descoberta dos corticóides em forma de spray para uso intranasal. Neste caso, são formulados em doses mínimas (microgramas), o que faz com que exerçam sua ação diretamente na mucosa nasal sem absorção sistêmica significativa. Por isso, podem ser usados com segurança, mesmo por tempo prolongado sem causar os efeitos colaterais dos corticóides sistêmicos.

Vale lembrar que os corticóides para uso nasal não têm efeito imediato aliviador. Por isso, devem ser usados de forma contínua, por tempo prolongado, mesmo que esteja bem, sem sintomas, de acordo com a orientação do médico para cada pessoa.

Os corticoides nasais não devem ser comparados com os vasoconstrictores tópicos como Neosoro, Naridrin, Aturgyl etc. Esses podem desintupir o nariz muito mais rapidamente porem podem viciar pois têm o efeito rebote, que não está presente nos corticoides nasais.

Corticóides disponíveis no mercado brasileiro para uso intranasal
(em ordem alfabética):
– Beclometasona,
– Budesonida,
– Ciclesonida,
– Fluticasona (furoato de fluticasona e propionato de fluticasona)
– Mometasona,
– Triancinolona

Estes medicamentos têm ação antinflamatória potente e baixa distribuição no resto do organismo, o que resulta em reduzidos efeitos colaterais. Podem ser usados com segurança em crianças, idosos, gestantes e mesmo em pessoas portadoras de outras doenças, como por exemplo, hipertensão arterial e diabetes.

Não causam aumento do peso corporal, não causam vício. A budesonida intranasal está autorizada em bula para uso na gravidez e encontra-se à venda na farmácia popular.

Citam-se como efeitos colaterais: ardência e irritação do nariz, sangramento nasal, sangramento, ressecamento do nariz e dor de cabeça.

A técnica correta para aplicação dos sprays nasais pode evitar efeitos colaterais e melhorar os benefícios do tratamento.

Contudo, estes medicamentos não devem ser usados por conta própria.

O médico alergista indicará o tratamento apropriado para cada pessoa, incluindo não apenas o uso de remédios mas também as medidas para controle do ambiente e a imunoterapia (vacina para alergia)

Andre Aguiar Gauderer – Doctoralia.com.br

280 Comentários

  1. Evandro disse:

    Eu tenho renite alérgica meus olhos coça garganta ouvido nariz TD spirro muito tenho TDS esses sintomas gostaria de saber se posso usar sem ir ao médico

    • A consulta com o médico é sempre importante para confirmar o diagnostico de rinite alérgica e orientar o tratamento adequado. Dito isso voce pode usar o corticoide nasal sem ir ao medico uma vez que sua venda é liberada na farmacia sem precisar de prescrição medica porem eu nào recomendo o uso por periodo prolongado

      • RaquelTeixeira disse:

        Ha um ano que sinto algo preso na parte de trás da garganta em cima. Quando puxo para libertar sai um muco branco espumoso que faz lembrar espuma de sabonete mas muito espesso. Hoje receitaram fucosina propionato. Nunca tomei tenho medo de ser alérgica e esqueci de avisar a medica que coloco um antibiótico nos olhos. Os medicos nao sabem o que é. Pode me dar a sua opinião por favor. E como saber se posso ou nao usar o spray. Obrigada de coração.

        • Esse sintoma é compatível com dripping pós nasal, ou secreção pós nasal. Geralmente decorrente de uma sinusite crônica, quando a secreção da sinusite ao inves de sair pela frente, pelas narinas, sai por trás, pela rinofaringe. Você deve investigar o diagnóstico de sinusite crônica, associada ou não a pólipos ou outras alterações que podem facilitar a sinusite. Geralmente é feito uma tomografia da face e endoscopia nasossinusal para avaliar, alem de exames de imunidade e alérgicos. A principio o uso de corticoide nasal é seguro e pode te ajudar muito.

          • Carla disse:

            Apareceu há uns 4 anos um cisto de retenção no seio da face. Faço tratamento de rinite, e tenho sinusite umas 4x ao ano. Fui no otorrino e ele não recomenda a cirurgia. Além de ser um desgaste, atestados médicos e gasto com medicamentos, eu percebo o meu olfato muito ruim, bem como um espirro que me deixa muito envergonhada, pelo mau cheiro. Estou usando o nasonex e o celestrat. Ele é indicado para diminuir esse cisto?

          • Geralmente cisto de retensão é um achado radiológico sem grande importância. Realmente na grande maioria dos casos não deve ser operado. Costuma ser assintomático. Nasonex e celestrat podem aliviar seus sintomas mas não vão diminuir o tamanho do cisto.

        • Aline Azevedo disse:

          Muito obrigada pela atenção Doutor 🙂

        • JEFERSON DE SOUSA ANDRADE disse:

          Tenho rinite e também corriqueiras amigdalites ou seja amigdalite crônica, queria saber se um tratamento combinado com o busonid e a desloratadina pode melhorar o problema de amigdalite?

      • Rayssa Maria disse:

        Dr, minha filha tem 10 meses e 25 dias, está com a rinite atacada, tendo muita congestão nasal, não consegue respirar direito por isso. O nariz dela faz um barulho, parecendo ronco. Estou utilizando Rilan 4% e soro fisiológico. O que posso fazer? Já tem 5 dias que está desse jeito.

        • Ela parace estar com quadro de rinite. se for um quadro agudo, apenas 5 dias, o mais provavel é de causa viral. nesse caso tem que lavar bem com soro fisiologico varias vezes ao dia e deve melhorar em pouco tempo. Se o quadro persistir tem que ser avaliada quando a outros diagnosticos como rinite do lactente etc

        • Maria de lourdes disse:

          Meu filho tem rinite alergica e faz uso da budesinida nasal 50mcg.Mais nis ultimos tempovele vem sentindo um desconforto respiratório,como se fosse um nó na garganta ,ele foi ao médico e foi diagnosticado como crise de ansiedade,foi receitado remédio para de pressão e ansiedade,mas não tá resolvendo.Acha que isso tem a ver com a rinite?Desde já agradeço.

        • Saulo disse:

          Dr. Minha esposa sofre de alergia verônica que causa urticárias e também tem rinite, que está causando muitos transtornos pois ela tem crise de espirros, nariz tapado, coceira nó ouvido, etc.
          Gostaria de saber se o corticóide nasal seria um bom tratamento para isso e qual seria o melhor…..

          • O uso de corticoide nasal é sim um boa opção para o tratamento de rinite. Porem alem do corticoide é importante a lavagem nasal e uso de antialérgicos. Alem disso deve-se fazer o controle de ambiente adequado e em alguns casos a imunoterapia (tratamento com vacinas). Tem na seção BLOG do site um post sobre remédios para rinite e vacinas para alergia, sugiro a leitura

      • Edmara Rocha disse:

        Decongex plus e corticoide nasal diminui a eficácia da pílula anticoncepcional?

      • MAURO MACEDO disse:

        Dr. André, por favor, como seria feita a imunoterapia na rinite alérgica?
        Qual tipo de vacina? Autogena? Heterógena?
        Grato por sua resposta?

      • Wellington disse:

        Boa tarde Dr., “Dipironato de Beclometasona Spray”.
        Usei ele para a garganta, foi relativamente ótimo, porém fui avaliado por três médicos… Estava com falta de ar sentindo algo tapando minha garganta, lábios e boca seca, não conseguia me alimentar direito passei muito mal, me sentia muito mal também por incomodar no sono e fora as outras coisas…
        Um médico me falou que era ansiedade, tomei os remédios e não melhorou.
        O outro uma infecção por Bactéria, tomei antibiótico e não senti melhor.
        Por fim, fui em uma outra médica e ela me receitou ele”Dipironato de Beclometasona Spray”, onde senti a melhora com alguns dias e andou saindo um muco grosso de mais por um tempo pela narina. Hoje, aquela vedação da garganta não existe mais, Porem sinto sintomas ainda da garganta seca e labios secos…
        Gostaria de saber se esse Spray aumenta a glicose?
        Gostaria de saber também se faz mal a algum órgão ou algo do tipo?
        E porque contínuou os sintomas de boca seca e garganta?

    • Alime disse:

      Estou usando Nasonex. Posso continuar usando o Busonid? Há alguma restrição?
      Nasonex 2x em cada narina/dia.
      Busonid 1x/dia em cada narina

      • a principio não tem problema. os dois sao corticoides nasais e tem a mesma função. claro que tem pequenas diferenças entre eles e tambem preferencia individual

        • Aline disse:

          Dr qual corticoide nasal de sua preferência?

          • Cada corticoide nasal tem sua característica e pode ser melhor para um tipo especifico de paciente. Prescrevo com mais frequencia a budesonida devido ao fato de ser vendida na farmácia popular com um preço muito inferior aos outros. Não quer dizer que é o melhor, apenas o mais barato. Eu levo muito em consideração o bolso do meu paciente.

          • WILLIAN DE ANDRADE disse:

            Dr, boa tarde!
            Estou utilizando Predsim 1x por dia, Amoxilina 12 em 12 horas e Nasonex 2Jato em cada narina a cada 12 em 12 horas, para combater uma crise de sinusite. Comecei o uso quarta feira, a partir da sexta obtive inchaço no tornozelo que está muito desagradável. O Dr aconselha a trocar o Nasonex, será que houve esse inchaço devido ao Corticoide? Relato que está funcionando muito bem para eliminar o muco preso.

          • A dose de corticoide do nasonex é muito pequena e a quantidade que é absorvida e pode dar um efeito colateral sistêmico menor ainda sendo impossível ele causar esse tipo de efeito colateral.

        • Tawana Solange Ximenes disse:

          Meu problema é só a coriza. Mas o que mais me afeta é que tem épocas que fico sem olfato e paladar.
          Fiz cirugia de septoplastia e turbinectomia há 5 meses.
          Mas apresento os mesmos problemas de antes. 🙁

          Parece que meu caso não tem solução

          • Jovanei Aníbal dos santos disse:

            Tive covid19 a trinta dias, meu nariz continua intupido mesmo depois de eu ser curado. Já usei budosenida, mas o nariz só desentope com sorinho, mas depois de um tempo volta a intupir novamente. Está me deixando muito desconfortável para respirar pelo nariz

          • Faz parte da síndrome pós covid. Muitos pacientes estão apresentando sintomas nasais após a infecção pelo covid. Rinite, obstrução nasal, sentir cheiros que não existem (fantosmia). Isso tudo tende a passar com o tempo. Por enquanto pode continuar usando muito soro fisiológico nasal e se não melhorar com o tempo tem que fazer um exame como tomografia ou videoendoscopia nasal

        • Katrine disse:

          Boa noite sou katrine a mesma moça que falou na secreção por traz da garganta parece uma espuma de sabonete e um pigarro constante que incomoda muito pigarro excessivo da tirando minha qualidade de vida não posso ir a uma unidade de saúde pois sou do ceara minha cidade tudo é covid

        • Gustavo disse:

          Parabéns, muito elucidativo.

    • Jaine disse:

      Bom dia, sou gestante( 6 semanas) e tenho rinite alérgica e ela está bem atacada, sempre quando ataca faço uso de budesonida, será q posso continuar usando pois não consigo neh dormir a noite é só o soro não resolve tenho q usar o budesonida pra melhorar. Será que posso usar ?

      • A budesonida é categoria B na gestante, ou seja, relativamente seguro e mais seguro que os outros corticoides nasais que são categoria C.

        • Aline disse:

          Uso Budecort a uns 10 anos, todos os dias, tem algum problema ou preciso parar?

          • A Budesonida é uma medicação segura porem deve ser feita pelo menor tempo possível com a menor dose possível pois pode sim após muito tempo de uso ter efeitos adversos, dependendo do paciente. O ideal é voce saber a causa do seu problema e trata-la. Se você é alérgico poderia fazer o controle de ambiente e imunoterapia. se tem polipose nasal ou sinusite cronica talvez cirurgia. Consulte um otorrino ou alergista para descobrir a causa do seu problema

    • Éria Santos disse:

      Meu marido está com um chiado, qnd respira. O nariz entupido,com tosse faz uns seis meses. Mais agora a torce fica com mais frequência a noite, até falta de ar já teve. O médico falou que é renite. O que devo fazer de imediato caso ele fique com falta de ar novamente? Moramos em sítio fica um pouco distante do hospital e é desesperador não poder fazer nada.

      • Chiado e falta de ar lembra mais bronquite do que rinite. Acho importante voces se consultarem com um alergista ou pneumologista para poderem auscutar o pulmao do seu marido e talvez solicitar uma prova de função pulmonar. Ele pode ser um candidato a usar broncodilatadores como o aerolin na crise

    • Daiane disse:

      Oi sou Daiane, queria que me tirasse uma dúvida,meu bebê está com pobrema ao respirar quando está dormindo, ele ronca muito, respira pela a boca , pode ser que seja adenóide?ou não queria que me passasse um medicamento algo assim que aliviasse , pois não quero levar ele ao médico até esse Corona passa por favor me ajuda 😰😰😰

      • Pode ser adenoide sim. É uma causa comum de obstrução nasal e ronco na infância, principalmente após os 2 anos. Para confirmar o diagnóstico geralmente se solicita videoendoscopia nasal ou RX de cavum. Você pode lavar o nariz dele com soro fisiológico. Alguns corticoides nasais são liberados a partir dos 2 anos e tambem podem ajudar. Deve-se tambem avaliar a possibilidade de alérgias (rinite alérgica) e rinite do lactente dependendo da idade da criança.

      • Elaine disse:

        Boa tarde, meu filho tem 3 anos. Toda noite entope o nariz dele. E durante o dia tem cansaço e tosse após exercícios. O que pode ser ?

        • Ele pode ter rinite alérgica e asma induzida pelo exercício. Você deve procurar um alergista para realizar testes alérgicos e avaliar tambem hipertrofia de adenoide como diagnóstico diferencial. Um teste terapeutico com montelucaste de sódio para avaliar a melhora da asma durante o exercício tambem pode ser considerado.

  2. Walter disse:

    To usando budesonida pra rinite orientado pelo medico SÓ fiz suas aplicações até agora é to com muita ardência no nariz e no céu da boca próximo a garganta isso é normal?

  3. Débora Esther disse:

    Eu sou alérgica e todos os dias acordo com espirros um atrás do outro… Narinas entupidas… Em fim… Tive uma crise alérgica a três dias e perdi o olfato e consequentemente o paladar… Ando muito agoniada com essa perda… Fui ao médico e fiz um raio x da face, não acusou sinusite… A médica por sua vez receitou um antialérgico porém só pra tomar… E ñ vi resultados… Minha pergunta é, se eu poderia fazer uso de de corticoides spray nasal?

    • A perda de olfato e consequentimente paladar pode ser um sintoma de rinite alergica sim. Entretanto pode tambem se encontrada em outras doenças como sinusite com pólipos nasais, resfriados e infecção pelo novo coronavirus. Voce pode fazer uso do corticoide nasal desde que não tenha contraindicações e sugiro depois procurar um alergista ou otorrino para avaliar outros diagnosticos

    • Yasmim Santos disse:

      Oi boa noite. Tenho um filho de 8 anos que sofre com rinite alérgica ele já tomou vários xaropes anti alérgico mais msm assim os 2 naris dele entope, ele já não consegue mais respirar pelo naris normalmente só respira pela boca, queria saber qual desses esprey nasal poderia estar usando para aliviar esses sintomas dele coceira espirros tosse. Nesse momento de pandemia não podemos sair, e tbm tenho medo de levá-lo para o hospital. Se vc poder me ajudar eu agradeço.

      • Muito bem. Primeiro seria importante avaliar os diagnósticos diferenciais. Seu filho pode ter hipertrofia de adenoide (carne no nariz) e por isso não respira bem. Pode tambem ser um quadro alérgico mais importante. Quando acabar a pandemia sugiro procurar um otorrino para realizar exames como RX cavum e videoendoscopia nasal, assim como um teste alérgico.
        No momento voce pode lavar bem o nariz com soro fisiológico e usar um corticoide nasal que seja liberado para maiores de 2 anos como avamys spray, nites e nasonex.

    • Elisangela disse:

      Meu filho cauterizou os cornetos nasais e retirou amídalas em fevereiro,agora está com a rinite atacada será que ele pode usar o nasonex,digo por causa da cirurgia, não estou querendo sair com ele pra ir no médico,ele sempre fez uso do nasonex.

  4. Rubem disse:

    Nesse momento não tenho dúvidas. Mas gostaria de deixar uma dica muito boa tbm, eu uso na hora de dormir aquele adesivo ” dorme bem” no nariz, ele abre um pouco mais minhas narinas e eu sinto um alívio significante na minha respiração. Dr se for uma boa ideia indica aí tbm em mim ajuda bastante. Dr nessa época tão difícil de corona virus, conseguimos consultas via internet? Não quero ir ao médico por enquanto. Se for possível nos ajude pfv.

    • O uso dos dilatadores nasais como respire bem e respire melhor podem sim trazer bons resultados em alguns paciente que tem queixa de obstrução nasal anterior. No momento a clínica esta fechada porem estamos atendendo ppor telemedicina os principais planos de saude. basta mandar mensagem para o whatsapp da clinica para agendar

    • Estamos atendendo pela internet sim. favor ligar para o consultorio na quarta feira e marcar com a secretária. Tel 2543-1939

    • André lima disse:

      Minha filha tem crises horríveis de espirro várias vezes ao dia, ela já tomou todos esses aí nos comentários e nada já não sei o que fazer, acho que no Brasil ninguém vai conseguir ajudá-la, se tivesse condições iria para os Estados Unidos, talvez lá conseguisse o que ninguém consegue aqui no Brasil.

      • Primeiro ela precisa ser avaliada por um especialista, um alergista. Hoje em dia com a internet a medicina brasileira está no mesmo nível da europeia ou americana. Essa semana mesmo estive assistindo ao congresso europeu todo online. É importante o paciente saber que tratamento de rinite não é só medicação. É preciso saber ao que você tem alergia para evitar (controle de ambiente) e se indicado fazer a imunoterapia (tratamento com vacina para alergia).

  5. Paulo disse:

    Dr bom dia, o corticoide nasal pode complicar casos de ansiedade(por ser forma quimica do cortisol)?

  6. Renata Paim disse:

    Boa tarde! Meu filho de 4 anos tem gripes recorrentes e toda vez que o pediatra receita um corticoide nasal ele piora muito. Na primeira vez ele usou Busonid, e ficou com uma secreção verde e grossa no nariz. Na segunda vez o pediatra receitou Nites, ele ficou muito cansado e com tosse, logo após começar a usar, depois começou a usar o Awamys e novamente fica com muita secreção nasal. Pode ter relação entre os corticoides nasais com o excesso de secreção que ele começa a ter dias após começar a usar?

    • Seria importante uma avaliação pelo especialista, tanto o otorrino quanto o alergista. Deve-se investigar o motivo das infecções de repetição, que podem ser vários. Hipertrofia de adenoide, imunodeficiencias primarias e secundárias, sindrome da creche etc

  7. Alinne disse:

    Tenho hipertrofia de cornetos crônico.
    Apenas fiz uso de Dexclorfeniramina toda a minha vida única medicação que usei até agora. Durmo muito com a boca aberta e tenho sentido bastante ressecamento. Porém vejo que não está mais dando resultado a medicação é no momento não tenho condições de fazer a cirurgia. Tenho sentido muita falta de ar pois moro em lugar frio E isso só tem atrapalhado. Indicaria algum uso de corticoide spray? Qual??

    • O uso do corticoide nasal deve ser individualizado. Sem uma boa anamnese é impossível indicar um especifico. alguns são indicados para crianças, outros para gestantes e lactantes, alguns mais seguros para quem tem problemas oftalmologicos. tambem é importante considerar o preço deles. Dito isso o uso de corticoide nasal na obstrução por hipertrofia de cornetos pode ser bastante benéfica. Sugiro um consulta com um alergista ou otorrino

    • Marcelle disse:

      Oi Doutor, eu fui diagnósticada com Rinite depois de 22 anos. Estava a dois meses com congestão nasal todo dia e fui ao médico e o Dr me receitou o Nasonex fui fazer a aplicação e entupiu meu nariz mais ainda na mesma hora. Isso é normal acontecer nas primeiras aplicações ou eu devo ter algum tipo de alergia a ele? Pode me ajudar? Não estou mais conseguindo respirar com o nariz.

      • Isso pode acontecer. O corticoide nasal demora de 7-10 dias para ter seu efeito máximo. Não é como o vasoconstrictor nasal como naridrin, neosoro ou aturgyl que desentopem na hora. Sugiro lavar bem o nariz antes e usar, espera um pouco e usa a medicação. Após alguns dias voce irá ver o resultado.

  8. Luiz Henrique disse:

    Olá Dr. Andre, tenho rinossinusite e já alguns dias venho com obstrução nasal, olhos coçando e sentindo um pouco de dor entre as escápulas, estou fazendo apenas o uso de loratadina 1 comprimido de 24/24hs. Porém, vejo que não tenho uma melhora significativa. Não consigo ir ao médico evitando por causa da Covid. Porém, gostaria de saber que outra medicação posso associar a loratadina.

    • Olá. A parte mais importante do tratamento da rinite e sinusite é a lavagem nasal e corticoide nasal. Se você já tem esse diagnostico sugiro que inicie a lavagem nasal com soro fisiológico algumas vezes ao dia e depois use um corticoide nasal. Importante lembrar que existem contraindicações para o uso de corticoide nasal que devem ser avaliadas. Se você quiser ligue para a clinica na quarta feira (tel 2543-1939) que estamos fazendo consultas online. Pode marcar com a secretária.

  9. Eula disse:

    Tenho rinite alérgica fico sempre passando mal,comecei usar o busonid e melhorei a rinite, porem estou sentindo dor de cabeca e uma pressão na face,será que esse corticoide provoca sinusite?

    • Não. O que pode provocar a sinusite é a rinite mesmo. Pode ser uma sinusite alérgica, onde não há presença de bactérias e deve-se otimizar o tratamento da alergia. Ou uma sinusite bacteriana e nesse caso pode ser preciso entrar com antibiótico.

      • JEFERSON MARINS disse:

        Neste caso, continua usando a Busonid é lavando nariz com soro fisiológico até passar a crise da dor de cabeça?

        • JEFERSON MARINS disse:

          Estava com uma crise forte de renit alérgica, fui receitado com busonid de 32 E tylenol sinus, porém a dor de cabeça e sensação da de peso na face continuou, tomei uma injeção de decadron e continuei com essas sensações, devo continuar com a Busonid é lavando nariz com soro ou devo mudar de splay para nariz, oq vc me orienta? Tem uma semana

          • Tem que confirmar se o seu diagnóstico é somente crise de rinite ou voce ja evoluiu para uma sinusite. Se for apenas rinite, o busonid deve adiantar. A dose que esta usando e baixa para um adulto podendo na crise usar até o de 50mcg 2 jatos 2x/dia. Agora, se voce já esta com sinusite talvez seja preciso usar um antibiótico tambem.

        • Maria de lourdes disse:

          Qual a contra indicação para o corticoide nasal?

    • Bom dia! Gostaria de saber se o remédio Budesonida quando usa para sair cheiro forte durante á noite ? Têm aproximadamente 30 dias que terminei de usar e continua saindo cheiro forte do nariz .

      Muito grata !

  10. Georlandio disse:

    Olá Dr Andre boa tarde…Diabético pode fazer uso de de corticoide nas narinas durante quanto tempo obrigado fica com Deus…

    • Depende. A quantidade de corticoide que passa para o sangue e pode causar efeito adverso sistêmico é muito pequena, então ele é bastante seguro mesmo em diabéticos CONTROLADOS. Deve-se usar a menor dose pelo menor tempo possível, por isso é importante o tratamento da alergia com imunoteraia e controle de ambiente. Cada caso é um e cada paciente é diferente. Deve-se fazer uma avaliação individualizada, mas de um modo geral é bastante seguro o uso se a glicose está controlada

  11. Victor Ricardo disse:

    Boa tarde Dr. André, Em tempos de COVID muito se fala em em uso de corticoides pela baixa da Imunidade. Desde então, mesmo tendo Rinite Alérgica, cortei o uso de Corticoides, limitando apenas ao uso de Descongestionante nasal e loratadina nas alergias mais fortes e mesmo assim todos os dias estou sofrendo com espirros e um entupimento crônico da Narina. Gostaria de saber se o Uso dos corticoides Nasais, em especifico a Budesonida, baixa a imunidade do nosso corpo? Desde já, agradeço!

    • O uso de cortioide nasal não é contra indicado durante a pandemia de covid. A dose do corticoide e muito baixa e a quantidade que é absorvida e poderia ter algum efeito colateral sistêmico menor ainda. Ele definitivamente não baixa a imunidade.

      • Maria de lourdes disse:

        De.André por favor né responda porque meu filho sente esse desconforto respiratório como se fosse um nó na garganta e foi diagnosticado com crise de saudade EO pior o medicamento receitado para crise de ansiedade não melhorou estes sintomas.Ele tem rinite alérgica e faz uso do budesonida nasal.Isso é da rinite?.
        Obrigada!

  12. Josimere Maria disse:

    Estou na crise com sinozite alérgica mim passaram o budesonida splay e o prednisona comprimido Estr correta essa medicação ?

  13. Valter Costa disse:

    Boa noite Dr
    Sofro de rinite alérgica e no meu caso essa rinite ataca a bronquite frequentemente, é normal que isso aconteça ?
    Se eu usar o corticoide budesonida o Dr acha que vai melhorar minha situação?
    E se sim quantas as vezes a dia devo usar e por quanto tempo ?

    • A associação de asma (ou bronquite) e rinite é muito comum. Tambem podem estar associadas outras doenças alérgicas como dermatite atópica e conjuntivite alérgica. Ouso de corticoide nasal como budesonida melhora os sintomas de rinite e pode ter um leve efeito nos sintomas da asma, porem o ideal é tratar a asma com medicamentos apropiados com corticoide inalatório, broncodilatador, antileucotrieno etc. Tudo depende do grau de asma e rinite. Você definitivamente precisa de uma consulta com especialista para orientar o tratamento

  14. Andreia Lemos disse:

    Tenho carne espinhosa no nariz, por meios financeiros não vou poder fazer a cirurgia. Oq poderia ajudar aliviar o nariz entupido pela adenoide ?

    • Não sei o que você quer dizer com carne espinhosa. Corneto? desvio septal? adenoide?
      De qualquer forma o paciente com obstrução nasal pode se beneficiar da lavagem com soro fisiológico e se não tiver contraindicação o uso de corticoide nasal. Mas o ideal é procurar um especialista para orientação após o exame físico e complementar.

  15. WALTER MANOEL DA SILVA disse:

    Olá, tenho algumas duvidas. Uso busonid constantemente digamos que umas 2x na semana e já faz muito tempo que uso pq minha rinite sempre ataca e só melhora quando eu uso o busonid. Então eu queria saber se faz mau eu ficar usando sempre? E se é prejudicial a algum órgão por exemplo o fígado ou também aumentar a glicose.

    • O uso de corticoide nasal é seguro porem não se deve fazer por períodos muito prolongados. O ideal é usar a menor dose possível pelo menor tempo possivel. O uso muito prolongado pode levar a complicações como sangramento nasal, irritação nasal, perfuração septal e tambem efeitos sistêmicos como diminuição do crescimento em crianças, alterações de glicose etc. Sugiro avaliar com um especialista outras terapias como controle de ambiente e imunoterapia em caso de alergia ou até mesmo cirurgia em alguns casos

    • Ludmila disse:

      Ola estou viciada em neosoro gostaria de saber se corticoide nasal ou predisolona seria a melhor solução para eu desviciar e não ter mais a obstrução nasal. Já não como, durmo sem o neosoro. Ahhh e qual seria o nome do remédio no eua ?

      • Primeiro é importante saber porque você é viciada em neosoro. Se você não é alérgica e nem tem desvio septal ou outra patologia nasal é mais fácil de resolver o problema. se tiver algum outro problema alem do vicio no neosoro tem que tratar o problema tambem.
        Dito isso o uso do cortioide nasal pode ajudar si. Voce inicia o uso da medicação e vai diminuindo o uso de neosoro aos poucos. Geralmente o nome genérico do medicamento é o mesmo em qualquer pais, então é so ver no artigo os nomes dos corticoides nasais

  16. Cícera disse:

    Olá! Sofro de rinite alergica, e ultimamente tenho sentido muita coceira no céu da boca (palato), estou tomando histamin para aliviar os sintomas, mais não gosto de tomar com tanta frequência. Será que o uso do corticoide nasal me ajudaria com essa coceira? Desde já agradeço!

    • Pacientes com quadros alérgicos podem ter coceira na boca, ouvidos, olhos etc. Faz parte do quadro alérgico. O uso de corticoide nasal não costuma mudar a coceira na boca. Alivia sim a conjuntivite alérgica, coceira no olho, porem não na boca. Você deveria considerar a imunoterapia (tratamento com vacinas) para isso pois melhora o quadro de rinite e os sintomas orais tambem.

    • Celia Mendes disse:

      Obrigada doutor ,obtive as respostas as minhas dúvidas.Sou do RS hoje a médica me receitou a busonid estava com receio de usar.

  17. Mag disse:

    Ola.Dr.ttive uma virose que me deixou com uma obstruçao muito forte.tenho rinite vasomotora que controlava com nasonex.os medicos passaram rinolastim.ciclesonida e busonjida.ja usei todos um de cada vez e nao melhoram.uso salsep tambem.fiz exame corona deu negativo.mais foi akgunha virose me deixou assim.tem algum outro spray para tentar?

    • Acho que se não melhorou com essas medicações deveria considerar investigar melhor essa obstrução nasal. Avaliar hipertrofia de cornetos, desvio septal, pólipos nasais etc por tomografia ou endoscopia nasal. Talvez precise de cirurgia nasal. Avaliar tambem o quadro alérgico para ver se tem indicação de imunoterapia (tratamento com vacinas)

  18. Filipe disse:

    Boa tarde Dr. no meado do mes passado meu nariz começou a obstruir muito, nunca tive problemas com rinite, sinusite, depois de fazer uma tomografia da face e exame de video nasal, foi constatado que tenho desvio de septo ( nunca me atrapalhou a vida inteira tenho 38 anos) e que estou com hipertrofia dos cornetos, foi receitado nasonex ( 2x ao dia 10 primeiros dias e 1x ao dia nos próximos 40) por 60 dias e alektos por 30 dias, ja estou no vigesimo dia de tratamento, sinto melhora, mas de forma muito lenta, um corticoide oral como a prednisona ajudaria mais? foi sugerido por outro médico, desde ja agradeço pela atenção

    • melhoraria sim. O corticoide oral vai melhorar muito sua obstrução porem pelo tempo que você estiver usando e após alguns dias que parar deve voltar total ou parcialmente a obstrução. E não se pode usar por muito tempo pelos efeitos colaterais. Ele é usado para der um alivio imediato, embora temporário, nos sintomas e depois a manutenção do tratamento deve ser com outros medicamentos como corticoide nasal, soro fisiológico, antialérgicos,vacinas, cirurgia etc.

      • filipe disse:

        só finalizando dr, ele pode prejudicar a evolução que estou tendo com o nasonex ? pois tive melhora, lenta mais tive e não queria perder essa melhora, a ideia seria não parar o nasal e tomar o oral em paralelo, com o objetivo de acelerar a melhora, mas sem retroceder e manter o nasonex pelos 60 dias, se puder tirar essa dúvida final, agradeço muito.

  19. Eliane Lima Borges disse:

    Tenho uma rinite que passo vergonha sempre com meu nariz escorrendo parece uma água que está sempre saído. As vezes pouca as vezes mais. Por favor me ajude.
    Eu poderia usar esse corticoides?

  20. Celia Mendes disse:

    Obrigada doutor ,obtive as respostas as minhas dúvidas.Sou do RS hoje a médica me receitou a busonid estava com receio de usar.

  21. Felipe tiago disse:

    Olá dr sofro de renite alérgica ,coriza e espirros e bastante tosse seca ,comecei usar o Omnaris 2 jatos em cada narina 1x ao dia,dei uma boa melhorada ,mas a tosse seca continua ,será q só com o omanris a tosse vai desaparecer ou precisa tomar algum xarope ?

    • A tosse é um sintoma, não uma doença. Varias doencas podem levar a tosse como asma, refluxo gastroesofagico, sinusite e rinite com secreção pos nasal, tabagismo e efeito colateral de alguns remédios. É preciso saber qual a causa de sua tosse para tratar especificamente a tosse e não ficar tomando xaropes. Se a causa da sua tosse for por secreção pos nasal devido ao quadro de rinite ela deve melhorar. Porem se houver outra causa para a tosse você terá que investigar e tratar

  22. Viviane Matos disse:

    Olá, Dr
    Que incrível todas as respostas tão esclarecedoras. Li todas e me ajudou muito pq sofro com a maioria dos sintomas que citaram anteriormente. Porém tenho muitas dúvidas ainda sobre a perda olfativa, desde que tive uma crise forte de sinusite perdi significativamente esse sentido. Percebi que o antialérgico oral me deixa com uma pressão muito forte na face e sempre após o uso tenho congestão séria no nariz e garganta e perda de olfato seguida de febre e excreção de catarro. Como se a crise alérgica somada com o medicamento-forte- me causasse febre pra excretar secreção. Essa é minha impressão, desde então deixei de tomar o oral e até o spray, mas vou retornar com spray, pois não sobrevivo de tantas crises 😣
    Desde já, obrigada 🙏🏼

    • Que bom que pude ajudar. Primeiro, alergia não dá febre. O paciente pode ser o mais alérgico do mundo e não terá febre. Nesse caso deve-se pensar em um quadro infeccioso, como sinusite aguda bacteriana. O uso de antialérgico pode provocar retensão de secreção facial e piorar um quadro de gripe e/ou sinusite. Os sintomas que me descreveu são compatíveis com sinusite crônica e nesse caso não é indicado o uso de antialérgicos e sim de lavagem nasal com soro fisiologico e corticoide nasal. Sinusite cronica pode levar a perda do olfato. Voce deve se consultar com um otorrino para avaliar sinusite crônica e talvez polipose nasossinusal e fazer exames complementares como tomografia de seios da face e videoendoscopia nasal.

      • Aline Azevedo disse:

        Dr, o Avamys pode ser administrado em uso contínuo?
        Na minha ultima consulta com o otorrino, o médico me receitou Nasonex, mas ele não funciona tanto.
        Ja utilizei o Avamys por 30 dias e foi excelente, não sentia mais nada, porém quando o remédio acabou os sintomas voltaram.
        Posso usar o Avamys por longos períodos?

        • Sim. Devemos usar na menor dose nescessária para controlar os sintomas e pelo menor tempo possível. Mas o uso por período mais prolongado, meses, é seguro em adultos. Na sinusite crônica com pólipos usamos uma dose aumentada as vezes por mais de um ano.

  23. Julia disse:

    Doutor,
    Estou há meses com uma crise horrível e não sei o que eu faço mais.. tive faringite e ainda não estou 100% curada. O médico falou que pode ser por causa da minha rinite alérgica e me receitou o nasonex e um anti inflamatório.. o nasonex já to no segundo porque sinto que quando eu Uso ele, não tenho crise, mas quando eu paro, minha faringe incha e minha rinite volta…

    • A medicação para o tratamento da rinite alérgica é um paliativo, não cura a doença apenas controla os sintomas. Se você usar o nasonex ou qualquer outro corticoide nasal vai ficar boa durante o uso e quando parar os sintomas vão voltar, isso já é esperado. Rinite alérgica é uma doença crônica e você não cura com medicamentos, apenas controla. Acho que você deveria se consultar com um alergista, fazer o teste alérgico e iniciar um tratamento específico como controle de ambiente (evitar o que te causa alergia) e imunoterapia (tratamento com vacinas para alergia). A imunoterapia é o único tratamento que muda o curso natural da doença e pode chegar perto da cura dos sintoma de rinite alérgica.

  24. Daniela Martin disse:

    Olá Dr, desde que começou essa onda do Corona, minha rinite piorou muito, a impressão que eu tenho é que sensibilizou demais meu nariz, tudo é motivo para coceira, olhos lacrimejando, espirros sequenciais e secreção, além da coceira do céu da boca as vezes. Uso busonid, mas não faz mais efeito. Allegra e Talerc tambem não estão funcionando. Está demais, não consigo me concentrar no trabalho. O Sr indica alguma alternativa? Estou tentando marcar consulta on-line com vocês, mas não tive retorno ainda. Muito obrigada

    • Daniela Martin disse:

      Apenas um adendo, estou desconfiada que o álcool esteja causando essa sensibilização extrema. É possível? Pois em tudo agora usamos álcool e sinto que piora quando utilizo nas mãos e na limpeza de objetos.

    • Isso esta sendo muito comum durante a quarentena. Tenho vários pacientes piorando devido ao contato mais intenso com os ácaros domiciliares e tambem com alcool e produtos de limpeza em geral. O ideal seria avaliar sua alergia com um teste alérgico para saber se é alergica a ácaros e se for iniciar um tratamento específico com imunoterapia e controle de ambiente. Tambem pode-se tentar trocar o corticoide nasal, usar continuamente antialérgicos e associar um antileucotrieno como o montelucaste. Para marcar uma consulta ligar para 21-25431939 ou mandar mensagem de whatsapp para 21-990867309. Voltaremos o atendimento presencial na primeira semana de junho

  25. Paloma disse:

    Boa noite Dr. Tenho rinite alérgica, sempre controlei mas esses dias usei neosoro por 10 dias, mas vi que me fez mal em relação ao coração, tô tentando não usar mais, mas meu nariz tá muito entupido, e não era assim foi agr fos desse uso prolongado, acho que é rinite medicamentosa, tô a 3 dias sem usar, quanto tempo pra esses efeitos medicamentoso passar? Só usei por 10 dias.

    • O uso de neosoro ou qualquer outro vasoconstrictor nasal tópico pode causar rinite medicamentosa. Realmente é muito comum. Voce deve parar de usar o neosoro, lavar bem o nariz com soro fisiológico e pode tambem usar um corticoide nasal por alguns dias. Geralmente após alguns dias a rinite melhora. Caso persista pode ser preciso associar outros medicamentos como corticoide oral e antialérgicos com vasoconstrictores sistêmicos porem ai já é melhor voce procurar um especialista (otorrino ou alergista) para te ajudar.

  26. Andressa disse:

    Olá, Doutor! Desde Março estou com uma tosse seca, sensação de catarro escorrendo no fundo da garganta e que as vezes leva a uma leve falta de ar. Fui ao médico fiz exames de imagem do pulmão, tomei antibióticos por 10 dias, depois tomei mais 7 dias e ainda assim continuei com os sintomas. Fiz uma tomografia que descartou pneumonia, o médico me receitou a bombinha Fostair para amenizar a falta de ar, mas confesso que ainda sinto. Retornei num clínico há 10 dias que me receitou 9 dias de azitromicina e o spray nasal Clenil pois ele disse que esses sintomas são de Sinusite, algo que nunca tive. Estou fazendo o uso do spray Sorine algumas vezes por dia, mas ainda sinto esses desconfortos. O Clenil em Spray ele passou por 30 dias, está correto? Devo tomar todo esse tempo? São 2 jatos em cada narina 2x ao dia a cada 12h.

  27. Andressa disse:

    Oi, Doutor! Muito obrigada pelo retorno! Vou seguir o tratamento e espero melhorar em breve! A lavagem faço com o spray Sorine mesmo?

  28. Daniel Postali disse:

    Estou com redução de olfato e paladar há 40 dias meu otorrino me receitou Decongex e Noex , em quanto tempo eu volto a ter olfato e paladar melhorados ?

    • Redução de olfato e paladar durante essa pandemia é quase que diagnóstico de coronavirus 19. É um sintomas presente em 85% dos pacientes contaminados. Se ja tem 45 dias voce não esta mais na fase aguda e tampouco pode contaminar alguem. Normalmente esse sintoma desaparece após algumas semanas com ou sem tratamento.

  29. RaquelTeixeira disse:

    Ha um ano que sinto algo preso na parte de trás da garganta em cima. Quando puxo para libertar sai um muco branco espumoso que faz lembrar espuma de sabonete mas muito espesso. Hoje receitaram fucosina propionato. Nunca tomei tenho medo de ser alérgica e esqueci de avisar a medica que coloco um antibiótico nos olhos. Os medicos nao sabem o que é. Pode me dar a sua opinião por favor. E como saber se posso ou nao usar o spray. Obrigada de coração.

  30. Luciane disse:

    Olá, fui diagnosticada com nariz inflamado e faringite, o que estava ocasionando muita dificuldade para respirar. O médico receitou busonid e Allegra d. Percebi que meu quadro piorou muito depois que usei o busonid e agora, além da piora da dificuldade para respirar, estou com dificuldade para engolir também. Sinto como se toda a faringe estivesse inchada. Tentei falar com o médico mas não consegui. Devo parar de usar o remédio? Posso usar um outro anti inflamatório como Cataflam no lugar dele?

    • Acho que se o quadro piorou deve sim parar de usar o Busonid. Deve-se pensar em outros diagosticos como fagingoamigdalite bacteriana ou viral. Voce pode usar o cataflan para alívio da dor porem não é para substituir o busonid uma vez que são medicamentos com fins bem diferentes e deve procurar um colega otorrino ou emergencia o mais breve possível.

      • Gabriela disse:

        Olá, há três meses meu nariz fica entupido ao deitar, alternando os lados. Se ficar em pé não tem obstrução. Acho que estou com rinite vasomotora. Não tenho histórico de alergias. Além do corticóide nasal, o que eu poderia tomar para resolver o problema?

        • Isso se chama obstrução nasal em báscula e acontece devido a um fenômeno chamado ciclo nasal. Estudos mostram quee na maior parte das pessoas ocorre uma alternancia no lado da obstrução nasal ao longo do dia, que tende a piorar a noite ao deitar. Porem em algumas pessoas isso é mais relevante e pode incomodar bastante. Se você nào tem outraas queixas como coriza, espirros e alteração de olfato pode ser só efeito do ciclo nasal mesmo. Alem de lavar o nariz com soro antes de dormir e tentar o uso de corticoide nasal por um periodo pode tentar um dilatador de asa nasal como o respire bem e o respire melhor.

          • Gabriela disse:

            Obrigada pela resposta! Acho que faltou umas informaçãos: apresentei esses sintomas depois de uma gripe forte e nesse período a temperatura do RJ está variando bruscamente. Anteontem estava com um ouvido um pouco entupido e há uma secreção quando engulo. Será que pode ser sinusite ou alguma rinite?

          • Pode sim. Se não melhorar voce deve procurar um alergista ou otorrino para te examinar, fazer testes alérgicos e algum exame para avaliar o nariz como endoscopia nasal ou TC seios da face

  31. Muriel ozorio de moraes disse:

    Oi minha rinite é com perfumes e aqora notei com álcool e água sanitária antes usava budesonida posso continua

    • A budesonida é um corticoide nasal bastante seguro e pode ser usado após os 6 aos de idade. Talvez voce tenha uma rinite vasomotora ou irritativa. Tambem pode se beneficiar do uso de budesonida porem deve evitar o contato com produto de cheiro forte como perfumes, cloro etc

  32. Muriel ozorio de moraes disse:

    Bom

  33. Gabriela disse:

    Olá, ao deitar meu nariz entope alternando os lados. Em pé ele não fica obstruído. Esse problema já tem uns 4 meses. Não tenho histórico de alergias. Além do corticoide nasal, que outro tratamento você indicaria para resolver o problema?

  34. Fabricia disse:

    Dr, boa tarde.
    Fui diagnosticada com COVID e tive a perda total de olfato e paladar (há mais de 30 dias já). Estou usando o NOEX 64/Budesonida há uns 10..12 dias, pois me disseram que isso pode ajudar na recuperação.
    O meu olfato voltou quase tudo já tem alguns dias, mas o paladar ainda não.
    Continuo usando o NOEX, porém às vezes tenho receio de que o NOEX/Budesonida pode estar atrapalhando o retorno do paladar (digo isso..pois muitos soros nasais acabam afetando o paladar). Faz sentido? Ou pela contrário, pode ajudar em algo? Sinto que mesmo já com olfato bom, tenho um tipo de secreção no nariz e que o NOEX acaba ajudando e não sei se isso está afetando ainda o paladar.
    Obrigada

    • Ola Fabricia. A verdade é que estamos aprendendo sobre o coronavírus junto com a evolução dessa pandemia. Tudo é muito novo e uma verdade agora pode não ser mais verdade em alguns meses. Digo isso porque até então o tratamento para uma hispomia/ageusia (perda de olfato e paladar) geralmente passava peelo uso de corticoide nasal e/ou oral e soro fisiologico nasal. Então é isso que a maioria dos colegas têm feito. Mas o que temos visto é que independente de usar ou não esses medicamentos o olfato e paladar voltam ao normal na quase totalidade dos pacientes com o tempo. Tambem tenho visto muitos paciente com sintomas de rinite pos covid. Pacientes que nunca tinham tido rinite apresentam sintomas por algum tempo, como voce descreveu, e depois isso tambem se resolve expontaneamente. Então, fique calma, o pior ja passou, e com o tempo tudo voltará ao normal.

      • Fabricia disse:

        Olá Dr, boa tarde.
        Muito obrigada pela breve resposta e por tentar me passar tranquilidade. De fato é algo novo e acabamos ficando preocupados, sem saber muito o que fazer.
        Vou continuar com o NOEX mais um tempo, se ele não afeta a volta do paladar, pelo menos tem ajudado nessa possível renite.
        Aguardando o paladar voltar.
        Grande abraço e obrigada!

        • Sabrina disse:

          Olá Dr.
          Eu tive sintomas de covid, fiz um raio x e constatou início de uma pneumonia. Me tratei com azitromicina e amoxilina.
          Passado todos os sintomas, a única coisa que não volto totalmente é o PALADAR, o olfato está praticamente 100%, e já fazem 30 dias e nada do placar normalizar. Fico angustiada e com medo que não volte nunca mais.
          Estou usando soro, e avamys nas narinas.
          E tbm estou tomando loratadina.
          Alguns desses medicamentos pode agravar a falta do paladar ou posso continuar para uma melhora.
          Meu nariz vive entupido principalmente quando deito.
          Enfim queria saber em quanto tempo o olfato e paladar normaliza?

          • É difícil dizer em quanto tempo volta. Essa doença é nova, estamos aprendendo diariamente com ela. O que posso te dizer é que até agora todos os pacientes estão com o olfato e paladar voltando ao normal. Isso pode demorar mais ou menos tempo. Quanto ao uso desses medicamentos não afetam o retorno do paladar ou olfato.

    • Lilian disse:

      Eu sofro com rinite alérgica e não sei qual remédio uso pra tomar e espirrar nas narinas.
      Já usei noex,Avamys e nada de melhora.
      Qual corticoide bom pra esse tratamento sofro de mais.

  35. Mari disse:

    Bom dia Dr. André.

    Estou com a minha renite alérgica atacada há 3dias, ontem a noite tive uma crise muito forte, os comprimidos já não fazem efeito.
    Meu filho de 16anos sofre muito com isso também, com a mudança de tempo aqui em SC, sofremos muito.
    Certa fez comprei o Spray nasal Omnaris, o que você acha dele? Ou poderia indicar um outro melhor?
    Quando melhorar está pandemia vou procurar um alergista para nós ajudar.
    Obrigada.

    • O omnaris é muito bom, gosto dele. Se você ja usou e se sentiu melhor é uma ótima opção. Não esqueça tambem de lavar o nariz com soro fisiologico e talvez até associar um antialérgico. E claro, evitar contato com poeira, odores fortes etc. O controle de ambiente adequado.

      • Mario disse:

        Boa tarde Dr.
        Trabalho a bordo de aeronave(tripulante) e tenho rinite alérgica e mesmo sem estar resfriado, vira e mexe sinto que há catarro preso nos ouvidos. Mais precisamente no direito. As vezes piora evoluindo pra uma Otite média, às vezes dá uma trégua. Poderia fazer o uso do tratamento com Nasonex prolongado? Se sim, como recomenda? 1x ao dia em cada narina?

  36. Silva disse:

    Boa tarde, Dr. Andre.

    A aplicação de Vick Vaporub (pomada) dentro do nariz, prática contraindicada, pode ter sido o fator causador da obstrução nasal persistente, produção de catarro (branco/transparente) em excesso e secreção pós nasal?

    Esse quadro já tem uns dois meses. Antes disso eu tive quadro de gripe/resfriado. Tenho rinite alérgica, mas quando atacava, uma vez ao ano, rápido se resolvia com Loratadina/Busonid. Dessa vez não.

    Obg.

  37. Eliete Petter disse:

    Bom dia Dr. Minha filha de 6 anos sofria muito com rinite e sinusite. Ano passado foi cauterizado seus cornetos, tirada adenoide e colocado drenos. Seu maior problema desde que começou com rinites, foi uma respiração forçada pelo nariz. Atualmente, pos cirurgia, aparentemente não fez mais rinites, sua respiracao a noite esta ainda mais seca, forçada pelo nariz, faz um grande esforço para respirar, está com Bruxismo forte e coça a garganta. Não dorme bem a três anos. Os corticoides nunca foram bem aceitos no seu nariz, pois trancavam mais as secreções. Hoje, com essa respiração seca, os corticoides nasais não sangrariam seu nariz? Eu não sei o que fazer, é muito sofrimento para uma criança. Me dê uma luz Dr. Já realizamos o exame do nariz, mostrou um pouco edemado. Qual seria o exame certo para diagnosticar seu problema? Usar corticoide nasal?

    • Todo cortioide nasal pode causar sangramento nasal. Não é frequente porem é um efeito colateral possível edsses medicamentos. primeiro ela tem que ser avaliada por um alergista. Seelarealmente for alergica existem muitas opções como o uso de antileucotrienos, antialergicos e até imunoterapia (vacina para alergia).

  38. JEFERSON MARINS disse:

    Estava com uma crise forte de renit alérgica, fui receitado com busonid de 32 E tylenol sinus, porém a dor de cabeça e sensação da de peso na face continuou, tomei uma injeção de decadron e continuei com essas sensações, devo continuar com a Busonid é lavando nariz com soro ou devo mudar de splay para nariz, oq vc me orienta? Tem uma semana

    • Hercules disse:

      Eu tenho renite alergica e peguei covid.Sinto que o cheiro e gosto do alimento está alterado.Meu nariz arde e estou tendo enjôo quando sinto cheiro.Estou usando loratadina receitado para tratar a covid e corticoides para a renite.Devo supender o corticoide?

      • Pode manter o corticoide nasal e o antialérgico. Alterações do olfato e paladar são comuns após a infecção pelo coronavirus e devem melhoram nas próximas semanas. Já para os sintomas de rinite alérgica você deve manter o tratamento normalmente

  39. Diego de sousa silva disse:

    Bom dia. Quase todos os dias quando acordo fico com coriza e as vezes espirro muito. Ao longo do dia a coriza vai e volta junto com os espirros. No período do inverno percebo que a coriza tem mais frequência ou com mudanças bruscas do tempo. Anos atrás fiz uma consulta com um medico e ele passou o remédio Busanid budesonida. Queria saber se esse remédio provoca dependência? Se possui alguma efeito colateral grave ?

    • Muito provavelmente você tem rinite alérgica. Seria interessante fazer uma consulta com alergista, realizar os testes alérgicos e iniciar um tratamento específico. Quanto ao Busonid (budesonida) é bastante seguro sendo liberado até em gestante no final da gravidez. Não provoca dependência como os vasoconstrictores (neosoro, aturgyl etc) e não possui efeitos colaterais greves. Pode causar ardência ao usar, leve sangramento e efeitos colaterais leves. Mesmo assim se deve usar pelo menor tempo possível e na menos dose que controle seu sintomas. Mas eu consideraria imunoterapia caso você seja comprovadamente alérgica.

  40. Haisla leal disse:

    Dr Tenho uma filha de 13anos alergena. Ela já fez retirada das amigdalas ,dreno nos ouvidos e retirada da adenóide a uns 10 anos . Ela tem renite e sinusite. Faz uso de Allegra, e usou por algum tempo Avamys… Porém de um tempo pra cá nota que o Allegra não surte efeito . Ela fica com os olhos de tamanhos menores porém muito inchados e purolentos saindo secreção ,o nariz entope ,o rosto incha e ela fica respirando pela boca igual o Darth Vader ,fico preocupada pois ela passa tempo lavando o rosto e assoando o nariz ! Com a pandemia está muito difícil consultar com um clínico . Agradeço se puder me orientar !

    • Pelo que voce falou ela ainda não fez imunoterapia (vacina pra alergia). Se ela realmente for alérgica pode se beneficiar desse tratamento. Tambem é importante lembrar que as medicações para rinite (corticoide nasal, antialérgicos, etc) melhoram muito os sintomas porem não curam a doença. São paliativos.
      Sugiro então procurar um alergista para avaliar imunoterapia, controle de ambiente e uso de outras medicações como antileucotrienos e talvez voltar com o corticoide nasal.
      Da uma lida nesse post que podem te ajudar
      https://www.alergiabotafogo.com.br/2020/06/13/remedios-para-rinite/

  41. Julia disse:

    Bom dia. Fui diagnosticada com rinite alérgica e a médica passou avamys. Porém já uso há 15 dias e não vi melhora por isso continuo usando sorine mas gostaria de parar. Pesquisei na internet por um outro corticoide nasal com efeito mais imediato e achei o budesonida noex. Você recomenda eu trocar o avamys pelo noex?

    • Avamys é um ótimo corticoide nasal. Não acho que vá mudar algo usando a budesonida. Primeiro tem que dar tempo mesmo, segundo avaliar a dose que esta usando e talvez deva usar outros medicamentos associados como antialérgico com vasoconstrictor sistêmico por exemplo.

      • Julia disse:

        Obrigada pela atenção. A médica me passou avamys para usar 2 rajadas por dia por 3 meses. Ela me passou também antialérgico só que não é vasoconstritor. Gostaria de saber se o efeito máximo será só depois desses 3 meses. Meu nariz só tá entupido, não tem secreção. Tô com medo de estar com hipertrofia das conchas nasais e que só resolva com cirurgia. (A médica não falou que eu estou com isso)

  42. georlandio disse:

    Boa tarde Dr por quanto tempo posso usar corticoide nasal obrigado….

  43. Eliane disse:

    Boa tarde!

    Fiz cirurgia de turbinectomia e septoplastia e a crise de rinite pós cirurgia está me causando maiores problemas que antes da cirurgia 😢 já estou em acompanhamento com alergista. Sempre fiz uso de busonid anterior a cirurgia, mas agora tem causado MUITA ardência. Teria um com a composição mais “neutra”?

  44. Lincoln disse:

    Bom dia. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa e agradecer por responder com paciência e presteza a todos os comentários. Também tenho uma dúvida. Tenho rinite e meu otorrino me receitou avamys por dois meses e pediu para retornar ao consultório após esse tempo. Acontece que não pude voltar ainda por causa da pandemia e morar em outra cidade. Eu usei por 3 meses e como não tinha conseguido ir ao retorno ainda, parei de usar por medo por ser um corticoide. Hoje faz uma semana e meia que parei e há 3 dias os sintomas voltaram (Espirros, nariz obstruído e escorrendo pela manhã, nariz obstruído a noite, o que faz com que durma de boca aberta e pegue frequentemente infecções na garganta). Minha dúvida é: posso continuar utilizando o avamys até conseguir retornar ao médico, sei lá, mais um, dois, ou 3 meses até a pandemia controlar e eu conseguir ir? Agradeço desde já!

    • Pode sim. O uso de corticoide nasal na dose habitual, 2 jatos 1x/dia, é bastante seguro e pode ser feita por períodos prolongados. Deve-se ter um pouco mais de cuidado em criancas pequenas e pessoas com glaucoma.

      • Michelle Aparecida disse:

        Boa noite. Fui ao médico com os seguintes sintomas: nariz congestionado, Catarro descenso pela garganta uma sensação de bolo na garganta, ela me receitou Budesonida e um anti alérgico . Estou a 5 dias usando a medição e o catarro não sai . Estou sem tosse apenas sinto o catarro na garganta o que incomoda muito quando vou dormir pq parece que vou sufocar. Gostaria de saber quanto tempo leva para os remédios darem resultado?

  45. Vanessa disse:

    Oi doutor sempre tive rinite desde a infância.tinha cinco anos quando não parava de sair secreção verde e com sangue do nariz.ainda bem q pouco me lembro disso. Porém ao me resfriar sempre me atacava a rinite tomei já vários antialérgicos. Mas com o tempo comecei a tomar só quando estava em crise.meu nariz nunca foi de escorrer secreção tipo fica entupido.agora ele tá assim e com muita dor na face e nos olhos e ardem.doi também atrás da orelha só me alivia um pouco quando sai um pouco de água do nariz.nao tenho febre.to fazendo uso do avamys e cloridrato de fluticazona..mas o antialérgico quando tomo sinto que melhora mas no outro dia começa a piorar a dor na face. Pode ser a sinusite q me atacou e no meu caso pode ser necessário uso de antibiótico?

    • Você deve ser avaliado por um alergista ou otorrino. Pode ser um quadro de rinite alérgica e talvez precise fazer tratamento com imunoterapia. Pode ser tambem sinusite cronica. É preciso solicitar exames complementares como teste alérgico, endoscopia nasal e/ou tomografia dos seios da face

  46. Michelle Cristine disse:

    Dr fazia uso do avamys nasal, lotaratadina 10mg, seretide ( 2 pela manhã e 2 a noite) e imunoterapia com vacina. Porém, o avamys acabou e minha médica passou budesonida ( comprar na farmácia popular) ou o nasonex. Comprei a budesonida, mas estou achando o cheiro forte, mau cheiroso. Vence em maio de 2021. Ele tem esse odor?

  47. Evelyn disse:

    Boa tarde. Comecei a sofrer de congestionamento nasal há 3 meses, e junto com o congestionamento a sentir uma espécie de pigarro na garganta. A otorrino receitou Allegra D por 4 dias e o uso do spray nasal Busonid de 50mg por 30 dias, porém não senti nenhuma melhora com 2 semanas aplicando o busonid 2x em cada narina 2x por dia. É normal o spray demorar tanto tempo pra fazer efeito ou isso significa que o problema que tenho é diferente do que a otorrino imaginou?

    • Ele pensou em rinite com secreção pos nasal. Normalmente melhora após 2-4 semanas de uso da medicação prescrita. se não está melhorando é importante avaliar sinusite e talvez seja preciso iniciar tratamento com antibiótico. retorne ao colega para ele poder te reavaliar, talvez solicitar uma endoscopia nasal

  48. Fran disse:

    Dr,tenho uma filha de 3 anos que sofre de rinite alérgica ,o sintoma mais frequente é a obstrução nasal, há mais ou menos um ano e meio a pediatra vem receitando busonid,ela usa por 60 dias,90,já fui ao otorrino e ele me orientou usar o avamys ou nasonex,já tentei os dois mas sinto que ela fica mais congestionada e espirra muito, acredito que seja pelo uso de conservantes, Agora ela está com a rinite atacada por causa do tempo e a pediatra receitou novamente busonid e antialérgico,mas ela vem piscando muito os olhos em frente a tv, e coçando muito, será possível que o busonid esteja prejudicando a visão da minha filha, a pediatra disse que é seguro usar visto que ele tem um efeito melhor comparado aos outros,estou preocupada mesmo seguro usá-lo por esse período de tempo?

    • Ela parece ter um quadro de rinoconjuntivte alérgica. O piscar do olho é pela conjuntivte alérgica e não pelo medicamento. O mais adequado seria se consultar com alergista e avaliar ao que ela tem alergia, ou seja, fazer o teste alérgico. Sabendo ao que é alérgica iniciar o tratamento específico que é controle de ambiente, medicação e imunoterapia (vacinas de alergia). Nessa idade tambem é importante avaliar hipertrofia de adenoide que pode piorar a obstrução nasal

      • Fran disse:

        Será que posso procurar o alergista logo após a pandemia?,essa piscadeira pode causar algum mal?pq é em outra cidade e não quero arriscar no momento, enquanto isso posso usar o busonid?na época em que a levei no otorrino ele disse que ela era muito pequena pra testes alérgicos,fizemos o raio x de cavum e ele disse que a adenóide não tinha nenhum aumento significativo, muito obrigada pela sua resposta e atenção.

    • Krystal disse:

      Boa noite, Doutor,

      O meu filho de 2 anos e meio tem rinite alérgica e sempre fica pior quando muda a estação. Muita obstrução nasal, coceira e coriza,ele reclama bastante, dorme mal e se irrita. O antihistaminico não ajuda muito. O Nasonex pode ajudá-lo a sair da crise? Por quanto seria seguro indicado usar no caso dele?

      • Bom dia. O nasonex seria uma boa opção pois é liberado a partir dos 2 anos de idade. O uso de antialérgico e soro fisiológico nasal tambem podem ajudar e em alguns casos o uso de antileucotrienos.
        Dá uma olhada no post de remédios para rinite: alergiabotafogo.com.br/2020/06/13/remedios-para-rinite/

  49. Osvaldo disse:

    Boa tarde doutor.
    Além do Clenil, qual outro spray é bem indicado para rinite vasomotora? Será q somente este tem esta indicação específica comparando as bulas?
    Grato

  50. Mábio disse:

    Dr. tenho rinite, e trabalho em meio à muita poeira na fazenda! Nesta época, rinite atacada muito! Duas vezes dentro de um mês, tive 2 engasgos sem estar comendo nada, embora tenha sido após o jantar! Fui ao médico e ele disse que provavelmente o engasgo, essa falta de ar, foi por conta da rinite, mas ainda estou preocupado! Será que pode mesmo ter relação uma coisa com a outra?

  51. Ana Paula disse:

    Olá, Dr. Rinite ou sinusite pode causar um pouco de falta de AR? Moro no interior da Bahia, e na semana passada teve muitos fogos. Desde então a minha rinite atacou. Estou muito congestionada, tô c secreção que me parece q desce pela garganta direto. Não estou corizando, nem tenho febre. Sinto pressão da face Tb. Na real, estou receosa pq os sintomas da covid são parecidos.

    • realmente os sintomas de rinite/sinusite e infecção pelo coronavirus são semelhantes. Rinite/sinusite podem causar obstrução nasal, ou seja, falta de ar pelo nariz. Não podem causar falta de ar no pulmão ou dor toráxica. se voce está com sintomas pulmonares pode ter uma bronquite ou infecção pelo coronavirus.

  52. ROZANA SAPETTI disse:

    Dr. André, bom dia!
    Tenho rinite alérgica e asma/bronquite.
    Para crises de rinite uso o Rupafin comprimidos; e observei que está me causando dores na testa lado esquerdo quase próximo ao ouvido.
    Por favor, poderia me orientar…acho que pode ter desencadeado um sinusite crônica. Já tomei azitromicina… Não sei qual medicação usar para aliviar e/ oh sanar essa for de cabeça principalmente quando me abaixo. Obrigada. Deus o abençoe. Abraços.

    • Dor frontal (na testa) unilateral pode sim ser sintoma de uma sinusite localizada neste seio paranasal. Azitromicina é um pessimo antibiotico para sinusite aguda e geralmente não é indicado. Sugiro que lave bem o nariz com soro fisiologico, pode tentar um curso de corticoide nasal 2 jatos 2x/dia por 15 dias e se não melhorar ou piorar os sintomas procurar um otorrino para fazer uma tomografia dos seios da face e/ou videoendoscopia nasal

  53. Adriana Melo disse:

    Bom Dia Dr. André,

    Gostaria de parabeniza-lo pela paciência e atenção em responder a todos por esse meio de comunicação, pois em um momento como esse de Pandemia em que estamos vivendo, está muito complicado sairmos para consultas.

    Doutor, já estou a quase 2 meses sem olfato e paladar, nenhum outro sintoma, no entanto, com mais ou menos 1 mês fiz uma tomografia na qual não apresentou nada e também fiz o teste de covid que deu negativo. O otorrino receitou Claritromicina, allenasal e depois um outro otorrino me passou citoneurim, mais continuo sem resultados.
    O que o senhor aconselharia, devo tentar outro corticoide nasal ? estou muito preocupada, com receio de não retornar mais o olfato e paladar.

    • Ol. Muito provavelmente voce teve coronavirus, mesmo com o teste negativo. Esses testes são novos e muitos apresentam resultados falso negativo. 80% dos pacientes com coronavirus tem perda de olfato e paladar. Esses sintomas retornam com o tempo mas as vezes demora. alguns pacientes têm apresentado tambem fantosmia, que é sentir cheiros que não existem como cafe ou cheiro de queimado. Não se assute se isso acontecer com voce. Eu simplesmente esperaria mais um tempo o retorno expontaneo dos sentidos

  54. Braion disse:

    Estava ruim demais da sinusite e a minha otorrino disse que passei por uma covid sem saber, estou tomando zina 1 vez ao dia durante 10 dias um xarope kode d por 4 dias e ela me recomendou usar o onex spray 50mcs por 60dias, e correto utilizar ele por dois meses mesmo? eu tenho muitas nauseas ultimamente passo muito mal meus olhos ardem e queimam ai na mesma hr utilizo o onex ja me alivia bastante, fiz tomografia e nao tenho sinusite meu caso e de rinite so que ta muito forte, isso com essas medicacoes ja vejo melhora em quanto tempo Dr?

  55. Luiza disse:

    Bom dia, doutor! Sou viciada em neosoro há 4 anos. O médico passou tratamento com busonid, meresis spray e dicloridrato de levocetirizina. Meu nariz está congestionado 24 hrs por dia e eu gostaria de saber se posso continuar usando o neosoro junto com esse tratamento ou devo parar de uma vez?

  56. Gabriela disse:

    Olá doutor. Você atende em outro lugar do RJ além de Botafogo?

  57. João disse:

    Primeiramente quero parabenizar o rapaz que cuida do site. Quanta diligência em responder os comentários!

    Eu estava usando Avamys (receitado pelo médico) desde 2018 por aí. Porém, comecei a sentir dores intensas em diversas regiões do corpo, como costa e garganta (permanentes) e nuca. Vi algo relacionado na bula e parei de usar o medicamento.
    Comecei a usar no lugar o Budesonida (também receitado). Sinto que as dores corporais diminuíram 60 ou 70%, mas ainda me incomodam bastante. Além disso, o Budesonida me causa sangramento intenso no nariz. Como devo proceder?

    • Desconheço esse efeito colateral do corticoide nasal. Dores intensas pelo corpo. Isso é muito mais comum com remédios para colesterol como as estatinas, alem é claro de diversas outras doenças como chikungunha e reumatismo. Eu iria procurar outras causas para essas dores em primeiro lugar. sangramento nasal é um efeito colateral comum e pode acontecer com qualquer corticoide nasal. O ideal seria parar um pouco com o uso do corticoide nasal devido aos sangramentos nasais e usar outras medicações no lugar como soro fisiológico, antialérgicos, antileucotrienos etc. Procure tambem um otorrino para fazer uma endoscopia nasal e avaliar esse sangramento

  58. Ana disse:

    Dr minha filha tem 3 anos e meio e vive com o nariz trancado e coça bastante, ela fica geralmente até 30 dias ou mais com o nariz trancado e respirando pela boca.

    • Ela deve ter rinite alérgica, hipertrofia de adenoide ou os dois. Sugiro se consultar com o alergista ou otorrino para realizar os exames para o diagnóstico correto e iniciar um tratamento específico. Provavelmente irá fazer uma endoscopia nasal ou RX de cavum e um teste alérgico.

  59. Anna Júlia disse:

    Bom dia, Dr! Fiz uma rinoplastia ano passado, e depois de um mês da cirurgia comecei a usar Neosoro para dormir melhor (já que as vias nasais ficaram bem inchadas). Fiz uso prolongado e me viciei, faço uso do Neosoro o dia todo há 1 ano, acordo 3 vezes de noite para usar e perdi totalmente a qualidade do sono e de vida também. Ontem comecei a aplicar o Avamys. Ele vai me ajudar a largar a dependência? Já tentei diversas vezes apenas com soro fisiológico mas não consigo, sempre acabo me rendendo ao Neosoro novamente. Esse vicio se enquadraria como rinite crônica?

  60. Danilo disse:

    Dr. Testei positivo para covid e na época desenvolvi muita dor no nariz quando respirava, árdia como se tivesse fogo entrando, tomei antibióticos e diprospan é melhorou na hora. Porém hoje após 30 dias do covid positivo os sintomas voltaram, fiz um raio x facial e foi detectado que eu estava com hipertrofia nos cornetos nasais e obstrução. Estou fazendo o uso de budesonida (32) ambos de 8 em 8 horas. A quatro dias faço o uso e não senti tanta melhora. Teria algum medicamento mais eficaz para essa situação, o raio X facial é o suficiente para diagnosticar esse ardor e dificuldade para respirar? Obrigado

    • RX é um péssimo exame para avaliar o nariz e seios paranasais. O ideal é fazer uma videoendoscopia nasal e se suspeitar de sinusite ou precisar de exame de imagem uma tomografia de seios da face. Um teste alérgico talvez seja interessante tambem. No momento lavagem com soro fisiologico e corticoide nasal (budesonida) parace ser o melhora a fazer mesmo.

  61. Alan disse:

    Boa noite Dr Andre ,
    Fui diagnosticado com sinusite crônica, uma PanSinusite . Estou fazendo uso de corticoide spray ( AlleNasal) e Rinosoro Spray ambos recomendados pelo otorrino, mas já faz quase 2 meses usando e não passa minhas dores ao redor e atrás dos olhos, são muito fortes ao ponto de querer ir ao hospital . É normal Tanta demora para melhorar na sinusite crônica ? Comecei também a ouvir zumbidos nos ouvidos de forma intermitente durante o dia , mas não chegam atrapalhar . Obrigado Dr.

    • O tratamento da sinusite cronica pode ser medicamentoso, a base de corticoide nasal em altas doses e ocasionalmente corticoide oral. Pode-se tambem usar macrolidios como claritromicina por períodos prolongados caso não haja pólipos nasais. Se não houver melhora após alguns meses deve-se tentar cirurgia nasal.

  62. Gleyce disse:

    Bom dia Dr.
    O senhor atende pacientes de outros estados, cidades, via online?

  63. Liliane Mesquita disse:

    Tenho rinite alérgica a muitos anos, e faço o uso de Budesonida. Mais mesmo assim tomo mto anti alérgicos. Se eu operar do desvio do septo posso melhorar a renite? Respiro pouco pelo nariz

    • Não. Cirurgia nasal não melhora rinite alérgica. O que pode melhorar é a obstrução nasal caso o desvio seja significativo porem outros sintomas como coriza, espirros e coceira vão continuar. Voce deve fazer alem da medicação controle de ambiente adequado e talvez imunoterapia

  64. JEFERSON disse:

    Boa noite Dr. Quanto ao mcg ..qual a diferença?

  65. Stefany Alves Rodrigues disse:

    Olá bom dia, tenho rinite e sinusite. Na última segunda feira inalei fumaça e iniciei uma crise de rinite fiquei muito ruim e senti dor de cabeça forte nos 3 primeiros dias, encômodo nos ouvidos e provavelmente a sinusite queria atacar pois sentia dor no rosto, e então uso avamys e neo loratadin. E desde ontem estou com o olfato e paladar alterados, isso é normal?

    • O olfato e paladar podem ficar alterados durante uma crise de rinite e/ou sinusite. Porem, em tempos de coronavirus, é importante lembrar de infecção por covid em todo paciente com perda de olfato e paladar. Converse com um médico sobre seus sintomas para excluir essa possibilidade

    • gisele disse:

      doutor meu nariz entope muito principamente a noite qual melhor medicamento nao sei fazer nao durmo direito medo falta ar

      • É preciso indentificar porque seu nariz entope a noite. Você tem rinite? desvio septal? sinusite cronica? polipo nasal? O ideal é voce se consultar com um otorrino ou alergista. Até la pode lavar bem o nariz com soro fisiologico que não tem contraindicações.

  66. Braion disse:

    Dr. estou usando noex por 20 dias estou sentindo falta de ar boca amarga muita fadiga no corpo queimacao ja fui no hospital e disseram que e ansiedade to tomando calmante e to ruim ainda sera colateral do noex? devo parar? pois o tratamento seria de 2 meses, se eu parar quanto tempo fica no organismo pra eu melhorar?? pelo amor de deus me ajuda

  67. Fabiane disse:

    Bom dia, tenho psoríase e rinite alérgica, devido a psoríase o uso de corticóide oral não é recomendado, posso usar o corticóide nasal?
    E, obrigada por seu texto é muito bem explicado.

  68. Fran disse:

    Dra minha filha estava com a rinite atacada e piscando e coçando muito os olhos,inclusive o Sr me confirmou que podia ser uma conjuntivite alérgica,falei com a pediatra e ela sugeriu que eu utilizasse o noex no lugar do busonid para a obstrução nasal por causa do cloreto de sódio que o noex contém e com 10 dias de uso minha filha melhorou da piscadeira,ou seja da conjuntivite,mas observei tbm que toda vez que há mudança brusca do tempo a obstrução nasal volta,a pediatra sugeriu que usasse o noex até o fim do inverno, é seguro dr?ela tem 3 anos.muito

    • É seguro sim embora em bula o uso seja liberado após os 4 anos. Sugiro sua filha fazer um teste alérgico.

      • Fran disse:

        Muito obrigada Dr,já fizemos o teste sanguíneo para ácaro,poeira,e fungo,todos deram negativo.mas o pediatra disse que poderia ser por causa da pouca idade,isso já faz mais ou menos um ano,mas vejo claramente que ela é alérgica a poeira e mudança de clima,vou levá-la ao alergista pq inclusive ela apresentou tbm dermatite atópica,mas estou adiando um pouco por causa do coronavirus,mas a sua resposta já me deixa bem aliviada, muito obrigada!

  69. Filipe Ferreira Tomaz disse:

    Boa tarde Doutor
    Estou diagnosticado com covid-19 e estou com muita secreção no nariz, um muco transparente e as vezes branco e espesso, tenho rinite alérgica, porém não estou tendo espirros, esse muco está sendo gerado e engolido dioturnamente e tem me causado enjôo e perda de apetite. Estou tomando azitromicina e ivermectina, acetilcisteína e loratadina. E no início como estava sendo feito um quadro de sinusite com catarro comecei o antibiótico. Estou lavando as narinas com soro fisiológico mas a secreção não cessa. Tem algum medicamento que o Sr acredita que pode me ajudar?

  70. Luciane Oliveira disse:

    Olá gostaria de saber qual é a diferença entre Awamis e budesonida… obrigada 🙏🏼

  71. Iorrana Sacramento disse:

    Olá Dr. André

    Tenho rinite alérgica e há um mês iniciei o uso do Avamys. Desde então minhas crises alérgicas diminuíram quase 100%, porém observei um ressecamento das minhas narinas e sangramento, formação de algumas crostas de sangue principalmente na minha narina direita. Tenho lavado também o nariz com soro para aliviar o ressecamento e tenho intercalado o uso do Avamys (dia sim e dia não). Gostaria de saber se ainda assim posso continuar usando esse corticoide ou se devo parar. Outra questão, constantemente sinto acumular secreção na minha narina esquerda, mesmo depois de começar a usar o Avamyz, mas nada que dificulte minha respiração, porém me incomoda bastante, pois tenho que forçar muito assoando para eliminar. Acredito que isso pode estar associado a um possível desvio de septo que obstrui um pouco minha narina esquerda, é possível? Agradeço!

    • O principal efeito colateral do corticoide nasal é exatamente ressecamento nasal e sangramento nasal (epistaxe). Voce pode tentar diminuir a dose ao intercalar os dias como esta fazendo e deve hidratar bem a mucosa nasal com soro fisiologico. Seria bom um otorrino tambem avaliar seu nariz com uma videoendoscopia nasal para excluir algum diagnóstico diferencial. A secreção acumulada na narina pode ter varias causas como desvio septal, pólipo nasal e sinusite unilateral. Um exame de imagem ou endoscopia nasal ajuda a dar o diagnóstico

  72. Dener disse:

    Dr,o corticoide nasal é totalmente eficiente contra a rinite alérgica? porque meu filho tem rinite ,agora com 3 anos e meio,desde os dois o nariz entope,antes juntava secreção e tinha que partir pro antibiótico,mas descobrimos a lavagem nasal, faço todos os dias de manhã e a noite,nunca mais juntou catarro mas ele sempre tem dificuldade pra respirar a noite,o corticoide ajuda,mas não melhora por completo,e qdo chove entope tudo de novo mesmo usando o corticoide,o otorrino avaliou o raio x de cavum e disse que não tem aumento de adenóide,aos dois anos,a pediatra disse que não adianta ir ao alergista que os medicamentos são o mesmo, o que mais pode ser feito?posso continuar com a lavagem nasal diária? Há alguma restrição,e os jatos continuo tbm podem ser usados diariamente? Me ajude por favor, obrigado.

    • Se o seu filho realmente é alérgico, comprovado por exames laboratoriais tipo Rast ou exames in vivo como prick teste ele pode fazer imunoterapia tambem. Alem disso existem vários medicamentos para rinite alérgica alem do corticoide nasal. Aconselho você ler um post no site sobre medicamentos para rinite e outro sobre vacina para alergia. Alem disso no site tambem tem uma página sobre rinite alérgica

  73. Gabriel disse:

    Dr., fiz cirurgia de septoplastia, turbinectomia e sinusectomia. Nos exames de sangue apareceram grande alergia a ácaros, ou seja, rinite alérgica. E na biópsia do material retirado durante a cirurgia deu sinusite crônica exsudativa. Sempre usei budesonida, mas só durante as crises. Nunca usei anti alérgicos. Será que devo continuar usando diariamente o budesonida para controlar a rinite alérgica?

  74. João disse:

    Coriza e pigarro após refeições maiores pode significar refluxo laringoferíngeo ou rinite?

  75. Ercs disse:

    De André!! Meu Otorrino passou 60 dias de Alenasal ..2 xiringadas em cada narina todos os dias mais estou sentindo minha boca muito seca ..será que é a medicação?

  76. Gab disse:

    Bom dia. Ansiedade e pílula anticoncepcional podem causar rinite vasomotora? Já fiz uso de corticoide nasal/oral e tive pouca melhora. De acordo com o otorrino não tenho rinite alérgica nem sinusite. o único sintomas que tenho é nariz entupido ao deitar. O que pode ser?

    • Dependendo da dose de hormônio da pilula pode causar rinite hormonal que causa obstrução nasal sem outros sintomas importantes. Você tambem deveria avaliar a anatomia do seu nariz para avaliar desvio septal, hipertrofia de cornetos etc. Uma endoscopia nasal e/ou tomografia de seios da face pode ajudar nesse caso.

  77. Marcella disse:

    Dr André, meu filho de 5anos tem asma e em novembro do ano passado um dos cornetos começou a inchar. Em março levamos no pneumo e ele falou que era rinite, passou desloratadina e nasonex por tempo indeterminado, após começar o uso do nasonex o nariz dele começou a ficar bem vermelho e irritado, fez uso do nasonex por uns 2 meses mas sem efeito de diminuir os cornetos. Ele respira muito pela boca, e to desconfiada que ele possa ter sinusite ou adenoide. Lavo com soro, pois ainda não consigo levá-lo bum otorrino, e mesmo sempre lavando tem um lado que quase nunca diminui. Oq posso fazer para melhor isso?
    Obg

    • Realmente você deve levar a um otorrino para avaliar. Ele pode ter hipertrofia de adenoide ou desvio septal e ai o tratamento é cirúrgico, não adianta ficar lavando com soro fisiológico. deve tambem avaliar se ele é alérgico e caso positivo iniciar imunoterapia

  78. Vania disse:

    Dr,os soros de jato continuo como sorine ssc pode ser usado em criança para lavagem nasal todos os dias? Sem restrição?ou soro com seringa é mais indicado? obrigada!

    • Pode-se lavar com soro fisiológico diariamente sem restrições. É como um banho no nariz, não faz mal algum. O mais indicado é uma lavagem com alto volume e baixa pressão, que geralmente se consegue com mais facilidade com o uso de seringa com soro fisiológico.

  79. Grasiely disse:

    Dr.,minha filha tem rinite, foi diagnosticado por um pneumologista depois que ela teve uma crise de tosse, ela faz uso do avamys e do montelair, com essa medicação ela melhorou bastante mas todas as noites durmo preocupada pois ela tem apneia isso me causa muita aflição e medo, tenho que virar sempre a cabeça dela para melhorar a respiração, sem contar nos chacoalhões para ela voltar a respirar maus rápido. Minha dúvida é se isso é normal, e se tem algum remédio a mais que eu possa dar para melhorar o sono da minha filha, ela quase sempre tem olheiras e o sono agitado.(obs:ela tem 4 anos)

    • Apneia do sono não é normal na criança. A principal causa de apneia nessa faixa etária e hipertrofia de adenoide (carne no nariz). Voce deve ir a um otorrino para avaliar se ela tem hipertrofia de adenoide, que pode ser feito com RX de cavum e/ou videoendoscopianasal.

  80. Franciele disse:

    Dr, minha filha tem rinite alérgica,e todas as noites qdo ela adormece,sem exceção,uns 15,20 minutos depois ela acorda agoniada,como se tentasse engolir algo,as vezes abre a fecha a boca como se tivesse sentindo algo,coca muito o rosto, principalmente ao redor no nariz e olhos,isso me deixa intrigada pq no resto da noite não percebo esse incomodo,o que pode ser isso?pq acontece sempre no mesmo momento todos os dias,mesmo usando medicação?

    • primeiro é preciso confirmar se sua filha tem mesmo alergia e então iniciar um tratamento especifico. O tratamento é com medicação porem tambem controle de ambiente e imunoterapia (vacinas para alergia). Talvez tambem seja importante avaliar o nariz dela com endoscopia nasal, RX cavum e/ou TC de seios da face

      • Franciele disse:

        Nós temos o diagnóstico somente pelos sintomas,foram feitos exame de sangue e deram todos negativos,na época em que a levei no otorrino ele Disse que com 2 anos ela era muito nova pra fazer o prik teste,no raio x cavum não deu nada significativo,e ele não quis fazer a endoscopia nasal disse ser muito invasivo,mas eu vejo que não é só a rinite que atrapalha a respiração pq mesmo com medicação ela nunca respira totalmente pelo nariz,seria interessante levá-la ao otorrino e pedir a endoscopia antes de levá-la ao alergista,por favor de me ajuda,não aguento mais ver minha filha com sono agitado,apneia,a pediatra não tem dado mais importância pro caso dela,será que o senhor podia me dar uma orientação?ela tem 3 anos,sou grata.

  81. Vívia disse:

    Olá Dr.
    Meu namorado tem rinite alérgica e usa o avimys, porém descobrimos a pouco tem que ele desenvolveu dermatite atópica. O corticoide via nasal que contém no avimys influencia no “ataque” da dermatite?

    • Não. A dose de corticoide na spray nasal é muito pequena e o que é absorvido e pode ter efeito sistêmico menor ainda. É quase impossivel ter afeitos adversos sistêmicos em adulto pelo uso de corticoide nasal. O que acontece é que quem tem atopia (alergia) pode ter várias doenças alérgicas e elas podem mudar com o tempo. A chamada marcha atópica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>