Alergia a dipirona e anti-inflamatórios

alergia a dipirona

Reações de alergia a dipirona e alergia a anti-inflamatórios de um modo geral, são as alergias a medicamentos mais comuns na prática médica. São até mais comuns do que as alergias a antibióticos como penicilina e bactrim

A dipirona faz parte de um grupo de medicamentos chamados anti-inflamatórios não esteroidais (aines). Esses medicamentos têm efeito anti-inflamatório (diminuem a inflamação), analgésico (diminuem a dor) e antipirético (diminuem a febre).

São o grupo de medicamentos mais usados em todo mundo e respondem por 25% de todas as reações alérgicas a medicamentos. Então, se você tem alergia a dipirona, não está sozinho, muita gente também tem. A chance de uma pessoa qualquer ser alérgica a anti-inflamatórios é de até 5%.

Os anti-inflamatórios podem causar vários tipos de alergia sendo a mais comum urticária e/ou angioedema. Mais o que é isso?

Após o paciente tomar um anti-inflamatório, dipirona por exemplo, desenvolve edema em lábios e pálpebras, as vezes língua, orelhas e outras partes do corpo. Isso se chama angioedema. Pode também apresentar placas vermelhas pelo corpo, como picadas de abelhas. Isso se chama urticária. Com frequência o paciente pode apresentar as duas formas de lesões, ou apenas uma delas.

urticaria
angioderma labial

O início geralmente é rápido e as lesões costumam aparecer na primeira hora após a ingesta do medicamento, mas ocasionalmente pode demorar mais. Em alguns casos pode evoluir com importante falta de ar, inchaço da língua e garganta e até choque anafilático, podendo ser fatal.

Mas eu nunca tive alergia a dipirona. Posso desenvolver depois de velho?

É assim mesmo. Alergia a dipirona ou a qualquer anti-inflamatório pode aparecer a qualquer momento da vida, em qualquer pessoa. Mesmo que você já tenha feito uso de dipirona muitas vezes antes pode desenvolver alergia a dipirona de uma hora para outra. E geralmente você continuará sendo alérgico para o resto da vida.

Quais os outros tipos de alergia a anti-inflamatórios?

Além da urticara e angioedema existem outras reações alérgicas a anti-inflamatórios.

  • Exacerbação de uma doença respiratória por anti-inflamatórios. O paciente que já tem uma doença respiratória prévia piora ao usar o medicamento. Geralmente o paciente tem asma e sinusite crônica com pólipos e percebe que a sinusite e/ou a asma pioram com o uso desses medicamentos.
  • Doença cutânea exacerbada por anti-inflamatórios. O paciente já tem uma doença cutânea, geralmente urticária crônica, e piora ao usar os medicamentos.
  • Reações alérgicas tardias. São um grande grupo de doenças que aparecem tardiamente após a ingesta do anti-inflamatório, geralmente dias após o uso. Podemos citar exantema maculopapular, erupção pigmentar fixa e reações bolhosas na pele.

Quem tem alergia a dipirona pode tomar ibuprofeno?

Na maioria das vezes não. Geralmente quem tem alergia a um anti-inflamatório tem alergia a toda a família dos anti-inflamatórios. Isso inclui ibuprofeno, aspirina, diclofenaco e outros.

Isso se deve porque na maioria das vezes a reação alérgica ocorre pelo fato desses medicamentos inibirem a ação de uma enzima chamada ciclo-oxigenase 1 (cox 1). Então todos os medicamentos que inibem essa enzima vão causar a alergia. E a maioria dos anti-inflamatórios inibem essa enzima.

Podemos então dividir os anti-inflamatórios conforme sua capacidade de inibir a enzima cox 1.

Anti-inflamatórios inibidores fortes da cox 1 e que devem causar alergia mais grave

  • Ácido acetilsalicílico (AAS). Aspirina
  • Acido mefenâmico. Postan
  • Cetorolaco. Toragesic
  • Diclofenaco. Voltaren
  • Ibuprofeno. Aliviun, advil
  • Naproxeno. Flanax
  • cetoprofeno. Profenid
  • Piroxicam. Feldene
  • Indometacina. Indocid
  • Etodolaco. Flancox
  • Dipirona. Novalgina, buscopan composto
  • fenilbutazona. Butacid
  • Tenoxiam. Tilatil

Anti-inflamatórios que são fracos inibidores da cox 1 e as vezes são tolerados

  • paracetamol. Tylenol
  • nimesulida. Arflex, nisulid
  • meloxicam. Melocox, bioflac

Anti-inflamatórios que não inibem a cox 1 e geralmente são bem tolerados

  • Celecoxibe. Celebra, Ducox
  • etoricoxibe. Arcoxia

De um modo geral se você tem alergia a dipirona provavelmente também vai ter alergia a diclofenaco, ibuprofeno, aspirina.

A reação alérgica é dose dependente. Isso quer dizer que quanto maior a dose do medicamento mais grave será a reação alérgica. Se você tomar 1 comprimido de aspirina 500mg pode ter uma alergia leve porém se tomar 2 ou mais comprimidos terá uma alergia muito mais grave.

Quem tem alergia a dipirona pode tomar nimesulida?

Talvez. A nimesulida inibe fracamente a enzima cox 1. E quanto mais inibir a enzima cox 1 maior a reação alérgica. Então tem uma chance razoável do paciente tomar a nimesulida e nada acontecer. Pelo menos na dose-padrão de 1 comprimido de 100mg de 12/12hs. Se aumentar a dose e tomar 2 comprimidos ao mesmo tempo pode ser que tenha alergia. Não é recomendado fazer esse teste por conta própria. Existe um teste de provocação, feito por especialista dentro do hospital, que serve para avaliar se pode ou não tomar a nimesulida

Quem tem alergia a dipirona pode tomar paracetamol?

Provavelmente. Paracetamol é um inibidor fraco da enzima cox 1 e na maioria das vezes bem tolerado pelo paciente com alergia a dipirona e outros anti-inflamatórios. Importante lembrar que isso é válido para a dose-padrão de 1 comprimido de 500mg de 6/6hs. Se aumentar a dose aumenta a inibição da enzima cox 1 e aumenta a chance de alergia. Existem comprimidos de paracetamol de 750mg e no exterior tem de 1.000mg. Então tenha cuidado.

Não é recomendado testar o uso de paracetamol por conta própria. Existe um teste de provocação, feito por especialista dentro do hospital, que serve para avaliar se pode ou não tomar o paracetamol

Tenho alergia a dipirona e aas, qual anti-inflamatório tomar?

De preferência um que não iniba a cox 1, como o celecoxibe (celebra). A chance de alergia e bem pequena, porém existe. Em boa parte das vezes também é possível o uso de paracetamol nas doses de 500mg 6/6hs. Não se deve aumentar a dose com o risco de causar uma reação alérgica.

Quem tem alergia a dipirona pode tomar amoxacilina?

Sim. Na alergia a anti-inflamatórios você tem alergia a um grupo de medicamentos que compartilham em comum uma coisa. Todos inibem a enzima cox 1. Você pode fazer uso de qualquer outro medicamento que não iniba essa enzima. Ou seja, todos os antibióticos estão liberados, anestésicos e outros medicamentos que não sejam da família dos anti-inflamatórios.

Nada impede que você seja um azarado e também tenha alergia a algum antibiótico ou outro medicamento. Mas isso seria apenas coincidência. Se você tem alergia a dipirona a chance de ser alérgico a outro medicamento é a mesma que no resto da população.

Quem tem alergia a dipirona pode tomar ivermectina?

Sim. Não há nenhum tipo de reação cruzada entre os antiinflamatorios e ivermectina. 

Quem tem alergia a dipirona pode tomar azitromicina?

Sim. Assim como explicado acima para a amoxacilina a azitromicina é um antibiótico e não tem nenhuma reação cruzada com antiinflamatórios. 

Quem tem alergia a dipirona pode tomar a vacina para coronavírus.

Sim, pode e deve. Pode inclusive tomar qualquer vacina para qualquer doença. 

Meu pai tem alergia a dipirona, também devo ter?

Não. Alergia a medicamento não passa de pai para filho. Outros tipos de alergia sim, como alergia a poeira e pelos de animais, mas a medicamentos não.

Tenho alergia a dipirona e também ao paracetamol. O que tomar?

Nesse caso você deve usar um anti-inflamatório que não iniba a cox 1 como o celecoxibe. Para a dor você pode usar um medicamento opioide como a codeína. O nome comercial da codeína é Codein e só vende com receita controlada por ser um medicamento opioide, da família da morfina. Não se deve usar o famoso Tylex, que contem codeína porém também o paracetamol. Outra opção é o cloridrato de tramadol, mais conhecido como Tramal. Tambem é um opioide como a codeina.

alergia a dipirona

 O paciente alérgico a dipirona deve sempre andar com uma lista de medicamentos que não pode usar.

É muito difícil lembrar todos de cabeça. A lista deve ser com os nomes genéricos como dipirona por exemplo. Isso porque o nome comercial pode variar muito e a indústria farmacêutica pode lançar um novo produto com nome diferente porém que contem a dipirona, então sempre procurar no rótulo o nome genérico.

Dipirona por exemplo está presente em:

  • Novalgina
  • Buscopam composto
  • anador
  • baralgim
  • alginac
  • benegrip
  • atroveram
  • enxak
  • migraliv, etc

Como você pode ver muitos remédios podem conter dipirona e você não tem como saber todos. Fora os outros anti-inflamatórios. Então o melhor a fazer e sempre que for tomar um medicamento consultar sua listinha de nomes genéricos dos anti-inflamatórios.

Todo mundo que tem alergia a dipirona também tem aos outros anti-inflamatórios?

Não. O mais comum é a reação cruzada por conta da inibição da enzima cox 1. Porem , ocasionalmente alguém pode ter alergia apenas a 1 tipo de anti-inflamatório e não ter a outro. Isso se deve a alergia IgE mediada a molécula do medicamento e não tem nada a ver com a inibição da enzima cox 1. Nesse caso é seguro o uso de outros anti-inflamatórios.

Alergia a dipirona o que tomar? Como se trata? Tem cura?

Não existe cura para a alergia a anti-inflamatórios. Você provavelmente terá essa alergia para o resto da vida. Tratamento com vacinas para alergia não resolve isso.

O tratamento é basicamente evitar o uso da medicação em questão e saber quais medicamentos você pode tomar em caso de dor, febre e inflamação.

O melhor é procurar um alergista para se orientar. Você pode encontrar um no site da Asbai. Ele é o especialista indicado para tratar desses casos. O alergista vai ouvir sua história e com frequência consegue fazer o diagnóstico de alergia a medicamentos mesmo sem precisar de exames. Se for preciso ele solicitará o teste de provocação medicamentosa para confirmar o diagnóstico ou para poder indicar um outro remédio para você tomar com segurança.

De um modo geral quem é alérgico a dipirona tolera bem paracetamol nas doses habituais, assim como celecoxibe e codeína para dor.

O que é o teste de provocação e como é feito?

O teste de provocação é o melhor exame para confirmar a alergia a dipirona e outros anti-inflamatórios.

Em um ambiente hospitalar o paciente recebe doses progressivamente maiores de um anti-inflamatório como a aspirina por exemplo. O médico então avalia se ele tem alguma reação alérgica ou não. Como você pode ver estamos provocando deliberadamente uma reação alérgica no paciente. Então existe certo risco este teste. Por isso deve ser feito em ambiente hospitalar, com todos os remédios a mão para tratar uma possível reação alérgica e acompanhado por médico com experiência nesse tipo de procedimento.

É um teste seguro quando bem-feito. Costuma demorar algumas poucas horas porque os medicamentos são administrados aos poucos. Infelizmente ainda não consta no rol de procedimentos da ANS então os convênios não cobrem esse exame.

Além de confirmar o diagnóstico o teste de provocação também serve para oferecer um medicamento alternativo para o paciente. Digamos que já se tem certeza que o paciente tem alergia a dipirona e outros anti-inflamatórios, porém ele nunca usou paracetamol. Pode ser que ele tolere bem o uso do paracetamol porém pode ser que não. O ideal então é fazer o teste de provocação medicamentosa com paracetamol e avaliar. Se ele tiver alguma reação alérgica estará em ambiente seguro e na presença de um médico. Se fizer por conta própria em casa pode ter uma reação alérgica mais grave e com risco de vida.

Se você ficou com alguma dúvida fique a vontade para me deixar uma pergunta no formulário abaixo que irei responder.

 

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

758 respostas

          1. Nunca tive alergia a remedio algum. Já havia tomado muitas vezes Dipirona na veia. Na última vez que tomei quase morri no hospital com o coração acelerando a mil por horas e batendo forte descontrolado.. a cabeça pesada como se o sangue tivesse sido bombeado para cabeça. Vontade de vomitar e desmaiar. Estava a ponto de ter uma parada cardíaca. Antes da Dipirona tinha tomado a dexametasona. Poderia causa a morte a alergia a Dipirona?

          2. Sou diabético e descobri que tenho hipersensibilidade indiosicrasia e ige total Alta e sou hipertenso, descobri tudo isso depois que eu fui trabalhar em uma empresa de medicamento como operador de máquina, trabalhava direto com os medicamentos ou seja,eu fabricava os medicamentos, não tenho dúvidas que adiqueri essas infermidade no meu ambiente de trabalho, faço uso de insulina e de metiformina e outro remédio, sinto dores no estômago peito fígado rins e tenho sentido soluço e formigamento e já fiquei com o rosto todo exado após passar por um procedimento médico às vezes tenho falta de ar e sensação de desmaio.tenho que fazer uma cirurgia mas estou comedo o que eu devo fazer doutor…des já agradeço boa noite com Jesus.

          3. Doutor ibuprofeno é dipirona ? Posso substituir dipirona por ibuprofeno ??? Agradeço desde já !!!!

          4. Dr tenho alergia a dipirona, diclofenaco de sódio, ibuprofeno, minesulida, qualquer remédio da formula ácido acélico salicílico,sorisal. As reações são imediatas começar inchar os olhos a garganta fica inritada o nariz intope e tenho dificuldade pra respirar .O único remédio que ainda não mim deu alergia foi o paracetamol, gostaria de saber se existe algum tratamento para alergia a medicamento?

          5. Não. O tratamento é saber ao que voce tem alergia e evitar esses medicamentos. A função do alergista e dar opções de outros medicamentos para você. Agora, tratamento para voltar a usar a dipirona sem ter reação alergica não tem.

          6. Muita boa a orientação. Diu alergica a AAS e antibióticos. Não tomo sem orientação médica. E tenho uma lista na carteira por recomendação da alergista.

          7. Dr. André, ao usar Dipirona, meu organismo reage com volume excessivo de urina, anormal. Qual a explicação?

          8. Uma grande matéria De André. Meu filho tem essa alergia e passa muito sufoco. Dá muito medo de medicar e ter alergia. Em caso de febre faz compressas para baixar. Os remédios que o senhor citou são basicamente os mesmos que uma alergista do Hospital das Clínicas passou. Muito obrigado pela explicação clara e didática para leigos como eu.

          9. Eu quando tomo qualquer remédio q tem dipirona eu começo sentir minha garganta dolorida, o cheiro muito forte do cloro da água podem a bica a 2 metros de distância q eu sinto o cheiro, q chego até me sentir sufocada , enjoada e a barriga inrrigecida, passo muito mal…

          10. Olá doutor, na minha infância sempre tomei analgésico e anti-inflamatórios. Quando cheguei nos meus 10 anos tomei dipirona e me resultou em uma alergia meu rosto inchou por completo. Comecei tomar paracetamol e depois de algumas vezes tive a mesma reação. Tomei acido mefenamico e também senti isso. Hoje em dia não tenho o que tomar, ja fui em um monte de alergista e nenhum me ajuda. Sinto dor e não posso tomar nada! Me ajuda por favor. O que poderia tomar quando sentir dor? Quais opções? . Parabéns pelo conteúdo muito esclarecedor nunca tinha visto um melhor!

          11. Geralmente o uso de analgésicos opioides é seguro em pacientes alérgicos a aines. Costumo prescrever o Codein 30mg para meus pacientes por exemplo. Esse medicamento precisa de receita controlada do seu médico

          12. Dr tenho alergia a Dipirona e depois de 21 dias operada de colpoperineoplastia e laqueadura tomei ibuprofeno tive reação alérgica 2x, será q só depois da cirugia q meu sistema imunológico apresentou essa alergia a ibuprofeno?

          13. Meu marido e alérgico a dipirona, e tentamos paracetamol ele tbem é alérgico, agora está com sintomas de dengue e chicunguinha

        1. Tenho urticária crônica espontânea e sou alergica a dipirona e antiflamatorios, mas tenho problemas ósseos como bucite e desvio na coluna o que posso tomar quando estiver na crise? E pra garganta inflamada posso tomar o que?

          1. Normalmente, antiinflamatorios inibidores da cox 2 são seguros, como foi explicado no artigo. Mas sugiro você fazer um teste de provocação com eles na presença de um médico antes de tomar. Tambem o uso de paracetamol é tolerado por alguns pacientes e a codeina costuma ser uma boa opção para dores mais fortes. Todos esses medicamentos devem ser usados após avaliação pelo seu médico e de preferencia após um teste de provocação

          2. Tomei Buscopan composto no hospital tive alergia é uma pequena tose seca.
            Alergia no corpo virilha e bumbum.
            E ultimamente,tomei cefaliv e no meu pulso apareceu lesão na pele tipo picada de inseto.
            E no corpo umas manchas na pele vermelha de leve.
            Tipo quem já pegou dengue .
            Será alergia mesmo de Dipirona??

          3. Quanta informação nova p mim. Mt obrigado! Tive a primeira crise alérgica apos o uso de aspirina, depois com dipirona, buscopan, tomava anticoncepcional e suspendi… fiz acompanhamento com alergiasta que suspeitou de angioedema, porem os resultados dos exames deram negativos. Fiquei uns anos sem crises e nesse período qdo necessário usei usei paracetamol e hibuprofeno, há um mês voltei a ter crises. Vou tentar evitar o paracetamol e hibuprofeno pq msm usando 1 comprimido, tenho notado q pode estar causando essas crises.

          4. Tenho alergia a dipirona, AAS e ibuprofeno, fico com olhos e boca inchados. Tomo paracetamol e não sito nada, porém quando sinto dor muscular o paracetamol não resolve e tenho medo de tomar outra medicação e ter reação alérgica.

          5. Doutor quem tem alergia á anti inflamatório vai poder se vacinar contra a covid bom dia

          6. Muito esclarecedor Andre.
            Adorei seu artigo.
            So n entendi a diferenca de cox1 para cox2
            Obrigada .

          7. Meu filho é alérgico a dipirona , ibuprofeno, nimesulida, diclofenaco , já teve problemas com estes medicamentos , incham e quase infarta quando era pequeno .gostaria de saber qual remédio ele poderá tomar para febre e dores em geral . Só usa paracetamol mas é muito fraco .me ajudem obrigada

        2. Bom dia. Tenho alergia ao dipirona. Tomei uma pastilha Strepsils, para dor de garganta, que contém o anti-inflamatório FLURBIPROFENO 8,75 mg, aconteceu as mesmas reações alérgicas que o dipirona. Na bula diz que: outros AINE’s: o uso de FLURBIPROFENO concomitantemente a outros AINE’s, incluindo inibidores seletivos da COX-2, deve ser evitado.
          O dipirona sendo inibidor do COX-1, medicamentos inibidores do COX-2, pode causar alergia? Eles tem alguma relação?
          Pois a reação foi exatamente igual a que o dipirona causa.

          Obs.: Paracetamol não me causou alergia.

          Desde já, muito obrigada.

          1. De acordo com ensaios utilizando sangue total, o Flurbiprofeno é inibidor da COX-1 e da COX-2, com ligeira seletividade para COX-1.
            Logo, se você é alérgica e dipirona e outros aines inibidores da cox 1 terá reação ao flurbiprofeno. Não pode usar.
            Os inibidores seletivos da cox 2 geralmente são seguros embora o mais seguro seja fazer um teste de provocação em consultorio

          2. Eu já havia notado que toda vez que minha filha toma o Dipirona, as pálpebras incham, hoje ela estava febril e dei o AAS, e percebi tbm que inchou, eu consigo fazer algo para ela melhorar? Ou tenho que esperar o efeito passar pra ela melhorar?

          3. Bom dia….tenho alergia a dipirona e vários antiinflamatórios incluindo o paracetamol , quais antialérgicos eu poderia tomar para desfazer a reação alérgica ? porém não tive reação alérgica com a dexametasona de 4mg, Dolamin e Benziflex us.

