O que é dermografismo?
É o tipo mais comum de urticária física, ocorrendo em até 5% da população.
O ato de coçar, se esfregar com toalha ou exercer atividades que pressionem a pele leva ao aparecimento de inchaços na pele, como lanhados, avermelhados, que costumam coçar bastante e após algum tempo somem sozinhos sem deixar sequela.
Quem olha após 30 minutos vê uma pele normal, sem lesões.
lesões após coçadura
A pessoa costuma apresentar o dermografismo subitamente, sem motivo aparente e sem relação com alguma outra doença, medicamento ou qualquer outro motivo. Os pacientes jovens são os mais acometidos.
Geralmente dura de meses a anos. Em média a duração é de 2-3 anos até a resolução espontânea, com ou sem tratamento.
Algumas teorias ligam o aparecimento desse tipo de urticária com infecções virais prévias, uso de antibióticos ou fatores emocionais porém o mais comum é não conseguir comprovar relação com nenhum acontecimento anterior. Literalmente aparece “do nada” e também após alguns meses/anos vai embora “do nada”.
No dermografismo não há o aparecimento de angioedema ou acometimento de mucosas como a boca.
Geralmente a pessoa que sofre com dermografismo sente uma coceira na pele e ao se coçar aparecem lanhados elevados e avermelhados, que coçam muito e que costumam durar 20-30 minutos e sumir espontaneamente.
O que ocasiona esses inchaços na pele é a fricção dos dedos que estimula células chamadas mastócitos a liberar uma substância chamada histamina e isso leva ao edema, vermelhidão e coceira.
Por isso o tratamento é com anti-histamínicos = antialérgicos.
A palavra dermografismo vem da junção do latim derme = pele e do grego grafia = escrita.
Literalmente significa escrita na pele. É fácil saber o porque uma vez que podemos “escrever” na pele da pessoa que tem esse tipo de urticária
dermo = pele
grafismo = escrita
O dermografismo é um tipo de urticária física, que são aquelas urticárias que aparecem por estímulos externos como o frio (urticária ao frio), o calor (urticária ao calor e urticária colinérgica), o sol (urticária solar) a pressão (urticária por pressão tardia) etc.
É comum alguém que tem dermografismo ter outros tipos de urticária associado
Se você quer saber mais sobre os tipos de urticária clique aqui.
Diagnóstico do dermografismo
O diagnóstico é simples e feito na hora da consulta pelo médico. Ao atritar contra a pele do paciente alguma coisa dura como a tampa de uma caneta ou o abaixador de língua um inchaço aparecerá em 1-3 minutos no local em que a pressão foi exercida e durará por 20-30 minutos.
exame para o diagnóstico
Não é preciso exames de sangue, biópsia da lesão ou qualquer outro tipo de exame para o diagnóstico
Dermografismo tratamento
Geralmente nenhum tipo de tratamento com medicamentos é preciso uma vez que as lesões somem espontaneamente em 20-30 minutos. Está indicado evitar exercer atritos na pele ou usar coisas muito apertadas como calcinha e sutiã com elásticos apertados.
Caso a pessoa esteja muito incomodada com a coceira pode usar antialérgicos não sedativos de segunda geração.
Exemplos de antialérgicos de segunda geração e que não dão sono:
-
Levocetirizina – Zina, Zyxen, Rizi
-
Cetirizina – Zyrtec
-
Loratadina – Claritin, Loratamed
-
Desloratadina – Desalex, Esalerg, Aloff
-
Ebastina – Ebastel
-
Rupatadina – Rupafin
-
Fexofenadina – Allegra, Fexodane
-
Bilastina – Alektos
Costumo dizer para meus pacientes que o não posso curar o dermografismo deles porém posso dar qualidade de vida e orientação. Essa doença vai sumir sozinha na hora que ela quiser e nem o melhor médico do mundo vai te curar com algum tratamento milagroso.
Não é indicado o tratamento com vacinas e nem para outros tipos de urticária. Tampouco homeopatia ou qualquer outra coisa além de antialérgicos.
Para o dermografismo, você indica antidepressivos??? Vi que é bom em um site
Não. A indicação é de usar antialergicos de 2 e 3 geração. A doxepina é um antidepressivo com leve ação antialergica e usamos ocasionalmente em urticaria porem não é a primeira escolha.
Eu tenho e mesmo não irritando a pele sinto muita coceira em várias das partes do corpo oque ocasiona a lesão vindo aparecer e após um tempo sumindo.
Por quanto tempo vc ficou assim? Estou com o mesmo problema.
amg, sofro isso tudinho. Porém tem uma última opção, um remédio de auto custo (omalizumabe) que estou tentando ter direito pelo SUS. pesquise sobre e fale com seu médico sobre
Melhou mesmo com esse omalizumabe? Estou desesperada de coceira nenhum antilargico funciona por mais de 2/3 horas
Tenho a 14 meses. Melhora e volta. Tenho tomado fexofenadina e corticoide, nas crises mais agudas. Não aguento mais. Me estressa muito.
amg, sofro isso tudinho. Porém tem uma última opção, um remédio de auto custo (omalizumabe) que estou tentando ter direito pelo SUS. pesquise sobre e fale com seu médico sobre
Eu tenho isso, é muito ruim , as cosseiras só piora e minha pele fica inchada e muito vermelha. Da até raiva as vezes..
amg, sofro isso tudinho. Porém tem uma última opção, um remédio de auto custo (omalizumabe) que estou tentando ter direito pelo SUS. pesquise sobre e fale com seu médico sobre
Eu já estou nesse pesadelo a 1 ano e 4 meses. Vivo desesperada de coceira e nada resolve. Já fui em vários médicos, de várias especialidades, e nenhum me ajuda! Desesperador. Qualidade de vida baixou muito, várias Noites sem dormir em função da coceira, edemas na pele que chego a ter vergonha quando aprece. Meu corpo esta tendo reação a tudo! Não aguento mais
amg, sofro isso tudinho. Porém tem uma última opção, um remédio de auto custo (omalizumabe) que estou tentando ter direito pelo SUS. pesquise sobre e fale com seu médico sobre
Meu médico receitou ALEKTOS 20 mg, tomei por um mês uma vez ao dia. e tomar banho com loção CEREVE OU CETAPHIL PELE SENSÍVEL. Senti alivio mas ainda tenho momentos ruins e tomo um ALEKTOS daí passa o desespero. Gostaria de alguma dica de loção ou creme ara o alívio mas não consigo achar. Espero que vc melhore pois realmente é muito ruim
O tratamento do dermografismo é a base de antialérgicos. O alektos (bilastina) é um antialérgico moderno, de 3 geração é bem indicado para esse propósito. Pode ser usado até 4x/dia nas crises mais severas. Os hidratantes têm um papel secundário no tratamento do dermografismo.
No meu caso agora não aparece como antes por atrito ou coceira, agora simplesmente parece bolas grande e vermelhas, sinto uma fisgada nos lábios e ja era começa a inchar demais.
Desde de criança tenho isso hoje ja estou com 34 anos.
Voce pode ter urticária crônica idiopatia. É comum a associação de dermografismo, que é um tipo de urticária, com outros tipos de urticária.
Eu li que se tomar anti-inflamatórios desencadeia
mais ainda o dermografismo. Eu tomei um torcilax e meu corpo coçou e inchou absurdamente.
Nem sempre. Uma parte dos pacientes com urticária crônica, dermografismo e outros tipos de urticária referem piora dos sintomas ao usar anti-inflamatórios. Mas nem todos. Diversos pacientes de dermografismo não pioram após o uso. Isso tem que ser avaliado caso a caso.
Eu tenho isso é horrível a dermatologista q fui passou alektos alivia quando tomo, mas quando estou sem tomar fico horrível de coceiras, coça tudo até o coro da cabeça o leito das unhas chega ser irritante, e o pior é q eu fico assim com tudo! Procurei analisar oq me faz sentir mais a coceira e é simplesmente tudo calor, frio, fome, estresse é horrível demais.
Tenho muita dificuldade com a doença, um simples espremer de cravos me deixa inchada. Sofrimento!!!
[…] Dermografismo: inchaço e vermelhidão na pele após arranhões ou atrito com outras superfícies. […]
[…] Dermografismo […]