sabonete syndet
Sabonete Syndet: banhos sem irritação e alergias
8 de junho de 2020
remedios para rinite
Remédios para rinite
13 de junho de 2020

Vacina para alergia. Você sabe o que é?

Todos os pacientes alérgicos ja ouviram falar ou até ja fizeram uso da vacina para alergia ou vacina para rinite alérgica. O nome correto do tratamento é imunoterapia específica. Vou tentar explicar nas próximas linhas do que se trata.

A vacina para alergia ou imunoterapia não é uma forma de tratamento nova. Esse tipo de tratamento já existe há mais de 100 anos e vem sendo aprimorada com o tempo

Consiste em aplicar pequenas doses daquilo que o paciente tem alergia (alérgeno) no próprio paciente em doses progressivamente maiores levando a dessensibilização (diminuição da alergia)

Por exemplo, no Brasil a maioria dos alérgicos tem alergia a ácaros, poeira doméstica. Então o que se faz e administrar pequenas doses dessses ácaros na forma de injeção subcutânea ou de vacina alergia sublingual. Com o tempo a concentração dos ácaros na vacina vai aumentando e as doses vão ficando mais espaçadas.

Com o passar do tempo e das vacinas para alergia o paciente vai ficando dessensibilizado, quer dizer, vai ter menos alergia a poeira. Ele pode se expor a uma quantidade maior de poeira sem apresentar os sintomas de alergia, ou pelo menos esses sintomas são mais leves.

Alem de imunoterapia para ácaros pode-se tambem usar pelo de cachorro e gato, pólens e fungos, alem de veneno de insetos como abelha, marimbondo e formiga vermelha. Mais de longe, no Brasil, o principal tratamento é com ácaros, principalmente a espécie Dermatophagoides pteronyssimus e Blomia tropicalis.

ácaro - vacina para alergia

Ácaro de poeira doméstica

E essas vacinas para alergia funcionam mesmo?

Sim! Existem diversos estudos que comprovam os benefícios da vacina para alergia para o paciente alérgico. 
  • Proporciona uma melhora dos sintomas alérgicos a longo prazo. Mesmo após o término da imunoterapia o paciente mantêm uma melhora dos sintomas por anos. Diferente do tratamento com medicamentos em que os sintomas retornam logo após parar o uso dos medicamentos.
  • Previne a progressão para formas mais severas de alergia. Um criança com alergia leve pode piorar com os passar dos anos e evoluir para uma forma mais grave. A imunoterapia previne isso.
  • Previne o desenvolvimento de asma. Pacientes com rinite alérgica têm mais chance de desenvolver asma. A vacina para rinite alérgica previne o desenvolvimento da asma no futuro.
  • Previne também o desenvolvimento de novas alergias. Uma pessoa que é alérgica a ácaros pode desenvolver posteriormente alergia a cão, gato ou fungos. A vacina para alergia tambem atua prevenindo isso.
  • Diminuição da necessidade de medicamentos levando a economia financeira. O paciente usa cada vez menos medicamentos para controlar suas alergias levando a uma economia financeira importante
  • Melhora da qualidade de vida

Para quem é indicado a vacina para alergia?

Recomendada para adultos e crianças com doenças alérgicas (rinite, conjuntivite, asma, dermatite atópica e alergia a picada de insetos) com teste alérgico positivo.

MUITO IMPORTANTE!!

Nem todos têm indicação fazer a vacina para alergia.

É obrigatório um teste alérgico positivo para algum aeroalérgeno (ácaros, fungos, pelo de cachorro etc). A vacina para alergia é específica para a sua alergia, então é preciso um exame mostrando ao que você tem alergia. E caso seu teste alérgico não seja positivo você não irá se beneficiar da imunoterapia.

Esse teste pode ser feito no consultorio do seu médico pelo método de prick teste ou pode-se pedir pelo exame de sangue.

teste alérgico

Prick teste ou teste alérgico de punctura

O tratamento só pode ser com injeções?

NÃO!!

A vacina alergia sublingual é tão eficaz quanto a forma clássica com injeções subcutâneas. Cada tipo de tratamento tem suas características que devem ser avaliadas pelo paciente na hora de iniciar o tratamento.

vacina alergia sublingual

vacina sublingual

Normalmente a vacina alergia sublingual é de uso diário, 3 gotas sublinguais 1x/dia. Após colocar as gotas não se deve engolir por 1 minuto, o que pode ser difícil para algumas crianças.

A vacina para alergia subcutânea é aplicada com agulha de insulina, bem pequena e quase indolor. Geralmente se inicia com aplicações semanais e após um periodo iniciam as vacinas mensais. Acaba sendo mais prático do que a sublingual que é de uso diário até o final do tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento?

A duração recomendada pelas sociedades brasileira e americana de alergia é de 3-5 anos de tratamento. Após 6 meses o paciente já apresenta importante melhora porem se descontinuar o tratamento o efeito não será prolongado. Mais alguns poucos anos os sintomas retornam.

Para que os efeitos benéficos da imunoterapia durem muitos anos, 10-20 anos, é importante fazer pelo menos os 3 anos de tratamento.

Posso comprar as vacinas na farmácia? Ou mandar manipular?

Não. Apenas em clínicas de alergia e imunologia.

A vacina é composta por extrato de aeroalérgenos, geralmente ácaros. Farmácias não vendem nem manipulam esse tipo de produto.

As maiores empresas que fornecem esse tipo de imunoterápico para os alergistas são multinacionais estrangeiras como a IPIasac e a FDA-Allergenic

Essas empresas possuem tecnologia de ponta e fornecem seus produtos para dezenas de paises em todos os continentes, alem de estarem sempre envolvidas em pesquisas científicas para aprimorar a qualidade das vacinas. 

Os alergistas compram os extratos alergênicos dessas empresas e diluem para seus pacientes levando em conta o resultado dos testes alérgicos e a fase do tratamento em que o paciente se encontra. No inicio as vacinas são mais fracas (diluidas) e vão ficando mais fortes (concentradas) com a evolução do tratamento. 

Por isso o tratamento é individualizado. A vacina de um paciente pode não ser igual a de outro e o mesmo paciente tem concentrações diferentes de vacina ao longo de seu tratamento.

Basta o tratamento com vacina para rinite alérgica que nunca mais vou espirrar?

Não!!

O tratamento do paciente alérgico é baseado em 3 pontos principais:

  1. Controle de ambiente. Deve-se evitar o contato com aquilo que tem alergia. No caso de ácaros, manter a casa limpa, evitar tapetes e carpetes etc. Clique nesse link para baixar as orientações de controle de ambiente para poeira doméstica. controle-de-ambiente-servico-alergia-policlinica-de-botafogo 

  2. Medicação. Os remédios são essenciais no início do tratamento, principalmente o corticoide nasal e antialérgicos. Após algum tempo de imunoterapia seu uso diminui muito porem ainda assim ocasionalmente o paciente terá que usar algum medicamento quando tiver muito contato com odor forte, poeira e uma mudança de tempo brusca.
  3. Imunoterapia. Melhor opção de tratamento a longo prazo. Única forma de tratamento que muda o curso natural da doença e dimuniu as crises e uso de medicações.

Quanto custa o tratamento com vacina para rinite alérgica?

Lógico que o preço pode variar muito de clínica para clínica. Acho que um valor entre RS120,00 e 300,000 é razoável para o custo mensal do tratamento. Os extratos de aeroalérgenos de boa qualidade são bem caros e um preço menor que esse provavelmente quer dizer que você esta usando extratos de qualidade questionável.

Quando for iniciar o tratamento com vacina para alergia tenha em mente que será por um período 3 a 5 anos. Não vale muito a pena iniciar o tratamento para parar após 6 meses quando notar uma importante melhora dos sintomas, pois em breve esses sintomas irão retornar.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a vacina para alergia, vacina alergia sublingual ou qualquer coisa relacionada a imunoterapia você pode deixar um comentário no final da página que irei responder com muito prazer.

4 Comentários

  1. Fátima disse:

    Vou iniciar tratamento na próxima semana. Nesta pandemia, crises de rinite devido aos cheiros fortes dos produtos de limpeza, além do estresse. O médico recomendou por três (03) anos no mínimo, sendo um no primeiro ano uma vez/semana, no segundo ano e terceiro ano, 01 vez a cada 15 dias, retornando á consulta de 03 em 03 meses. O custo de cada vacina (ele me disse que dá para os três meses cada tubo), é de R$350,00 (Trezentos e cinquenta reais) por tubo.

  2. Fátima disse:

    Ah, complementando: a vacina é para ácaros e baratas (Ecaah!!!)

  3. Renata Aparecida Santos Silva disse:

    Oi Dr minha filha de 8 anos reclama de espirros, nariz entupido,e quando espirra as vz sangra o nariz, ela já chegou a cauterizar a narina,já fez cirurgia de adenóide, e agora está tomando desloratadina e por causa do sangramento do nariz somente soro para limpeza.Teria alguma vacina para isso,ou outro tratamento?Os exames dela de sangue deu negativo para alergia a ácaros, pólen, pelo de animal, leite.Nao sei o q ué fazer mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>