Conheça os 4 tipos de sinusite e saiba como tratar sinusite em Botafogo, com esse conteúdo preparado pelo consultório de alergia da Policlínica Botafogo, clínica especialista no tratamento para sinusite. Acesse!
Contents
A sinusite é uma inflamação localizada nos seios da face que apresenta sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso e pressão na cabeça. É comum que essa sensação seja ainda mais presente nas maçãs e na zona T do rosto.
A Policlínica Botafogo é uma clínica de alergia em Botafogo especialista em tratar sinusite em Botafogo. A clínica conta com uma estrutura de ponta e equipamentos de última geração para realização de consultas, exames, testes, tratamentos e cirurgia para sinusite em Botafogo.
Além de toda a estrutura clínica, o consultório de alergia em Botafogo realiza atendimento de forma completamente humanizada, oferecendo toda atenção necessária aos pacientes.
Apesar de pouco conhecidos, há diversos tipos de sinusite. Confira a seguir 4 tipos diferentes de sinusite e suas variações.
A sinusite alérgica geralmente acontece em pessoas com histórico recente de crise de rinite alérgica, ou às quais se expuseram a situações de frio intenso, ambiente seco, pó e ácaros. Os principais sintomas de sinusite alérgica são: coceira no nariz, irritação na garganta, vermelhidão nos olhos e espirros frequentes.
A sinusite bacteriana, como o próprio nome diz, é uma sinusite causada por infecção através de bactérias. A sinusite bacteriana costuma apresentar febre acima de 38,5ºC, junto com fortes dores na face e secreção de aspecto purulento pelo nariz e garganta.
A sinusite fúngica é comum em pessoas que têm uma sinusite persistente, que não melhora com o tratamento e com sintomas que se arrastam por muito tempo.
Neste tipo de sinusite é comum que haja sintomas localizados em uma única região da face, e, geralmente, não provoca outros sintomas como secreção pelo nariz e febre.
A sinusite viral é geralmente uma decorrência dos resfriados. Os sintomas da sinusite viral são: corrimento nasal, geralmente transparente ou amarelado, mas que também pode ficar esverdeado, febre de no máximo 38º e sintomas comuns de virose.
Este tipo de sinusite causa sintomas mais leves ou suportáveis e neste caso a febre também não costuma ultrapassar os 38ºC. Além disso, a sinusite viral pode estar acompanhada de outros sintomas de virose, como dor na garganta, conjuntivite, espirros e obstrução do nariz.
O melhor método de tratamento para sinusite em Botafogo será determinado pelo alergista em Botafogo de acordo com a sinusite constatada. Confira abaixo os métodos de tratamento mais utilizados para tratar a sinusite.
Lavagem nasal com soro fisiológico para fazer a limpeza do nariz, removendo secreções típicas da sinusite.
Os descongestionantes nasais podem ser usados por via oral ou tópica e atuam na desobstrução nasal. Não devem ser usados por longos períodos, pois causam dependência pelo efeito rebote.
Os corticoides nasais são uma espécie de medicação anti-inflamatória que melhora a inflamação nasal.
Os antibióticos costumam ser indicados em caso de sinusite bacteriana. Este tipo de tratamento tem duração de 14 a 21 dias.
A cirurgia é geralmente indicada em casos específicos de complicações ou quando não há resposta ao tratamento clínico convencional.
É possível corrigir fatores anatômicos como desvio de septo, diminuição da hipertrofia de corneto, remover adenoide e pólipos nasais, além de possibilitar o acesso aos seios da face para limpar e aumentar o orifício de drenagem.
Para iniciar o tratamento para sinusite em Botafogo é necessário agendar uma consulta com um alergista e otorrinolaringologista da Policlínica Botafogo, através do WhatsApp 21 99086-7309 ou clique aqui e agende agora mesmo!
2 Comentários
Olá
Meu pai tem 87 anos, tem uma tosse seca crônica, e assoa o nariz 24 hs , sai gotículas de sangue na secreção. Isto ele tem desde mais jovem e nunca tratou. Só q está de mais e incomoda pq agora ele assoa o nariz no ar, não usa uma toalha descartável e sai espirrando secreção por onde passa. Posso usar corticoide nasal nele?
Com 87 anos ele pode ter algumas contraindicações ao uso de corticoide nasal como glaucoma e catarata. O ideal é procurar um otorrino para examinar seu pai, fazer uma endoscopia nasal e ai sim iniciar o tratamento adequado.