          4. Bom dia, dr! Eu fui internada para tratar cefaleia pós-raqui há 3 meses, quando tive meu bebê. Segundo a técnica, foi administrada primeiro a hidrocortisona e durante a administração do tilatil eu comecei a apresentar sintomas de alergia. A terceira medicação foi a Dipirona.. Mas ela fez só a metade. Logo comecei a apresentar edema, palidez e prurido em mãos e pés, edema no rosto, muita Falta de ar, com fechamento da glote, hipotensão, perda de visão ( era só um clarão). Rapidamente fui atendida. Além de outras medicações foi feita adrenalina. Eu já estava tomando doses de tilatil logo após o parto ( 3 dias antes ) e também já havia tomado em outros momentos da minha vida e nunca havia sentido nada. Reação à Dipirona não é..Pois depois continuei tomando normalmente . Eu posso ter desenvolvido esta reação ao tilatil assim tão rapidamente? Eu sempre tomei ainda..nunca tive nada. Agora estou com medo de tomar a vacina covid, pois sou do grupo prioritário. Ainda vou consultar o alergista para fazer testes.

          5. Doutor, por gentileza, no caso da ingestão de algum desses anti-inflamatórios à base de dipirona e vir a ter uma crise de alergia, qual o melhor anti-alérgico a se tomar?
            Por exemplo no caso da Aspirina que o senhor disse ser mais forte, qual anti-histamínico age mais rápido?

          6. Qualque antialérgico de terceira geração esta indicado, como a fexofenadina, bilastina ou levocetirizina. Agora, o medicamento mais rapido de todos para uma situação de extrema gravidade seria usar adrenalina subcutanea.

          1. Boa noite Dr. Tomei Doril para enxaqueca e me deu urticária, alergia no corpo todo. Eu não sei se foi por causa da dipirona, pois sempre tomei e nunca deu nada, ou se foi por causa de algum outro componente da fórmula, como o ácido acetilsalicílico. Você acha mais provável eu ter contraído uma alergia da dipirona ou do ácido? Tomei loratadina, mas tenho medo da minha língua ou garganta inchar, devo me preocupar? É necessário ir ao médico? Obrigada !!

          2. Parabéns Doutor,foi muito esclarecedor em suas palavras.
            Minha mãe tem esse tipo de alergia, sempre foi um problema aqui em casa quando ela precisou de medicação. Tive que me virar para aprender mais sobre essa alergia praticamente sozinha. Pois infelizmente, poucos são os médicos que se preocupam em esclarecer tão bem assim. Da última vez que ela fez um procedimento odontológico, o próprio dentista não sabia o que receitar para ela.

          3. Bom dia Dr. Acredito q tenho alergia aos anti flamatorio… Ao tomar incha a garganta…. Aí ao tomar o anti flamatorio e sentir reação alérgica o q fazer para reduzir ou parar a crise?

          4. Quem tem alergia a dipirona pode fazer uso do cloridrato de pseudoefedrina? Tomo paracetamol sem problemas, porém queria tomar o Tylenol sinus pra minha alergia.

        3. Sou alérgico a dipirona, ass, paracetamol. No meu estado estão utilizando no tratamento da covid, em fase inflamatoria a COLCHICINA. Caso necessite posso tomar ?

        4. Minha filha esta com 2 anos, ha 1 ano ela vem tendo todo mês uma febre recorrente. Devido a isso, passou a ter alergia a todos os anti térmicos, inclusive tylenol. Estamos investigando o motivo da febre mensal. Porem se ela tiver febre , qual ela pode tomar? Nenhum?

          1. Parabéns material muito esclarecedora,
            Tenha alergia a dipirona
            Qual remédio posso tomar para dor de cabeça?
            Desde já obg

        5. Boa tarde! Tomei um medicamento para tenossinovite, manipulado, e tive um episódio de alergia com placas vermelhas no peito e barriga. Fui diagnosticada com alergia a anti-inflamatorios, e por consequência, devo evitar medicamentos tais como Dipirona, AAS, entre outros. Posso tomar paracetamol sem problema. Atualmente estou precisando fazer uso de metamucil , contra indicado para quem tem alergia a psylium. Como saber se posso tomar ou não esse medicamento?

        6. Tive urticária qdo tomei paracetamol, depois angiodema, sensação de desmaio e dormência nas mãos após ser tratada com dipirona 3 horas após tomar) e taquicardia e sudorese ao tomar nimesulida. Quais medicamentos seriam indicados eu tomar ?

          1. Olá Dr° André. Vc já pegou algum caso que a Dipirona causa dor de garganta como uma Laringite com frequência, tudo por ser alérgico a Dipirona, sendo que a Dipirona era usada pra dor de cabeça ? Obrigado e aguardo a resposta !

        7. Boa tarde adorei as suas explicações direitas e facil de entender, meu filho é alérgico a Dipirona, parecetamol e etc. Tou com medo de da a vacina contra o covid , pq algumas da reação , como febre e dor, o médico prescreveu nimesulida , só q eu não sei se é aconselhavel tomar nimesulida caso tenha alguma reação, pq recomendam mais parecetamol ou dipirona, não sei oq fazer , se o senhor puder responder eu agradeço mto obrigada fica com Deus e um abraço🙏🛐

          1. Ele deve tomar a vacina sim. O fato de ter alergia a antiinflamatórios não aumenta a chance de alergia a vacina. Agora, sim, ele pode ter uma reação adversa a vacina, como outras pessoas tbm têm. Nesse caso a nimesulida realmente pode não ser a melhor opção para seu filho, se ele realmente tem alergia a dipirona e paracetamol.Converse com seu médico sobre outras opções

        8. Me deram na veia Buscopan e vitamina complexo B. Quase morri meus batimentos foram a 184. Minha boca e língua ficaram extremamente secas. Dor no peito e depois tremia muito. Me socorreram 4 profissionais. Graças a Deus estou viva. Disseram que sou alérgica a dipirona que tem no Buscopan composto mas a vitamina complexo B também pode causar alergia?

      1. Obrigada por esclarecer tão bem!
        Eu tenho um problema sério com remédios todo remédio que eu tomo me da Alergia.
        Até então eu achava que era só por causa da Dipirona mas toda vez que eu tomo algum remédio que não contém dipirona ele da reação alergica tbm🤷🏾‍♀️. Eu tenho uma cirurgia pra fazer em dezembro eestou com medo do pós operatório pq vou precisar tomar medicamentos. Marquei uma consulta com alergista pq preciso saber exatamente qual composição que os remédios tem que me dar reação alérgica.
        Isso não pode ser normal né??😕

          1. Boa noite sou alérgica medicamentos

            Quase tds só tô podendo tomar paracentamol inclusive os corticóides estão me me dando reação adversa o que fazer?

          2. Boa noite!! Muito rica as suas explicações…Obrigado!!
            Sou alérgica à todos os inflamatórios é só posso tomar a cefalexina,pois desenvolvi alergia a penicilina,eritromicina,sulfa,tenho intolerância à dipirona.Fiz em 2012 uma cirurgia de aneurisma da aorta abdominal descendente e além de tudo tenho alergias alimentares: frutos do mar,vitamina C,Iodo…enfim sou complicada.Gostaria de saber se posso tomar a vacina para covid? Pois a da febre amarela não pude tomar.Estou com medo e no momento não tenho um medico que possa me orientar.Obrigado!!
            Atenciosamente obrigado!

          3. Esse artigo foi muuuiiitoooo esclarecedor, sou alérgico a dipirona, cetoprofeno, ibuprofeno, AS, diclofenaco, e pela primeira vez encontro a explicação, obrigado por este esclarecimento!

          4. Ola doutor. Boa noite
            Meu filho tem 9 anos. Ele apresentou alergia a dipirona, ibuprofeno e paracetamol.
            Queria saber qual medicação posso dar em caso de febre.
            Atualmente ele toma corticóide para dor/febre, mas eu gostaria de ter uma outra opção.
            Você pode me ajudar?

            Outra dúvida seria ao uso de colírio. Alguns colírios podem dar alergia de angioedema nos olhos?
            Estou suspeitando disto mas não sei se é possível. O colírio é o Lacrima plus para lubrificar os olhos.

            Dr. eu agradeço muito se puder me responder.

          5. O ideal é fazer um teste de provocação medicamentosa em seu filho para determinar que outros medicamentos seriam seguros para ele, uma vez que voce relata alergia a varios medicamentos, inclusive paracetamol que costuma ser uma boa opção.

      2. Muito útil as informações.

        Meu marido tem essa alergia, normalmente é receitado o tilex pra ele, não entendi essa parte que não deve ser utilizado. Poderia me explicar?!

        1. Tylex é a associação de codeina e paracetamol. Codeina é muito seguro uma vez que não inibe a cox 1. Paracetamol é um antiinflamatorio que inibe fracamente a cox 1. É bem tolerada em doses habituais para a maioria dos pacientes porem alguns podem ter reação alérgica ao paracetamol. Tem que ver caso a caso.

          1. Muito bom! Gostaria muito de fazer esse teste no hospital. Sofro sem poder tomar nada para dor e febre. Nem sei se posso tomar tylenol mas todos os otros tomei e tenho reação. Fecha a glote e tenho muito medo. Parabéns pelo artigo!

        2. Esqueci de relatar que fico dias com micro pintinha de sangue pelo corpo todo. Teria colega em Porto Alegre? Agradeço por todos esclarecimentos e dedicação!

        3. Muito esclarecedor! Tenho alergia aos AINES , AAS , ASPIRINA , dipirona , pirazolona e th asma .Tive uma crise alergica e o medico passou 2 antialérgicos diferentes , é normal fazer uso de 2 tipos para tratar uma crise ?outra pergunta ta : qualquer antialérgico não dá alergia a quem já tem alergia medicamentosa como eu ?

          1. Na maioria das vezes é usado apenas 1 antialergico com dose de até 4x/dia. As vezes, é prescrito um antialergico sedante a noite e um mão sedante (de segunda/terceira geração) ao dia. Os antialergicos não costumam causar alergia em quem é alergico a antiinflamatórios

        4. Boa noite doutor. Tb sou alérgica aos antiinflamatórios, aas, dipirona, penicilina,frutos do mar, iodo e vitamina C.
          Já tomei a azitromicina de 500 uma vez ao dia e não tive nada. Além dela, quais antibióticos posso tomar?

          1. Se a sua alergia é apenas a penicilina voce deve evitar essa familia de antibioticos, os betalactamicos. Outros grupos como quinolonas (levofloxacina), macrolideos (azitromicina) etc devem ser seguros. Porem se voce quer 100% de segurança o melhor e fazer um teste de provocação antes de usar o medicamento.

      3. Boa tarde! Dr eu moro em Santa Catarina me chamo Denise faz uns três meses que estava com corisa.fiz nebulização com soro. Tomei xarope e nada. Fui no clínico e ele me receitou erectos. Meu nariz rececou. Fui no otorrino. Ele fez o exame pelo vídeo e disseque eu tenho um desvio desde os 14. Agora tenho 48. E que não é necessário operar. Estou muito angustiada na menopausa e ainda tenho uma hérnia de hiato estou fazendo tratamento. O otorrinome recomendou para lavar o nariz com soro fisiológico três vezes ao dia com uma seringa e me receitou dimista para usar 60 dias. Só que não adiantou aí eu voltei lá nele. E ele me receitou também maresis ht hipertônico 2%. Para usar junto. Maxidrate.comecei a usar agora só que eu não respiro à noite além da hérnia de hiato que eu estou com refluxo eu não respiro e até julho eu estava bem foi em julho para cá achava até que estava com covid fiz um exame de sangue dedo e deu negativo. Mesmo assim vou fazer o outro de sangue. Peço a Deus que abençoe o senhor e o senhor me dê uma orientação. Pois ando bem desanimada tem hora que dá vontade até de arrancar o nariz gratidão

          1. Apos cirurgia, fiz reação cutânea da Dipirona, seguida de inchaço do céu da boca, coriza e entupimento nasal. Nós últimos dias percebi a mesma reação qdo ao consumir ovos. Teria alguma relação? E qto anestesico odonto?

        1. Ola!
          Vendo seu documentário sobre alergias a medicamentos,eu tenho me visto em muitos casos iguais d alergia..
          Tenho alergia a dipirona,a parecetamol,diclofenaco,sorrizal,nimisulida etc..
          Quando sinto qualquer dor,fico ao ponto d morrer,pois ñ tomo nada p dor,ate pq ñ sei qual remedio tomar..
          Passei mal uma vez,me derram foi tramau,o q depois d um tempo q tomei o tramau eu fiquei cm vontade d vomitar,tbm fiquei como se estivesse d ressaca,esse remedio ñ me deu alergia a questao é q ele é vendido so cm receita,medica..
          Qual remedio vc me sugere?

          1. So mais uma duvida , so falto morrer de colicas e q posso tomar sendo alergica a todos os ANTIFLAMATORIOs ???

      4. Meu filho tem alergia a dipirona , ele tem 5 anos e já ficou até internado pois como não sabíamos continuamos dando a ele por 3 dias e ele acabou não conseguindo mais andar, graças a Deus conseguimos correr para o médico e ficou tudo bem apesar de ter ficado internado, minha pergunta é se ele pode tomar Acetil salicílico ( redoxon) desde já agradeço.

          1. Olá Dr. Único local que explica tudo perfeitamente. Embora ainda muito confusa. Estou sem convênio. Sempre tomei diprona e há duas semanas atrás tomei e tive a palbebra inchada. Nessa semana com dores lombares tomei meu tabdene e meus lábios incharam. To com dores e medo de qualquer medicamento agora. O que tomar pra coluna, febre, dores. Socorooooo

        1. Olá Doutor, meu filho tem alergia à todos os anti-inflamatório ( Dipirona, paracetamol, ibuprofeno, AAS…), já dei todos e todos eles deram reação alérgica fechando a garganta, esse teste de provocação medicamentosa pode ser feito em clínica ou só em hospitais ?

      5. Adorei as dicas. Minha filha faz parte do grupo de alergia a dipirona e todos os antiinflamatórios. É uma luta encontra medicamento. Apenas usamos muito gelo e ansiolíticos para ir dormir. Obrigada! Foi muito esclarecedor. Normalmente quando vamos a médico eles ficam debochando da cara da gente e diz. O que vcs querem que eu faça! Hoje nem procuro mais médico tento resolver em casa com remédio caseiro.

      6. Olá, LI SUA MATERIA NA INTERNET, MUITO LEGAL, NAO SEI SE PODE ME TIRAR DUVIDA POR AQUI, JA TIVE REACAO ALERGICA COM PROFENID, NISULID, DORFLEX, AS, BUSCOPAN, GOSTARIA DE SABER O QUE NAO POSSO TOMAR

        1. Como faço para descobrir onde faz esses exames, moro em alta floresta mato Grosso, já fui em algum médicos e eles não sabem me dizer onde posso fazer esse exame

      7. Ola, tenho alergia a dipirona, ibuprofeno, paracetamol entre outros.
        A alergista me recomendou tomar paracetamol manipulado, quando eu tomo ele 1 vez não dá alergia porém quando eu tomo 2 ou 3 dias seguidos me dá alergia. Ou seja posso tomar mas não frequente, em dias seguidos. Alguma ideia de outro medicamento que também posso tomar de febre e dor?

        1. Como esta explicado no artigo o paracetamol é um inibidor fraco da cox 1 e pode causar alergia se usado em doses maiores ou por periodos prolongados. Isso em nada tem a ver com o fato de ser manipulado ou não. Geralmente o uso de drogas inibidores seletivas da cox 2 são seguras e tambem os analgesicos opioides como a codeina

          1. Tem outros analgésicos que podemos usar além do Paracetamol?

            Sofro de angiodema labial

            Obrigado

      8. Olá, doutor me tornei alergica a dipirona diclofenaco a uns 8 meses tmb não posso mais comer linguiça nem caldo knor tô arrasada com isso, só tomo paracetamol mas ele é fraco pra crise de coluna e cólica e me dá um pouco de falta de ar tomar ele,a ortopedista me passou toragesic e Buscopan esses dois pode? Ela não tem certeza pois ela disse com resalvas se sentir polar tudo correr pra tomar a diprospan,e loratadina pela incerteza dela tenho medo,qual hidratante posso usar pra aliviar a coceira q dá no corpo pra passar diariamente?? Fico sem dormir coçando da cintura para baixo é verdade que hidratante com glicerina piora?? desde já agradeço!

      9. Boa noite, Dr André! Minha esposa teve uma reação alérgica ao ibuprofeno ontem a noite, pois ela estava com dor de dente e é preciso fazer um canal, mas com a pandemia aqui em Manaus, fica inviável ir no dentista agora. Ela nunca teve alergia a medicamento nenhum, e ontem, inchou os olhos, o nariz entupiu, a garganta ficou quase fechando, mas os sintomas foram desaparecendo ao longo do dia de hoje. Agora, ela está com o dente doendo e não sabemos que remédio dá para amenizar a dor dela até irmos no dentista. Abs. Obrigado.

      10. Tive uma reação alérgica (urticária) quando tomei o dorflex uno (dipirona 1g)! Essa reação pode ter sido em razão da dose alta de dipirona? No caso, tem chance de eu tomar um dorflex tradicional, com dipirona em dose mais baixa (300mg) e não ter reação??
        Obrigada!

          1. Entendo. Então como analgésico e antitérmico só tenho a opção mesmo do paracetamol? E no caso de inflamações teria que recorrer aos corticoides?
            Obrigada pela atenção.

          2. Olá Dr. André, tudo bem? Então, estava lendo aqui os comentários pois estou procurando informações que me deem tranquilidade no que se refere a vacina para o covid. Eu sou alérgica a esses medicamentos tds dipirona, penicilina e anti-inflamatório. No meu caso a única coisa que posso utilizar é o Tylenol e a Eritromicina. Estou com medo de tomar a vacina diante dos relatos de choque anafilatico que li. Eu li a bula mas não sei se os componentes tem alguma relação com os que tenho alergia(cloridrato de L-histidina monoidratado, cloreto de magnésio hexaidratado, polissorbato 80, etanol, sacarose, cloreto de sódio e edetato dissódico di-hidratado (EDTA). Poderia me ajudar a esclarecer essa dúvida? Desde já agradeço pela atenção. Deus abençoe 🤍

          3. Bom dia!
            Percebi q ao longo do tempo tomei alguns
            anti-inflamatórios e tive reação alérgica, só consigo tomar o PARACETAMOL.
            Minha pergunta é: gostaria de fazer uma tatuagem no antebraço p/ q um dia precise os médicos tenha fácil acesso a informação. Mas como posso escrever p/ dar essa informação de um jeito abreviado ou curto, sem q colocar nomes de todos medicamentos.? Seria ” alergico a inibição do COX 1″ ?
            Desde já obrigado!

        1. Nossa, eu fiquei assustada porque eu não sabia que a pessoa pode ter alergia a um medicamento do nada. Se eu tomei dipirona a vida toda e não tive nada, quer dizer que eu posso tomar um dia e ter uma reação alérgica? Eu tomei penicilina a vida toda e da última vez meu rosto inchou. Tomei Ciprofloxacino para infecção urinária e tive urticaria e falta de ar. Quanto aos antibióticos, quais classes poderei tomar, pois não posso com penicilina mais e pelo visto não posso mais com quinolonas. Sendo que tomei levoxin em uma cirurgia há 3 anos atrás e não tive nada. Estou muito triste com isso. Como é possível desenvolver uma alergia do nada?

          1. Alergias a medicamentos são adquiridas ao longo da vida, é assim mesmo. Voce deve se consultar com um alergista e talvez fazer um teste de provocação medicamentosa para saber qual medicamento pode usar

          1. É possível realizar teste de alergia sem ser tomando o medicamento? Como por exemplo com o sangue?

      11. Excelente artigo . Aprendi mto. Gostaria de saber se posso fazer uso de acetilcisteina uma vez que sou alérgica a dipirona e anti-inflamatórios .

          1. Doutor meu dente está inflamado estou tomando minusilida mas fui na dentista ela passou cetoprofeno posso tomar. São iguais tenho medo de dar alergia

      12. Dr André, seu conteúdo é excepcional!Vou te adicionar no LinkedIn viu.
        Dr André, sou alérgico a inflamatórios da classe DO AAS( Dipirona, diclofenaco até profenid)…uso para dor Tramam, Tylex, Tylenol….mas antiiflamatório, qual seria o ideal?Geralmente não uso nada por receio…
        Vi que vc disse que quem tem alergia a Dipirona, AAS não têm problema em relação a vacina da Covid….qualquer vacina? Inclusive, a Pfizer?
        Abç

      13. Minha mãe é alérgica a dipirona e sempre da dor de cabeça !
        Qual remédio posso dá pra ela ?

        Ela pode tomar paracetamol de 500 ou 750 ?

        1. A maioria dos pacientes alergicos a dipirona toleram bem paracetamol em doses mais baixas, como 500mg de 6/6hs. Porem isso não é verdade para TODOS, e sim para a maioria. Tenho vários pacientes alérgicos inclusive a paracetamol. O ideal seria fazer um teste de provocação medicamentosa com o paracetamol. Ou usar um analgesico da classe dos opioides, como a codeina. Precisa de receita controlada para esse tipo de medicação.

          1. Boa tarde Dr.André
            Sou alérgica a Novalgina, dipirona, ácido acetil salicílico, ibuprofeno e diclofenaco.
            Posso tomar sem medo qlqr vacina da covid??
            Só posso tomar paracetamol.
            Obrigada

        1. Isso depende de cada paciente. O mais seguro é fazer uma consulta para avaliar o caso especifico de seu marido e talvez um teste de provocação. Mas no geral paracetamol costuma ser seguro, em baxias doses, na maioria dos pacientes. Para dores mais fortes geralmente os opioides como a codeina. Porem, o mais seguro é ser avaliado por um especialista

      14. Boa noite . Dr gostaria de perguntar a respeito de Tramal. Tenho 67 anos e fui diagnósticada há muitos anos com alergia a antiflamatorio(diclofenac) tenho muita dor na coluna, posso tomar o Tramal? Eu tomava um relaxante o dorilax, mas mudou um componente da fórmula, não sei se posso. Me responde por favor. Obrigada.

      15. Muito obrigado oelo conteúdo. Foi justamente o que aconteceu com meu filho hoje e sua matéria foi muito esclarecedora. Fiquei apenas com uma dúvida: Como combater tudo isso em caso de ingestão, quais medicamentos mais indicados para reverter a situação que geralmente exige urgência?

      16. Adorei muito bom e esclarecedor, meu esposo tem urticaria e angioedema, alergia ao corante caramelo e tartrazina e a alguns medicamentos… coitado ñ toma nenhum medicamento pra dor, por medo…

      17. Olá, Dr. André!

        Obrigado por este artigo. Até hoje sofro muito com dores de cabeça, quando as tenho, pois preciso escolher entre ficar com os olhos inchados, assustadoramente, ou ficar sem dor de cabeça, pois todos os analgésicos que tomei ou anti-inflamatórios, dão reação alérgica.

        Quando precisei extrair dentes, notei que a Nimesulida me deu reação bem fraca.

        Agora vi outras opções nesta lista. Todos os listados também podem auxiliar no alívio de enxaquecas/dores de cabeça?

        Obrigado!

      18. Bom dia, doutor. É possível que uma criança de 13 anos possa ter paralisia dos membros superiores ou inferiores por conta da aplicação da dipirona injetável?

        1. Bem , se voce leu o texto do blog pode ver que não tem uma resposta fácil. Talvez voce possa tomar paracetamol. Talvez apenas codeina. O melhor é voce procurar um alergista para uma consulta. Geralmente uma boa anamnese pode te dar a resposta. Em alguns casos um teste de provocação será indicado

        1. Voce deve tomar algum antialérgico, de preferencia de segunda ou terceira geração como a fexofenadina (allegra) ou bilastina (alektos). Dependendo da gravidade talvez seja melhor ir a uma emergencia tambem. Depois, procure um alergista para orientação.

      19. Bom dia!

        Agradecida com os esclarecimentos, meu marido tomou ceprotofeno pedi ao farmacêutico e falei o que ele não poderia tomar mesmo assim nele consta se não se engano ibrupofeno e ele também não pode ficou com a alergia, gracas a Deus tomou um anti alérgico que já temos em casa e fiquei mais tranqüila e tomou leite , fiquei a madrugada inteira procurando um site com explicações sobre o assunto e sua matéria ou artigo esta bem detalhado, já estava desistindo e achei nos últimos instantes, ele realmente tem alergia a Dipirona e outros que já percebemos, costuma tomar paracetamol 750g quando passamos no médico só foi esse da lista que ele passou que encontramos e deu certo, não solicitou exames mais elaborados, porém seve pra ebre e dores leves, pra inflamações não sabemos qual ainda, vou procurar especialista que possa nós ajudar para fazer o exame, na época tinha convênio agora tem que se pelo SUS.

        grata.

        Att, Adriana

      20. Minha alergia deixa meu rosto todo inchado, demora dois dias para ficar bom! Qual o antialérgico mas indicado para essa alegria. Para curar mas rápido

      21. Desenvolvi alergia cronica acredito q medicamentosa c uso de antiflamatorios como nimensulida, dipirona queria saber no vaso de dor de dente o q posso tomar, amoxicilina pode tomar tbm
        ?

        1. Amoxicilina é um antibiótico e não tem nenhum efeito analgésico, não melhora a dor, apenas infecção bacteriana. A principio voce pode usar amoxicilina pois não é da classe dos antiinflamatórios. Para saber qual analgesico usar o ideal é ser avaliado pelo alergista e talvez fazer um teste de provocação medicamentosa.

      22. Dr. é possível ter alergia a dipirona na infância e depois de adulto não apresentar mais? Tenho alergia a AAS, e fernegam. Depois de vários atendimentos em hospitais mesmo sabendo que eu era alérgica a dipirona fui medicada com ele por 3 dias e não tive reação , qual a explicação pra isso?. Obg!

      23. Gostaria de saber sobre a relação de asma rinite e sinusite adquirida na vida adulta e após fiquei com alergia a aas, dipirona, Buscopan e Aines. Quando o uso destes medicamentos tenho broncoespasmo e choque anafilático.
        Qual a relação desta doença e da alergia ?
        E o que fazer quando estiver com alguma inflamação? O que tomar?

      24. Eu tenho alergia a paracetamol, dipirona, ibuproreno,aas,vitamina C,até supositório de feldene me dá reação.
        Olhos incham,todo rosto incha e demora dias pra desinchar
        Se um alimento tiver alto teor de vitamina C e eu consumir já incha os olhos

    1. meu pai tem alergia a Dipirona e tomou ibuprofeno, os olhos inchou e ele está com receio porque pode ficar com falta de ar, o que deve fazer?

      1. A reação alérgica a medicamentos costuma ser muito rápida, minutos a poucas horas. Se já se passou mais de algumas horas não deve piorar. No entanto se ele estivar muito inchado deve ir a uma emergência e não deve mais usar antiinflamatórios

        1. Bom dia
          Tô com sintomas alérgicos tô tomando Dipirona de 500mg e outros anti inflamatório eu tomei hixixine de 25mg pra aliviar as coceiras do corpo nesse caso posso tomar hixixine msm ou melhor não?fico no aguardo obg

      1. Alguns pacientes com UCE (urticaria crônica expontânea) podem piorar do quadro de urticaria após uso de analgesicos e antiinflamatorios, mas são a minoria. Se você toma outros medicamentos dessa classe sem intercorrencias, como dipirona, ibuprofeno, aas; me parece seguro o uso de toragesic. Se voce já tem alergia ou piora dos sintomas com esses outros medicamentos não deve tomar toragesic. Agora, se não tem certeza, o mais seguro e fazer um teste de provocação com toragesic ou pelo menor tomar dentro de ambiente hospitalar com um médico por perto

      1. Voce provavelmente é alergico ao inibidores da cox 1 e deve evitar o uso de antiinflmatorios desse grupo. de preferencia pelos inibidores fracos da cox 1 ou os inibidores seletivos da cox 2, como esta no texto. Mais importante ainda é uma consulat com o alergista de sua região para confirmar o diagnostico e talvez fazer um teste de provocação para ter mais segurança

        1. Boa noite, sempre tomei ibuprofemo alivium , nunca tive nada, mas a alguns dias atrás tomei comprimido de paracetamol 500 mg, tive reação ,em quedtao de segundos depois formou um bolo na garganta e no peito a caminho do pescoço,

    2. Gostria apenas xe saber se sendo alergica a dipirona, aas, diclofenaco, posso tomar a ivermectina. Sempre tenho medo de tomar alguma medicação por conta da alergia medicamentosa

        1. Muito esclarecedor seu artigo!
          Sou alérgica a dipirona, AAS e antiflamatorios e nunca soube dessa relação.
          Em um procedimento de FIV tive reação ao buscopan simples. Segunda a clínica, pois estava sedada. Nunca tinha tomado, cheguei até pensar que aplicaram o composto, mas disseram que não …
          Será que posso ser alérgica ao simples tb?

        2. Boa noite ,tomei paracetamol e em qiestao de segundos tive reação, bolo a garganta ,aperto no leito a caminho da garganta e um pouco de sensação de desmaio cansaço, sendo que me dou bem com ibuprofemo, e os dois tem a mesma substancia, como me explica isso doutor?Boa noite

      1. Oi Dr. André. Excelente artigo! Obrigada pelas informações!
        Minha mãe ja teve dois episodios de inicio de fechamento de glote. Um após tomar tandrilax e o outro após tomar ponstam. Felizmente deu tempo de socorrer a tempo nos dois casos. Hoje, um médico receitou Flancox para ela. Não comprei ainda pois acho que esse é da mesma familia do diclofenaco. Será que ela pode tomar? Obs.: ela não tem alergia a dipirona nem paracetamol. Muito obrigada!

    3. Baixe um aplicativo chamado “Alergia a medicamentos”
      E siga passo a passo o cadastro, nele vc cadastra a qual componente você tem
      alergia e ele vai evitar de você tomar qualquer remedio que te prejudique.
      EX. : No meu caso cadastrei Dipirona Sodica e Acido acetil Salicilico.
      Nunca mais tive crises de alergias

    4. Bom dia!uma vez tomei Buscopan composto e meus lábios ficaram bastante inchados , tomei um antialérgico e melhorei. Porém hoje tomo ibuprofeno.tem algum problema continuar com ibuprofeno?

      1. Celebra por ser um inibidor seletivo da cox 2 muito provavelmente voce pode tomar sim. Paco tem codeina e paracetamol. O paractamol pode ter reação cruzada com dipirona em alguns pacientes. A maioria tolera bem, mas alguns têm reação alérgica. Sugiro fazer um teste de provocação com o paracetamol antes de tomar.

        1. Parabéns bem explicativo,vi que não sou a única com essas alergias,meu medo é igual a maioria de tomar a vacina da COVID sem ter estudado reação a alérgicos .Ainda pra completar a lista também sou alérgica a amoxicilina.

      1. Tenho alergia a Dipirona e cataflan, sempre fico com receio de tomar qualquer remédio depois que desenvolvi essa alergia, posso tomar digesan?

          1. Tenho tido uma alergia recorrente , principalmente na parte de trás da cabeça, onde levei uma série de ferroadas de marimbondo(por falta de atenção) a uns meses atrás. Quando tomo antialérgico ou prednisolona passa sem deixar sinal , mas logo após uns dez dias mais ou menos ela começa a voltar principalmente aonde levei as ferroadas e alguns pontos nas mãos. A não ser pela renite alérgica nunca tive outra alergia, e agora isso está aparecendo constante. O que pode ser isso e como posso resolver

      2. Tenho alergia a dipirona, tive reação alérgica fui no médico e fui medicado, mas ainda sinto os sintomas da alergia isso é comum?

        1. Doutor meu filho tem alergia ao corante amarelo chamado tartrazina ou seja tem alergia a Dipirona e a anti inflamatório de toda a família, ja fiz o teste de alergia mas mesmo assim a alergista não sabe fe fato quais remedios que ele pode tomar para baixar a febre, o senhor poderia me dizer qual seria o melhor que não contém esse tartrazina?

          1. Alergia a tartrazina é rara e não tem nenhuma correlação com alergia a AINES que é extremamente comum. Até pode ser que seu filho tenha as duas alergias, mas seria uma coincidencia grande. No texto do blog tem diversas opções para quem tem alergia a aines como paracetam,ol celecoxibe e codeina porem é sempre bom fazer um teste de provocação antes de usar a primeira vez.

  1. Adorei, mas gostaria de tirar uma dúvida.
    Tenho alergia a dipirona desde criança e sempre tomei paracetamol, porém há uns 10 anos quando tomei o tylenol AP (dosagem forte para longa duração) apareceu a reação alérgica, será que foi por ser uma dosagem mais forte e agora corre o risco de aparecer mesmo com 500mg?

    1. Nunca tive alergia a remédio algum ,por esses dias tomei dias seguidos paracetamol e dipirona fiquei com olhos inchados porém um de cada vez nunca os dois,será alergia aos remédio

  2. Muito bom, Dr. Obrigada.
    Esse artigo é melhor do que várias consultas que já fiz.
    Uma dúvida:
    Já apresentei alergia ao paracetamol 500 mg, acredito que foi pq fiquei tomando de 6 em 6 horas, para tratar os sintomas da chikungunya. Seguro pra mim é só de 8 em 8 horas, e mesmo assim ainda tenho receio e não abuso.
    Você acha que eu posso chegar a não tolerar mais de jeito nenhum o paracetamol? Você acha que a reação alergica pode piorar se eu ficar “provocando” aos poucos, com o paracetamol por exemplo?

      1. Excelente matéria, muito esclarecedor. Parabéns Doutor.
        Tenho alergia há mais de 20 anos:
        Alimentos:Ovo, camarão, castanha e gengibre.
        Medicamentos: Dipirona, paracetamol, nimesulida…
        Sempre que tenho dor ou inflamação é um sofrimento, sem saber o que tomar.
        Gostaria de fazer o teste de provocação. É só ir no hospital e solicitar?
        Após ler a matéria acredito que eu possa tomar o celecoxibe ou o etoricoxibe.
        Obrigado Doutor.

  3. Minha mãe tem alergia a dipirona e está com uma tosse terrível que remédio posso dar a ela pra acalmar a tosse e tbem o nariz congestionado..

    1. Tosse é um sintoma, não um diagnóstico. Você precisa saber qual a causa da tosse para tratar adequadamente. Por exemplo, se ela estiver com tosse devido a uma gripe um antitussigeno apenas resolve. se for por uma pneumonia deve fazer um antibiótico. Se for por bronquite ou asma, nebulização com broncodilatador e corticoide. se for por refluxo uma medicação própia para refluxo. Ela deve se consultar com um otorrino para avaliar a causa da tosse e tomar o medicamento adequado.

      1. Quando tive chikingunya o medico receitou ibuprofeno e meu rosto inchou. Ontem fui receitado para tomar flancox e hoje estou espirrando muito com a garganta coçando. Ja estou tomando anti alergico (loratadina). Parece que esse artigo é o meu caso (alergia a anti inflamatorio cox 1). Concorda doutor?

  4. Excelente matéria, muito esclarecedor. Parabéns Doutor.
    Tenho alergia há mais de 20 anos:
    Alimentos:Ovo, camarão, castanha e gengibre.
    Medicamentos: Dipirona, paracetamol, nimesulida…
    Sempre que tenho dor ou inflamação é um sofrimento, sem saber o que tomar.
    Gostaria de fazer o teste de provocação. É só ir no hospital e solicitar? Obrigado Doutor.

  5. Tenho Rinite Alérgica há anos, usava Afrin, depois passei para Aturgil, em abril de 2020, meus olhos, nariz e rosto ficaram ligeiramente inchados, fora os espirros constantes, e nariz pingando, coisa que nunca tive, procurei um otorrino e ele me passou um exame de endoscopia nasal e videolaringoscopia, que deram normal os dois exames, ele me passou um corticoide , Avamys por um mes, e quando voltei nele, ele suspendeu o Aturgil e passou Sorine jato continuo, só que de uns tempos pra cá, sinto um cheiro estranho no nariz, uma secreção que sai feito resfriado, mais esse tipo de cheiro que sinto , não é mau cheiro, é um cheiro estranho, queria saber o porque de eu estar assim, não voltei mais no Otorrino.Obrigada.

      1. Lendo os comentários confirmei muitas pessoas estão alérgicas AAss, Dipirona e Antiflamatorios .A saúde está descaso com sociedade Dipirona muitas pessoas ficam alérgicas …. está hora melhorar saúde colocar a disposição médicos alergistas pra Trabalhar SUS .porque só particular pagar caro pra fazer testes de contato… paguei bastante isso está errado… Também fiquei alérgica no hospital. Olha paguei particular pra me deixarem alérgica Quando fui fazer cirurgia ….O anestesista perguntou se eu era alérgica eu disse não porque até então usava todos tipos medicamentos….. porém ….Porque não pedem exames de alergias afinal como vamos saber se vamos ter ou não . Alergias….essa saúde pública está descaso… Logo depois da cirurgia fiquei alérgica tiveram aplicar em remédios pra mim ainda tive pagar mas caro né voltar a vida. Devia ter colocado processo no hospital na época AGORA VACINA ESTA DANDO REAÇÕES NAS PERNAS NAS ARTICULACOES memória ETC DAS PESSOAS QUE FIZERAM ! Tenho parentes que ficaram com sintomas pois vacina. De Fato devemos ter medo né por não sabermos as consequências dessas vacina nosso corpo ao longo prazo! Mas sei pra conter e essa gripe! Tem aplicar Ainda assim não fiz vacina por te me dado choque anafilatico quinze anos atrás …por nunca mas ter tomado nenhum tipo de vacina ainda nao ,nem fiz o reforço tetano então pergunto faço ou não a vacina do covid!? E outra não quero ter trombose qualquer uma dessas vacinas dizem causar Astrazenica com coágulos !janssem também! Obrigada!

    1. Muito obrigada pela matéria Dr.
      Descobri minha alergia há 20 anos, desde então sofro quando tenho enxaqueca, já que só posso usar paracetamol.
      Qual outro medicamento posso tomar para dor de cabeça (enxaqueca) nesse caso? Muito obrigada!

    2. Olá,Dr André!
      Tenho alergia a dipirona, AAs, Flancox, Ibuprofeno,voltarem,profenid, dexametasona. Para uma conjuntivite ou uma alergia nos olhos, posso fazer uso do colírio Legrand ou qual seria o ideal?

      1. Olá Doutor Parabéns pela matéria foi muito esclarecedora! No meu caso tive reação alérgica com leve angiodema nas pálpebras, orelhas, bochechas, lábios e vermelhidão com sensação de queimor nessas mesmas áreas mas somente ao nimesulida que pelo que entendi é o inibidor da Cox 1 mais fraco. Faço uso constante de ibuprofeno para senuzite e de ácido mefenâmico para cólicas menstruais e não sinto nenhum efeito colateral. E também sempre uso a dipirona de 1g para enxaqueca e não tenho sintomas alérgicos. Alguma coisa específica no nimesulida que pode tá causando minha alergia a ele? Desde já obrigada.

        1. É mais raro porem como disse no texto existe a reação alérgica que não é relacionada a inibição da cox 1 e sim especifica do medicamento. A alergia IgE mediada por antiinflamatorio. Nesse caso a alergia e somente a um determinado antiinflamatorio (como a nimesulida) e não ocorre com outros medicamentos.

          1. Minha filha tem 12 anos e é alergica a dipirona, quais outros remédio eu posso esta doando a ela.

          2. Depende. A principio ela pode fazer uso de qualquer medicamento que não seja do grupo dos antiinflamatorios, como antibioticos, anestesicos locais e sistemicos, etc. A chance dela ter reação alergica a esses outros medicamentos deve ser a mesma do resto da população. Geralmente a reação cruzada é entre membros do grupo dos antiinflmatorios. Porem o mais seguro e voce se consultar com uma alergista e avaliar com mais cuidado essas alergias medicamentosas.

    1. Meu filho agora é alérgico a paracetamol , ibuprofeno e dipirona , antes não era .
      Agora não sei o que posso dar para ele para febre e inflamação da garganta.
      Pode me ajudar por favor.

      1. Realmente quem tem alergia a aines e incllusive a paracetamol tem um problema um pouco maior. O mais seguro é sempre fazer um teste de provocação antes de receitar um analgesico ou antitermico. procure seu alergista para marcar um teste de provocação.

  6. Minha mãe é alérgica a dipirona e todos os componentes desse grupo , ela presisa fazer uma tomografia e tem que tomar o contraste ela pode ter uma reação alérgica a ele também?

  7. Tenho muitas dúvidas, porém apenas vim agradescer seus esclarecimentos dr., me ajudaram muito!!! Dificil encontrar médico disposto a falar de forma tão simples, porem esclarecedoras a nós leigos. (Muitas vezes nem no consultório temos essa atenção). Infelizmente sou de outro estado, pois sem dúvida o procuraria como paciente. Muito Obrigada! 🙏🏻

        1. Douto, tenho alergia a dipirona e desde então a antenflamatorio, fui até a emergência e não sabia mais oq tomar já que já havia ido outras vezes, desce então tomo paracetamol e não tenho alergias, mais isso nao funciona em todos os casos de dor. Dor de dente não passa e eu não tenho como ir ao dentista já que não sei oq devo tomar

          1. Existem analgésicos da família dos opioides (da família da morfina) que ajudam muito mais na dor do que os antiinflamatórios e não causam alergia em quem é alérgico a dipirona e outros antiinflamatórios. Eu costumo prescrever a associação de paracetamol com codeina (Tylex, Paco). No entanto esses medicamentos precisam de receita controlada então converse com seu médico.

          2. Sou alérgica a todos os tipos de antiflamatorios,fui no alergista e ele receitou Novalgina para dor de cabeça e nunca tive alergia…. Por um acaso um dia desses eu tomei dipirona e deu alergia…. Então Novalgina não é a mesma coisa de dipirona?

  8. Olá Dr, sou alérgica a dipirona e aas e estou com mal jeito nas costas, a dor continua e não sei qual remédio posso tomar, poderia me indicar algum?

      1. Boa noite doutor , tem mais de um ano que percebi tenho asma e polipose nasal descobri quando fui no médico pq estava com muita dor de cabeça e me deram remédio na veia comecei a passa mal atacou minha asma muito forte que minha saturação abaixou muito por pouco não fui entubada por duas vezes me deram duas injeções de adrenalina tenho muito medo de ir no médico se tenho dor não tomo nada e muito ruim

    1. Melhor artigo encontrado!

      Tenho as alergias medicamentosas listadas e algumas alimentares, hoje sonho um tratamento preventivo na nutrição funcional ou medicina ortomolecular que possa ajudar a evitar o desenvolvimento de novas alergias. Receio com a idade reduzir ainda mais as possibilidades de tratamento de problemas de saúde comuns. É muito difícil ser medicada para qquer sítuacao. tb receio usar imunossupressores, vacinas, etc.
      Obrigada pelo artigo!

        1. Ótimo post ….doutor estou com uma dor na coluna muito forte, fiz exames e consta início de hérnia de disco, o médico me receitou anti inflamatório e colágeno, porém tive alergia ao anti inflamatório, remédios receitados foram nimesulida, cetorolaco, famotidina, feitos em manipulação..me deu uma alergia violenta….o Sr. Acha q tive alergia devido a misturas dos remédios ou simplesmente por eu ser alérgico a anti inflamatório, e q remédio eu poderia tomar para o meu problema?….obs.: não tenha alergia a paracetamol
          Obrigado.

          1. A alergia a antiinflamatorios costuma ser dose dependente. Então o fato de ter tomado mais de 1 antiinflamatorio pode ter causado uma grande inibição da cox 1 e causado a alergia. Talvez se voce tomar so a nimesulida não tenha alergia. O mais seguro seria tomar antiinflamatorios que não inibem a cox 1 como celebra e arcoxia.

        1. Muito esclarecedor Dr. Tive duas crises de alergia, nas duas vezes tomei o Bezerol, foi em 2017 e agora em novembro/20, não tenho dúvidas fui parar na emergência. O choque anafilático é o fechamento da glote, tive reações diferentes nas duas vezes.
          Agora Dr como ficam as pessoas alérgicas se pegarem covid? Pode tomar preventivamente a ivermectina, foi -me sugerido.

  9. Meu dentista passou nimesulida e Dipirona 1g, após o 2 dia tomando surgiu umas grandes manchas vermelhas pelas minhas pernas e parte das costas, suspendi a medição, é mais provável ter sido reação alérgica a dipirona ou a nimesulida?

  10. É normal, ter reação contraria do dipirona, ao invés de passar a febre, da mais febre, qualquer medicamento que eu tomo que tenha dipirona, me dá febre?

  11. Poxa Dr André,

    fui tentar comprar na farmácia os indicados, são todos controlados. Do que adianta esses remédios, por causa de uma dor ou febre vou ter que ir ao alergista só para comprar um remédio. Estou com febre faz dois dias, minha alergia não passa rapido..ou alimento ou dipirona. Preciso trabalhar, não tenho como ir ao médico!
    Contudo, mesmo sendo frustrante, agradeço a solução do meu problema.

  12. Matéria muito esclarecedora. Parabéns e obrigado!
    Tenho alergia a AAS, dipirona, cetoprofeno. Posso tomar Buscopan Plus (paracetamol e butilbrometo de escopolamina). Pelo paracetamol, sei que posso, pois já tomo. Minha dúvida é o butilbrometo de escopolamina.
    Obrigado desde já!

      1. Muito obrigado! Tomei e foi tranquilo.
        Completei minha lista de alergias com base nas tuas informações acima (anti-inflamatórios inibidores fortes da cox 1).
        Grande abraço!

  13. Sou alérgica a dipirona e antiflamatorio é tomava paracetamol q hoje também causa alergia,mas mesmo não tomando nenhuma medicação,tenho urticária demais tomo antialérgicos todos os dias,tem algum tratamento pra não ficar com esse incômodo?

      1. Excelente matéria Dr! Muito esclarecedora. Sou alérgica a dipirona, antiinflamatório, Plasil, plamet, e a antibiótico da classe das quinolonas. Posso fazer uso de Mesacol?

      2. Excelente texto. Bastante esclarecedor. Mas tenho uma dúvida: tenho angioedema e para dores musculares e dor na coluna (dores leves do dia a dia), posso tomar a codeina mesmo??

  14. Olá! Obrigada pelo esclarecimento acima!!!
    Tomei dipirona por injeção, no hospital, e comecei a sentir coceira na garganta no mesmo dia à noite e perdurou durante 1 semana. Na semana seguinte, esse tipo de alergia cessou e comecei a ter coceira na pele. Eu e minha mãe não temos certeza se tenho alergia a dipirona, mas eu creio que sim. Essa coceira é possível ser da Dipirona? Mesmo quase 2 semanas depois do dia que foi injetada?! Também sinto a dor da injeção até hoje…
    Grata pela atenção 🙏🏻

    1. Sou alérgica a medicamento e marisco do mar . Não posso tomar dipirona sódica,
      Dexmetazona
      Diclofenaco. Voltaren

      Ibuprofeno. Aliviun, advil

      cetoprofeno. Profenid

      Novalgina, buscopan composto fora outros remédios. Não posso nem ver camarão e nem senti o cheiro que já fico com a pele irritada.
      A última vez que tomei um remédio que não sabia que era alérgica passei 3horas na UPA em observação além de tomar medicamento para cortar o efeito da alergia cheguei no hospital completamente sem enchegar nada tive que tomar atrenalina por conta da alergia que foi muito forte

  15. Sou alergico a dipirona, ibuprofeno e aas, mas uso bem paracetamol.
    Tenho que fazer uma colonoscopia e pediram Dulcolax e Lutfal no preparo.
    Vi que eles tem Tartrazina na formula. Vi na internet que quem apresenta reacao alergica a aas podem tb apresentar reacao a essa substancia. O que vc pode dizera respeito. caso seja verdade, como posso substitui-los?

    1. Não existe essa reação cruzada. Sua alergia provavelmente é apenas ao antiinflamatorios. O que eu sugiro é que antes da cirurgia, em ambiente controlado, tome o Dulcolax e em outro momento o Luftal para avaliar se vai ter algum efeito adverso. Ou seja, fazer um teste de provocação com esses medicamentos. provavelmente nada acontecerá.

    2. Excelente explicações. Sou alérgica a dipirona, ibuprofeno, as e afins. Já passei em consulta com outros médicos que não me ajudaram como esse texto. Fico feliz também em saber que posso tomar qualquer das vacinas, inclusive da Pfizer.

  16. Olá, tenho uma alergia que ainda não descobri ao certo o que é, provavelmente e medicamentosa, pois fico com o lábio, os olhos e orelhas inchados e urticária pelo corpo Já realizei exames para alergia e não deram nada. Tenho muitas dores na região lombar por conta de uma hérnia e fiz uso de antiinflamatório por muito tempo, por isso acredito que seja isso. O Ibuprofeno é o que me causa mais alergia. Gostaria de saber qual antiinflamatório e analgésico posso tomar para essas dores?? Pois só o analgésico não resolve pra mim, preciso do antiinflamatório. Já tomei o meloxicam e não tive reação. Deve continuar com ele?? Posso associar com algum relaxante muscular?? Obrigada. 😊🙏🏼

    1. Você precisa se consultar com um alergista e de preferencia fazer um teste de provocação medicamentosa para determinar se realmente tem alergia a medicamentos e quais medicamentos. Como já usa meloxicam e não apresenta reação parece ser seguro continuar seu uso. Normalmete relaxantes musculares não causam alergia em que é alergico a antiinflamatorios

    1. Boa tarde! Sou alérgica a dipirona. Tenho dúvida se posso ou não tomar a vacina Pfizer do Covid-19, já que apresentou reações para algumas pessoas alérgicas. O que acha sobre isso?

  17. Eu tenho alergia a aas, diclofenaco e cetoconazol.. sempre tenho medo na hora de tomar qualquer tipo de anti inflamatório..tenho muitas dores nas costas e cabeça porém nunca sei bem o que usar..

  18. Bom dia Dr. Primeiramente parabéns pelo artigo. Esclareceu muitas dúvidas mesmo.
    Sou alérgica aos anti-inflamatórios do grupo da dipirona, aas, ibuprofeno, etc. Sou alérgica também ao antibiótico cefalexina.
    Estarei em breve fazendo cirurgia de extração de sisos e o meu dentista me prescreveu de pós operatório a tomar o tylex (codeína mais paracetamol). Devo me preocupar antes de tomá-la? Ou é segura para o meu caso? Não sou alérgica a paracetamol e nimesulida.
    Outra dúvida é em relação ao relaxante muscular miosan. Ainda não o usei, mas devo começar em breve para tratamento de inflamação de ATM, mas estou com medo, não sei se os relaxantes tem alguma ligação com anti-inflamatórios.
    Desde já agradeço muito.

    1. Se você já usa paracetamol sem intercorrencias o uso de tylex deve ser seguro. Lembrando que ao tomar uma dose alta de paracetamol mesmo uma pessoa que não costuma ter alergia ao paracetamol pode ter. Então tome a dose que já esta acostumada. A codeina e o relaxante muscular não costumam ter problema em alérgicos aos antiinflamatórios.

  19. Boa noite doutor,descobri alergia a Dipirona aos 13 anos de idade,hoje tenho 32,mais também descobri que posso tomar amoxilina é paracetamol,graças a Deus, mais minha dúvida é a seguinte,tem algum perigo de ambos perderem o efeito em meu organismo por serem os únicos que tomo quando sinto dores ?

    1. Amoxocilina não é um remédio para dor, é um antibiótico. Paracetamol é sim um remédio para dor (analgésico) além de antitérmico. Ele não perde o efeito porem serve apenas para dores fracas a moderadas. Para dores mais intensas talvez seja preciso um analgésico opioide como a codeina (vende apenas com receita controlada)

  20. Boa tarde, há 2 anos venho apresentando alergia a analgésicos como dipirona, paracetamol, ibuprofeno e deosil, tenho inchaço no rosto, espirros, tosse, falta de ar e muita coceira pelo corpo. Fiz cirurgia no dente e tomei Cataflam e não tive reação. Más o que posso tomar para dor?

  21. Olá dr. Sou alérgica com os antiinflamatórios de cox 1, aas, e penicilina!
    Estou com suspeita de espondilite anquilosante e o tratamento seria tomar celecoxibe 2 comprimidos durante 3 dias e depois 1 comprimido durante 40 dias! Estou muito receosa em tomar, muito medo em ter uma reação. Sou tão alérgica que evito tomar qualquer medicamento. Pelo que li você fala que os antiinflamatórios cox 2 são mais difíceis em dar reação. Lendo a bula do celecoxibe fala que quem tem reação ao ácido acetil salicílico este antiinflamatório pode dar reação tbm! E agora?? Muita dúvida!!!

  22. ola boa tarde! excelente artigo! dúvida: tenho alergia a dipirina, isolada ou em associaçao, e tb a anti-inflamatorios nao esteroidais. Posso tomar Paco? (codeina + paracetamol?)

    1. Você tem que saber se pode tomar paracetamol. A codeina costuma ser muito segura porem o paracetamol pode causar alergia em que já tem alergia a dipirona. Então a pergunta é, você toma paracetamol sem intercorrencias? Se já toma, sem problemas. Se não sabe deveria fazer um teste de provocação com o paracetamol

  23. tenho alergia a AINES, fico muito mau quando uso, queria saber se remedios para alergias ex: esalerg inibem o esta enzima? estou co muito medo de tomar.

  24. Olá. Gostaria de agradecer por esse texto bem autoexplicativo. Me ajudou muito a entender e tirar dúvidas sobre a alergia a anti-inflamatórios do meu avô. Muito obrigada!

  25. Ótimo artigo, me tirou muitas dúvidas. Sou alérgica a todos os analgésicos e antiinflamatórios que já tomei. E quanto aos corticóides, eles também são antiinflamatórios?

  26. Página mais esclarecedora que encontrei sobre o assunto. Obrigada e parabéns! Tenho alergia conhecida a vários destes fármacos e por isto evito tomar qualquer anti-inflamatório. Meu pai, que é médico não alergista, recomendou tomar Flotac após uma contusão, dizendo que causa menos reações alérgicas que o diclofenaco do Voltaren. Procede?

  27. Doutor tem uma dúvida sou alérgica a vários medicamentos Dipirona diclofenaco aspirina profenidi e outros etc. Uma médica me falou uma vez que é todos os anti inflamatórios corti cortem e paracetamol poço tomar minha dúvida é será que eu vou poder tomar a vacina do covid e se um dia eu ser mãe vou poder usar a anestesia de uma cesariana obrigado boa tarde

  28. Boa tarde Dr! Desde a minha adolescência eu apresento alergia a medicamentos e atualmente só utilizo o nimesulida, qual o melhor exame a ser feito para comprovar as substâncias que mim causam alergia?

  29. Parabéns ao doutor pela postagem.
    No meu caso já fui ao alergista, pq todos os medicamentos desde os 15 anos me davam alergia e mesmo que não fosse imediatamente com o uso prescrito pelo médico ou dentista não conseguia terminar o tratamento. Por fim estava tomando só Tylenol e tive um grave problema dentário, não sendo possível o dentista receitar nada sem que eu fizesse o teste no alergista, fiz o teste de contato, que foi repetido duas vezes não deu alergia de nada, nem de alimentos. Mas no exame já estava com a garganta fechada pq tinha usado xilocaína no dente. Diante da situação o alergista disse que não tinha nada pra fazer, pq meu diagnóstico era de pseudo alérgia e que eu não tomasse nenhum medicamento fora do ambiente hospitalar.
    Aqui não ouvi ninguém falar na pseudoalergia e nem mesmo o doutor, gostaria de saber o que poderia me dizer sobre esse diagnóstico e se vale a pena procurar outro alergista, visto que esse me falou que não precisa mais voltar porque não teria mesmo o que fazer.

    1. Boa dia Simone. Pseudo alergia é uma reação adversa ao uso de medicamentos identica a uma reação alérgica comum, porem o mecanismo fisiopatologico que desencadeia a reação não envolve mecanismos alérgicos. realmente é um pouco complicado para quem não é especialista entender. Vou tentar explicar de maneira mais facil.
      Para ser alergia verdadeira a reação deve envolver um mecanismo alérgico, isso é, moleculas de IgE. Por exemplo, quem é alergico a penicilina desenvolve IgE contra a penicilina e isso leva a reação alérgica, com urticaria e angioedema. Na pseudoalergica voce tambem tem no final das contas urticaria e angiodema, mas o que desencadeou isso não foi a molécula de IgE, foi algum outro mecanismo.
      Na maioria das vezes as reações aos antiinflamatorios não são mediadas por IgE, isso quer dizer que não são reações alérgicas, são pseudoalérgicas.
      Mas isso tudo só é importante para medicos especialistas, para o paciente e medicos generalistas acabamos por facilitar e chamar tudo de alergia, visto que a conduta é a mesma, evitar o medicamentos e tratar as crises.
      O que posso te falar é que sempre temos alguma alternativa para o paciente. Deve-se fazer testes para avaliar exatamente que alergia voce tem e depois sugerir um medicamento para uso.

  30. Eu tomei SONRISAL e mais tarde meu olho inchou( que é oque acontece quando tomo Dipirona porque eu tenho alergia a dipirona). O SONRISAL tem Dipirona na composição?

  31. Boa noite, sou muito alérgica a toda essa classe de medicamentos e também a sulfa e ao Timerosal. Minha dúvida é se poderei tomar alguma vacina para o coronavirus, visto que não posso tomar a vacina do H1N1, em virtude do conservante ser o Timerosal.

    1. Normalmente a quantidade de timerosal dentro das vacinas é muito pequena e não contraindica a vacinação mesmo em alérgicos. O beneficio supera em muito o potencial risco. Pode-se tambem tomar a vacina sob supervisão médica em clinicas especialisadas

  32. Tomei celecoxibe 200 mg e após a segunda dose percebi que estava perdendo a voz e com a face avermelhada. Sou alérgico a dipirona ibuprofeno e aas, que existe neste medicamento. O médico me indicou 2 cápsulas de uma vez, mas como sei que sou alérgico ao ass tomei só pra ver se ia ter alguma reação. Tomei um Allegra D e a reação alergia regrediu. Corro o risco da reação voltar após o efeito do Allegra passar?

  33. Parabéns pela clareza do conteúdo, muito bom mesmo!

    Tenho alergia ao dipirona, paracetamol, ibuprofeno, diclofenaco, aas. São reações violentas, toda a pálpebra fica inchada, então não tomo nenhum deles. Por conta desse histórico, tenho muito medo de tomar outros medicamentos.

    O único antiinflamatório que tomei e não causou alergia foi o nimesulida. Na verdade, poucas vezes ele causa algum tipo de reação alérgica. Geralmente não tenho nenhuma. Quando aparece, acontece um leve inchaço nas pálpebras. Mas é bem raro.

    Como dito, tenho alergia ao ibuprofeno. Expliquei ao médico, e ele me receitou o bicerto (cetoprofeno) para tratar um inflamação articular. Porém, estou com medo de tomar, uma vez que o ibuprofeno é semelhante ao cetoprofeno. Entretanto, o nimesulida não me causa alergia alguma. Será se posso tomar o citoprofeno?

  34. Boa noite Doutor!
    Não sei ao q sou alérgica ! Mas ao usar Buscopan,AS,Sorrisal, Ibuprofeno,Buscofem, dipirona , começo a tossir , faltar de ar e coceira na barriga!
    Pesquisei e vi que todos tem em comum na bula Ácido acetilsalicilico.
    O que posso usar pra cólicas ?

  35. Olá!
    Meu filho tem 5 anos e desde bebê evito dipirona porque teve episódios de hipotermia várias vezes após o uso.
    Hoje ele precisou ser medicado e usou paracetamol. Após uns 25 minutos surgiram manchas vermelhas, como urticárias atrás das orelhas, embaixo das axilas, nas virilhas e notei os lábios um pouco inchados.
    Até agora ele não teve problemas com o uso do ibuprofeno mas de acordo com seu artigo é bem provável que ele seja alérgico a esses antiiflamatórios.

      1. Boa noite, Dr. André! A uns 4 anos comecei a desenvolver algumas alergias alimentares como levedura, ovo, leite, chocolate, níquel e alérgia a dipirona. Todo ano faço o pick teste e as alérgias alimentares modificam, algumas somem e outras aparecem, isso é normal? No caso de medicamento, só tinha alérgica dipirona, mas ultimamente estou tendo reação alérgica a ibuprofeno, doflex e torsilax, será que o quadro alérgico está aumentado, ou esses medicamentos tem dipirona na composição? Levando em consideração essas alérgias eu posso tomar a vacina contra covid? Posso tomar anestesia?
        Obrigada!

        1. primeiro, alergia a diferentes antiinflamatorios é a regra. É muito comum. Voce pode ler a explicação sobre isso no propio artigo e se deve a inibição da cox 1.
          Segunod, talvez voce não tenha alergia a esses alimentos. O prick teste não mede alergia e sim sensibilidade. Muitas pessoas tem prick teste positivo para um alimento e não tem quadros alergicos ao comer o alimento. O melhor teste para isso é a prova de provocação.
          Quando a vacina do covid não tem problema algum e tampouco anestesia, voce so deve avisar o anestesista para ele não usar antiinflamatorios

  36. As vezes tomo dipirona e o comprimido “entala” na garganta, fica com muita dificuldade pra descer. As vezes o comprimido desce normalmente. Minha irmã diz que é uma sensação psicológica, que o remédio só entala quando estou estressada. É possível que eu não tenha alergia e o remédio só fique preso por questões psicológicas? Tomei um alguns minutos atrás e senti um pouco de incômodo na garganta e vontade de vomitar, tenho medo

    1. Isso realmente não é alergia a dipirona. Alergia voce teria sintomas na pele como urticaria e coceira, edema em face, mãos e pes, falta de ar etc. E teria todas as vezes que tomar o medicamento, em comprimido, gotas ou injetavel. Voce deve ter alguma dificuldade de deglutir o comprimido mesmo

  37. Olá, tramal e o toragesic são medicamentos que inibem a cox 1? Pergunto, pois sou alérgico a dipirona, diclofenaco e precisarei utilizar um analgésico

  38. Boa Noite Dr. Sou alérgica a todos os antiinflamatórios não esteroides, realizei teste apenas com Paracetamol e posso até 500mg, gostaria de saber se há contraindicação para tomar a vacina de Covid da Fio Cruz (Oxford) ou a Coronavac.

  39. Olá Dr. André! Ótimo artigo, parabéns! Uma dúvida, tenho urticária crônica. Gostaria de saber qual relaxante muscular posso tomar (no final de exercícios mais intensos por ex. que o corpo fica bem cansado). Antes tomava Dorflex, mas agora ele causa muitas irritações e inchaços na pele toda. Minha medica pediu para tomar paracetamol no caso de dor, porém, não é o caso de dor, é mais a sensação de relaxamento muscular mesmo. Desde já obrigada! Abs!

    1. Boa tarde doutor André

      Gostaria de tirar uma dúvida, por gentileza, pois devido casos da covid aumentando na minha cidade, quero evitar ir a hospitais, irei apenas em último caso.

      O fato, é que devido um movimento de mal jeito, machuquei a coluna, o que tem me causado muitas dores e dificuldade de locomoção… Um familiar meu, há um tempo atrás sofreu a mesma situação e se recuperou com a injeção Dexalgem, mas o fato de haver uma suspeita que eu seja alérgica a dipirona, fico receosa de tomar essa injeção por conter na composição dipirona. Gostaria de uma opinião sua, uma vez que percebo que ajuda demais com suas orientações. Desde já grata.

  40. Bom dia, Minha filha tem 13 anos, a 2 anos começou a ter alergia a Dipirona e Amoxilina , ela inchou toda teve muita coceira. Depois disso ela começou, ter problemas com alguns alimentos, quando come bolo de festa elas senti muita dor de cabeça é uma sensação que a garganta está fechando, em alguns casos de alimentos ela tem dor de cabeça é diarreia e as vezes vômitos. Ela teve alergia de pasta de dente colorida, antistranspirante, Dipirona, Diclofenaco,Amoxilina,paracetamol,ibuprofeno, e quando ela toma muito sol, a pele dela fica em alguns lugares vermelha e da coceira pelo corpo. Ela fez exame de sangue deu tudo normal, fez Princk teste e só deu alergia a 2 ácaros. O rosto dela e as costas estão tomados de bolinhas q eu percebi q quando ela come bolacha,pizza etc, no outro dia se agrava e até inflama. Até hoje não sei qual remédio para febre ela pode tomar e nem pra dor. E queria saber se a alergia pode está ligada as supostas espinhas pq é isso q o médico fala, as espinhas podem ser provocadas pelas alergias q ela tem e se sim, como resolver isso. Obrigada.

      1. Dr, meu caso é gravíssimo, quase todos os medicamentos que me dão edema de glote, me sinto morrendo é horrível, sofro com dores nos ossos, dores e obssesso dentário dores de cabeça entre outras complicações na saúde e morro de medo de ir a um hospital e de tomar um medicamento que venha a me causar essa grave alergia, não sei de todos remédios e nem arrisco tomar, más sei que a dipirona, o ibuprofeno, o paracetamol, a cefalexina, Doril Dorflex e muitos outros me matam, como vou melhorar de uma dor ou de uma inflamação , se não sei o que posso tomar? E tenho medo, sou pobre, e não consigo um alergologista na rede pública de saúde, é muito difícil, tenho medo de passar mal e ser socorrida desacordada e no hospital tomar algum medicamento que eu não possa, adoeco sempre, morro de dores e não vou ao hospital com medo, por favor me ajude Dr, muito obrigada.

        1. Voce precisa ir a um alergista e avaliar suas alergias medicamentosas. Geralmente os centros universitarios fazem testes de provocação. No Rio, onde moro, varios hospitais universitarios realizam os testes. Fiz minha residencia no HUCFF (UFRJ) e lá é feito de rotina esse exame toda semana.

          1. Dr. Descobri de uma forma drástica que sou alérgica ao Dorflex, quais antiinflamatórios não posso tomar? Ah e lembrando que iniciei tratamento da alergia com Polaramine,oque me deixou mais alergica ainda.

  41. Boa noite Doutor, sou alérgica a aines, tive uma reação alérgica após tomar um dorflex! Meu organismo tolera paracetamol, fiz teste em clínica com dosagem de até 750mg e foi tolerado! Nessa caso, a nimesulida e o meloxicam também tem grandes chances de serem tolerados? Já que ambos também inibem de forma fraca a cox 1? Obrigada

  42. Bom dia, Doutor!
    Tenho alergia a AINES, porém meu organismo tolera o paracetamol. Neste caso, é provável que eu consiga fazer uso também da nimesulida e do meloxicam?
    Obrigada

    1. Olá tudo bem?.Estou inchando muito os lábios e o rosto. Fiz todos os exames até pra ver se era Angiodema hereditário,não deu nada!
      Acordo no meio da noite com a boca inchando as vezes o rosto também. Ai tomo predsilona passa.A médica receitou um antialérgico Loratadina. Vou ter que marcar Alergista

  43. Nossa! Que texto esclarecedor. Muito obrigado. Como todos os alérgicos aqui tenho medo de ir parar no hospital por conta da covid e acabar tomando algum medicamento que me cause alergia. É muito comum mesmo eu falando dos remédios que tenho alergia (dipirona e diclofenacos), os médicos receitarem algum que não posso. Desses medicamentos que os médicos estão receitando para os casos mais leves de covid, além do paracetamol, quais podemos tomar em caso de febre e dores, por exemplo?

  44. bom dia dr, entao, tomei dipirona(neosaldina) uma vez e m deu reacao alarrgica, tipo uma leve falta de ar, tomei uma outra vez e deu mesma coisa. e uma vez tomei no hospital prazil e ranitidina e tbm m deu essa falta d ar, agora evito ecs medicamentos, mas ja tomei ibuprofeno, dramim, paracetamol, prednisona, nimesulida, etc e nao m causou nenhuma reacao. ja usei tbm azitromicina tbm, tramol tbm, normal, so que uso prednisona meio comprimido todos os dias de 20 mg( 10mg). uso duovent n tbm, posso tomar ivermectina, obrigado. ec uso d prednisona, posso continuar com ela, c pudr ajudar. att

  45. Olá, eu tenho alergia a dipirona e tive a ibuprofeno também e ASS. Estou com muita dor de dente mas o paracetamol não da conta masi. Me indicaram o toragesic mas tenho medo de tomar. Ele pode ser prejudicial pra quem tem alergia a dipirona?

  46. Minha mãe tem alergia a Dipirona e todo remédio que contenha ácido acetil salicílico. Ela consegue tomar apenas o Buscopan simples. Está com suspeita de covid19, mtas dores de cabeça. Qual o remedio ela poderia tomar para aliviar a dor de cabeça?Ela tem medo de tomar paracetamol. Ela tem alergia também a remédios que contenha sulfa. Até mesmo a anti alérgicos ela tem alergia.

  47. Dr. Sou alérgica a Dipirona, Ibuprofeno, AAS e diclofenaco. Todas essas alergias adquiridas com o tempo. Entretanto, da classe dos antiinflamatórios, tomo o cetoprofeno sem nenhum tipo de reação. isso é normal? Ou preciso parar de tomar? Dos mais leves, geralmente também faço uso de paracetamol e nimesulida, quando preciso.

    1. Se você usa o cetoprofeno e não te faz mal não precisa parar. Provavelmente se tomar uma dose alta, 2-3 comprimidos juntos, vai ter uma reação alérgica tambem. Paracetamol e nimesulida geralmente são os mais seguros porem tambem em altas doses pode causar alergia

  48. Gostei muito do artigo tenho alergia e sempre que preciso ir ao médico fico tenso .
    Mas dr. Eu posso tomar toragesic para colica renal? A propósito sou alérgico a dipirona

  49. Olá, sou alérgica a dipirona, Ibuprofeno, aas entre outros.Tomo paracetamol, dorilax e às vezes diprospan para tentar aliviar a minha dor,quero saber se tem algum inflamatório mais específico para os casos de alergias assim.
    Obrigada.

  50. Por favor, como sou alérgico à AAS, Dipirona e outros, podendo tomar apenas Paracetamol e Celebra há risco ao tomar a vacina contra a Covid? Se não, qual seria a recomendada?

      1. Oii Dr. André, primeiramente parabéns pelo artigo, imensamente esclarecedor! Queria, por gentileza, que me tirasse uma dúvida.. nunca fui alérgica a nenhum medicamento, porém do nada desenvolvi alergia a antiflamatórios, tomei paracetamol de 750mg uma vez e fiquei cheia de urticárias pelo corpo inteiro.. recentemente quando tive covid fiz uso de um antibiótico levofloxacino e também tive uma reação alérgica enorme .. mas sempre são urticárias e meus dedos incham quando mais grave. É possível eu ter alergia somente a um antibiótico em específico? Nesse caso ao levofloxacino? Pois já tomei azitromicina, SINOT CLAV , e nunca tive essa reação. Fico preocupada de estar desenvolvendo alergia a todas as classes de medicamentos, já tive alergia também ao labirin que nada tem haver com antiflamatórios e antibiótico. Enfim, Desde já, muito grata!

        1. O mais comum é exatamente ter alergia a um antibiótico especifico, ou familia de antibioticos. Geralmente quem tem alergia a penicilina não tem a levofloxacina ou azitromicina. O mesmo vale para os outros antibióticos. Sugiro você fazer um teste de provocação medicamentosa para confirmar suas alergias.

  51. Dr. quero agradecer por esclarecer muitas dúvidas, aliás não consegui um bom alergista até hj, todos que consultei falaram as mesmas coisas e afirmaram que no meu caso não existe um tipo de teste para saber os medicamentos exatos. Eu fui descobrindo aos poucos que tenho alergia aos AINEs e analgésicos, e paracetamol posso tomar. Minha alergia se dá após alguns minutos e é muito forte, incha olhos e boca, e a urticária é em todo o corpo, da cabeça aos pés, fico toda deformada, é até difícil de mostrar a alguém, e ainda me dá forte dor no corpo. Só passa totalmente depois de três dias. Gostaria de saber se posso sofrer risco de morte, dependendo da dosagem e se é possível realizar o teste sem muito sofrimento, pois tenho pânico só de pensar em ficar assim por tantos dias. Muito grata.

    1. Não é comum a morte por alergia a dipirona mas, sim, é possivel, a depender da dose do medicamento e se voce não conseguir atendimento médico.
      O teste de provocação medicamentosa é seguro quando bem realizado, por profissional alergista em ambiente hospitalar.

  52. Maravilhosa e esclarecedora essa página e a sua disponibilidade em tirar tantas duvidas!
    Comecei a apresentar alergia a dipirona a e a diclofenaco. Fiz o teste cutâneo na alergista e deu alergia a quase tudo. A reação que tenho é ficar com o rosto com placas vermelhas e quente. Nada mais.
    Não uso mais qualquer remédio que possa causar reação, apenas paracetamol, o qual suporto bem (até mesmo o tylenol sinus). Mas já tive alguns episodios de febre em que o tylenol não “segurou”. Infelizmente, as emergências hospitalares não estão preparadas ainda para o alérgico medicamentoso e os médicos “desdenham” do paciente que diz ser alérgico (infelizmente já saí de diversos consultórios com receitas de remédios os quais eu tinha dito que não poderia tomar)!
    Minha dúvida é: o que tomar para revezar com o paracetamol em casos de febre que não baixa? Obrigada!!

    1. Esse é um grande problema. temos medicamentos para dor, inflamação porem para baixar a febre, os antitermicos, são poucos. A maioria vai causar alergia em voce. Uma tecnica é dar doses baixas de corticoide associado ao paracetamol e tambem, como era feito no passado, diminuir a temperatura com bolsas de agua gelada e/ou gelo, principalmente em virilhas, axilas e pescoço.

  53. Olá,sou hiper alérgico a Diclofenaco,AAS Dipirona,Buscopan e tantos outros antinflamatorios,tenho muita dor na lombar irradiando pela perna até os pés,e sempre que tenho essas crises no nervo ciático,os médicos costumam me passar dexametazona um relaxante miscular e o paco,mas deata ultima vez a medica receitou meloxican,não conheço este medicamento e tenho medo de ter uma reação alérgica,por isso ainda não comprei. Esse meloxican,de fato não dá reação alérgica?

    1. O meloxican é um inibidor fraco da cox 1 e com frequencia bem tolerado nos alergicos a antiinflamatorios. Porem não é 100% certo de ser bem tolerado. O mais indicado seria fazer um teste de provocação com o meloxican ou sar um inibiodr seletivo da cox 2 como o celebra ou arcoxia.

  54. Dr ultimamente estou ficando direto com bocs inchada e vermelha não sei o que eu tenho passei no médico falou q talvez era alergia Dipirona porém fica 7 dias sem toma nada de diporona hoje estou aqii com boca inchada o que pode ser ?

    1. Não existe relação entre alergia a antiinflamatorios e alergia a anestesico local. Voce deve investigar se realmente é alergica a anestesico fazendo um teste de provocação medicamentosa com anestesico local. É um procedimento bastante seguro quando feito com medico alergista habituado e em local com condições adequadas para tratar uma reação alergica

  55. Tenho alergia a dipirona e a anti-inflamatórios e sempre tomei paracetamol de 500mg, uma vez tomei o de 750mg e senti reação, isso é possível?

  56. Doutor, sou alergica a dipirona, diclofenaco, aas, ibuprofeno. Precisarei usar enoxaparina e hidroxicloroquina na gestacao para tratar trombofilia. Isso pode me causar uma alergia? A grandes chances?

  57. Bom dia, até meus 7 anos eu não tinha alergia a nada depois disso AAS Dipirona amarelo de tartrazina nunca mas… fecha minha garganta assim fiquei alérgica, engraçado tenho enxaqueca e o adivil não me dar alergia morro de medo de ir ao hospital e desmaia alguma coisa assim que eu não possa falar que tenho alergia

  58. Boa tarde Dr. Tenho alergia a todos esses medicamentos e ao corante tartrazina, minha pneumologista passou o Tamiram 750, e nele tem o óxido de ferro amarelo. Posso tomar?

    1. Provavelmente sim. O tamiram não é antiinflamatorio e não inibe a cox 1, então não tem reação cruzada com os antiinflamatorios. ja a alergia ao corante amarelo e superestimada, na maioria das vezes o paciente pode comer coisas com o corante sem intercorrencias mais graves

  59. Foi bem esclarecedor este artigo. Dr. Andre tenho alergia a antiinflamatórios, dipirona, paracetamol, AAS, iodo, bicarbonato e asma alérgica. Posso tomar qualquer vacina do covid19?

  60. Vir la em.cima que tem uma pergunta dizendo meu.pai é alérgico ao dipirona eu tbm posso ser alérgico e a reposta foi que não mais aqui em casa minha sogra é alérgica meu marido tbm é alérgico e meu filho tbm é alérgico graças a Deus o.mais novo n é não mais pode acontecer caso da genética passa de uma para outro

    1. Alguns tipos de alergia são hereditarias, isso é, tem um forte componente genetico hereditario. Alergias alimentares, rinite alergica etc. Outros tipos de alergia como alergia medicamentosa não costuma ter esse fator hereditario. Mas nada impede que pessoas na mesma casa tenham alergia a medicamentos, apenas não é o mais comum.

  61. Ola doutor por favor me de uma luz, desenvolvi a 1 ano alergia a dipirona e antinflamatorios,a comida tmb bacon linguiça estou arrasada meu corpo esquenta todo e cria placas estou tendo crises de coluna e só posso tomar tilenol mas é muito fraco,todo antiinflamatório que a ortopedista passa a alergista condena,tem algum que seja seguro o último que ela me passou foi
    (artroflan fitoterápico e buscopan)esses eu posso tomar?? que é fitoterápico mas tenho muito medo desde já agradeço.

    1. Ola doutor por favor me de uma luz, desenvolvi a 1 ano alergia a dipirona e antinflamatorios,a comida tmb bacon linguiça estou arrasada meu corpo esquenta todo e cria placas estou tendo crises de coluna e só posso tomar tilenol mas é muito fraco,todo antiinflamatório que a ortopedista passa a alergista condena,tem algum que seja seguro o último que ela me passou foi
      (artroflan fitoterápico e buscopan)esses eu posso tomar?? que é fitoterápico mas tenho muito medo desde já agrade

  62. Dr. muito esclarecedor este artigo. Obrigada. Tenho alergia ao AAS, anti inflamatórios AINES ( olhos e boca incham) e tenho asma tb. Posso tomar a vacina da Pfizer?

  63. Gostaria de agradecer por esta publicação. Eu sofro com alergia a todos inibidores de Cox 1, até o mais leve como paracetamol. Em momentos de dores eu tomo tramal, mas só quando tá muito forte mesmo, pq opióide causa dependência. No mais, nós que somos alérgicos geralmente temos que conviver com a dor, pois nossas opções são poucas. Tomar corticóides com frequência não é uma boa opção. Vou anotar essa lista.

  64. Minha mãe é alérgica à dipirona, mas tolera muito bem o paracetamol, ela está com febre agora pois estamos com dengue, e ela está tomando paracetamol mas a febre não baixa, temos aqui em casa paracetamol + codeína, ela pode tomar?

  65. Dr. André sou alergia a dipirona, paracetamol, Iodo, AINES, bicarbonato e tenho asma, tomei a coronavac dia 07/05 e tive coceira (urticária) nas costas e pescoço, está melhor mais ainda coça um pouco
    E comecei a tomar allegra. Normal?
    E vou tomar a segunda dose dia 03/06

  66. Dr.boa tarde.De ums tempos pra cá, descobrir que me tornei alergico a dipirona e paracetamol,não faço uso desses medicamentos e nem de outros devido ao receio que tenho.Há duas semanas, estou com um dente inflamado,consultei um dentista e este então me medicou ibuprofeno de oito em oito horas.Comprei de 600mg.Fiz uso do primeiro comprimido e aproximadamnete duas horas depois percecebi que estava com edema nas pálpebras (Não muita) e tb umas marcas vermelhas no rosto que não demoraram a desaparecer assim como tb o edema. A inflamação melhorou bastante com apenas um comprimido que tomei.A pergunta: Se eu tomar novamente o ibuprofeno acompanhado de um antialergico tem problemas ja que eu sentir um grande alivio da inflamação? Como so fiz uso apenas de um comprimido na quarta-feira passada, ainda sinto a inflamação .Por favor me oriente aí.E parabens para o sr por está ajudando muita gente através desse site. Deus abencoe o sr.

  67. Olá, Boa tarde! Sou alergia dipirona, aas, diclofenaco, ibuprofeno, etc.. As únicas medicações que tomo e não me causa alergias é o paracetamol e nimesulida. Devido ao esforço físico no trabalho sinto muitas dores muscular, gostaria de saber se posso fazer uso do medicamento musculare?? Pfvr me tire essa dúvida

  68. Boa tarde Dr. Fico muito grato por me responder.Trababalho magnifico esse do sr. Dígno de elogios.Sem duvidas,tem ajudado milhares
    de pessoas.Serei um divulgador do seu nome.Deus lhe abencoe e proteja sempre. Até breve.

  69. Dr boa noite. Eu esqueci de fazer-lhe a seguinte pergunta:
    Eu tenho aqui comprimidos de ibuprofeno de 600mg, se eu dividi-lo
    ao meio e tomar eu estarei ingerindo 300mg não é isso? Portanto,
    qual a possibilidade de eu ter uma reação alergica e em que grau?
    Obrigado mais uma vez.

    Abraços, josé Carlos

    1. Jose Carlos. Se voce é alergico a paracetamol significa que voce tem uma alergia importante a antiinflamatorios. A maioria dos pacientes alergicos tolera bem o paracetamol. Eu acho que se voce tomar meio comprimido do ibuprofeno ainda assim terá uma reação alérgica. A intensidade varia de pessoa para pessoa, é muito individual, porem eu não ariscaria.

  70. Excelente conteúdo, obrigada!
    Dr. André, gostaria de uma opinião, se possível: eu tenho histórico de anafilaxia (med/alim) e, caso eu tome a vacina da pfizer, pensei em me dirigir logo em seguida ao hospital q me atende e ficar aguardando fora do hospital, claro, por pelo menos 1 hora, como precaução no caso de eu ter reação…seria um exagero isso? É uma pergunta de quem já teve que correr pro hospital 4x na vida por conta de episódios de anafilaxia.

        1. Boa noite!!!
          Sou alérgica a AINES, dipirona e ácido acetilsalisilico. Tomava o Paracetamol, mas recentemente comecei a apresentar reações alérgicas tb a ele ( inchaço de pálpebra). Qto aos corticoides, tomo sem nenhum problema por via oral ( geralmente tomo prednisolona), porém, no parto do meu filho , ao ter uma reação alérgica provavelmente devido ao uso indevido de um AINES, o médico foi controlar a alergia com injeção na veia de de Hidrocortisona e instantaneamente apareceram placas vermelhas no braço aonde a injeção foi aplicada, além da pressão arterial subir (acho que foi nervoso). A minha dúvida… Será que em doses maiores ou vias injetáveis tb sou alérgica ao corticoide ??

          1. Provavelmente não. Alergia a corticoide não costuma ser dose dependente. alergia a antiinflamatorios sim, é dose dependende. Alem disso não costuma ter muita diferença no caso de corticoide se é por via oral ou injetavel.

      1. Ok, muito obrigada por responder! O conteúdo dessa página é ótimo para quem histórico de alergia, a gente sempre tem muitas dúvidas do que podemos ou não tomar, vocês estão de parabéns.

  71. Uma vez, aplicaram em mim dipirona e buscopan na veia. Me senti muito mal e pensei q fosse morrer. É possível que eu seja alérgica a esses remédios? E essas reações são causadas só quando aplicam na veia ou também em medicamentos via oral?

  72. Bom dia! estou passando por menopausa e me descobri com um problema q ta complicando pois qq remédio que tenha prednisolona, dipirona estao me dando incrivel incomodo nos olhos e dai evito um.dorflex, um antinflamatorio e ate o alroet tem me causado incomodo na visao e qdi faci avaliação oftamologica com exames profundos de fundo de olho da tudo bem. Que tipo de profissional procurar agora Doutor?para resolver essa alergia a medicamentos?so que o meu eh na visão! Obrigada

  73. Olá Dr! Parabéns pelo artigo tão esclarecedor e necessário! Eu apresento alergia a paracetamol, ibuprofeno, aas e outros já há 20 anos… e, ainda hoje, sofro ao ser atendida por médicos que se impressionam quando informo essas alergias, como se eu fosse um alienígena!! Rsrs… Poderia me esclarecer sobre a posição do loxoprofeno (loxonin) na questão da inibição da enzima Cox1?? Foi o único anti-inflamatório que consegui tomar algumas vezes, porém, sempre tomei antialérgico 30 minutos antes, para tentar evitar qualquer reação alérgica forte. Todavia, não localizei este medicamento ali na lista de anti-inflamatórios.

  74. Oi Dr. Na bula da dipirona tem efeitos analgésico, antipirético e espasmolítico, mas não anti-inflamatório. A dipirona é ou não um anti-inflamatório? Qual a relação da dipirona com os AINEs? É possível ter alergia diclofenaco e não a dipirona?

    1. A dipirona inibe a cox 1, fortemente. Logo, ela vai causar alergia em qualquer pessoa que tenha alergia aos medicamentos que inibem a cox 1, que são os da lista no texto, ibuprofeno, aas, diclofenaco etc. Algumas pessoas podem ter alergia a apenas 1 antiinflamatorio como o diclofenaco e nao ter a mais nenhum dos medicamentos da lista. Isso não é tão comum, mas pode acontecer. O mecanismo de alergia é diferente nesse caso e não envolve enzina cox 1. Nesse caso é uma alergia IgE mediada e o paciente pode usar os outros antiinflamatorios. Novamente, isso é pouco comum, mas acontece. Um teste de provocação nesse caso seria muito útil

    2. Olá, Dr. Achei muito top esse texto falando claramente sobre alergia ,até porque eu tbm sou bastante alérgica, tenho alergia a dipirona,Coristina D,profenid e já tive alergia até a um antialérgico (o médico falou que deve ter sido por conta do corante que ele tinha),tenho alergia de alimentos como camarão e caranguejos , tenho tbm rinite, sinusite e as vezes aparece umas dermatites nos meus dedos das mãos e dos pés ,fui a médica ela passou dexametasona tópico por 10 dias (pros dedos) e passou busonid de 50mcg por 2 meses ou o de 64mcg por 1 mês e quando acabar o tratamento voltasse, já acabei tô pra voltar pra ela ainda ,mais minhas crises de rinite ainda continuam ,oq eu posso tomar ?

      OBS: Já cheguei a tomar PREDNISOLONA por 1 semana ,com intervalos de 3 em 3 meses ,mais ou menos, porém ouvir dizer que não é mto bom tá tomando ele ,oq faço Dr. ?

      Mto obrigada!

  75. Sobre a vacina!
    Olá!
    Preciso de ajuda!
    Tomei a vacina AstraZeneca na sexta, no sábado tive dor de cabeça, na nuca, tomei um Advil de manhã e um à noite, tomei um no domingo e um na segunda.
    Sabe me dizer se interfere no resultado da vacina.
    Ouvi dizer que não pode tomar anti-inflamatórios, é verdade????
    Tô preocupada!
    Obrigada! 😘😘😟

  76. Ola Dr. Parabéns pela matéria. Extremamente esclarecedora e escrita em uma linguagem simples e inteligível. Sou alérgica aos AINHs e também ao Timerosal. Também já tive a chamada reação extrapiramidal após o uso de Bromoprida. Quanto aos AINHs, minha reação foi o aparecimento de bolhinhas de água nas mãos, peito e até dentro dos olhos. Na época, tomei corticóide intravenoso e as bolhas foram murchando quase que de forma instantânea. Já fui em vários alergistas, mas parece dificil decifrar que tipo de reação foi essa. Tenho dúvidas sobre a Sindrome de Steve Jhonson. Quanto ao Timerosal, apareceram urticárias. Tendo em vista a alergia aos antiinflamatorios e também ao Timerosal e considerando a descrição de minha reação, devo estar mais atenta quando for me vacinar contra a COVID-19? Observacao: desde o primeiro alergista com o qual me consultei, sou orientada quanto aos medicamenros que não posso tomar. Minhas duvidas são sobre a reação que tive e sobre a vacina. Muito obrigada.

  77. Tenho hipersensibilidade a medicamentos à base de AAS, dipirona, anti-inflamatórios não esteroidais e corantes artificiais. Posso tomar a vacina do Covid-19?

  78. Oi!

    Obrigada por todas as informações. Tenho problema com alergia a todos os medicamento informados. Estou com muito medo de tomar a vacina do COVD-19. Tenho alergia a Anador,aspirina,benegrip,dipirona,dorflex, doril e sonrisal… Quais meus riscos?

  79. Obrigado Dr. Tenho alergia a diclofenaco, as, dipirona… Um médico me falou que eu podia tomar ibuprofeno e tive reação alérgica. Evito ao máximo tomar remédio, pois é muito complicado, pois sofro muito dor na coluna, bico de papagaio, hérnia e os remédios que muitos médicos passam são geralmente os que não posso usar, minhas pálpebras incham muito .

  80. Olá,sou alergica a dipirona,aas,bezetacil,amoxilina,corantes amarelos,estou com duvidas sobre a vacina do covid,,será que posso tomar qalquer uma,pois li a composição e a maioria delas contém L-Histidina,,,esse componente tem alguma relação com pessoas alergicas a aass..na minhã cidade estão aplicando a Astrazeneca que tem esse componente..por favor me tire essa duvida..Obrigado

  81. Boa noite dr! Sou alérgica a ácido acetilsalicílico, dipirona, anti-inflamatórios em geral, plasil, posso tomar acetilcisteina?

      1. Estava com essa mesma dúvida. Eu tenho alergia a látex, dipirona, AINES, AAS, corante tartrazina e até mesmo ao próprio paracetamol em alguns momentos. Eu tenho reação ao digesan e plasil. Atualmente fico gripada e sem tomar nada tenho alergia, meus olhos e garganta começam a inchar. Eu já fiz uma grave reação anafilática. Fiquei internada muitos dias, pois me aplicaram dipirona. Mas tinha medo de tomar o acetilcisteína. Então não há problema em tomar o xarope de acetilcisteína?

  82. Olá! Eu tenho uma alergia à dipirona que sempre foi associada ao corante amarelo tartrazina, mas recentemente tenho apresentado alergia mesmo sem consumir coisas com esse corante. Parei de tomar dipirona e comprei um remédio à base de ibuprofeno porque não sabia dessa relação de inibição da cox1. Tomei uns 3 comprimidos de ibuprofeno no mês passado e não tive reação alérgica, mas ontem precisei tomar novamente e tive angioedema. Será que posso não ter apresentado reação ao ibuprofeno em um primeiro momento porque coincidiu com o período em que eu estava tomando antialérgico por causa de uma crise de rinite? Nesse caso, eu poderia tomar o ibuprofeno se tomasse um antialérgico antes? Ou seria arriscado? Muito obrigada!

    1. Eu tomei diclofenaco e inchou minha gengiva na frente, na parte de cima da boca, faz mais de 10 dias e ainda doi, fui ao médico e ele disse que tenho alergia, estou com medo de perder meus dentes.

  83. Meu filho tem alergia à Dipirona, varios tipos de anti-inflamtorios… mas é ruim essa vida de tentativa e rro, como uma médica me orientou. agradeço a colocação, foi muito útil e importante para mim como mãe

  84. Boa tarde!
    Sofri um acidente e tive boa parte do rosto fraturado. Tenho muitas dores de cabeça !
    Sou alérgica a dipirona e evito tomar o paracetamol por conta do figado.
    Quais outros analgesicos são liberados ?
    Obrigada!

      1. Bem esclarecedor , eu tenho medo de tomar qualquer tipo medicamento unico que tomo atualmente e a amoxilina pra antibiótico, porém tou com inflamação urinária só que, tenho alergia a sulfa , à azitromicina contém algo da dipirona e a Sulfa ?

  85. Olá, eu sempre tomei dipirona e nada acontecia, porém semana passada tomei dipirona 1g para cólica, cerca de 30min depois meus olhos começaram a arder, e minha pálpebra inferior dos dois olhos incharam, e o céu da boca coçar, desapareceu com cerca de dois dias. Hoje tomei dipirona 500mg cerca de 30min senti os mesmos sintomas, inclusive meu olho esquerdo já está inchado. Pode ser alergia ao dipirona ? Se sim, quando se deve procurar o hospital em caso de alergia ? Desde já agradeço!

  86. Bom dia muito boa a matéria tenho alergia a AAS divino e antimflamatorios…estou com gripe queria saber qual antigripal tomar…tenho o Naldecon e tenho antimflamatorio predisona sera que posso tomar estou com medo

    1. Prednisona não tem reação cruzada com os antiinflamatorios não esteroidais (AINEs), então é seguro. Naldecom contem paracetamol e como dito no texto é seguro na maioria dos pacientes porem pode causar alergia em alguns, por ser inibido fraco da cox 1. O mais seguro seria fazer um teste de provocação antes de tomar

  87. Boa tarde! Tenho alergia a AAS e pretendo fazer uso de esteroides anabolizantes. Tem alguma chance de eu vir a desenvolver alguma reação alergica?

  88. Boa noite. Existe a possibilidade de apresentar alergia aos inibidores Cox 1 e 2 ao mesmo tempo?
    Tô querendo fazer uma cirurgia estética e estou com medo do pós operatório, pois tenho alergia a dipirona e a vários antiinflamatório. Não sei o que posso tomar pra dor e pra evitar a inflamação, que é de praxe no pós operatório.

  89. Boa noite doutor! Melhor que muita consulta que fui e voltei sem explicação esse seu conteúdo bem esclarecedor.

    Sou também alérgico a paracetamol, dipirona, as, e antiflamatórios. Fico sem saber o que tomar, gostaria também de saber sobre um pouco desse relato e se tem alguma relação esses medicamentos com anestesia dentária que preciso fazer vários procedimentos mais tenho medo.
    Desde já muito obrigado!

  90. Dr. Bom dia!!! Sou alérgica a dipirona, iboprufeno, toragesic e minha proctologista receitou Daflon 1000mg para hemorroidas. Será que posso tomar sem medo??? Lembrando que também tenho fissura e uma urticária de compressão, que formam umas placas rosadas enormes sempre nos mesmos lugares. Já até marquei um vascular pra saber sobre isso.
    Mas o Daflon, posso tomar????
    Odeio tomar remédios…
    Obrigada

  91. Tenho alergia a Dipirona,Diclofenaco,Ibuprofeno,Aas,Tenho sofrido com fores nas costas, dizem que não é coluna,mais dói d+,e não posso tomar nenhum remédio praticamente…Não sei o que fazer,todo remédio queboassam causa alergia, e não é só inchando no risto,eu fico cansada sem conseguir respirar…

  92. Gostei muito.
    Bem explicado .

    Minha bb tem alergia a Dipirona. Acredito que devo fazer esse exame, pra ter mais segurança .
    Mais através dessa lista prescrita aqui,vou fazer minha lista com os remédios que devo tomar cuidado.

  93. Dr. André, bom dia!

    Vi que o doutor realiza testes alérgicos em pessoas com alergia a medicamentos.

    Já tive reação alérgica a alguns anti-inflamatórios (arcoxia, celebra, ibuprofeno…) e também a xylocaina. Acabei de me submeter a uma cirurgia no quadril e tive que suspender o anti-inflamatório, pois me causou inchaço.

    Preciso fazer algum um teste que me indique com precisão quais medicamentos podem me dar alguma reação.
    Moro em Belo Horizonte e, no momento, não tenho como ir ao RJ.
    O doutor conhece algum alergista aqui em Belo Horizonte que também faça esse teste de provocação?

    Agradeço a atenção!

  94. Há um ano tive reação a dipirona, olhos inchados. Parei de tomar. Não fui ao médico para fazer o teste de alergia. Hje depois de um ano tive outra reação com o ibuprofeno, olhos incharam muito, nariz entupido, coçeira na boca foi desesperador, tive medo e tive uma crise de ansiedade. Dr gostaria de saber se esses sintomas são mesmo de alergia a medicamentos, estou c medo de tomar remédio p vermes, pra gases.. não sei o que fazer me ajuda por favor !

  95. Olá tem como mostrar mais como os remédios podem dar alergia agradeço ou depende do que uma pessoa ela desenvolver está alergia bom tem que fazer exames ou vc se descobre tomando e para bom minha filha ela fica exanda quando toma antibiótico então o qual problema poderia passar um resumo mais

    1. Existem inumeras maneiras pelas quais uma pessoa pode ter alergia a medicamentos. Pode ser por reação IgE mediada como no caso de penicilina, por degranulação direta como nos opioides e por inibição da COX 1 como nos antiinflamatorios, entre outras. Alergia medicamentosa é um problema complexo e requer avaliação por medico especialista e cada caso tem que ser individualizado.

  96. Comecei a ter crises de lombalgia,fui ao PS e tomei um injeção de Profenid e dipirona,tudo ok. Para casa deveria continuar o tratamento por 05 dias com cetoprofeno,mas no segundo dia comecei sentir muita coceira no rosto ao redor da boca nos olhos e orelhas,naão fcou nada vermelho ou com erupções,mas suspendi o uso pois foi a unica coisa diferente que estava usando,será que é alergia mesmo? Fiquei pensando se fosse alergia eu não teria passado mal no hospital já que a injeção é bem mais rápida ação? Agora estou aqui aguardando uma consulta com o ortopedista cheia de dor pois fico com medo de tomar e a coceira voltar. Nunca tive alegia de nenhum medicamento,mas essa coceira também já senti com nimesulida. E agora será que vou ter que aguentar essa dor,sem nenhum auxilio,to surtando.

  97. Dr, fui a um ortopedista e ele pediu o teste de alergia medicamentosa,as não definiu as substâncias. O sr teria como me ajudar informando as substâncias mais prováveis de apresentar alergia?
    Já sei que tenho alergia a dipirina, diclifrnaco, cetoprofeno, arcoxia etc

  98. Dr° primeiramente parabéns por esclarecer muitos pessoas aqui neste Blog. Mesmo tendo certas limitações sobre a responsabilidade de ser online, vc presta e esperamos que continue prestando este Belo serviço. Dr° a DIPIRONA E PREDSIM se a pessoa é alérgica a estes, pode dar dor de garganta ou Laringite com catarro e tosse como uma resposta alérgica a estas 2 substâncias ? Ou a resposta alérgica não chegaria neste sintomas ?

    1. Não. A alergia a medicamentos geralmente se manifesta como urticaria (placas vermelhas no corpo), angiodema (inchaços), coceira pelo corpo e pode evoluir em alguns casos mais graves para anafilaxia. Dor de garganta e laringite apenas, sem esses outros sintomas, não é comum na reação alérgica a medicamentos

  99. Doutor, quando eu era criança tomei dipirona e minha pressão baixou muito, desde então nunca mais tomei dipirona e nem remédios que a contenham na composição, essa reação que eu tive foi alérgica?

  100. Tenho alergia a nimesulida, depois de uns 3 dias fico com muitas “espinhas” no pescoço e colo… Há dois dias o médico do PA me receitou clavulin e cetoprofeno e estou começando a ter a mesma reação… Será que agora outros anti-inflamatórios vão começar a me dar alergia também????

  101. Bom dia Doutor André, eu nunca tive alergias…porém depois que tive COVID fiz um tratamento para tendinite e meu ortopedista prescreveu o Bexai Diclofenaco, tomei toda a cx prescrita normalmente…porém faltou 4 comprimidos para completar o tratamento, eu, ao invés de comprar outra cx, resolvi tomar o diclofenaco norma…esses laranjadinhos… na hora tive uma crise alérgica terrível…com desmaio e e convulsões e coceira por todo o corpo…e tive que ser socorrida para tomar injeção…hj tenho pavor de ter novamente…será que foi devido a COVID???

      1. Obrigada pela atenção Dr André, mas tomei Nimesulida, e também Ibuprofeno depois do episódio…não deu nada…mas nunca mais terei coragem de tomar o diclofenaco…

  102. Sou alérgico a Dipirona, AAS, Diclofenaco. Tive problema de tendinite e o médico me receitou o celecoxibe após eu informá-lo dos medicamentos aos quais sou alérgico. Porém na bula do celecoxibe do laboratório Aché, informa que para quem tem alergia ao ácido acetilsalico não deve fazer uso do medicamento, pois pode causar reações alérgicas. Em todas informações que vejo, o celecoxibe é o mais indicado para quem tem alergia aos anti-inflamatórios, devo retornar ao médico que me atendeu? Outra dúvida que sempre me questionei, é porque utilizam o corante “amarelo tartrazina” em diversos medicamentos já que ele também pode causar reações adversas para quem é alérgico ao Ácido Aciltilsalico. Inclusive eu já tive problemas quando fiz uso de uma simples pastilha para alívio da dor de garganta, que continha o corante em sua formulação.

    1. O celecoxibe realmente é indicado em pacientes alergicos e antiinflamatórios. O ideal, entretanto, e fazer um teste de provocação antes se possível.
      O uso de corante amarelo tartrazina é muito comum mesmo. No entanto, alergia comprovada a tartrazina é muito raro, mais do que as pessoas pensam. Voce pode ter tido alergia outra coisa na pastilha. Pastilhas para dor geralmente contêm antiinflamatorios, exemplo a strepsils que contem flurbiprofeno.

  103. Doutor, é comum a reação alérgica durar mais de uma semana? No meu caso após o uso de neosaldina surgiram manchas de urticária pelo tronco e nuca. Elas variam, surgem em horários aleatórios e somem.

  104. Tomei um remédio pra gripe e minha boca encheu de aftas , minha mão e meus pés pareciam cheias de picadas de abelha , até minhas partes intimas ficaram inchadas .Será que sou alérgica e não sei ?

  105. Prezado dr. minha filha tem alergia a qualquer substância vermelha, não tolera produtos como enxagante bucal de cor rosa, alface roxa, tomate, melancia, etc, também tem alergia a dipirona e iboprofeno. Somando-sea isso, apresenta uma discrasia no fator IX e na ação da adrenalina na castata de coagulação, os médicos não sabem o que me dizer sobre esse aspecto da coagulação. Tenho medo até de deixá-la arrancar um dente. Existe algum centro de estudos com profissionais voltados para esses casos que possa me indicar? O tratamento ambulatorialna na área privada aqui no Rio de Janeiro não tem me dado muitas respostas. É um verdadeiro empurra empurra.

  106. Boa tarde Dr. André
    Obrigado por se disponibilizar a nos ajudar nessa página.
    O Sr. tem Instagram, facebook?? queria segui-lo e ajudar a divulgar o trabalho do Sr.
    Minha situação é muito parecida com a do Roberio Souto, do qual peço licença para aproveitar parte do texto.
    Sou alérgico a Dipirona, AAS, Diclofenaco. Tive uma lesão muscular e foi ao médico, a quem informei sobre os medicamentos que sou alérgico. Ele me receitou o PROFENID. Não me atentei para o principio ativo. 10 minutos após o uso, começaram a aparecer as reações alérgicas.
    Ao ler a Bula, verifiquei que informava que para quem tem alergia ao ácido acetilsalico não deve fazer uso do medicamento, pois pode causar reações alérgicas. Fui informado por uma farmacêutica que: quem alergia ao ácido acetil salicílico não pode tomar medicamentos que contenham a tartrazina na composição do revestimento. Não sei e não encontrei informação se o PROFENID contem esse corante na fórmula.
    Não sei se tem relação com a alergia aos anti inflamatórios, mas passei a ter alergia à CEFALEXINA.
    Obrigado!!

    1. Boa tarde. Não tenho um instagran e facebook profissional. Apenas posto artigos no site do serviço de alergia da policlinica de botafogo
      Alergia a antiinflamatorios não tem nada de alergia a corante tartrazina. Isso é lenda urbana.
      Alergia a antiinflamatorios é sobre a inibição da cox 2, que os outros medicamentos da classe tambem inibem.
      Alergia a cefalexina é comum e voce pode ter alergia a 2 medicamentos diferentes, embora seja muito azar.
      O profenid, com ou sem tartrazina vai te causar uma reação alérgica.

  107. Boa noite Dr André. Sou alérgica a Dipirona, amoxicilina e sulfanilamida. Tive síndrome de Stevens Johnson há 17 anos atrás e estou com dúvida se posso tomar a terceira dose da vacina contra a COVID. Tomei as duas primeiras (Oxford) e agora quero tomar a da Pfizer. Posso ter algum problema? Obrigada.

  108. Oi boa noite minha filha sempre usou todo tipo de antitérmico mas de uns tempos pra Ka ela está tendo alergia a dipirona paracetamol ibuprofeno omeprazol remédio pra cólica tudo que ela toma ela fica com o rosto inchado e precisa levar a upa para tomar um antialérgico na veia

  109. Boa noite

    Tenho alergia a dipirona.qual antigripal eu poderia tomar

    Desde já agradeço pela atenção e tenha um Feliz ano novo

    1. Impossivel te dizer sem antes colher sua história (anamnese) e talvez fazer um teste de provocação. O que posso falar é que a maioria das pessoas alérgicas a dipirona toleram bem paracetamol em doses normais (500mg até 6/6hs). Porem, algumas pessoas têm alergia inclusive ao paracetamol. Lei o texto com atenção que voce vai tirar suas duvidas e se precisar marque uma consulta online.

  110. Excelente !!! Quem tem alergia aos anti-inflamatórios não esteroidais, como por exemplo o Diclofenaco, que uma vez quanto usei meus olhos incharam, pode usar o DIPROSPAN 1ml? O Ortopedista me passou mas ainda não comprei com receio.

  111. Descobri que minha filha é alérgica a dipirona após usar esse medicamento para febre. Os lábios ficaram muito inchados após algumas horas, então dei a ela o Polaramine, após verificar que ela não tinha falta de ar e nem inchaço na língua e garganta. Mas o Polaramine demora muito pra agir. Existe algo a fazer pra diminuir o inchaço com mais rapidez?

  112. Boa noite doutor. Há quase dois anos meus lábios começaram a inchar, são várias as crises. Já fiz vários exames mas nada anormal od últimos foram de Angiodema hereditário e testes de contato e cosméticos. Mas nada! Notei que quando como coisas ácidas me dão mais crises. O que o senhor me diz? Trata ainda de um Angiodema? Não devo tomar dipirona e nem antiflamatorio? Ah, Tudo começou depois de quase dois meses pós cesária e 3 a 4 cartelas de diclofenaco.

  113. Dr. André, recentemente desenvolvi alergia a dipirona, paracetamol (olhos inchados) e amoxilina (placas vermelhas na coxa). Sempre evitei anti-flaatórios AINEs. E hoje tomo apenas codeina e prednisona para febres e infecções não bacterianas. Gostaria de saber se na clínica do Botafogo há estrutura para realizar testes de provocação, ou se tem alguma indicação no Rio, se sim pretendo agendar uma consulta com o Sr. Estou com muita dificuldade de encontrar um hospital ou clinica que faça esses testes assistidos. Obrigada, aguardo retorno.

  114. Nós que temos alergia a esses medicamentos , podemos vir a ter alergia à anestesia? Eu por exemplo nunca tomei anestesia,nem no dentista e sempre fico com medo.

  115. Boa tarde.
    Sou alérgicas a Dipirona, e vários outros medicamentos.
    Além de ter minha lista em mãos, achei fantástica estas orientações, considerando o quão sério e perigoso é o quadro alérgico!
    Parabéns Dr. pelo esclarecimento!
    deus o abencoe.

  116. Sou alérgico a Dipirona, AAS, Diclofenato, Ibuprofeno, etc … acho que aos inibidores de COX 1, pensei tomar Nimesulida pois achei que seria menos inibidor, porém na receita está mencionando que não pode tomar quem tem alergia a AAS ou outros anti-inflamatórios.
    Não tenho problema nenhum com Paracetamol, será que posso tomar Nimesulida??

  117. Boa noite Dr. André. Sou alérgico a Dipirona e ja tive reação com o AAS e o Diclofenaco de potássio. Preciso fazer uma cirurgia no qual é necessário estar sob efeito de anestesia geral e estou morrendo de medo de ter uma reação as medicações. Me de uma orientação por favor, eu fiz uma otoplastia em 2017 mas foi com anestesia local e sedação, só tive problemas com o anti-inflamatório na época.

    1. Provavelmente seu problema é apenas com antiinflamatórios. Nesse caso a cirurgia com anestesia geral é segura, contanto que voce avise o anestesista para não usar antiinflamatorios. Anestesicos gerais, locais, relaxante muscular, sedativos etc não têm reação cruzada com os antiinflamatórios.
      No entanto, o melhor é voce passar por uma consulta com alergista para confirmar suas alergias. Tenho poucas informações sobre seu caso.

  118. Simplesmente adorei a reportagem. Há tempos que desenvolvi alergia aos anti-inflamatórios e até agora não tive as informações tão claras e esclarecedoras como neste site. Muito obrigada.

      1. Parabéns pela paciência em responder todas as perguntas, onde a maioria das dúvidas já poderiam ser respondidas pela simples leitura do artigo.
        Tenho alergia a dipirona e aas e meu comentário é apenas para agradecê-lo pelo artigo. Muito obrigado!

  119. Minha filha tem alergia a Ibuprofeno, fiz o teste recentemente depois de ela ter tido uma alergia, a médica fez o teste e me disse que ela não deve tomar nada que tenha ibuprofeno, agora ela toma dipirona e nunca ocorreu nada, existe alguma chance de ela desenvolver também alergia a dipirona? A Dra não me disse nada sobre a dipirona, me disse pra dar ela quando precisar…..

      1. Dr,
        Alérgica a dipirona(Inibidores cox1), penicilina, cefalosporina, Anitta, Nebacetin, Diprogenta..
        Os remédios para verme cruzam com alguma dessas medicações?! O Anitta seria uma opção mas já teve reação com edema de glote, daí fico receosa de dar algum outro e ter reação cruzada.

    1. Olá Doutor. Meu filho hoje tem 8 anos, quando ele tinha 3 anos, teve pneumonia e logo em seguida ficou doente de novo e precisou tomar Novalgina um tempo meio longo, Ele teve urticária e o médico mandou suspender essa medicação. Agora, tofa vez que ele tem febre, fico com medo de dar Novalgina, acabo dando Alivium, e nem sempre é tão eficaz para baixar febre rapidamente. Devo tentar Novalgina ou melhor evitar? Neste momento está com 39,5 de febre, dei Alivium e a febre não cede. Ele tem problema com isso sempre que tem febre. Alivium é muito fraco…

  120. Meu filho e alérgico a inflamatório ,porém onde moro fica muito difícil acesso a médico alergista.nao tem nem um remédio que possa comprá sem receita ,pra dor e febre. Obrigada ,Parabéns pelo trabalho.muito bom e esclarecedor.

  121. Minha é alérgica a dipirona e uso sempre paracetamol para baixar a febre, mas as vezes é bem dificil baixar, ela tem 4 anos. Os medicamentos que não inibem o cox1 podem ser usados a partir de qual idade? Fico desesperada sem ter medicação para usar.

      1. Parabéns pensei artigo Doutor! Tenho alergia à Dipirona e anti-inflamatórios. Descobri porque fica um inchaço sob as minhas vistas. Tenho alergia também a poeira, pelos de cachorro, com uma forte rinite e uma asma leve. Recentemente comecei a tomar um antibiótico chamado cefadroxila e na bula comenta que tem um corante amarela de tartrazina. Tenho impressão que estou produzindo bastante catarro nas vias aéreas superiores? Muito obrigado!

  122. Ola doutor, meu filho quando criança tomou dipirona e o rosto dele inchou e ele sentiu como se a garganta trancasse, desde então nunca mais deixei ele tomar. Porem hoje com 19 anos na verdade enquanto escrevo essa mensagem ele encontrasse na UTI do Hospital Cruz Vermelha em Curitiba. Ele apresenta uma febre continua e o paracetamol não estabiliza. Agora aqui vai minha dúvida há uns dias atrás ele tomou Neosaldina e não sentiu efeito nenhum. Será que ele realmente é alérgico a dipirona ou foi um episódio isolado inclusive ele já tomou AAS tambem e nada aconteceu. Confio em Deus que ele vai sair bem de lá e sei que Deus deixou a medicina e tem abençoado muito doutores como o senhor para nós iluminar.

  123. Achei de suma importância a matéria… muito bom!! Parabéns…
    Tive uma forte a alergia… no início não consegui identificar a que era, no entanto, depois de atenta, após uma dose de tilatil, tive o heritema pigmentar fixo. De fato, a alergia é bem ruim, forte e deixa sequelas. Gostaria de saber se existe algum anti flamatório que eu pudesse arriscar????? Obrigada!

  124. Meu filho, 22 anos tem alergia séria a dipirona e a antiinflamatórios. Recentemente ele pareceu com dissenteria, pressão na nuca, febre de 38.2 graus (não exatidão, pois o termõmetro de bateria não parecia ser confiáve) meu filho estava muito quente, acreditei ser virose, mas , ao aferir a Pressão arterial vi que estava baixíssima, 8x 4.8 e taquicardia em 105 bpm, fiquei preocupado e elevei logo suas pernas, passei um pano úmido em sua testa, e dei-lhes uns biscoitos crean-cracker para comer, por ser de sal. Pensei em dar-lhes um remédio inalopril de uso meu, mas fiquei receioso devido suas alergias a medicamentos. Após esse procedimento, o ritmo cardíaco caiu para 101 bpm e a pressão elevou-se um pouco para quase 10 x 5. Essa é a minha perguta: Em se tratando de PA, poderia oferecer-lhe o remédio de pressão a ele que tem alergias a dipirona e a outros?

  125. Doutor,meu filho tem11 anos alérgico a dipirona.porem toma o ibuprofeno 600 caso febre ou dor…..vi q quem alérgico a dipirona tbm é alérgico ibuprofeno….mais será então que meu filho não e alérgico a dipirona? E outra,,,posso fazer um teste dando dose baixa de dipirona pra ter certeza da alergia a dipirona?

    1. Geralmente quem é alergico a dipirona tambem é alergico a aoutros medicamentos da classe dos antiinflamatórios inibidores da cox 1 como o Ibuprofeno.
      Raramente a alergia é IgE mediada e não pela inibição da cox 1.

      Ou o seu filho tem um tipo raro de alergia IgE mediada a dipirona, ou realmente ele não é alérgico aos antiinflamatórios
      O ideal seria fazer um teste de provocação medicamentosa em ambiente hospitalar

  126. Boa noite. Eu tive uma reação alérgica apor ter tomado dipirona. Sempre tomei, porém essa ocasião eu tive, e a minha língua inchou e corri p pronto socorro. Fiquei horas tomando antialérgico na veia até ter certeza que desinchou totalmente. Recomendaram não tomar mais a dipirona,então apartir daí me considero alérgica a dipirona. Sou muito alérgica.a produtos de limpeza, óleo corporal e tem até coisas q tenho reações alérgica e não consigo identificar da onde veio. Também tive uma reação forte de urticária pelo meu corpo todo por um antibiótico por nome factive. Então eu não sei quem procurar para me tratar e para me previnir. Qd tenho dor de cabeça não sei o que devo tomar. E eu vendo esse artigo, vi q tomo algumas medicações q não deveria, por motivo de não saber se posso ou não. Medicação receitada por médico. O que o Dr me aconselha fazer, por favor. Desde já agradeço

  127. O melhor texto que li sobre esse assunto. Há alguns anos desenvolvi algumas reações alergicas e fui em diversos medicos e nenhum deles me esclareceu os motivos e nem me deu uma dica do que posso e do que não posso tomar. Seu texto é muito esclarecedor.Obrigada!

  128. Dr excelente conteúdo e esclarecedor gostei muito. Eu queria tirar uma dúvida quem é alérgico a dipirona vai ser alérgico a algum xarope expectorante para gripe?

  129. Bom dia Dr André! Gratidao pelo artigo, me ajudou bastante esclarecer alguns pontos do meu problema, venho atravessando dificuldades em receber bem medicamentos antiflamatorios assim como a dispirona que foi a primeira descoberta minha, rosto incha, sobretudo as.palpebras, falta ar etc diclofenaco , ibuprofeno etc e estava bem triste com tudo isso, irei buscar ajuda do alergologista… quando tiver reação alérgica posso resolver em casa ou tenho que buscar a emergência sempre? Recentemente fui p emergência e senti após tomar o antialérgico um queimor no peito, é normal? Mas logo depois passou, fui informada que era normal…
    Já sei que sou alérgica a diversos antiflamatorios devido às minhas reações, inclusive não tomo mais, mesmo assim o sr indica fazer o teste de provocação?
    Agradeço desde já!

    1. O uso de antialérgicos em dose aumentada, até 4x a dose da bula, muitas vezes resolve a crise e não é preciso ir ao hospital.
      Não é comum sentir queimor no peito após o uso de antialérgicos, são medicamentos muito seguros
      Muitas vezes o teste de provocação medicamentosa não é necessario, como quando o diagnóstico já está claro pela história do paciente. Porem as vezes, para propor um medicamento substituto, se faz o teste de provocação com esse medicamento.

  130. Post muito bem explicativo Dr.!
    Eu gostaria de tirar uma duvida, eu tenho alergia a dipirona desde meus 8/9 anos e hoje chupei uma pastilha pra garganta chamada angino-rub (benzidamina 3mg), procurei bastante alguma coisa sobre alergia cruzada a ela e ao dipirona (mas vi e parece que ela e do grupo dos aines) e nao achei nada, eu tendo alergia a dipirona posso ter alergia a essa benzidamina? Desde já agradeço.

  131. Parabéns Dr. André Gauderer!!
    Excelente post esclarecendo tudo a respeito da alergia a dipirona e anti inflamatórios…
    Sou alérgica e já sofri muito com isso…
    Gratidão pelas informações!!

  132. Dr André, nunca vi um post tão esclarecedor sobre o assunto. Meu marido é alérgico a anti-inflamatórios desde criança e desde pequeno não pode tomar nada para dor e febre. Somente faz compressas e banho gelado. Recentemente fomos a emergência devido a uma gastroenterite e ele chegou lá com uma febre baixa de 38.2 e como sempre, não sabiam como lidar com essa situação. Resolveram “testar” AAS nele. A princípio ele não teve reação porém no dia seguinte acordou com urticária pelo corpo todo. Após ler seu artigo posso afirmar que sei mais sobre alergia medicamentosa do que muitos médicos de emergência. Fico me perguntando por que não testaram o celebra ou paracetamol que teriam uma chance de alergia muito menor… enfim, é muito frustrante como eles são mal preparados para lidar com isso. Obrigada pelas informações esclarecedoras!

  133. Eu sou alérgica a ibuprofeno, paracetamol, acetil salicílico e dipirona. Já tive dois choques anafilático fortes: uma foi com coristinq D e Neosaldina tomadas juntas e outra com Engov.
    Depois tive com buscofem, Cataflam, paracetamol ( estes tive internada em observação mas não fizeram uso de adrenalina).

    Para dor eu só posso fazer uso de codeína e tramal. Quando fico doente uso predsona.

    Morro de medo. Estou me curando de uma COVID e a médica me receitou acetilcisteina e tô bastante preocupada pois alérgicos a dipirona não devem fazer uso pelo cruzamento.

  134. Boa Noite eu já tomei dipirona quando criança e derrepente fiquei com alergia desde os meus 10 anos de idade sou alérgica dipirona porém eu não sinto nenhuma reação ao tomar buscofen nem paracetamol nem ibuprofeno nem outro anti inflatorio estou surpresa com isso após ler o artigo. Pois a única coisa q me faz mal e dipirona ou dorflex que possui dipirona porq será?

    1. Primeiro voce tem que confirmar se ainda é alergica a dipirona.
      Caso fique confirmado que voce tem sim alergia a dipirona e não tem a outros antiinflamatórios isso ainda assim pode acontecer. É bem mais raro, porem não impossivel, uma alergia IgE mediada exclusivamente a um unico antiinflamatório.

  135. Boa noite, Dr.

    Sou uma leitora de Portugal. Em maio de 2022, numa crise renal fui medicada com paracetamol, ondasetron, tramadol e metoclopramida. Tive paralisia do corpo, queda da cabeça, fala arrastada e queda das pálpebras. Foi administrado beperideno e recuperei. Foi me administrado supostamente cetorolac e aí tive rash cutâneo, hipotensão, respiração ineficaz, sibilância. Fui entubada e recuperei. Em Portugal não se fazem testes de confirmação de alergia mas sim alternativa. Testei celocoxib e tolero. A minha questão é que um alergologista considerou alergia ao tramal e à metoclopramida e outro considerou reação extrapiramidal à metoclopramida e choque anafilático com cetorolac. Tenho uma cirurgia agendada e não sei se será seguro tomar tramadol? Os anti-inflamatórios não esteróides e a metoclopramida sei que não posso tomar.

  136. Dr. Tenho alergia a dipirona,uma vez fui fazer o exame de endoscopia,e tive que fazer sem tomar o remédio pra dopar,pois por ser alérgica a dipirona não poderia,foi horrível fazer sem a medicação. Agora vou ter que fazer uma colonoscopia ,e gostaria de saber se por ter alergia a dipirona vou ter problema tbm com esse exame, ou posso fazer sem nenhum problema?

    1. Brufen (ibuprofeno) é um antiinflamatório. Talvez voce tenha alergia a todo o grupo de antiinflamatórios. Geralmente o mais seguro é paracetamol, em doses convencionais de 500mg até 6/6hs. Porem o mais seguro e passar por uma consulta com alergista para ser avaliado e depois fazer um teste de provocação medicamentosa para confirmar sua alergia ou testar outro antiinflamatório.

      1. Meu filho tem alergia a dipirona mais toma ibuprofeno mais fico preocupada o que da pra ele quando está com dor abdominal e está com diarreia ele tem 17 anos e pesa 113klo e 1.85 de altura.

      1. Boa noite Dr. Estou lendo todas postagens e as repostas, nunca vi matéria sobre alergias tão bem explicada assim Dr. Parabéns!

  137. Boa noite!
    Gostei muito dessa matéria que trata sobre alergia a antiinflamatórios.
    Eu sabia que por ser asmática não posso usar o AAS, mas não imaginava que não pudesse usar Novalgina e seus afins. Agora entendi porquê os angioedemas que adquiri após uso de remédios para a pressão não estão melhorando. É que tenho usado Novalgina gotas diariamente. Parando agora com isso. Obrigada pelo esclarecimento, Doutor.

  138. Bom dia. Eu descobri que sou alérgica a dipirona.
    Os medicamentos:
    diclofenaco, tenixican, Dorflex já fizeram reação em mim.
    Eu gostaria de saber se posso fazer uso desses medicamentos junto com um antialérgico; por ex. Esalerg

  139. Boa noite. Achei muito interessante todas explicações sobre as alergias e a tipos de medicamentos que quem é alégico por um medicamento não pode tomar alguns outros tipos, então fico feliz por ter essas explicações, tenho 64 anos , aos meus 12 anos de idade tive choque anafilático por penicilina e fiquei 4 dias internada muito mal e fazendo tratamentos contra, e em 1990 tive também por novalgina só que graças a Deus não fui internada mas fui socorrida imediatamente, foi horrível, tenho alergias a picadas de marimbondo, também tive que ir ao pronto socorro diversas vezes que fui picada, é horrível!..Tenho uma lista enorme de medicamentos que tomei e fiquei muito mal tendo que parar imediatamente e tomar injeções e outros medicamentos contra os efeitos, tenho prolápso valvar, tomei com receita do cardiologista o medicamento Amiodarona 200 mg tive problema muito sério e o médico disse que jamais vou poder tomar e me passou tratamento contra por uma semana, e maioria das medicações que posso tomar tem que ser doses menores que a dose mínima prescrita nas bulas,sou alégica também a glútem, alérgica a diversos produtos que causam alergias na pele e também muita tosse, tenho todos documentos de exames realizados por alergologista, já passei por muitas cirurgias, então fica difícil eu saber o que posso tomar tanto para dor como antibióticos e anti-inflmatórios , os médicos me perguntam e sofro para responder, não sei o que fazer diante de tudo isso, não sei como ter uma listinha dos medicamentos que posso tomar, porque é difícil até para os médicos no atendimento tanto pronto socorro como pré-operatório. Gostaria de ter uma opinião sobre como eu devo fazer diante de tudo isso, vou passar por outra cirurgia que é para retirada de pedra no rim, essa já é outra, porém, foi difícil para o cirurgião anotar o que posso tomar, e cada vez mais parece aumentar o que não posso. Ficarei aguardando resposta disso tudo através do meu e-mail: nncgls409@gmail.com
    Desde já meus sinceros agradecimentos.
    Att. Nancy de Oliveira Glese

  140. Eselente medico parabéns dr André Aguiar
    Senti muita firmeza em suas respostas
    Eu sou alergica a dicionário não sabia descobri quando fiz uma cirurgia de bixiga quando foi feito uma dicionário em seguida tive um choque anafilatico
    Minha sorte minha filha enfermeira estava acompanhando minha cirurgia
    Que hoje estou contando minha história…

  141. Boa tarde, Muito obrigada Doutor.
    a 12 anos sou alergica a acido acetil salicilico, e sempre foi algo que me deixava muito triste, preocupada e com medo, pois já fui em varios alergistas e nenhum me explicou tão claramente como sua postagem, eu não entendia muito bem qual remedio eu podia tomar em casos de dor , e fico com muito medo se sofrer um acidente e não ter o que tomar , Muito obrigada pela sua ajuda, agora tudo esta mais claro para mim e não preciso mais ter medo. Que Deus continue te abençoando por toda ajuda.

  142. Que médico necessário!!! Que clareza de informações!!
    Doutor, minha mãe tem uma lista grande de medicamentos anti-inflamatórios e pra dor que causam alergias nela. Quase todos os anti-inflamatórios como AAS etc. Ela tem fechamento da glote.
    Ela pode tomar paracetamol 750 e já tomou opioides sem reação alérgica.
    Agora vai fazer cirurgia de catarata e o médico receitou colírio TeroQuatro e Vegadexa. O anti-inflamatórios TeroQUatro não está na lista de alergia dela, mas li na bula que pode ter sensibilidade cruzada pra paciente que já apresentou alergia pra AAS. Será que ela pode fazer uso do TeroQuatro? Ou como poderia substituir o TeroQuatro caso ela não possa tomar?
    Muito obrigada pela dedicação em responder e tirar as dúvidas. Que vc tenha o melhor dessa vida. Obrigada

    1. O colírio Teroquatro contem um antiinflamatorio inibidor da cox 1 que é o cetorolaco. Ele pode sim causar alergia. Claro que a dose que ela vai usar é bem pequena por ser apenas um colirio e não um comprimido, mas ainda assim pode causar alergia.
      O mais seguro e não usar esse medicamento.
      Se for realmente muito importante o suo dele pode fazer um antialergico antes do procedimento cirurgico.

  143. Em todo os meus 27 anos, nunca obtive resposta para essas minhas dúvidas sobre a alergia que enfrento desde 15 anos de idade. Médicos me explicavam apenas por cima e o exame citado é muito difícil é arriscado também. O único que me salva é o paracetamol, mas pelo tempo de uso está causando pequenas reações com doses de 750mg, agora vi que pode ser por conta da dosagem que estou tomando, já estava triste achando que tinha desenvolvido reação ao único medicamento que me salva. Obrigada demais por suas explicações, linguagem boa e bem explicativa. Amei!

  144. Olá, Dr. Boa Tarde!

    Semanas atrás, tive uma inflamação, fui ao PS e o médico receitou Nimesulida 400mg de 12/12hr. Até então, nunca havia tido nenhuma reação alérgica a nenhum medicamento. No 2° comprimido senti minha língua inchar um pouco, um pouquinho de tosse e um pinicar entre a boca e o nariz e próximo aos olhos, tomei o 10ml do xarope de Maleato de Dexclorfeniramina + Betametasona (pois faço uso para rinite alérgica) para cortar p efeito e melhorei. No 3° comprimido, já senti um pouco de dificuldade para respirar e no embalo, minha crise de ansiedade e pânico vieram à tona tbm. Tomei o xarope novamente e fui melhorando. Suspendi o uso do medicamento de imadiato. Uma semana após, tomei por 2x Diclofenaco Sódico para aliviar dor muscular e tive reação (senti minha glote estreitando e faltando o ar), coisa que nunca havia acontecido antes, pois sempre tive o costume de tomar. Tomei Voltaren injetável no hospital após essas crises em casa, e não tive nenhuma reação. Como se explica isso, sendo que Voltaren é Diclofenaco ???

    A vida toda tomei Dipirona, nunca tive nenhuma reação, e agora, estou com muuuito medo de tomar para aliviar dor de cabeça e me dar reação por conta das que já tive com os anti-inflamatórios.

    1. Sua história é compativel com alergia a antiinflamatórios. Claro que o ideal é uma anamnese (historia clínica) mais detalhada porem o fato de ter reação a mais de um tipo de AINE já fala a favor de alergia a toda a familia dos antiinflamatórios. O ideal seria procurar um alergista para ser avaliada e fazer um teste de provocação para o diclofenaco já que voce relata não ter tido alergia. Até lá, evite o uso de outros aines (antiinflamatórios)

  145. Ola Dr, primeiramente parabéns pelo post. Minha filha tem 14 anos, é alérgica a antiinflamatórios desde os 6 anos. A médica falou para tomar a época que descobrimos, 20 gostas de paracetamol, pois era o que ela pesava. Após consultar com uma especialista, a mesma nos disse que poderia continuar tomando a mesma quantidade de paracetamol, pois ele seria o único medicamento que indiferente a quantidade de gotas. Verdade isso ?

    Tenho medo de dar metade de um comprimido de 500mg. Ela tem muito medo, pois incha bastante

    1. O paracetamol é um inibidor fraco da COX 1 e geralmemte é o antiinflamatório mais tolerado pelos pacientes alérgicos. Dependendo da dose o paracetamol pode sim causar uma alergia, pois quanto maior a dose mais ele vai inibir a cox 1.
      O ideal no seu caso seria tomar o paracetamol em ambiente hospitalar na dose mais aumentada, um teste de provocação medicamentoso, com o objetivo de saber a maior dose tolerada por ela.

  146. Bom dia Dr, tenho alergia aos principais antiflamatórios e analgésicos como Dipirona, Paracetamol, Ibuprofeno, entre outros.
    Consigo realizar um teste de provocação para saber algum antiflamatório e analgésico que eu possa tomar?

  147. Dr. Os testes alérgicos para medicamentos feitos pelo alergista cobrem todos os medicamentos ou é por grupo? Como o profissional descarta o tipo de remédio que o paciente tem que evitar?

    1. O teste é sempre específico para o medicamento que esta sendo testado. No máximo voce consegue supor que a alergia vale para a “familia” do medicamento. Não existe um teste para saber todos os medicamentos que uma pessoa é alérgica. Muito mais importante que qualquer teste é a história clínica detalhada do paciente e a avaliação de uma especialista em alergia a medicamentos.

  148. Estou visitando minha filha que mora na Suecia e estou com uma crise de coluna lombar irradiando para a coxa direita. Em consulta por vídeo no sistema de saude daqui prescreveram 1g de Paracetamol de 4/4 horas e 400mg de Ibuprofeno de 6/6 horas. Comecei esse tratamento a 3 dias e já no primeiro dia apareceram placas vermelhas na minha coxa direita. Fui a um quiropráta que disse que as placas vermelhas não seriam reação a medicação pois estão restritas apenas a coxa direita. Que essa reação seria devido ao uso que fiz de saco de água quente pois minha pele deve ser sensível e ressecada. As placas aumentaram um pouco de tamanho mas continuam apenas na coxa direita. Lendo agora seu texto estou com medo de continuar com o uso da medicação e a dor que estava controlada voltou. Estou sem dormir e sem saber o que fazer. Por favor, qual a sua orientação? Muito obrigada, seu texto é muito esclarecedor e importante.

    1. alergia a antiinflamatórios costuma ser sistemica, edema de boca e olhos, placas vermelhas pelo corpo, e não algo localizado como voces descreveu. Mas sugiro entrar em contato com o médico que te prescreveu a medicação.

  149. Boa noite dr tudo bem?
    Tenho alergia à dipirona e a manga,tenho que fazer canal e extrair dente,estou com medo de tomar anestesia local,põe favor me ajude🙏🏻

  150. Como é bom ver um médico tão atencioso. Esclareceu muito bem todas as minhas dúvidas e ainda responde os comentários, mesmo não recebendo por isso. Parabéns doutor! Queria que todos fossem assim
    Bom, anos atrás desenvolvi alergia a dipirona. Até então não sabia, nem associei ao remédio pq sempre tinha tomado. Mas minha pálpebra inchou. Pensei que tivesse sido picada por algum bicho e só fui entender que era alergia depois que tomei novamente e tive a mesma reação. Um dia conversando com uma médica ela me disse que provavelmente eu era alérgica a medicamentos “mono hidratados” e de Eros evitar todos que fossem porém tomei vários assim e não tive nada. Esse tipo de alergia existe?
    De qualquer forma sei que não é meu caso pois recentemente também desenvolvi alergia a ibuprofeno, mesma reação do dipirona. Achei estranho na época pq pensei que minha alergia fosse a esse tal de “mono hidratado”. Fui até ler a bula.
    Pesquisando na internet encontrei esse artigo seu extremamente esclarecedor e hoje entendo que minha alergia provavelmente é a aines. Tolero paracetamol, felizmente nunca tive nada com ele porém não arrisco tomar mais que 500mg e tento dar intervalo de 8h 8h além de só tomar em casos extremos mesmo.
    Enfim, vou marcar alergista pois qualquer remédio que vou tomar tenho medo de reação. Inclusive outros que nem são da mesma classe, fico com medo.
    Difícil estar doente e ainda não poder tomar uma série de medicamentos né!

    1. Seu cso provavelmente é reação alérgica ao grupo dos antiinflamatórios (aines). realmente o paracetamol é a opção mais segura pra voce, sempre em doses baixas. Outros medicamentps, de outras classes, geralmente são seguros.

  151. Parabéns por esse belo trabalho!
    É muito difícil para nós, que tem alergia a medicação, achar informações claras e de qualidade.

    Eu tenho alergia a muitos medicamentos, como Dipirona, Ibuprofeno, Annita, Toragesic (quase morri uma vez), e cada vez mais venho descobrindo outros.
    Preciso fazer uso de antiflamatorio por um problema no siso e o Nimesulida que é o único que eu sabia que podia tbm me deu alergia.

    Qual antiflamatorio eu posso tomar?
    Eu tomo paracetamol ainda… mas acho que ele não é antiflamatorio.

  152. Nunca tive reação alérgica a ibuprofeno, porém há 6 meses, tomei a referida medicação e tive reação alérgica, pele da face empolada, coceiras no rosto e no pescoço.
    Na data deste comentário, estava sentindo dores e já sabendo da reação que tive com o medicamento, resolvi tomar dipirona, a reação alérgica que tive foi ainda pior que do havia tido com o dipirona, a pele do rosto ficou ainda mais empolada , o pescoço , as costas ficaram tbm ficaram empolados, a coceira foram bem mais intensas e comecei a ter um pouco de dor no peito, quando fui tomar água.
    De imediato fui até o hospital e tomei uma medicação intravenosa pra conter a alergia, graças a Deus deu certo.
    O q me deixou intrigado, foi q nunca havia tido essas alergias nos meus até aqui, 42 anos de vida.
    Fico intrigado com isso, pois agora pelo visto, só me resta o paracetamol .

  153. Dr. sou alérgico a dipirona. Quando necessário faço uso da nimesulida e nunca apresentei nenhum sintoma de alergia. Posso continuar utilizando ? Pergunto pois tenho receio de ter alguma reação em algum momento. Obrigado.

  154. Parabéns, direto e reto.
    Sou uma pessoa que sempre sofreu com alergia a medicação, tomo somente Paracetamol, fiz teste em Hospital com elergologista e realmente só passou um Antiinflamatório Arcoxia.
    Até um Aas infantil me deixa com Inchaço e pode ocorrer edema de Glote.
    Só me preocupo por causa da Idade, no futuro pode ser um problema 😵‍💫.
    Tenho Reação cruzada com qualquer componente da dipirona e Aas.
    Obrigado pela perfeita explicação.

  155. Dr, eu sou alérgica a praticamente todos os anti-inflamatórios inibidores da enzima cox 1 (Dipirona, Ibuprofeno, Cetoprofeno, AAS…) com exceção do Piroxicam. Alguma explicação lógica pra isso?
    Remédios pra dores mais fortes somente os opióides, mas faço uso do LDN (naltrexona 4,5 mg dia) pra controle da psoríase e tenho percebido que ele inibe um pouco a potência até mesmo do Tramadol. É coisa da minha cabeça ou tem alguma relação?

      1. Obrigada Dr.
        Para tratar uma conjuntivite o oftalmologista prescreveu Maxiflox D, onde tem antibiótico e dexametaxona. Fiquei insegura de usar.

  156. Boa tarde! Minha mãe teve elegia a diclofenaco, foi parar no hospital e lá deram a ela dipirona ou vice e verso, não me lembro a ordem mas a reação foi muito pior, desde então ela tem muito medo de tomar medicamentos, só que há 2 meses atrás ela não estava se sentindo muito bem do estômago e tomou um efervescente e teve uma reação imediata de falta de ar, inchaço e vermelhidão nos olhos.. ninguém imaginava que ela fosse alérgica tb a isso..

  157. Obrigada. Artigo muito esclarecedor. Minha filha é alérgica a analgésico: dipirona . Hoje tomou um cetoprofeno, inchou o olho. Corri pra pesquisar e estava tudo aqui o que eu precisava saber.
    Só fico em dúvida sobre o que devo fazer nessas crises alérgicas . Pode ser usado um antialérgico, tipo, loratadina. Fico preocupada se ela não tomar nada e a alergia evoluir.

  158. Obrigado, dr. Há anos que achava que não podia tomar nenhum anti-inflamatório e, tomei, pela primeira vez, o Etorecoxibe e não tive alergia e melhorei rapidamente de uma inflamação na lombar.

  159. Muito obrigada! Me ajudou a entender melhor a minha alergia. Mas essa informação do paracetamol me pegou muito de surpresa, porque eu uso bastante por causa da minha alergia a outros medicamentos. Vou tomar mais cuidado.

  160. Boa noite doutor tenho alergia a dipirona e ASS, fui no oftalmologista com queixa de conjuntivite, o médico passou Maxiflox-D em gotas sabe dizer se posso fazer uso desse medicamento? Agradeço desde já

  161. Eu tenho alergia a Dipirona, AAS, Ibuprofeno, Cetoprofeno, Ácido Mefenâmico (Ponstan) …mas não tenho alergia à Piroxicam (Feldene). Alguma explicação pra isso?

  162. Tem alguma manifestação essencial para caracterizar o quadro alérgico a medicamentos? Estou aguardando uma consulta, pois tenho tido reações após ingerir dipirona e ibuprofeno (percebi após acontecer umas 4x e intervalos de tempo bem espaçados quando houve necessidade de fazer uso do medicamento), mas no meu caso fico com vermelhidão tronco, mãos, rosto, pequenos vasos aparentes nos olhos. Sem coceira e sem inchaço. Aparentemente a pressão cai, pois já aferi na crise e está sempre baixa no aparelho. Em cerca de 15-20 minutos o quadro se reverte sozinho. Na alergia é assim, pode se resolver espontâneamente?

  163. Olá Dr. André, primeiramente parabéns pelo artigo. Fiquei muito feliz em saber mais sobre minha alergia a anti-inflamatórios e saber que existem opções que não deverão me fazer mal, no caso os que não inibem a cox-1.
    A tempos atrás eu tinha inchaço nos olhos ao tomar dipirona, ibuprofeno, etc. Mas eu descobri a pouco uma nova alergia a antibióticos após ter tido uma segunda alergia severa (ao meu ver). Queria compartilhar contigo.
    Eu tomei Dexametasona por 5 dias, e depois uma injeção de betametasona. Durante esse processo eu comecei a ter formigamento nas pernas e braços, falta de ar quase constante, urina em excesso (chegava a urinar a cada 15 minutos). Eu sentia comoyse os músculos estivessem contraindo, e tive visível perda muscular. Mesmo me alimentando muito bem neste período, eu perdi aproximadamente 5kg de massa muscular. Minhas coxas ficaram pela metade, dentre outros músculos das pernas braços e peito.
    Então eu percebi que deveria ser uma reação aos anti-inflamatórios. Os formigamentos demoraram 3 dias pra parar após ter cessado a medicação.
    Agora fazem 5 dias que eu estou sem a medicação. Não tenho mais falta de ar e nem os formigamentos. Mas não estou conseguindo caminhar muito, pois meus músculos das pernas começam a doer com facilidade.
    Tem algo que eu possa fazer além de dormir bem e manter boa nutrição e pra recuperação muscular?

    1. O que voce descreveu não é uma reação alérgica mas pode ser uma reação adversa não alergica ao corticoide. Talvez alguma outra doença tambem sem relação com o uso de corticoide. O ideal é voce ser adequadamente avaliada por um clínico geral e um alergista.

  164. Sou alérgica a quase todos os antiinflamatórios, nimesulida, ibuprofeno, diclofenaco, ass, dipirona…. Estou com labirintite, e com receio de tomar a medicação BETADINE … Alguma similaridade na composição?? Ou posso tomar o BETADINE???

  165. Bom dia!
    Por gentileza, meu filho desenvolveu alergia a Dipirona e anti inflamatório aos 08 anos de idade (hoje tem 17 anos). Antes disso podia tomar dipirona, ibuprofeno etc.
    Hoje em dia tolera só paracetamol, loradatina e prednisona. E algusn antibióticos.
    Com esta onda de dengue voltando, estou desesperada !
    Em caso de dengue, qual medicamento ele pode tomar ! Dizem que paracetamol não é indicado, e dipirona ele não pode.
    O que acontece neste caso?

  166. Dr. é possível ser alérgico a antiinflamatório
    não esteroides via oral e não ser alérgico aos injetáveis? Lembro que já tomei dipirona e diclofenaco no glúteo e não senti nada. Mas quando tomo dipirona via oral, meu rosto fica cheio de urticárias e vermelho, imediatamente.

  167. Tenho alergia a dipirona, Benzetacil, e ja fiz alergia muitos AINES. Fui orientada não fazer uso de nenhum pois faço choque anafilático, mas lendo seu artigo penso em a arriscar em um não enibidor da COX1, devo arriscar ? ( não tenho alergia a Paracetamol).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *