Como funcionam as vacinas para alergia no RJ?

vacinas para alergia

Como funcionam as vacinas para alergia no RJ? Confira este post onde a Policlínica Botafogo, clínica de alergia e imunologia no RJ, explica o que é, como funciona e para quem é indicado o tratamento de imunoterapia.

Antes de explicamos sobre como funcionam as vacinas para alergia no RJ, vamos explicar o que é a alergia.

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico, onde o corpo apresenta coceiras, vermelhidão, inchaços e até falta de ar ao entrar em contato com variados tipos de substâncias, como poeira, pelos de animais, pólen e picadas de insetos, por exemplo.

A vacina para alergia, também chamada de imunoterapia, consiste na aplicação de injeções subcutâneas ou de forma sublingual de pequenas doses graduais do antídoto com o agente que diminui a alergia do paciente.

A vacina para alergia subcutânea no RJ é aplicada com agulha de insulina, bem pequena e praticamente indolor. As sessões de imunoterapia geralmente se iniciam com aplicações semanais e, após um período, iniciam as vacinas mensais.

A vacina sublingual para alergia no RJ deve ser administrada diariamente.
A vacina para alergia no Rio de Janeiro é utilizada pelos médicos alergistas da Policlínica Botafogo como um método eficiente de tratamento e controle de alergia.

Como funciona a imunoterapia no RJ?

vacinas para alergia

A imunoterapia no RJ funciona como uma forma de tratamento eficaz para alergia, isso porque evita reações alérgicas simples e complexas, como quadros clínicos de anafilaxia (quadro grave de reação alérgica onde o paciente apresenta risco de vida).

A vacina para alergia é segura e eficaz, no entanto, deve ser realizada apenas por um médico que aplica vacina para alergia no RJ. O Dr. André Aguiar é um alergista imunologista no RJ com alto conhecimento técnico e científico para realizar o procedimento.

A imunoterapia previne também o desenvolvimento de novas alergias. Um paciente com reação alérgica a ácaros pode desenvolver posteriormente alergia a cão, gato, fungos, até picadas de inseto, por exemplo.

Para quem é indicada a vacina para alergia no RJ?

A vacina para alergia no RJ é indicada com mais frequência para pacientes que apresentam sintomas de reações alérgicas graves frequentemente, ou também para casos onde há falhas nos tratamentos comuns disponíveis realizados pelo paciente, como o uso de anti histamínicos, por exemplo.

Contudo, a vacina para alergia pode ser utilizada para tratar rinite, conjuntivite, asma, dermatite atópica e alergia à picada de insetos.

Antes do início do tratamento para imunoterapia, o médico que faz imunoterapia no RJ irá realizar alguns exames e testes alérgicos para garantir que o pacientes esteja apto a realizar o tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento com vacinas para alergia?

O tempo de duração do tratamento com vacinas para alergia no Rio de Janeiro recomendada pelas sociedades brasileiras é de 3 a 5 anos de tratamento. A partir do 6º mês de tratamento o paciente já apresenta uma melhora considerável, e muitas vezes descontinua o tratamento, no entanto, com a interrupção o efeito não será prolongado. 

Para que os efeitos benéficos da imunoterapia sejam longos, como de 10 a 20 anos, é importante completar o tratamento pelo tempo recomendado pelo alergista.

Agendar tratamento de imunoterapia no RJ

Para agendar o tratamento de imunoterapia no RJ, é preciso agendar uma consulta com a Policlínica Botafogo, para que possa haver a realização de avaliação clínica e também a realização de exames e testes alérgicos, que possibilitem o paciente a realizar a imunoterapia.
A Policlínica Botafogo realiza consultas, exames, testes, tratamentos e vacinas para alergia, com um atendimento humanizado para cuidar de você e de sua família.
Para agendar uma consulta com a Policlínica Botafogo, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (21) 99086-7309 ou clique aqui!

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *