Dermografismo, do diagnóstico ao tratamento.

dermografismo

O que é dermografismo?

É o tipo mais comum de urticária física, ocorrendo em até 5% da população.

O ato de coçar, se esfregar com toalha ou exercer atividades que pressionem a pele leva ao aparecimento de inchaços na pele, como lanhados, avermelhados, que costumam coçar bastante e após algum tempo somem sozinhos sem deixar sequela.

Quem olha após 30 minutos vê uma pele normal, sem lesões.

lesoes apos cocadura

A pessoa costuma apresentar o dermografismo subitamente, sem motivo aparente e sem relação com alguma outra doença, medicamento ou qualquer outro motivo. Os pacientes jovens são os mais acometidos.

Geralmente dura de meses a anos. Em média a duração é de 2-3 anos até a resolução espontânea, com ou sem tratamento.

Algumas teorias ligam o aparecimento desse tipo de urticária com infecções virais prévias, uso de antibióticos ou fatores emocionais porém o mais comum é não conseguir comprovar relação com nenhum acontecimento anterior. Literalmente aparece “do nada” e também após alguns meses/anos vai embora “do nada”.

No dermografismo não há o aparecimento de angioedema ou acometimento de mucosas como a boca.

Geralmente a pessoa que sofre com dermografismo sente uma coceira na pele e ao se coçar aparecem lanhados elevados e avermelhados, que coçam muito e que costumam durar 20-30 minutos e sumir espontaneamente.

O que ocasiona esses inchaços na pele é a fricção dos dedos que estimula células chamadas mastócitos a liberar uma substância chamada histamina e isso leva ao edema, vermelhidão e coceira.

Por isso o tratamento é com anti-histamínicos = antialérgicos.

A palavra dermografismo vem da junção do latim derme = pele e do grego grafia = escrita.

Literalmente significa escrita na pele. É fácil saber o porque uma vez que podemos “escrever” na pele da pessoa que tem esse tipo de urticária

escrita na pele dermografismo
Dermo = pele
Grafismo = escrita

O dermografismo é um tipo de urticária física, que são aquelas urticárias que aparecem por estímulos externos como o frio (urticária ao frio), o calor (urticária ao calor e urticária colinérgica), o sol (urticária solar) a pressão (urticária por pressão tardia) etc.

É comum alguém que tem dermografismo ter outros tipos de urticária associado

Se você quer saber mais sobre os tipos de urticária clique aqui.

Diagnóstico do dermografismo

O diagnóstico é simples e feito na hora da consulta pelo médico. Ao atritar contra a pele do paciente alguma coisa dura como a tampa de uma caneta ou o abaixador de língua um inchaço aparecerá em 1-3 minutos no local em que a pressão foi exercida e durará por 20-30 minutos.

teste para dermografismo

Não é preciso exames de sangue, biópsia da lesão ou qualquer outro tipo de exame para o diagnóstico

Dermografismo tratamento

Geralmente nenhum tipo de tratamento com medicamentos é preciso uma vez que as lesões somem espontaneamente em 20-30 minutos. Está indicado evitar exercer atritos na pele ou usar coisas muito apertadas como calcinha e sutiã com elásticos apertados.

Caso a pessoa esteja muito incomodada com a coceira pode usar antialérgicos não sedativos de segunda geração.

Exemplos de antialérgicos de segunda geração e que não dão sono:

  • Levocetirizina – Zina, Zyxen, Rizi
  • Cetirizina – Zyrtec
  • Loratadina – Claritin, Loratamed
  • Desloratadina – Desalex, Esalerg, Aloff
  • Ebastina – Ebastel
  • Rupatadina – Rupafin
  • Fexofenadina – Allegra, Fexodane
  • Bilastina – Alektos

Costumo dizer para meus pacientes que o não posso curar o dermografismo deles porém posso dar qualidade de vida e orientação. Essa doença vai sumir sozinha na hora que ela quiser e nem o melhor médico do mundo vai te curar com algum tratamento milagroso.

Não é indicado o tratamento com vacinas e nem para outros tipos de urticária. Tampouco homeopatia ou qualquer outra coisa além de antialérgicos.

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

63 respostas

  1. Eu tenho e mesmo não irritando a pele sinto muita coceira em várias das partes do corpo oque ocasiona a lesão vindo aparecer e após um tempo sumindo.

    1. amg, sofro isso tudinho. Porém tem uma última opção, um remédio de auto custo (omalizumabe) que estou tentando ter direito pelo SUS. pesquise sobre e fale com seu médico sobre

    1. amg, sofro isso tudinho. Porém tem uma última opção, um remédio de auto custo (omalizumabe) que estou tentando ter direito pelo SUS. pesquise sobre e fale com seu médico sobre

    1. amg, sofro isso tudinho. Porém tem uma última opção, um remédio de auto custo (omalizumabe) que estou tentando ter direito pelo SUS. pesquise sobre e fale com seu médico sobre

  2. Eu já estou nesse pesadelo a 1 ano e 4 meses. Vivo desesperada de coceira e nada resolve. Já fui em vários médicos, de várias especialidades, e nenhum me ajuda! Desesperador. Qualidade de vida baixou muito, várias Noites sem dormir em função da coceira, edemas na pele que chego a ter vergonha quando aprece. Meu corpo esta tendo reação a tudo! Não aguento mais

    1. amg, sofro isso tudinho. Porém tem uma última opção, um remédio de auto custo (omalizumabe) que estou tentando ter direito pelo SUS. pesquise sobre e fale com seu médico sobre

    2. Meu médico receitou ALEKTOS 20 mg, tomei por um mês uma vez ao dia. e tomar banho com loção CEREVE OU CETAPHIL PELE SENSÍVEL. Senti alivio mas ainda tenho momentos ruins e tomo um ALEKTOS daí passa o desespero. Gostaria de alguma dica de loção ou creme ara o alívio mas não consigo achar. Espero que vc melhore pois realmente é muito ruim

      1. O tratamento do dermografismo é a base de antialérgicos. O alektos (bilastina) é um antialérgico moderno, de 3 geração é bem indicado para esse propósito. Pode ser usado até 4x/dia nas crises mais severas. Os hidratantes têm um papel secundário no tratamento do dermografismo.

    3. Retire corantes e conservantes da alimentação, use cosméticos hipoalergenicos ou evite usar. Vinagre, margarina, canela…
      Dê preferência a sabonetes infantis, shampoo e detergentes sem corantes…
      Melhorei bastante depois que fiz isso

    4. O meu corpo tbm reage a tudo tem dias mesmo tomando o alektos, quando chega a tardezinha pra noite sinto tudo de novo, e tomo alektos todos os dias pq não fico em paz se não tomar. Gente como isso é terrível

  3. No meu caso agora não aparece como antes por atrito ou coceira, agora simplesmente parece bolas grande e vermelhas, sinto uma fisgada nos lábios e ja era começa a inchar demais.
    Desde de criança tenho isso hoje ja estou com 34 anos.

    1. Oi Thainara, o meu caso e igual o seu.
      Porem incha quando uso algo que aperta.
      Meus lábios sempre incha e agonia muito. Meu corpo tem ficado completamente empolado, tenho desde criança e tenho 27 anos ja.

  4. Eu li que se tomar anti-inflamatórios desencadeia
    mais ainda o dermografismo. Eu tomei um torcilax e meu corpo coçou e inchou absurdamente.

    1. Nem sempre. Uma parte dos pacientes com urticária crônica, dermografismo e outros tipos de urticária referem piora dos sintomas ao usar anti-inflamatórios. Mas nem todos. Diversos pacientes de dermografismo não pioram após o uso. Isso tem que ser avaliado caso a caso.

  5. Eu tenho isso é horrível a dermatologista q fui passou alektos alivia quando tomo, mas quando estou sem tomar fico horrível de coceiras, coça tudo até o coro da cabeça o leito das unhas chega ser irritante, e o pior é q eu fico assim com tudo! Procurei analisar oq me faz sentir mais a coceira e é simplesmente tudo calor, frio, fome, estresse é horrível demais.

  6. Olá me chamo Hellen, tenho dermografismo des dos 6 meses de idade, hoje tenho 20 anos, porém o dermografismo veio através de alergias a corantes e conservantes, hoje em dia ela vai e vem, tem dias que estou mais atacada tomo um antialérgico e passa, mais nunca teve cura, tem tempos que estou mais atacada e outros não.

  7. Fui diagnosticada . fevereiro de 2022 e até hj venho tomando alektos todos os dias pq o meu ataca com tudo, principalmente meu suor, moro em salvador e sabe como é quente por aqui né, então não tenho paz só quando tomo o medicamento, já tentei ficar sem mas infelizmente não fico em paz de coceira e coça meu corpo todo. É terrível

  8. Também sofro com esses inchaços por contatos precionantes localizados, se fico muito tempo sentado em cadeira sem almofada, se uso sapatos não ortopédicos, quando passo algum tempo de joelhos, quando abro um recipiente de rosa apertado os dedos do contato incham e coça, quando ando de moto a base da cova do pé e mãos incham. É horrível conviver com isso.

  9. Estou com os mesmos sintomas relatados nos comentários acima. Nunca tive esses sintomas de dermografismo e coceiras pelo corpo antes de tomar a vacina contra Covid (tomei a da Pfizer). Não tenho certeza se tem alguma correlação com a vacina. Isso é um incógnita… Mas pelas datas das publicações, a maioria dos comentários foram entre 2021/2022. Alguém aqui passou a ter esses sintomas tb só após tomar a vacina??

    1. Não há nenhuma relação entre dermografismo (um tipo de urticária) e vacina de coronavirus. O artigo foi escrito por mim na epoca da vacina então é impossivel ter comentarios anteriores pelo simples fato de que não existia artigo para ser comentado. Tenho 18 anos de formado e vi centenas de casos de dermografismo antes da covid e das vacinas e continuo vendo diariamente, no consultorio, com a mesma frequencia.

      1. Doutor pelo amor de Deus me ajuda ,estou desesperada, deu fungos no escroto do meu filho fungos de candidiese,ele tomou 14 dias de fluconazol e continua se coçando e agora está tomando doxepina e ele ainda continua se coçando muito ,eu não sei mais oque fazer estou desesperada.

  10. Estou nesta batalha desde 13.11.2022. O primeiro alergista que fui, diagnosticou este dermografismo, troquei de médico, e já deu alergia por ácaro, que causaria o dermografismo. Não sei mais o que faço, já tomei oito tipos de medicação. O segundo médico aconselhou vacinas, que são caríssimas. Preciso de ajuda, já as crises pioram a noite..não posso ficar sem medicação. Essa situação já afeta meu casamento, trabalho, vida social.. preciso de ajuda.

    1. Tô na mesma 2 anos que sinto como se tivesse um bichinho que vai de um lado para o outro no corpo, coça muito daí some, depois coça outro lugar e some. Sinto coceira nas crises no corpo todo sem para vai correndo pelo corpo. Após as crises a pele volta ao normal sem marcas !

  11. A maioria dos comentários de pacientes aqui informam que estão tomando antialérgicos comuns.. no meu caso foi indicado hidroxizina.. seria o mais indicado? Resolve rápido, mas dá sono.. obrigado!

      1. Olá, tenho urticária e tomo Alektos à mas o menos uns 6 anos pode vir a prejudicar futuramente? Não consigo ficar sem tomar pq é só o que alivia!

      2. A minha Dermatologista me receitou dicloridrato de hidroxizina, 1 comprimido a noite. Então, aconselha que eu troque a medicação? Tenho coceira, às vezes, pelo contato de coisas que apertem na minha pele, inclusive, lençol se não estiver esticado e alça de saco plástico. Melhoro bastante se tomar banho frio, na hora da coceira.

  12. Lendo os relatos, resumirei o que descobri e me ajuda até hoje.
    Há 5 anos atrás fui diagnosticada com Dermografismo, absolutamente tudo que tocava minha pele, desencadeava muita alergia de pele. Após 1 ano, tomando anti-histamínico e corticoide 2x dia, a dra reduziu a dose, porém após alguns meses, voltou forte.
    Antes de voltar a tomar 2x dia, passei na nutricionista ortomolecular, descobri que sou intolerante à lactose, confirmei através do exame de endoscopia digestiva alta.
    E é isso que me causa Dermografismo, e outros problemas de saúde.
    Desde então, consumo 2 a 3x ao mês algo com lactose (eu produzo a enzima, porém muito pouco), e não tenho mais dermografismo, nem nada.
    Pela minha experiência, procurem descobrir se tem alguma alergia alimentar, ou algum outro problema, pode ajudar!

  13. Meus primeiros sintomas começaram ha cerca de 9 meses atras e piorou muito no ultimo mês. Uso o creme Valerato de Betametazona em regiões que ataca muito forte e que não consigo evitar coçar e em 15 minutos tenho um alivio localizado. Meu medico receitou agora ha pouco o Alektos pela manha e a noite e pediu exames associados a Tireioide. Está insuportável, vamos ver os resultados.

  14. Eu tenho desde a infancia e só agora com 30 anos fui diagnosticada. É algo muito incomodo, sempre foi.
    Tudo e qlq coisa o corpo fica marcado, some depois de 1 hora, mas nesse período coça e a sensação de estar quente a região é horrível.

  15. Eu tenho ha anos,tudo que aperta me incomoda,sinto falta de ar, não consigo respirar bem. Quando durmo,por vezes acordo com taquicardia e falta de ar, massageia o local desfazendo os vergões passa , descobri que lençoes ou roupas pra dormir que dobrados ou enrugados pressionam minha pele e formam os vergões me causam essa falta de ar e taquicardia já fui parar no hospital pensando que estava infartando. Depois que descobri ,me levanto e massageio o local e ao se desfazer vou melhorando. É horrível.. passo a noite esticando os lençóis e não posso dormir com roupa .
    Gostaria de saber de um medicamento para acabar com meu sofrimento diário. Também sinto tudo isso que falaram.
    O uso diário de antialérgico prejudica a saúde? O que pode causar?

  16. Em outubro de 2019 teve início em uma obra na minha residência. Tive que ficar em casa durante a obra e depois da exposição a muita poeira, areia, cimento etc (até que eu pudesse sair de casa até o fim da obra) e eu sempre tive alergia a ácaros, pó etc. Depois disso comecei a sentir os sintomas de coceira, quando fui diagnosticado com dermatografismo. Desde então tomo alektos praticamente todos os dias. Tenho percebido que ultimamente apenas 1 comprimido não dura mais o dia todo. Posso tomar mais de 1? E não gera algum problema tomar por tanto tempo?

      1. Eu tenho muitas coceiras no corpo inteiro, inclusive exatamente iguais como as relatadas como dermografismo. Nunca fui diagnosticada com este tipo de urticária, mas estou começando a pesquisar.
        Há 1 fiz tatuagens e tive uma reação que ficou muito parecida com o dermografismo, pelo que li aqui. Tive que “segurar a onda” porque não podia coçar e foi um período bem tenso de cicatrização. De repente, se eu tenho isso, é bem leve. Espero descobrir logo.

  17. Sintomas em crianças, inchaço avermelhado logo após pressionar a pele, desaparece após uns 30 minutos, tbm pode ser considerado dermatografismo? Pensei que era apenas uma sensibilidade na pele, mas pode estar relacionado a esta questão, existe algum tratamento preventivo que pode ser feito? Criança 8anos.

  18. Obrigada, Dr. pelo artigo. Me ajudou muito a entender melhor sobre a doença. Nunca tinha ouvido falar sobre e uma amiga que me explicou o que era a partir das minhas queixas sobre meus sintomas. Já tenho isso há mais de 2 anos e sempre achei que uma espécie de alergia de contato, mas tinha que ser a algo específico. E lendo este artigo tive clareza sobre muitas coisas. Agora vou procurar um alergista e perguntar a respeito dessas coceiras.

  19. Começei com muita piniqueira no corpo, principalmente braços e costas, depois passou, e fiquei com o braço empolado e as vezes coça um pouco, e outro médico me disse que tenho dermografismo, me receitou Alektos, estou tomando a 20 dias e nada , e quando eu tomo hixizine melhora em muito. Posso tomar ele por quanto tempo.

    1. Os antialergicos, principalmente os de segunda geração como o alektos são muito seguros e podem ser usados por longos periodos de tempo. Converse com seu alergista para avaliar melhor por quanto tempo voce deve tomar.

  20. Olá doutor eu tenho essa alergia fiquei sabendo agora na sua página. Bom tenho 45 anos recentemente fiz uma cirurgia e depois de 8 meses tive que fazer novamente a mesma cirurgia e a alergia de tempo em tempo está fraca e bem mais grave e na cirurgia a alergia apareceu forte e inchou tato que já em casa estourou os ponto nas duas cirurgia e tem vez que ela inverte (fica interno) aí sofro inchaço onde bate.inchaço em tudo orgon.

  21. Não não doutor e descobrir esquece aí cbs energia ta pouco tempo também f sofreu uma cirurgia né na cirurgia nada que voltei nas 2 que durou muito em Chance restaurou os pontos centenário e tempo tem vez fica Fraca irá fique interna Quando fique interna sinto falta de ar na impressiona todos jogo aonde ela e bate

  22. No seu texto diz que dura em média 3 anos. Tenho isso a uns 15 anos. Porém ultimamente está mais acentuada mesmo tomando antialérgico. O que mais poderia ser feito. Tenho crises diariamente, principalmente emocional.

    1. O dermografismo dura em média 3 anos porem isso é muito individual. Tem pessoas com duração de meses e outros de décadas. O tratamento geralmente é o uso de antialergicos de segunda geração em doses elevadas, até 4x a dose normal. Em casos refratários e graves há estudos com o uso de imunossupressores e imunobiológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *