Alergia a amoxicilina e penicilina.

alergia a penicilina

10% da população refere ser alérgica a amoxicilina ou penicilina. No entanto, após serem testadas, 90% das pessoas não tem a alergia confirmada.

O que é amoxicilina?

A amoxicilina é um antibiótico da classe dos beta lactâmicos, assim como a penicilina, ampicilina e cefalexina. Qualquer um alérgico a amoxicilina costuma ser alérgico aos outros membros dessa família de antibióticos

Quais os sintomas de alergia a amoxicilina e penicilina?

urticaria por alergia a amoxicilina
  • Placas vermelhas no corpo (urticária)
  • Inchaços em lábios, olhos, língua, mãos e pés (angioedema)
  • Falta de ar, chiado no peito, tosse
  • Pode ocasionar choque anafilático e risco de vida em casos mais graves

Essas reações ocorrem minutos a horas após o uso do antibiótico.

Outras reações, chamadas de tardias, podem ocorrer dias após o uso. Geralmente são manchas avermelhadas pelo corpo chamas de rash cutâneo. Os testes alérgicos não conseguem prever essas alergias.

Se eu tiver uma reação alérgica tardia a amoxicilina com rash cutâneo, posso tomar novamente o antibiótico?

Reações alérgicas tardias podem ou não se repetir após novo uso do antibiótico. As vezes o rash cutâneo foi causado pela infecção que você tinha quando foi prescrito o antibiótico, e não ao medicamento.

Reações tardias com risco de vida são muito raras.

O ideal é conversar com o seu alergista e avaliar o risco benefício de se usar novamente esse antibiótico.

Porque tanta gente acha que é alérgico a penicilina e amoxicilina porém na verdade não é?

  • Com o passar dos anos as pessoas podem deixar de ser alérgicas.
  • Uma infecção viral ou bacteriana pode causar vermelhidão (rash cutâneo) nos pacientes e como elas estavam usando antibiótico para o tratamento acham erroneamente que este foi a causa da “alergia”.
  • Outro remédio que estava sendo usado durante o tratamento pode ter causado a alergia
  • Um efeito adverso não alérgico como diarreia, vômito ou dor de barriga pode ser confundido com alergia verdadeira

Quem deve fazer um teste para alergia a amoxicilina?

Qualquer pessoa que ache que tem alergia a penicilina ou amoxicilina deve passar por uma consulta com alergista e talvez seja indicado realizar um teste alérgico para confirmar essa alergia.

Porque fazer um teste para alergia a amoxicilina se não estou precisando tomar esse antibiótico nesse momento?

O melhor momento para se testar alergia a um medicamento é antes que você precise usá-lo. Amoxicilina e penicilinas são os antibióticos mais usados na medicina e saber se você realmente é alérgico a eles pode ajudar muito no futuro, quando você precisar. São os medicamentos de escolha para tratar sinusite, otite, amigdalite e pneumonias.

Isso evitará o uso desnecessário de outros antibióticos de segunda linha que podem ser mais caros, com mais efeitos adversos ou causar resistência bacteriana.

Como é feito o teste para avaliar alergia a amoxicilina e penicilina?

teste alergico para amoxicilina

É feito um teste cutâneo com penicilina seguido por um teste de provocação com amoxicilina.

O teste deve ser feito em hospital ou consultório do alergista preparado para reverter uma reação alérgica.

Uma pequena dose de penicilina é colocada no braço do paciente e feito um furinho. Depois é injetado sob a pele (subcutâneo) mais um pouco de penicilina. Se não houver reação alérgica é dado para o paciente uma dose de amoxicilina por via oral e se observa por 2 horas, no consultório, qualquer reação alérgica.

Quando feito por médico experiente e em ambiente adequado (hospital ou clínica especialmente preparada) o teste é seguro e demora cerca de 3hs.

No Serviço de Alergia e Imunologia da Policlínica de Botafogo fazemos o teste alérgico para amoxicilina com toda a segurança pois estamos dentro de um hospital com emergência médica. O exame é feito por médico alergista especializado em testes para alergias a medicamentos e o resultado sai em poucas horas.

Existe algum exame de sangue para avaliar alergia a amoxicilina ou penicilina?

Existe um exame de sangue (IgE específico para amoxicilina) porém não é muito confiável. O melhor método para diagnóstico é o teste cutâneo seguido pelo teste de provocação com amoxicilina

Se eu passar no teste de alergia a penicilina e amoxicilina posso tomar cefalexina?

Sim. A grande maioria dos pacientes não terá reação a penicilina e não precisa fazer um teste específico para esse antibiótico.

Pacientes com história de alergia a cefalexina devem fazer um teste para alergia a penicilina e amoxicilina?

Eles devem fazer o teste para penicilina e depois a provocação oral com cefalexina.

Quem tem rinite alérgica, asma ou outras alergias têm maior chance de alergia a amoxicilina?

Não, estudos não mostram um aumento da chance de alergia a esse antibiótico

O que tomar se eu realmente for alérgico a amoxicilina?

Isso depende de vários fatores como idade, tipo de infecção etc. Os antibióticos mais usados são:

  • Quinolonas como levofloxacino
  • Macrolideos como claritromicina
  • Acetil cefuroxima (Zinnat)

Quem tem alergia a amoxicilina pode tomar azitromicina?

Sim, são antibióticos de classes diferentes

Quem tem alergia a amoxicilina pode tomar dipirona?

Sim, dipirona é um anti-inflamatório e não tem nenhuma reação cruzada com qualquer antibiótico

Quem tem alergia a amoxicilina pode usar cefalexina?

A chance de reação cruzada é pequena, cerca de 5%, porém existe. Inclusive com alguns casos de reação grave. O mais seguro é fazer um teste de provocação medicamentosa antes

Quem tem alergia a amoxicilina pode tomar penicilina (Benzetacil)?

Não. Esses antibióticos são da mesma família e tem reação cruzada.

Como tratar alergia a amoxicilina?

Se for uma reação alérgica com placas vermelhas pelo corpo (urticária), inchaços (angioedema) ou falta de ar você deve procurar ajuda em uma emergência médica de imediato.

Os medicamentos mais usados são:

  • Antialérgicos
  • Corticoide
  • Broncodilatadores em caso de falta de ar
  • Adrenalina nos casos mais graves que evoluem para anafilaxia

Espero ter esclarecido dúvidas e respeito da alergia a amoxicilina e penicilina. Fiquem à vontade para deixar perguntas que irei responder a todas

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

78 respostas

  1. Meus 2 filhos tinham alerhia a amoxilina..omeu terceiro achei nao teria.mais ne enganei, deu olacas de ueticaria e muita tosse,como pode meus?3 filhos com alergia a amoxilina

  2. Minha filha de 5 anos está fazendo tratamento com amoxicilina+clavulatato de potássio e está com placas vermelhas pelo corpo e tbm criou uma erupção na nadega , estou com medo .. devo procurar a emergência??
    Obs : a primeira vez a 3 anos atrás ela fez tratamento com amoxicilina e inchou (rosto e corpo) … o médico interrompeu o tratamento na época!

    1. Moça, sua filha já havia dado sinais de alergia a 3 anos atrás com inchaço do rosto e corpo (angioedema) forma grave de alergia. No caso ela não deveria estar tomando amoxicilina de forma alguma.
      A senhora deve sim procurar um atendimento médico pra ela e suspender o uso.

  3. Minha filha 9 meses os médicos estão suspeitando de alergia a amoxicilina trocou o antibiótico passou azitromicina e hidroxizina. Quanto tempo demora para as manchas sumirem do corpo estou desesperada . Ela chora e não consegue dormir mesmo medicada com antialérgico.

  4. Minha filha tá tomando amixacilina +clavulanato e hixizine e começou com uma tosse seca que não para por nada,parece ser tosse alérgica, e ela não estava assim antes de começar a tomar a medicação, pode ser alergia a amoxacilina ?

  5. Minha filha está no Décimo dia de tratamento com amoxicilina e clavulanato, o médico passou por 12 dias, agora que começou a aparecer umas manchas vermelhas na pele dela, devo interromper o tratamento, pois só falta 2 dias para acabar?

  6. Meu filho de 2 anos tomou amoxicilina e no 6° dia deu alergia ,placas vermelha no corpo inteiro, já tomou remédio mas o vermelho não some ,eles estão ficando espalhados

  7. Minha filha de 1 ano e 3 mês tomou amoxicilina a noite já amanheceu todas cheia de placas vermelhas levei no hospital passou corticoide pra toma lá porém mandou pra casa não as mancha vermelha sumiu um pouco agora tá mais parte das pernas porém ela está muito inchadas estou deseperada pq ela tá tendo febre 24 horas p dias e não sei mais oq fazer

    1. O ideal é trocar o antibiotico uma vez que pode ser uma alergia a amoxicilina. E medicação para o tratamento da crise alérgica, geralmente antialérgicos e corticoide. Procure o médico ou hospital que te atendeu para ela ser avaliada adequadamente.

  8. Sou alérgica a penicilina estou com infecção bacteriana no pulmão o médico prescreveu Septam BD
    CONTÉM AMOXICILINA E SULBACTAM POSSIO TOMAR? Tenho 80 anos

    1. Se voce realmente é alergica a penicilina o uso de amoxicilina não é recomendado por reação cruzada. Agora, pode ser que você não seja alergica a penicilina. 90% das pessoas que referem ser alérgica a penicilina na verdade não são.

  9. Meu filho tomou amoxicilina com clavulonato de potássio e no sexto dia apresentou manchas pelo corpo e inchaço nos joelhos, mãos e pés. É possível alergia à amoxicilina inchar articulações? Ige específico de penicilina deu baixo … Muito grata desde já!

  10. Meu filho fez o teste pra amoxilina ,amplicilina ,dipirona.
    Resultados : Amoxilina 0,10
    Amplicilina 0,10
    Dipirona 0,35
    Eu entedi nos resultados que ele realmente é alergico a esses medicamentos…porem a dra que pediu os exames disse que ele não é alérgico.
    Sendo que pediu justamente porque após se tratado com os mesmos apresentou inúmeras bolinhas vermelhas pelo corpo e mãos.

  11. Olá, eu estava com o siso infeccionado e a dentista me passou Amoxicilina e Ibuprofeno para tomar por 3 dias, hoje que seria o último dia, no penúltimo comprimido começou a aparecer pontinhos vermelhos na barriga, pernas e na lombar.
    Pode ser alergia a Amoxicilina? Está coçando levemente, tem algum anti alérgico que eu possa tomar em casa mesmo? Histamin por exemplo?
    Não estou tendo nenhum outro sintoma.

  12. Olá, boa tarde.
    Realmente, alergia a Amoxicilina. Fui no médico na terça feira, e estou com urticária praticamente pelo corpo todo (menos o rosto e levemente nos braços), comecei a tomar remédio na terça a tarde mesmo (Alektos e Prednisona) de 12 em 12 horas por 5 dias, porém estou ficando preocupada porque tem hora que eu acho que está diminuindo, outras vezes coçando, aí tem hora que acho que não mudou nada… enfim, fico nervosa com isso porque achei que hoje eu já não teria mais nada, que estaria curada. É normal? Demora mesmo pra sair do corpo?

  13. Olá!
    Tomei esogastro ibp para tratamento da bactéria h pylori e me senti muito mal. Uma hora depois fiz vômito. E três horas após apareceram várias manchas vermelhas principalmente no braço e tronco. Pode ser alergia a amoxilina.
    Obrigada

  14. Olá, boa tarde!
    Minha bebê de 11 meses a uma semana atrás tava dando febre direto, levamos ela na emergência lá fizeram exame de sangue e acusou uma infecção muito alta. Passaram o amoxilina+clafulanato por 7 dias e ibuprofeno. No terceiro dia voltei novamente na emergência pq ela chegou a 40c de febre. Apenas deram injeção de dipirona a febre abaixou. Aí mandou continuar com o antibiótico até o 7 dia e passar a dar dipirona.
    Tomou o amoxilina até o sétimo dia, dois dias depois do término do amoxilina começou a aparecer manchas vermelhas pelo corpo todo e rosto da minha bebê. Levei na emergência lá fizeram o exame de sangue as placas que no último exame deu alterado(infecção) diminuiu. Aí o médico passou a injeção corticoide lá e pra ficar tomando em casa por 5 dias o hixizine(de 8 em 8 horas) e predsim(de 12 em 12h).
    O predsim é o mesmo que predisiolona?
    Pode ter sido o amoxilina mesmo, a alergia?
    Em quanto tempo demora pras manchas saírem?

  15. Minha filha de 6 anos iniciou amoxilina, depois de 3 dias iniciaram as manchas na pele, procurei atendimento e suspendi o tratamento iniciando com antialérgicos a 5 dias e só vem piorando. . As machas somem e volta cada vez piores. Nada de exames para certeza de ser somente alergia. Todos os médicos falam e receitam a mesma coisa. É normal?

  16. Eu Sou alérgica a benzetacil e hoje fui no médico com infecção na garganta, E a doutora mandou eu tomar amoxicilina tri _hidratada+ potássio,acabei de tomar e agora estou com medo de me da reação..o que devo fazer ? Eu aida falei pra Doutora que sou alérgica a Benzetacil

  17. Meu marido fez a pouco uma cirugia na perna de faciotomia e passaram pra ele tomar cefalexina e dipirona de 1 grama se sentir dor no primeiro dia que tomou logo pela manhã ela já apareceu com pequenas bolinhas no joelho vermelhar e em 24 horas tomando a cefalexina ele apresentou ainda mas placas vermelhas no corpo fez o exame de sangue na upa mas não acusou nada deram uma medicação a ele piorou mas depois de umas duas hora aplicaram outra medicação e ele disse que melhorou até a dor que ele tava sentido gostaria de saber quanto tempo demora pra esses vermelho das placas começarem a sumir ?

  18. Doutor, tive uma amigdalite, tratei com amoxicilina e depois de dois dias que pausei com a medicação, eu tive rash cutâneo – manchas avermelhadas por todo corpo, mas sem coceiras, de modo geral. Pode ser alergia a amoxicilina?

  19. Olá .. tenho alergia a amoxicilina desde pequena.. Tenho uma filha de 3 anos que nunca foi testada.. Ela pode ter alergia à amoxicilina tbm?

  20. Dr, comecei o tratamento pra H, pylori com amoxicilina e senti muita dor de cabeça, uma dor muito forte como nunca tinha sentido. Um peso do lado direito da cabeça. Aí parei de tomar, não senti mais nada. Depois tomei de novo senti a mesma dor. Voltei na médica ela pediu pra parar com a amoxicilina. E passou outros remédios.
    Agora estou com infecção, e inflamação grave nas amígdalas, a médica falou que o melhor era amoxicilina pra tratar, mas falei que me senti muito mal quando tomei, suspeitava ser alérgica a amoxicilina.
    Será que posso tomar amoxicilina pra combater a infecção das amígdalas?
    Essa dor de cabeça que senti poder ser uma reação alérgica a amoxicilina?

  21. Olá! Bom dia! Meu filho de 2 anos teve três dias de febre alta, sem outros sintomas, e a pediatra da urgência diagnosticou sinusite e receitou amoxicilina por 10 dias. No terceiro dia, já sem febre, ele manifestou um rash cutâneo no tronco, sem coceira, e a pediatra dele (não mais a da urgência) disse que não era provável ser alergia, que o mais provável era ser um exantema viral (com o antibiótico tendo sido mal prescrito, então). Mesmo assim, ela disse para terminar a administração do antibiótico. De fato, o rash melhorou no dia seguinte, mas voltou ontem, mais intensamente, no 8º dia de administração da amoxicilina, que acabei por suspender por minha conta. O rash não coça, mas ainda está pelo corpo todo. Ele não apresenta outros sintomas. Pode ser alergia à amoxicilina, mesmo sem coceira? Muito obrigada pela atenção!

  22. Olá,
    Ainda quando criança me falaram que tenho alergia à ampicilina e pinisulina. Depois dessa informação nunca mais tomei.
    Irei fazer a cirurgia de extração dos 4 dentes molar, a dentista me passou amoxilina para tomar, questionei por conta do composto já que, pelo que sei, tenho alergia.
    Ela então me formou que fico sem tomar nenhum. O que posso fazer nesse caso? Testo a amoxilina ou há outro que eu possa substituir?

  23. Olá, meu filho teve alergia (olhos, joelhos pés inchados, urticárias, placas vermelhas) a amoxicicilina com clavulanato, tempos depois tomou amoxicicilina com sulbactan e não teve nada, pode ser alergia a outra coisa ou a amoxicilina?

    1. Pode ser que ele tenha tido outra alergia na primeira vez ou ele realmente teve alergia ao antibiotico amoxicilina porem com o tempo deixo de ter. Isso é muito comum no caso de alergias ao grupo das penicilinas.

  24. Tenho 39 anos, já tomei 6 tipos de antibióticos diferentes (nomes diferentes, mas acho que alguns são da mesma “família”), em todos os casos me deu reação alérgica. Vermelhidão, coceira, inchaços,
    às vezes enjoos. Quando criança fui diagnosticada com alérgica a antibióticos, mas como minha mãe era leiga, achou que tudo era a mesma coisa. Quando ganhei meus filhos precisei tomar antibióticos, pois meus partos foram cesarianas e por prevenção a alguma inflamação fui medicada com o mesmo. Nos 4 partos avisei da alergia e mesmo com ajuda de antialérgico fiquei com sintomas. A mais ou menos 4 anos por conta de uma infecção nos rins, precisei tomar novamente o medicamento, mas um médico me questionou sobre qual antibiótico tenho alergia. Na hora falei que não saberia dizer, mas que tomei nos partos e quando criança e em todas às ocasiões me ocorreu alguns sintomas. Ele suspendeu o uso do antialérgico e falou que faríamos o teste pra saber qual antibiótico poderia ou não tomar. Na hora eu não aceitei, pois mesmo com o antialérgico eu tenho receio de tomar, até mesmo porque sempre fico com algumas sequelas, então sem o antialérgico eu sei lá o que poderia acontecer. Enfim… quando trocou o plantão o outro médico continuou com o antialérgico, mas como no meu exame de imagem deu que meus rins estavam limpos fui liberado. Tomei somente 3 doses de antibióticos ministrado com o soro e depois disso não tomei mais. Até hoje eu tenho muito medo de precisar de antibióticos. Mas será possível uma pessoa ter alergia a todos os antibióticos que existe?

  25. Olá.
    Bom. Tenho alergia a ( Dipirona e Amoxicilina)
    Queria saber quais remédios posso ingerir.
    Pois já tive 2 paradas cardíacas por ingerir estes medicamentos sem saber que contenha em outros medicamentos e isso dentro de um hospital.
    Desde já grata😊

    1. O ideal é voce confirmar que tem alergia a esses medicamentos. 90% dos pacientes que falam ter alergia a amoxicilina na realidade não tem. Va em um alergista e após a conssulta talvez seja solicitado um teste de provocação medicamentosa.

  26. Sempre tomei Amoxicilina,nunca havia sentido nada de ruim.Atualmente,estou fazendo uso de Amoxicilina tri-hidratada e comecei à tossir(tosse seca).É possível ser uma reação alérgica?

  27. Olá, minha filha de 2a 3m deu urticária após 7 dias de uso de Amoxilina. O pediatra dela receitou antialérgico por 7 dias, mas não indicou dar continuidade ao tratamento com outro antibiótico. É comum encerrar o tratamento iniciado com Amoxilina com apenas 7 dias?

  28. Boa tarde!
    iniciei tratamento com amoxicilina 1 grama+claritromicina 500 mg+ esomeprazol 40 mg de 12 hs/12 hs. Senti muito mal estar. Algumas horas depois empolei toda. Suspendi o medicamento. Tomei amoxicilina a vida toda. Será que pode ser alergia a amoxicilina ou claritromicina?
    Obrigado

    1. Meu filho não é alérgico a amoxilina, mas teve um choque anafilatico com ceftriaxona. Por sorte, aconteceu dentro do hospital e deram adrenalina rapidamente.

  29. Meu filho de 1 ano e 11 tá tomando a amoxilina com clavulanato e hoje no terceiro dia apareceu umas pintinhas vermelhas pelo corpo sem outros sintomas.Pode ser alergia ao medicamento?Mas ele já havia tomado o mesmo antibiótico pra tratar outra infecção mêses atrás e não houve nenhum problema,tomou de boa.Estou preocupada.Será alergia e tenho que ir ao médico?

  30. Boa noite. Eu sou alérgica a amoxicilina, na infância eu não era. Sempre tomei. Depois na juventude as duas últimas vezes que tomei tive muitas manchas vermelhas pelo corpo e as manchas ficavam quentes. Fui ao pronto socorro na época e foi feito a troca do antibiótico.
    Há uns 6 anos eu tomei Benzetacil e tive muita tosse, mas muita tosse mesmo. Aí fui ao médico e tomei vários medicamentos para para essa tosse. Ele me disse que sou alergia a penicilina, não apenas amoxicilina e benzetacil.
    Agora estava com mastite e a médica me
    me receitou ampicilina. Eu disse que era alérgica a penicilina ela disse que não tinha problema. Eu não tomei. Procurei outra médica que receitou cefalexina. Estou tomando e está tudo bem. Fiz certo? Realmente não posso tomar ampicilina?

  31. Olá . Meu filho de 1 ano e 5 meses está c a garganta muito inflamada . Levei no médico ele passou amoxilina porém ele n conseguiu engolir o remédio . Voltei na médica ela deu uma dose de bezentacil, no msm dia apareceu manchas vermelhas bem clarinhas pelo corpo dele . Será alergia ao bezentacil ? Ele n poderá mais tomar , caso precise ? Obg.

  32. Olá dr. Help!
    Minha filha tem 5 anos, fez clavulanato + amoxilina e no décimo e último dia do tratamento apareceram muitas placas vermelhas e altas. Diagnosticada na emergência como urticária. Fizeram injeção de adrenalina, e fenergan. Receitou hixizine e predsim. Ainda estamos no tratamento. As placas sumiram, mas vez ou outra aparecem umas manchas vermelhas (diferentes das da urticária. Essas são manchas sem alto relevo. Normalmente pelo tronco, pescoço, rosto) que desaparecem depois de alguns minutos. Estamos há 6 dias da urticária. Essas manchas são consequências comuns e normais de um pós urticária desenvolvida pelo clavulin?

        1. Olá,por favor minha filha tem 4 anos estava tomando o amoxilina com clavulonato para sinusite a 8 dias e começou com placas vermelhas que coçam nas pernas, costas, pescoço barriga e a ter febre. Pode ser alergia ao antibiotico?

          1. Pode ser alergia ao antibiotico sim. O ideal é falar com o medico dela o quanto antes e avaliar a possibilidade de rocar a mdicação. Posteriormente um teste de provocação mdicamentosa para penicilina e amoxicilina ajudaria a fechar o diagnóstico.

  33. Olá,

    Estou no quarto dia do medicamento são gastro, apareceu as manchinhas vermelhas hoje.
    Posso tomar um antialérgico, allegra por exemplo?

    Gratidão

  34. Olá, espero que esteja bem.
    Criança de 8 anos alérgica a Amoxilina pode tomar Axetilcefuroxima ?
    Preocupada com a reação alérgica cruzada.
    Quais as chances e riscos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *