Sabonete Syndet: banhos sem irritação e alergias

sabonete syndet

Voce sabe qual o melhor sabonete para pele sensível? O melhor sabonete para dermatite atópica? Conheça uma classe de sabonete conhecida como sabonete syndet.

O pH da pele humana é levemente ácido, em média pH 5,5 conferindo uma proteção adicional contra microrganismos. O banho além de ser um momento de descontração e relaxamento é importante para a higiene e saúde da pele, eliminando substâncias irritantes como saliva, urina, fezes, secreções e enzimas.

Entretanto o emprego de água isolada no banho se mostrou ineficaz para uma limpeza eficiente já que não remove substâncias oleosas como fezes e sebo.

Os protocolos atuais recomendam produtos de limpeza suave com pH ligeiramente ácido como a pele. Os sabonetes convencionais têm pH alcalino, destruindo a camada lipídica da pele, elevando o pH e levando a ressecamento e irritação cutânea. Um pH acima de 7,5 na pele é capaz de levar a um colapso da barreira cutânea. Em uma pessoa com pele sensível ou dermatite atópica isso é pior ainda.

A indústria de cosméticos lança inúmeros produtos todos os anos e os classificam como “suaves” sem que existam critérios internacionais que estabeleçam o que é suavidade em agentes de limpeza e muitos desses produtos na verdade têm pH alcalino e causam efeito irritativo na pele do paciente.

Mesmo produtos com expressões no rótulo como “pH neutro”, “dermatologicamente testado” e “pH balanceado” com frequência apresentam pH acima de ideal.

Os sabonetes verdadeiros são obtidos através de um processo de saponificação de gorduras que gera um produto detergente com pH alcalino entre 9 e 10.

O sabonete syndet é um tipo de detergente sintético que contem menos de 10% de sabonete e tem p pH ajustado entre 5,5 e 7. Eles provocam menos irritação na pele e estudos mostram que o banho com esse produto é equivalente ao banho só com água ao até melhor.

O sabonete syndet é recomendado para peles sensíveis e até pele de bebês uma vez que ele é muito mais gentil e amigavel a pele devido ao seu pH mais ácido do que os sabonetes tradicionais.

Geralmente sabonetes na forma líquida tem o pH mais ácido que os produtos em barra, sendo mais indicados para as peles mais sensíveis.

Os sabonetes antibacterianos em barra são os que têm pH mais alcalino, sendo os mais agressivos a pele e não devem ser usados de forma rotineira, apenas em situações específicas e por curto período de tempo

Um estudo publicado no jornal de pediatria comparou o pH de 90 sabonetes do mercado brasileiro, sendo que a grande maioria têm pH alcalino. Na tabela abaixo comparei os sabonetes syndets em termos de preço por unidade e preço por 100ml  ou 100g para avaliar qual o melhor custo benefício dos melhores sabonetes do mercado.

Sabonetes syndets

sabonete syndet
Nome comercialLaboratórioPreçoPreço por 100ml ou 100g
Cetaphil pele sensível 127gGalderma30,0015,7
Eucerin ph5 gel de limpeza 260mlAché50,0017,0
Nutratopic gel de banho 400mlIsdin100,0025,00
Lipkar surgras 400mlLa Roche-Posay110,0023,00
Cetaphil restoraderm 295mlGalderma135,0030,00
Avene cold cream barra de limpeza 100gAvene40,0037,00
Stelatopia creme de limpeza para pele seca 200mlMustela60,0042,5

O melhor custo beneficio entre os sabonetes syndets foi o sabonete em barra Cetaphil pele sensível e o sabonete líquido Eucerin pH 5.

Importante lembrar que o banho deve ser rápido (5-10min), temperatura morna e imediatamente após o banho hidratar abundantemente com a pele ainda úmida. 

Após o  banho não se esqueça de um bom hidratante em todo corpo, caprichando naquelas áreas que você tem a pele mais sensível ou com dermatite.

Agora, se você acha que além de pele sensível tem dermatite atópica o ideal é realizar tambem os testes alérgicos para confirmar ao que tem alergia e tratar a causa do problema.

Para saber o melhor sabonete syndet para seu tipo especifico de pele consulte seu alergista ou dermatologista

Querem ver os estudos? Links abaixo

http://www.scielo.br/pdf/jped/v92n3/pt_0021-7557-jped-92-03-0290.pdf

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

63 respostas

      1. É possível desenvolver dermatite após tratamento de escabiose ou qualquer lesão de pele após o tratamento deve se desconfiar de reinfestação?

          1. Boa tarde! Eu tenho disidrose. Qual o melhor pomada pra ser usada nessa situação? E um sabonete ?

  1. Boa tarde. Adorei as dicas. Existe algum protetor solar que seja mais indicado para a pele atópica? Preciso urgente de uma indicação…
    Obrigada desde já.

  2. Bom dia!!! Nos últimos anos tenho tido alergia ao frio, principalmente nas extremidades, porém este ano estou tendo alergia constante no corpo todo (coceiras) ás vezes em um local às vezes em outro. Nas mãos mais, penso que pode ser pelo uso constante do álcool gel. Qual antialérgico me indica???? Obrigada…

    1. Tenho uma coseira muito intensa começou na dobra do Joelho tomei vários remédios corticoide e nada melhorou depois de todas as vezes após o banho passar hidratante no local desapareceu só que com 1 mês depois apareceu na região da perna próximo a virilha pode ser dermatite atópica porque coça muito e quanto mais coça mais surgem bolinhas e depois que eu hidrato vai acalmando .

  3. Olá, eu tenho alergia a saliciatos e gostaria de saber qual sabonete, shampoo e hidratante corporal posso usar. Quais não tem saliciatos na composiçao. Também tem algum protetor solar que poderia me indicar?
    Obrigada!

    1. Você fez um teste de contato para confirmar essa alergia? Normalmente alergia a salicilatos, como a aspirina, não contraindica o uso de nenhum sabonete, creme ou protetor solar. O ideal é você confirmar suas alergias com um teste de contato padrão e cosméticos

      1. Boa noite, sou paciente de DA crônica (tenho 39 anos) e sinto coceiras insuportáveis nas pernas após o banho passando fisiogel, Cetaphil creme ou Lipikar AP+. Achei que eles fossem bons…teria algum mais voltado para peles assim? Coço tanto que faço feridas. Já uso roupas de algodão, uso syndets, nada com perfume… obrigada.

          1. Boa tarde meu filho tem 4 anos aparece uns carosinhos na pele dele ele cosa muito elas fica iritadas e cria bolha de água

          2. Oi boa noite fui diagnosticada com dermatite de contato já tomei o remédio e usei a pomada e estou usando luvas agora minhas mãos estão despelando faz parte do tratamento

        1. Oi bom dia minha filha de 8meses estar com alergia na pele estar cheia de bolinha vermelha
          Qual o sabonete indicado para alergia em bebês menores de 1 ano

      1. Dr tenho uma alergia qe melhora e volta mais agora tá muito pior pq não cossava agora cossa sempre da na parte da cabeça a maioria no colo e nas costas barriga não sei o que fazer mais

  4. Oi doutor bom dia…eu já estou a um bom tempo com uma coceira na perereca nós lábios grandes que desce até o ânus… já usei várias pomadas ,fiz uso de remédio pra verme…usei
    antialérgico banho de assento…agora tive uma consulta com uma ginecologista e ela disse que é dermatite de contato… não me receitou nenhum remédio..disse pra eu trocar minhas calcinhas…tem cabimento isso doutor?me ajude por favor … não sei mais o que é sossêgo perecal.

  5. Olá Dr..gostaria de saber o q usar para cosseiras,não tinha isso..começou qdo pegamos um cão pastor,levamos ao veterinário,ele disse q é alergia a pulgas,e usamos tudo q foi receitado..desde schapoos,para eliminar as seborreias,,que causavam…Meu esposo faleceu,tive q ficar tomando conta dela..e meu filho e eu,começou a surgir coceiras.Ele sempre foi alérgico a picadas de mosquitos,alimentos..e eu estou com essas coceiras,uso pomadas alivia.Dá uma bolinhas,e sai um liquido,,,A cadela,ficou diz chorando,pela falta do marido,e muito estressada e se coçando,mesmo com a coleira q são caras..O que o sr,sugere,em pomadas,sabonetes,remédios,,
    Grta…

    1. Não se trata a coceira e sim a causa dela. Se a causa da coceira for uma urticaria temos que descobrir o que causa a urticaria e tratar. Se foes sarna, o tratamento é outro. Enfim, voce deve ir ao alergista ou dermatologista para investigar a causa de sua coceira

  6. Boa noite! Queria.sabe o q pode ser . meu filho quando toma banho ele fica com a pele dando tipo agulhada e ele doidin queria sabe o q pode ser porq tem vez q ele não usa nrm um tipo de sabonete e ainda. Fica com alergia

  7. BOA NOITE DR! EU DESCUBRIR A UM ANO QUE TENHO ALERGIA TOPICO,ATE ENTÃO SEMPRE TIVE MUITA COCEIRA NAS REGIÕES DA VIRILHA,EM DOBRAS NAS COSRA E NA BARRIGA,SEMPRE IA AO MEDICO E TOMAVA UM REMÉDIO NA VEIA ,E DIZIAM Q ERA SARNAS ,ATE Q UM DIA RESOLVI PPASSAR N PGO ,E DESCUBRI ,Q ATE O SABONETE ME FAZ MAL,SO COMO ARROZ E FEIJAO E CARNE E FRANGO,ESTOU PROIBIDA DE QUALQUER TEMPEROS,INDUSTRIAIS ENTÃO NEM SE FALA,E SO O SABONETE CUSTA $78. É O CREME TÁMBEM RESUMINDO NÃO TENHO CONDIÇÕES D COMPRAR OS PRODUYOS,PODE ME IBFICAR POR FAVOR,DEUS ABENÇOE

  8. Boa tarde! Dr. André, estou com uma coceira abaixo um pouco da minha barriga onde fica o botão da calça, está coçando muito, tá incomodo quando visto a calça ou qualquer tipo de roupa atualmente, não é roupa apertada. o local fica vermelho, a coceira pesiste mais quando uso alguma roupa jeans, mas que de fato estou evitando, e tá bem seco também, eu estou usando a pomada dexametasona, mas como tá ressacando o local, parei já tem dois dias. mas a coceira pesiste muito, o que devo usar?

    1. Talvez voce tenha alergia a niquel. O botão da calça jeans costuma ser feito com o metal niquel, que é um metal que causa muita alergia. Geralmente o paciente tambem refere alergia a bijuterias como brincos e cordão que não são feitos de ouro. tente trocar os botões das calças por botoes de plastico ou então forrar por dentro com algum tecido grosso para não entrar em contato com sua pele. Procure um alergista para confirmar o diagnostico e se preciso fazer um teste de contato

      1. boa noite doutor! estou tendo coceira nas costas ao banho quente e ao dormir apenas sempre na hora do sossego. e algumas vezes quando no trabalho o calor ou o suor nao sei, da uns picos de conceira onde esquenta. o que sera e o que me indica?

          1. Bom dia doutor!Eu fiz o teste de contato e me deu alergia ao timerosol,mercúrio ,conservantes de cosméticos…o dr.falou para eu ler o rótulo, porém não acho essas composições nas embalagens e sempre que tomo banho continuo coçando, sem falar ao logo do dia!Ele me passou um remédio manipulado, que diminui levemente a frequência das coceira,mas ainda me incomoda muito!Percebi que deve ser o sabonete.O senhor me indicaria um sabonete para meu caso?Já estou usando o hidratante fisiogel

    1. que eu possa encontar, em lisboa, uma vez que me resido cá, a designação dos comprimidos ñ tem nada com a nossa do brasil

  9. Olá doutor meus bebês de 1 ano foram diagnósticados cm dermatite atópica mas o tratamento dos hidratantes e sabonete que o dermatologista passou são muito altos de custo por acaso teria um outro dia de hidratante e sabonete que podem ser manipulados..ou mais encontra

  10. Tenho algumas alergias no rosto e orelha que mesmo após algumas consultas a dermato não confirmou exatamente( psoríase, dermatite, rosácea). E após uma crise de espinhas fiz uso do Roacutan. Tive piora nessa dermatite, e mesmo após quase um ano após fim do tratamento com Roacutan, algumas áreas como entorno dos olhos, nariz e parte externa da orelha continuam muito ressecadas e descamando. Fiz uso por poucos dias de pomadas corticoides mas nenhuma melhora significativa ou duradoura. Vou testar uso desses sabonetes

  11. Olá Dr., boa noite, como vai? Qual marca de hidratante recomenda para criança com Dermatite Atopica? Desde já agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *