Tratamento para alergia ao trigo em Botafogo

Tratamento para sinusite em Botafogo
25 de agosto de 2021
Clínica de tratamento para alergia em Botafogo
26 de agosto de 2021

Tratamento para alergia ao trigo em Botafogo

Tratamento para alergia ao trigo em Botafogo

Muitas pessoas sofrem de alergia ao trigo, e evitar o consumo pode ser o principal tratamento para os alérgicos. Porém, quem tem alergia ao trigo, sabe como é difícil se manter longe do alimento. Afinal, ele está presente em receitas comuns que já fazem parte do dia a dia dos brasileiros, como no pãozinho com manteiga, bolos e outras massas. Mas, você sabia que existe um tratamento de verdade para alergia ao trigo em Botafogo que não seja ignorar por completo o trigo? A Policlínica de Botafogo, localizada na região da zona sul do Rio de Janeiro, é especialista em alergia e possui tratamento para alergia ao trigo em Botafogo.

Alergia ao trigo

A alergia ao trigo é uma reação alérgica a alimentos que contém trigo. As reações alérgicas podem ser causadas pela ingestão de trigo e também, em alguns casos, pela inalação de farinha de trigo.
O trigo é encontrado em muitos alimentos, incluindo alguns que você pode não suspeitar, como molho de soja e sorvete. Podem ser necessários medicamentos para controlar as reações alérgicas se você comer trigo acidentalmente.

Quais os sintomas da alergia ao trigo?

Os sintomas da alergia ao trigo costumam aparecer dentro de minutos ou horas após a ingestão do trigo. Os sinais e sintomas de alergia ao trigo incluem:

  • Inchaço, coceira ou irritação da boca ou garganta;
  • Urticária, erupção cutânea com comichão ou inchaço da pele;
  • Congestão nasal;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade ao respirar;
  • Cãibras, náuseas ou vômitos;
  • Diarreia;
  • Anafilaxia.

Anafilaxia

Para algumas pessoas, a alergia ao trigo pode causar uma reação com risco de vida chamada anafilaxia. Além de outros sintomas de alergia ao trigo, a anafilaxia pode causar:

  • Inchaço ou aperto na garganta;
  • Dor ou aperto no peito;
  • Grave dificuldade de respirar;
  • Dificuldade em engolir;
  • Pele pálida, azul;
  • Tontura ou desmaio.

Como descobrir se tenho alergia ao trigo?

Para descobrir se você tem alergia ao trigo, é necessário realizar alguns testes alérgicos em Botafogo. Os testes para realizar o diagnóstico podem incluir:

Teste de pele

O teste de pele é feito com minúsculas gotas de extratos de alérgenos purificados e  extratos para proteínas de trigo. São picadas na superfície da pele, no antebraço ou na parte superior das costas. Após 15 minutos, o seu médico procura sinais de reações alérgicas.

Se você desenvolver uma protuberância vermelha que coça no local onde o extrato de proteína do trigo foi picado em sua pele, você pode ser alérgico ao trigo. O efeito colateral mais comum desses testes cutâneos é coceira e vermelhidão.

Exames de sangue

Se uma doença de pele ou possíveis interações com certos medicamentos impedem que você faça um teste de pele, seu médico pode pedir um exame de sangue que identifica os anticorpos específicos causadores de alergia, como as proteínas de trigo.

Diário alimentar

O seu médico pode pedir que você mantenha um registo detalhado em uma espécie de diário alimentar, contando tudo o que come e quando os sintomas se desenvolvem, ou seja, quanto tempo depois as reações alérgicas surgem.

Dieta de eliminação

Seu médico pode recomendar que você elimine da sua alimentação certos alimentos, especialmente aqueles que são alérgenos comuns. Sob a orientação do seu médico, você gradualmente irá adicionar os alimentos de volta e observará quando os sintomas retornarão.

Teste de desafio alimentar

Você come alimentos suspeitos de serem o agente causador da alergia enquanto é monitorado quanto aos sintomas. Sob supervisão, você começa com uma pequena quantidade de alimento e aumenta gradualmente a quantidade que consome.

Como tratar alergia ao trigo em Botafogo?

Para tratar a alergia ao trigo em Botafogo é necessário que o alergologista tenha em mãos o diagnóstico. Após isso, ele decidirá o melhor método de tratamento para o paciente, entretanto listamos aqui os dois mais comuns. 

1. Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos podem reduzir os sinais e sintomas de pequenas alergias ao trigo. Esses medicamentos podem ser tomados após a exposição ao trigo para controlar sua reação e ajudar a aliviar o desconforto. Pergunte ao seu médico se uma receita ou um medicamento antialérgico é apropriado para você.

2. Adrenalina

A adrenalina é um tratamento de emergência para anafilaxia. Se você corre o risco de ter uma reação severa ao trigo, pode ser necessário carregar duas doses injetáveis ​​de epinefrina com você o tempo todo.

Uma segunda injeção é recomendada para pessoas com alto risco de anafilaxia com risco de vida, caso os sintomas anafiláticos retornem antes que o atendimento de emergência esteja disponível.

Considerações finais

Se você ou alguém de sua família possui alergia ao trigo, fique atento aos rótulos das embalagens. Se mesmo após a leitura do rótulo ainda restar dúvida, entre em contato com o fabricante. Caso decida se alimentar fora de casa, pergunte ao atendente do restaurante se na preparação do prato escolhido foi utilizado trigo em seu preparo, alerte sobre a sua condição. Em caso de reação alérgica grave procure imediatamente um pronto atendimento hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>