4 tipos de sinusite – Como tratar sinusite em Botafogo

Clínica especialista em alergia em Botafogo
17 de setembro de 2021
dermografismo braço
Dermografismo, do diagnóstico ao tratamento.
26 de setembro de 2021

4 tipos de sinusite – Como tratar sinusite em Botafogo

Conheça os 4 tipos de sinusite e saiba como tratar sinusite em Botafogo, com esse conteúdo preparado pelo consultório de alergia da Policlínica Botafogo, clínica especialista no tratamento para sinusite. Acesse!

4 tipos de sinusite - Como tratar sinusite em Botafogo
4 tipos de sinusite – Como tratar sinusite em Botafogo

A Policlínica Botafogo, referência no tratamento de sinusite em Botafogo, preparou este conteúdo para te ajudar a entender a diferença entre os 4 tipos de sinusite, e também como tratar sinusite em Botafogo.

A sinusite é uma inflamação localizada nos seios da face que apresenta sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso e pressão na cabeça. É comum que essa sensação seja ainda mais presente nas maçãs e na zona T do rosto.

A Policlínica Botafogo é uma clínica de alergia em Botafogo especialista em tratar sinusite em Botafogo. A clínica conta com uma estrutura de ponta e equipamentos de última geração para realização de consultas, exames, testes, tratamentos e cirurgia para sinusite em Botafogo.

Além de toda a estrutura clínica, o consultório de alergia em Botafogo realiza atendimento de forma completamente humanizada, oferecendo toda atenção necessária aos pacientes.

Quais os tipos de sinusite?

Apesar de pouco conhecidos, há diversos tipos de sinusite. Confira a seguir 4 tipos diferentes de sinusite e suas variações.

1. Sinusite alérgica

A sinusite alérgica geralmente acontece em pessoas com histórico recente de crise de rinite alérgica, ou às quais se expuseram a situações de frio intenso, ambiente seco, pó e ácaros. Os principais sintomas de sinusite alérgica são: coceira no nariz, irritação na garganta, vermelhidão nos olhos e espirros frequentes.

2. Sinusite bacteriana

A sinusite bacteriana, como o próprio nome diz, é uma sinusite causada por infecção através de bactérias. A sinusite bacteriana costuma apresentar febre acima de 38,5ºC, junto com fortes dores na face e secreção de aspecto purulento pelo nariz e garganta.

3. Sinusite fúngica

A sinusite fúngica é comum em pessoas que têm uma sinusite persistente, que não melhora com o tratamento e com sintomas que se arrastam por muito tempo.

Neste tipo de sinusite é comum que haja sintomas localizados em uma única região da face, e, geralmente, não provoca outros sintomas como secreção pelo nariz e febre.

4. Sinusite viral

A sinusite viral é geralmente uma decorrência dos resfriados. Os sintomas da sinusite viral são: corrimento nasal, geralmente transparente ou amarelado, mas que também pode ficar esverdeado, febre de no máximo 38º e sintomas comuns de virose.
Este tipo de sinusite causa sintomas mais leves ou suportáveis e neste caso a febre também não costuma ultrapassar os 38ºC. Além disso, a sinusite viral pode estar acompanhada de outros sintomas de virose, como dor na garganta, conjuntivite, espirros e obstrução do nariz.

Tratamento para sinusite em Botafogo

O melhor método de tratamento para sinusite em Botafogo será determinado pelo alergista em Botafogo de acordo com a sinusite constatada. Confira abaixo os métodos de tratamento mais utilizados para tratar a sinusite.

Lavagem nasal

Lavagem nasal com soro fisiológico para fazer a limpeza do nariz, removendo secreções típicas da sinusite.

Descongestionante nasal

Os descongestionantes nasais podem ser usados por via oral ou tópica e atuam na desobstrução nasal. Não devem ser usados por longos períodos, pois causam dependência pelo efeito rebote.

Corticoide nasal

Os corticoides nasais são uma espécie de medicação anti-inflamatória que melhora a inflamação nasal.

Antibióticos

Os antibióticos costumam ser indicados em caso de sinusite bacteriana. Este tipo de tratamento tem duração de 14 a 21 dias.

Cirurgia

A cirurgia é geralmente indicada em casos específicos de complicações ou quando não há resposta ao tratamento clínico convencional.

É possível corrigir fatores anatômicos como desvio de septo, diminuição da hipertrofia de corneto, remover adenoide e pólipos nasais, além de possibilitar o acesso aos seios da face para limpar e aumentar o orifício de drenagem.

Central de atendimento

Para iniciar o tratamento para sinusite em Botafogo é necessário agendar uma consulta com um alergista e otorrinolaringologista da Policlínica Botafogo, através do WhatsApp 21 99086-7309 ou clique aqui e agende agora mesmo!

2 Comentários

  1. Olá
    Meu pai tem 87 anos, tem uma tosse seca crônica, e assoa o nariz 24 hs , sai gotículas de sangue na secreção. Isto ele tem desde mais jovem e nunca tratou. Só q está de mais e incomoda pq agora ele assoa o nariz no ar, não usa uma toalha descartável e sai espirrando secreção por onde passa. Posso usar corticoide nasal nele?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>