sabonete syndet
Sabonete Syndet: banhos sem irritação e alergias
8 de junho de 2020
remedios para rinite
Remédios para rinite
13 de junho de 2020

Vacina para alergia. Você sabe o que é?

Todos os pacientes alérgicos ja ouviram falar ou até ja fizeram uso da vacina para alergia ou vacina para rinite alérgica. O nome correto do tratamento é imunoterapia específica. Vou tentar explicar nas próximas linhas do que se trata.

A vacina para alergia ou imunoterapia não é uma forma de tratamento nova. Esse tipo de tratamento já existe há mais de 100 anos e vem sendo aprimorada com o tempo

Consiste em aplicar pequenas doses daquilo que o paciente tem alergia (alérgeno) no próprio paciente em doses progressivamente maiores levando a dessensibilização (diminuição da alergia)

Por exemplo, no Brasil a maioria dos alérgicos tem alergia a ácaros, poeira doméstica. Então o que se faz e administrar pequenas doses dessses ácaros na forma de injeção subcutânea ou de vacina alergia sublingual. Com o tempo a concentração dos ácaros na vacina vai aumentando e as doses vão ficando mais espaçadas.

Com o passar do tempo e das vacinas para alergia o paciente vai ficando dessensibilizado, quer dizer, vai ter menos alergia a poeira. Ele pode se expor a uma quantidade maior de poeira sem apresentar os sintomas de alergia, ou pelo menos esses sintomas são mais leves.

Alem de imunoterapia para ácaros pode-se tambem usar pelo de cachorro e gato, pólens e fungos, alem de veneno de insetos como abelha, marimbondo e formiga vermelha e tambem mosquito. Mas de longe, no Brasil, o principal tratamento é com ácaros, principalmente a espécie Dermatophagoides pteronyssimus e Blomia tropicalis.

ácaro - vacina para alergia

Ácaro de poeira doméstica

E essas vacinas para alergia funcionam mesmo?

Sim! Existem diversos estudos que comprovam os benefícios da vacina para alergia para o paciente alérgico. 
  • Proporciona uma melhora dos sintomas alérgicos a longo prazo. Mesmo após o término da imunoterapia o paciente mantêm uma melhora dos sintomas por anos. Diferente do tratamento com medicamentos em que os sintomas retornam logo após parar o uso dos medicamentos.
  • Previne a progressão para formas mais severas de alergia. Um criança com alergia leve pode piorar com os passar dos anos e evoluir para uma forma mais grave. A imunoterapia previne isso.
  • Previne o desenvolvimento de asma. Pacientes com rinite alérgica têm mais chance de desenvolver asma. A vacina para rinite alérgica previne o desenvolvimento da asma no futuro.
  • Previne também o desenvolvimento de novas alergias. Uma pessoa que é alérgica a ácaros pode desenvolver posteriormente alergia a cão, gato ou fungos. A vacina para alergia tambem atua prevenindo isso.
  • Diminuição da necessidade de medicamentos levando a economia financeira. O paciente usa cada vez menos medicamentos para controlar suas alergias levando a uma economia financeira importante
  • Melhora da qualidade de vida

Para quem é indicado a vacina para alergia?

Recomendada para adultos e crianças com doenças alérgicas (rinite, conjuntivite, asma, dermatite atópica e alergia a picada de insetos) com teste alérgico positivo.

MUITO IMPORTANTE!!

Nem todos têm indicação fazer a vacina para alergia.

É obrigatório um teste alérgico positivo para algum aeroalérgeno (ácaros, fungos, pelo de cachorro etc). A vacina para alergia é específica para a sua alergia, então é preciso um exame mostrando ao que você tem alergia. E caso seu teste alérgico não seja positivo você não irá se beneficiar da imunoterapia.

Esse teste pode ser feito no consultorio do seu médico pelo método de prick teste ou pode-se pedir pelo exame de sangue.

teste alérgico

Prick teste ou teste alérgico de punctura

O tratamento só pode ser com injeções?

NÃO!!

A vacina alergia sublingual é tão eficaz quanto a forma clássica com injeções subcutâneas. Cada tipo de tratamento tem suas características que devem ser avaliadas pelo paciente na hora de iniciar o tratamento.

vacina alergia sublingual

vacina sublingual

Normalmente a vacina alergia sublingual é de uso diário, 3 gotas sublinguais 1x/dia. Após colocar as gotas não se deve engolir por 1 minuto, o que pode ser difícil para algumas crianças.

A vacina para alergia subcutânea é aplicada com agulha de insulina, bem pequena e quase indolor. Geralmente se inicia com aplicações semanais e após um periodo iniciam as vacinas mensais. Acaba sendo mais prático do que a sublingual que é de uso diário até o final do tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento?

A duração recomendada pelas sociedades brasileira e americana de alergia é de 3-5 anos de tratamento. Após 6 meses o paciente já apresenta importante melhora porem se descontinuar o tratamento o efeito não será prolongado. Mais alguns poucos anos os sintomas retornam.

Para que os efeitos benéficos da imunoterapia durem muitos anos, 10-20 anos, é importante fazer pelo menos os 3 anos de tratamento.

Posso comprar as vacinas na farmácia? Ou mandar manipular?

Não. Apenas em clínicas de alergia e imunologia.

A vacina é composta por extrato de aeroalérgenos, geralmente ácaros. Farmácias não vendem nem manipulam esse tipo de produto.

As maiores empresas que fornecem esse tipo de imunoterápico para os alergistas são multinacionais estrangeiras como a IPIasac e a FDA-Allergenic

Essas empresas possuem tecnologia de ponta e fornecem seus produtos para dezenas de paises em todos os continentes, alem de estarem sempre envolvidas em pesquisas científicas para aprimorar a qualidade das vacinas. 

Os alergistas compram os extratos alergênicos dessas empresas e diluem para seus pacientes levando em conta o resultado dos testes alérgicos e a fase do tratamento em que o paciente se encontra. No inicio as vacinas são mais fracas (diluidas) e vão ficando mais fortes (concentradas) com a evolução do tratamento. 

Por isso o tratamento é individualizado. A vacina de um paciente pode não ser igual a de outro e o mesmo paciente tem concentrações diferentes de vacina ao longo de seu tratamento.

Basta o tratamento com vacina para rinite alérgica que nunca mais vou espirrar?

Não!!

O tratamento do paciente alérgico é baseado em 3 pontos principais:

  1. Controle de ambiente. Deve-se evitar o contato com aquilo que tem alergia. No caso de ácaros, manter a casa limpa, evitar tapetes e carpetes etc. Clique nesse link para baixar as orientações de controle de ambiente para poeira doméstica. controle-de-ambiente-servico-alergia-policlinica-de-botafogo 

  2. Medicação. Os remédios são essenciais no início do tratamento, principalmente o corticoide nasal e antialérgicos. Após algum tempo de imunoterapia seu uso diminui muito porem ainda assim ocasionalmente o paciente terá que usar algum medicamento quando tiver muito contato com odor forte, poeira e uma mudança de tempo brusca.
  3. Imunoterapia. Melhor opção de tratamento a longo prazo. Única forma de tratamento que muda o curso natural da doença e dimuniu as crises e uso de medicações.

Quanto custa o tratamento com vacina para rinite alérgica?

Lógico que o preço pode variar muito de clínica para clínica. Acho que um valor entre RS120,00 e 300,000 é razoável para o custo mensal do tratamento. Os extratos de aeroalérgenos de boa qualidade são bem caros e um preço menor que esse provavelmente quer dizer que você esta usando extratos de qualidade questionável.

Quando for iniciar o tratamento com vacina para alergia tenha em mente que será por um período 3 a 5 anos. Não vale muito a pena iniciar o tratamento para parar após 6 meses quando notar uma importante melhora dos sintomas, pois em breve esses sintomas irão retornar.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a vacina para alergia, vacina alergia sublingual ou qualquer coisa relacionada a imunoterapia você pode deixar um comentário no final da página que irei responder com muito prazer.

56 Comentários

  1. Fátima disse:

    Vou iniciar tratamento na próxima semana. Nesta pandemia, crises de rinite devido aos cheiros fortes dos produtos de limpeza, além do estresse. O médico recomendou por três (03) anos no mínimo, sendo um no primeiro ano uma vez/semana, no segundo ano e terceiro ano, 01 vez a cada 15 dias, retornando á consulta de 03 em 03 meses. O custo de cada vacina (ele me disse que dá para os três meses cada tubo), é de R$350,00 (Trezentos e cinquenta reais) por tubo.

  2. Fátima disse:

    Ah, complementando: a vacina é para ácaros e baratas (Ecaah!!!)

  3. Renata Aparecida Santos Silva disse:

    Oi Dr minha filha de 8 anos reclama de espirros, nariz entupido,e quando espirra as vz sangra o nariz, ela já chegou a cauterizar a narina,já fez cirurgia de adenóide, e agora está tomando desloratadina e por causa do sangramento do nariz somente soro para limpeza.Teria alguma vacina para isso,ou outro tratamento?Os exames dela de sangue deu negativo para alergia a ácaros, pólen, pelo de animal, leite.Nao sei o q ué fazer mais.

  4. Erica disse:

    Boa tarde! Eu já iniciei a imunoterapia, estou com a versão sublingual 1x/dia. Iniciei com 2 gotas por 10 dias, passei para 4 gotas e depois de mais 10 dias serão 6 gotas até acabar o primeiro frasco. Paguei 350,00. Meu médico disse que eu devo fazer 4 fases (4 frascos) mas não comentou que precisaria de no mínimo 3 anos de tratamento.
    São 4 frascos por ano então?

  5. Viviane disse:

    Minha filha faz uso da imunoterapia, desde junho/2018, na época tinha 1ano é 6 meses, posso afirmar que temos uma nova vida. Vale cada centavo investido. Hj ela está na fase 4, 1x mês. Ainda falta mais um frasco, para completar o tratamento.

  6. Luiz disse:

    Olá doutor, fiz teste alérgico e deu positivo, o médico me passou dois frascos de fascina um com estratos de ácaros e fungos a outro com Toxoides bacterianos, na segunda fase do tratamento, tive uma crise que nunca tive, com rinosinusite, o médico disse que não tem haver com a vacina, estou receoso de continuar o tratamento, me oriente por favor, tenho rinite, agora sinusite, garganta e ouvido é raro ficar inflado, a dúvida é sobre essa vacina de Toxoides bacterianos.

  7. SALVADOR disse:

    DR. ANDRÉ EU GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM PROBLEMA DE SUBSTITUIR O OMNARIS POR RILAN 4% , PARA EVITAR DE USAR SEMPRE OMNARIS QUE É UM CORTICÓIDE. O RILAN FARÁ UM CONTROLE DA Rinossinusite

    • São medicamentos diferentes. O rilan é “muito mais fraco” que o omnaris. É mais indicado para casos leves de rinite alérgica. Lembrando que a forma correta de uso do rilan é 3-4x/dia uso continuo. Acho pouco provavel que vá controlar uma rinossinusite.

  8. David Lapa disse:

    Gostaria de saber se há algum tratamento para alergias a picadas de insetos!
    Tenho alergia muito forte com picadas de abelha, maribondo!
    Na última vez tive choque anafilático!

  9. Christiane Carvalho de sá disse:

    Minha filha 10 anos Dermatite atópica. São 2h28 não durmo pq ela coça muito fico passando hidratante p/ aliviá-la. Dorme mal e se coça muito, qualidade de vida ruim.
    Passo pomadas e hidratantes indicação do Dermatologista mas estão sendo em vão.Ela fica a cada dia mais introspectiva e sofre.
    Alérgica à ácaros, pólen, insetos, formiga, camarão, fungos, gato então, nem pensar.Neste caso a imunoterapia resolveria?
    Já não sei mais em qual especialista levá-la, estou em desespero.
    Aguardo ansiosa.Obrigada!

  10. Maisa disse:

    Meu filho tem alergia a ácaro e fungo, atinge a região dos olhos,fica bem vermelho e irritado,já fez imunoterapia pele injeção e hoje esta na sublingual, gostaria de saber se vai demorar fazer efeito e se tem algum colírio bom tratamento.

  11. Fabiana Guerra disse:

    Boa tarde. Estou com uma alergia, já comprovada por exame laboratorial (IGE Total: 502,1) que causa uma irritação e coceira na pele, me incomodando muito, desde setembro do ano passado. Devido à coceira constante, a pele já está com lesões (pequenas feridas). Já fui a vários médicos dermatologistas e inicialmente o diagnóstico foi de dermatite de contato. Depois fui a um especialista em alergia que me disse que estou com Dermatite Atópica. Fiz exames específicos para descobrir a causa, mas todos deram negativos. O alergista me recomendou usar Alektos (1 comprido a noite) e fazer uso da vacina (Dermato+Blomia 10-6). Mas gostaria de saber se no meu caso, a imunoterapia é mesmo indicada.
    Aguardo seu retorno e agradeço muito sua atenção!

  12. Vânia galvao disse:

    Boa noite, Dr! Por gentileza, estou fazendo tratamento de alergia com a vacina, mas sem querer, joguei o frasco fora, a minha dúvida é refaço a receita ou volto no médico para saber o procedimento? Eu estou na diluicao1:10, uma vez na semana, a próxima receita seria dex1:10 de 10 em 10 dias.

  13. Maria Helena Dosso disse:

    Dr , em 2014 fiz testes de alergia e deu alergia gravíssima de perfume mix , mais aí me mudei para outro estado e não voltei no médico .
    Eu quero saber se tem tratamento com vacina ?

  14. Ivone disse:

    Bom dia , gostaria de saber os efeitos colaterais da imunoterapia, atrapalha o crescimento da criança ?

  15. Geisa disse:

    A imunoterapia funciona para quem tem dermatite atópica grave e dermatite de contato?

    • Não é indicada para dermatite de contato. Há alguma melhora para dermatite atopica, embora menos que para rinite alergica e conjuntivite alérgica. Para a forma grave deve-se iniciar com doses bem diluidas pelo risco de piorar a dermatite em um primeiro momento

  16. Ualas Porto disse:

    Ola Doutor bom dia.
    Nao fiz nenhum teste ainda mas,
    Eu sinto os sintomas clássicos de rinite
    Coriza, nariz entupido,olhos inchados, muita coceira no nariz,muitos espirros,que por consequência gera dor de cabeça.
    Gostaria de saber, quando fala tratamento semanal, quer dizer que terei esse custo semanal durante todo ano?
    Desculpe o fator financeiro deve ser observado antes do inicio.

  17. Taiane disse:

    Boa noite! Minha Filha tem 2 anos e é alergia a ácaros, poeira doméstica, pêlos de gato e a picada de mosquito (fica com feridas e marcas pelas pernas) teste positivo para todos. É recomendado pra ela a imunoterapia? Ou seria melhor investir no controle doméstico e medicação antes de partir para o tratamento?

    • Controle de ambiente sempre, independente de imunoterapia ou não. A medicação voce deve usar sempre que tiver sintomas. A indicação de imunoterapia tem que levar em conta a qualidade de vida do paciente. Se os sintomas de sua filha são leves e pouco incomodam, ou voce consegue controla-los muito bem com medicamentos talvez a imunoterapia não seja indicada nesse momento. Se os sintomas são mais graves ou persistentes, se os medicamentos apenas não estão controlando ou voce simplesmente não quer dar muitos remedios para ela então a imunoterapia é uma boa opção.

  18. Ednara disse:

    Pelo amor de Deus alguém poderia me dizer que vacina maravilhosa que é essa pois levo meu filho no pediatra só médica com anti alérgico, anti biótico mas nunca me indicaram nenhuma vacina. Por favor me ajuda

    • O própio texto esta dizendo. Chama-se imunoterapia alergeno especifica, existe há mais de 100 anos de apresenta ótimos resultados quando bem indicada. Procure um alérgista que ele podera dizer se seu filho tem indicação de fazer uso de imunoterapia.

  19. Boa tarde, minha filha tem 8 anos, quando é picada por insetos, fica com a pele inchada, avermelhada e inflamada. Por favor, gostaria de saber, neste caso, ela pode fazer a imunoterapia, quais são os procedimentos e exames para o possível tratamento?

  20. Joyce Tojal disse:

    Faz 21 dias que meu filho teve a primeira reação anafilática a picada de formiga. Estamos aguardando o período de 30 dias para fazer o exame de sangue. A médica orientou que a imunoterapia era dispendiosa, mas não disse valores. Estou preocupada e ansiosa por esta informação. Gostaria de ter ideia de valores para nos organizarmos. Outra dúvida. O senhor pode informar um valor aproximado ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>