Como funcionam as vacinas para alergia no RJ?
Como funcionam as vacinas para alergia no RJ?
9 de novembro de 2021
patch test
Patch test: O que é? Como é feito?
22 de novembro de 2021

IgE total e específica. O que é?

rinite

rinite

 

IgE total

A imunoglobulina E (IgE) são anticorpos produzidos pelo sistema imunológico.

Se você tem uma alergia, seu sistema imunológico reage exageradamente a um alérgeno, produzindo anticorpos chamados Imunoglobulina E. Esses anticorpos viajam para as células que liberam produtos químicos, causando uma reação alérgica. Essa reação geralmente causa sintomas no nariz, pulmões, garganta ou na pele.

Cada tipo de IgE possui “radar” específico para cada tipo de alérgeno. É por isso que algumas pessoas são alérgicas apenas a pelos de gato (elas só têm anticorpos IgE específicos para pelos de gato); enquanto outros têm reações alérgicas a vários alérgenos porque têm muitos mais tipos de anticorpos IgE diferentes.

Exame IgE

Mede a quantidade desse anticorpo no nosso sangue. Normalmente a IgE está presente em uma quantidade muito pequena no nosso sangue. Um exame com IgE total alto pode significar que a pessoa tem alguma alergia. Outras doenças também pode causar aumento desse anticorpos

O que o exame de IgE total detecta?

O médico solicita esse exame principalmente quando quer avaliar se o paciente pode ter uma doença alérgica. Embora a IgE total não diga ao que você tem alergia, ela indica que o paciente provavelmente tem alguma alergia. Em alguns casos o médico pode estar querendo avaliar outras doenças como aspergilose broncopulmonar alérgica, síndrome de hiper IgE ou alterações imunológicas

O médico alergista durante sua investigação diagnóstica costuma solicitar vários tipos de exames de alergia. IgE total e IgE específica são alguns deles. No sangue também é comum solicitar hemograma para avaliar aumento de eosinófilos (eosinofilia).

No consultório é comum realizar o prick test e teste de contato alérgico.

 

Causas de IgE total alto

  • Alergias – É a principal causa de elevação da imunoglobulina E

  • Parasitoses

  • Aspergilose broncopulmonar alérgica

  • Síndrome de Hiper IgE

  • Mieloma

  • Doenças inflamatórias como doença de Kawasaki

Qual o tratamento para IgE alto?

Deve-se tratar a doença subjacente que levou ao seu aumento. A principal causa de aumento da imunoglobulina E costuma ser alergia. Deve-se então diagnosticar a doença alérgica, seja ela rinite, asma, conjuntivite ou dermatite atópica e tratá-la.

No entanto, mesmo com sua alergia bem controlada, geralmente a IgE não diminui, continua alta. Isso não quer dizer que o tratamento não está funcionando e você não deve se preocupar.

Provavelmente sua imunoglobulina E continuará alta por toda vida mesmo com sua alergia controlada. Não tem problema algum nisso. Nem o tratamento com imunoterapia (vacina para alergia) costuma diminuir muito a IgE, embora seja excelente para o controle das alergias.

 

IgE total X IgE específica

A IgE total indica que deve ter alguma alergia mas não diz ao que. Ela é inespecífica.

A IgE específica mostra ao que (a qual antígeno) a pessoa tem alergia. Por exemplo, uma IgE específica para gatos aumentada indica que você provavelmente é alérgico a gatos.

O médico solicita o exame de IgE específica quando quer saber exatamente ao que, a que antígeno, o paciente tem alergia. Isso é importante para orientar o paciente a evitar o contato como aquela substância e para indicar a vacina de alergia (imunoterapia)

O exame de IgE específica também é conhecido como rast. É comum o médico solicita Rast para substância X ou Y.

Exemplo:

  • Rast para ácaros da poeira doméstica

  • Rast para cão ou gato

  • Rast para pólen

  • Rast para leite de vaca (ou qualquer outro alimento)

  • Rast para abelha, formiga ou marimbondo

  • Rast para penicilina ou algum outro medicamento

  • Rast para barata

     

Existem mais de 500 tipos de alérgenos que podemos solicitar o exame de Rast (ou IgE específico).

 

O que é IgE específico para Dermatophagoides pteronisses?

O Dermatophagoides pteronisses é um tipo de ácaro da poeira doméstica muito comum em todo mundo. Esse ácaro é o principal causador de alergias intradomiciliares no mundo. O exame de IgE específico para esse ácaro mede se você tem alergia a ele ou não.

Geralmente costuma estar aumentado em pessoas com rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica e dermatite atópica.

Outro ácaro que costuma causar alergia é o Blomia tropicalis. Como o nome já diz, ele está mais presente em países de clima tropical, como o Brasil.

 

Diferença de IgE específica e prick test (ou teste cutâneo alérgico)

Ambos os exames vão dizer ao que o paciente tem alergia.

O exame de IgE específica é feito pelo sangue e demora alguns dias para o resultado sair. Não precisa de jejum. O laudo do exame vem com um número que pode ser classificado como sem alergia até alergia alta

prick test

prick test

O exame de prick test é feito no consultório do médico alergista e o resultado sai em 15 minutos. Tem a vantagem do resultado sair na hora, não tem que esperar. Porem precisa levar algumas picadinhas leves no braço.

A alergia é avaliada pelo tamanho da bolinha formada no braço do paciente. Quando maior a bolinha, mais alérgico. Tem dúvidas sobre o resultado do seu teste alérgico? Fique a vontade para deixar um comentário que irei responder a todos. Ou marque uma consulta presencial ou online com um de nossos médicos alergistas.

 

77 Comentários

  1. Me tira uma dúvida em relação do predsim tem algum poblema tomar a vacina de arlegias e tomar o predsim

  2. Adécia Dos Anjos disse:

    Olá boa noite! Tenho um filho de 4 anos. A primeira alergia dele, apareceu, qdo ele foi tomar suco Tang. A orelha ficou inchada avermelhada. Depois de um tempo, ele comeu salgadinho Doritos, e novamente ficou com o rosto e pescoço avermelhado. Ele espirra muito pela manhã, dou o antialérgico pra ele, ele melhora. Ele teve um começo de bronquite e precisou ficar em observação no oxigênio. Meu filho mais velho, tem rinite que ataca todos os dias, ele já faz tratamento com o otorrino. Agora meu pequeno, fez o exame imunoglobulina e deu super alto, como devo proceder para ele fazer um tratamento ? E tem cura? E ele também foi diagnosticado com neutropenia. O que eu faço? Obrigada. Aguardo retorno.

    • Voce deve procurar um alergista para investigar ao que seu filho tem alergia. Pode ser por exames no consultorio (prick test) ou pelo sangue (IgE especifica). Uma vez diagnosticado um tratamento especifico para a alergia dele vai ser feito. A imunoterapia (vacina para alergia) as vezes está indicada.

  3. Maria disse:

    Oi me tire uma dúvida meu IgE de mais de 5000 e fiz o outro exame na pele e não deu nenhuma reação e normal e os médicos falam que não sabem oque fazer comigo já faz 17 anos que tô nessa luta pra descobrir o que tenho tenho feridas pelo corpo o que vc me indicaria a fazer?

    • IgE aumentada pode ter várias causas, a principal alergia. É muito comum em casos de dermatite atópica grave uma IgE tão aumentada e feridas pelo corpo. Procure um alergista para ser adequadamente avaliado. se precisar marque uma consulta online comigo pelo doctoralia.

  4. Cintia Vieira disse:

    Bom dia Dr,minha filha fez o teste alérgico e constou nível alto em histamina,porém os remédios q a Dr uitilizou não está adiantando em nada, minha filha teve até uma piora,se coça demais,fica toda vermelha,tem bolhas de pus,e está cheia de caroços no corpo,o que eu faço,estou desesperada com a situação dela,por favor me ajude, não seria o caso de tomar alguma vacina?

    • Todo teste alérgico (prick test) tem um controle positivo, que é a histamina. Esse controle SEMPRE dá positivo. É normal e esperado a histamina dar alto e não quer dizer nada.
      Agora, sobre o problema de sua filha é preciso saber o que ela tem, fazer um diagnóstico. Só após um diagnóstico é possível falar se tem ou não indicação de vacina.

    • Cristiane Mendonça disse:

      Olá,

      Fiz um IgE para corantes Amarelo e o vermelho, ambos os resultados deram inferior a baixo (indetectado). Acredito que não tenho nenhum tipo de alergia com essa resultado certo?
      Provavelmente a alergia que tive que saiu no corpo após comer tapioca com presunto e queijo e suco de gelatina a reação alérgica foi de outro componete.

  5. Fabricio Rosa Feijó disse:

    IGE total elevado, no meu caso 1800, posso tomar a vacina do covid?

  6. Luciane disse:

    O Ige total de meu filho de 1 ano e três meses deu 60 ,isso não está normal?

    • Sim, me parece normal. De qualquer forma a IgE isolada não significa muito. Deve ser interpretada na história clínica do paciente.

      • Patrícia disse:

        Bom tarde, Dr.

        Fiz teste de alergia na pele e deu-me resultado positivo para muitas alergias, nomeadamente, animais, ácaros, Pinheiro, etc. Fui fazer o exame por estar constantemente a espirrar, ter pingo no nariz e o meu nariz estar sempre entupido.

        A médica mandou fazer também exame ao sangue e a minha dúvida é que no exame especifico do sangue (lge) deu resultado baixo para esses que deram positivo na pele. Penso ser um pouco estranho porque eu sofro mesmo muito com as alergias e nas analises ao sangue deu resultado baixo.

  7. Lucia disse:

    Olá meu filho de 8anos tem alergia a resinas principalmente do aipim oque pode ser á causa

  8. Vivian Cristina Gomes Fideles disse:

    Minja filha tem 4 anos e o exame dela IgE total deu 198. No teste alérgico deu ácaros. Tem algum nome específico pra essa alergia? Ela vai começar um tratamento.

    • O exame apenas mostra que sua filha é alergia a ácaros. O IgE alto corrobora esse diagnostico. Agora, o nome depende de outros sintomas. Ela pode ter rinite alérgica, conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica etc. São todas doenças que levam a ter um IgE alto e sensibilidade a ácaros.

  9. Jose Adriano disse:

    Bom dia. Tenho uma filha de 6 anos. O IgE dela deu 1686. Ela tomou a 1 dose da vacina contra covid, nao teve nenhum problema.
    Porem, na consulta com o alergologista ele me recomendou nao levar ela pra tomar a 2 dose, pois o IgE elevado( 1686 ) ja estaria protegendo da covid. E que a 2 dose é que traz mais reaçoes alergicas. Me ajude estou em duvida. Obrigado.

    • Não faz sentido algum essa recomendação do colega alergista. IgE alta não protege contra covid. Se fosse o caso meus pacientes alérgicos não tinham covid pois todos têm igE alta. A orientação das sociedades medicas, inclusive a sociedade de alergia e imunologia é a favor da vacinação. Todas as doses, 2-3 ou 4 se tiver.

  10. Bruna disse:

    Meu ige total está normal, mas o específico a caspa de cão está bem alto ( acima de 13 ku/l). Isso necessariamente, significa que tenho alergia a cão?!

    • Não. isso significa que voce é sensibilizado ao can f 1, proteina alergênica do cão. O mais importante é sua clínica. Seus sintomas pioram quando em contato com o cão. Se a resposta é sim, voce tem alergia a cão. Se a resposta é não, cove apenas tem sensibilização

  11. Ana Pereira disse:

    Bom dia.
    Fiz testes prick e deu que era alérgica a ácaros e por isso fui fazer analises sanguíneos.
    O valor de IgE total deu muito baixo (42) mas o da IgE específico para ácaro doméstico deu 14.70.
    O que isto quer dizer sendo que o total é tão baixo?
    Obrigado

  12. Edilene disse:

    IGE 67,60 É considerado normal?

      • Tamila disse:

        Eu tenho uma filha de 5 anos, estamos em uma investigação para diagnósticar uma possível alergia. ELa tem alergia a insetos, bastante sensibilidade a poeira, e facilmente tem episódios como coceira no nariz, garganta e ouvidos onde fica entupida sempre que fica com essa irritação no nariz. Fizemos o IGe total e o para nossa surpresa deu 2352. O retorno dela está para o fim do mes. Será necessário ainda algum exame que possamos descobrir o que causa toda essa alergia?

        • Sim. O exame de IgE total é inespecífico. Ele apenas fala: Provavelmente essa pessoa é alérgica. Ele não diz ao que a pessoa é alergica. Para isso seria importante fazer os exames de IgE específica para as coisas que se suspeita que tem alergia. No Brasil, princialmente ácaros, pelo de cachorro e as vezes fungos e baratas. No sul do Brasil tambem temos polem como importante alérgeno. Pode-se fazer tambem o prick teste (teste de punctura ao invez da IgE específica).

    • Juliana disse:

      Boa tarde, fiz esse teste no fim do ano passado pq meu rosto começou a ter umas reações alergicas e coçava, a Dra. Passou pomada e passou, fiz esse exame e tinha dado 1.009(sou adulta), a médica me passou um medicamento pra tomar, e fiz testes de alergia, eu tenho alergia a ácaro, poeira, apenas, ela pediu pra eu repetir o exame um mês e meio depois, hj em dia ja n sinto mais nada, nenhum sintoma, mas minha alergia continha alta, fiz o exame essa semana e deu 1.002, vi no post que pode permanecer alto mesmo estando controlada, eu devo me preocupar? E vou fazer uma cirurgia, meus exames da cirurgia deu tudo certo, será que pode acontecer algo porque esse de alergia deu alto? Fico no aguardo, muito obrigada!

  13. Maria disse:

    Meu ige total, dosagem está 291
    O que pode ser que causou?

    • Geralmente um aumento da IgE significa alguma alergia ou parasitose. Porem outras doenças tambem podem aumentar a IgE total, e pode inclusive ser normal para voce. O aumento da IgE não deve ser considerada isoladamente mas em conjunto com outros sinais e sintomas.

  14. Claudia disse:

    Adermatite junto com ige total alto aposenta

  15. Pamela disse:

    Meu ige total deu acima de 400, já tem um tempo que meus lábios vem ressecando, ele descasca e a pele fica fina e as vezes com pequenas bolhas, isso é um ciclo, isso já vem acontecendo a um tempo,mas no restante do corpo não aparece nada, fiz o teste ige pq minha médica disse que poderia ser alergia, isso e normal? É algo que incomoda muito

  16. Angélica disse:

    IGE 84 é normal?

  17. Ana Maria Alves De disse:

    Dr meu exame de ige deu baixíssimo. Estou muito preocupada.

  18. PALOMA CRISTINA DOS SANTOS disse:

    IGE TOTAL – IMUNOGLOBULINA E – RESULTADO 396,0 kU/l

    é normal???

    • Um pouco acima do normal. Como dito no artigo IgE aumentada isoladamente não fala nada. É preciso saber qual a causa da IgE aumentada. Como geralmente o que aumenta a IgE é alergia voce precisa procurar um alergista e fazer testes alérgicos

  19. Márcia Coêlho disse:

    Fiz exame de IgE total, mas o resultado ficou 123,0. Continuo com a reação alérgica na pele. Coça ao redor do olho esquerdo e a testa, tipo um módulo. Hoje, dia 13, aconteceu no lado direito. O esquerdo está normal. O que faço?

  20. Danyelle disse:

    IGE 37,2 para criança de 4 anos é normal?

  21. Joao de sousa disse:

    Ola meu ige total deu alto ja tomei remedio pra baixar so alivia sinto a pele arranhar quando groza na roupa a pele tipo seca

  22. Juliane disse:

    O IGE total aumenta em criança se caso esteja resfriado/gripado com um tosse com secreção?

  23. Juliane disse:

    Olá,
    Coceira no troco, com bolinhas que crescem quando está coçando especialmente na barriga como se estivesse andando algo, meu rosto Fica vermelho, coçando e ardendo, olhos e nariz tbm. A noite minha garganta e língua que já fica irritada o dia todo, ainda incha e tenho dificuldade pra respirar. Já fui ao clínico geral tomei por 10 dias prometazina e prednisona. Voltei ao médico pediu pra continuar com prometazina e alegra e encaminhou para um dermatologista. Que ainda não fui, sou do interior e na minha cidade não tem. Ja estou a 26 dias assim. Cid L 50.9 do encaminhamento Aguardando vaga em outra cidade o que fazer?

  24. vanessa disse:

    Meu filho de 1 ano e 2 meses fez o exame de IgE especifico, F76 deu 0,69 KU/L e F77 deu 0,44 KU/L, isso significa que ele é alergico a proteina do leite? Ele tem tosse constante e diarreia recorrente.

  25. Renata disse:

    O IgE total do meu filho de 3 anos deu 254, mas os exames de IgE específico foram normais, não detectou alergia específica.
    O que pode ser?

  26. Thainna disse:

    Ola boa noite minha menina fez o exame de IgE total e deu 1423 bem acima oq pode ser

  27. Clarice disse:

    Meu filho fez exame e o Ige dele deu 1586,0 ele tem apenas 4 anos

  28. luzinete disse:

    boa tarde o exame do meu filho ige total deu 6,5 ele tem 8 anos e normal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>