Como funcionam as vacinas para alergia no RJ?
Como funcionam as vacinas para alergia no RJ?
9 de novembro de 2021
patch test
Patch test: O que é? Como é feito?
22 de novembro de 2021

IgE total e específica. O que é?

rinite

rinite

 

IgE total

A imunoglobulina E (IgE) são anticorpos produzidos pelo sistema imunológico.

Se você tem uma alergia, seu sistema imunológico reage exageradamente a um alérgeno, produzindo anticorpos chamados Imunoglobulina E. Esses anticorpos viajam para as células que liberam produtos químicos, causando uma reação alérgica. Essa reação geralmente causa sintomas no nariz, pulmões, garganta ou na pele.

Cada tipo de IgE possui “radar” específico para cada tipo de alérgeno. É por isso que algumas pessoas são alérgicas apenas a pelos de gato (elas só têm anticorpos IgE específicos para pelos de gato); enquanto outros têm reações alérgicas a vários alérgenos porque têm muitos mais tipos de anticorpos IgE diferentes.

Exame IgE

Mede a quantidade desse anticorpo no nosso sangue. Normalmente a IgE está presente em uma quantidade muito pequena no nosso sangue. Um exame com IgE total alto pode significar que a pessoa tem alguma alergia. Outras doenças também pode causar aumento desse anticorpos

O que o exame de IgE total detecta?

O médico solicita esse exame principalmente quando quer avaliar se o paciente pode ter uma doença alérgica. Embora a IgE total não diga ao que você tem alergia, ela indica que o paciente provavelmente tem alguma alergia. Em alguns casos o médico pode estar querendo avaliar outras doenças como aspergilose broncopulmonar alérgica, síndrome de hiper IgE ou alterações imunológicas

O médico alergista durante sua investigação diagnóstica costuma solicitar vários tipos de exames de alergia. IgE total e IgE específica são alguns deles. No sangue também é comum solicitar hemograma para avaliar aumento de eosinófilos (eosinofilia).

No consultório é comum realizar o prick test e teste de contato alérgico.

 

Causas de IgE total alto

  • Alergias – É a principal causa de elevação da imunoglobulina E

  • Parasitoses

  • Aspergilose broncopulmonar alérgica

  • Síndrome de Hiper IgE

  • Mieloma

  • Doenças inflamatórias como doença de Kawasaki

 

Qual o tratamento para IgE alto?

Deve-se tratar a doença subjacente que levou ao seu aumento. A principal causa de aumento da imunoglobulina E costuma ser alergia. Deve-se então diagnosticar a doença alérgica, seja ela rinite, asma, conjuntivite ou dermatite atópica e tratá-la.

No entanto, mesmo com sua alergia bem controlada, geralmente a IgE não diminui, continua alta. Isso não quer dizer que o tratamento não está funcionando e você não deve se preocupar.

Provavelmente sua imunoglobulina E continuará alta por toda vida mesmo com sua alergia controlada. Não tem problema algum nisso. Nem o tratamento com imunoterapia costuma diminuir muito a IgE, embora seja excelente para o controle das alergias.

 

IgE total X IgE específica

A IgE total indica que deve ter alguma alergia mas não diz ao que. Ela é inespecífica.

A IgE específica mostra ao que (a qual antígeno) a pessoa tem alergia. Por exemplo, uma IgE específica para gatos aumentada indica que você provavelmente é alérgico a gatos.

O médico solicita o exame de IgE específica quando quer saber exatamente ao que, a que antígeno, o paciente tem alergia. Isso é importante para orientar o paciente a evitar o contato como aquela substância e para indicar a vacina de alergia (imunoterapia)

O exame de IgE específica também é conhecido como rast. É comum o médico solicita Rast para substância X ou Y.

Exemplo:

  • Rast para ácaros da poeira doméstica

  • Rast para cão ou gato

  • Rast para pólen

  • Rast para leite de vaca (ou qualquer outro alimento)

  • Rast para abelha, formiga ou marimbondo

  • Rast para penicilina ou algum outro medicamento

  • Rast para barata

     

Existem mais de 500 tipos de alérgenos que podemos solicitar o exame de Rast (ou IgE específico).

 

O que é IgE específico para Dermatophagoides pteronisses?

O Dermatophagoides pteronisses é um tipo de ácaro da poeira doméstica muito comum em todo mundo. Esse ácaro é o principal causador de alergias intradomiciliares no mundo. O exame de IgE específico para esse ácaro mede se você tem alergia a ele ou não.

Geralmente costuma estar aumentado em pessoas com rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica e dermatite atópica.

Outro ácaro que costuma causar alergia é o Blomia tropicalis. Como o nome já diz, ele está mais presente em países de clima tropical, como o Brasil.

 

Diferença de IgE específica e prick test (ou teste cutâneo alérgico)

Ambos os exames vão dizer ao que o paciente tem alergia.

O exame de IgE específica é feito pelo sangue e demora alguns dias para o resultado sair. Não precisa de jejum. O laudo do exame vem com um número que pode ser classificado como sem alergia até alergia alta

prick test

prick test

O exame de prick test é feito no consultório do médico alergista e o resultado sai em 15 minutos. Tem a vantagem do resultado sair na hora, não tem que esperar. Porem precisa levar algumas picadinhas leves no braço.

A alergia é avaliada pelo tamanho da bolinha formada no braço do paciente. Quando maior a bolinha, mais alérgico. Tem dúvidas sobre o resultado do seu teste alérgico? Fique a vontade para deixar um comentário que irei responder a todos. Ou marque uma consulta presencial ou online com um de nossos médicos alergistas.

 

 

2 Comentários

  1. Me tira uma dúvida em relação do predsim tem algum poblema tomar a vacina de arlegias e tomar o predsim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>