Vacina para alergia. Você sabe o que é?

vacina para alergia

Todos os pacientes alérgicos ja ouviram falar ou até ja fizeram uso das vacinas para alergia. O nome correto do tratamento é imunoterapia específica.

Saiba tudo sobre as vacinas para alergia 

A vacina para alergia ou imunoterapia não é uma forma de tratamento nova. Esse tipo de tratamento já existe há mais de 100 anos e vem sendo aprimorada com o tempo

Consiste em aplicar pequenas doses daquilo que o paciente tem alergia (alérgeno) no próprio paciente em doses progressivamente maiores levando a dessensibilização (diminuição da alergia)

Por exemplo, no Brasil a maioria dos alérgicos tem alergia a ácaros, poeira doméstica. Então o que se faz e administrar pequenas doses dessses ácaros na forma de injeção subcutânea ou de vacina alergia sublingual. Com o tempo a concentração dos ácaros na vacina vai aumentando e as doses vão ficando mais espaçadas.

Aplicando as vacinas de alergia ao longo do tempo o paciente vai ficando dessensibilizado, quer dizer, vai ter menos alergia a poeira. Ele pode se expor a uma quantidade maior de poeira sem apresentar os sintomas de alergia, ou pelo menos esses sintomas são mais leves.

Alem de imunoterapia para ácaros pode-se tambem usar pelo de cachorro e gato, pólens e fungos, alem de veneno de insetos como abelha, marimbondo, formiga vermelha e tambem mosquito. Mas de longe, no Brasil, o principal tratamento é com ácaros, principalmente a espécie Dermatophagoides pteronyssimus e Blomia tropicalis.

ácaro

A injeção para alergia funciona?

Sim! Existem diversos estudos que comprovam os benefícios da vacina para alergia no paciente alérgico. 

  • Proporciona uma melhora dos sintomas alérgicos a longo prazo. Mesmo após o término da imunoterapia o paciente mantêm uma melhora dos sintomas por anos. Diferente do tratamento com medicamentos em que os sintomas retornam logo após parar o uso dos medicamentos.
  • Previne a progressão para formas mais severas de alergia. Um criança com alergia leve pode piorar com os passar dos anos e evoluir para uma forma mais grave. A imunoterapia previne isso.
  • Previne o desenvolvimento de asma. Pacientes com rinite alérgica têm mais chance de desenvolver asma. A vacina para rinite alérgica previne o desenvolvimento da asma no futuro.
  • Previne também o desenvolvimento de novas alergias. Uma pessoa que é alérgica a ácaros pode desenvolver posteriormente alergia a cão, gato ou fungos. A vacina para alergia tambem atua prevenindo isso.
  • Diminuição da necessidade de medicamentos levando a economia financeira. O paciente usa cada vez menos medicamentos para controlar suas alergias levando a uma economia financeira importante
  • Melhora da qualidade de vida

Estudo feito em 2022 por pesquisadores da USP mostrou o benefício do uso de vacina sublingual para alergia a ácaros no tratamento da dermatite atópica. Sintomas como coceira e pele seca melhoraram muito após 18 meses de uso da vacina para alergia.

Para quem é indicado a vacina para alergia?

Recomendada para adultos e crianças com doenças alérgicas (rinite, conjuntivite, asma, dermatite atópica e alergia a picada de insetos) com teste alérgico positivo.

MUITO IMPORTANTE!!

Nem todos têm indicação fazer a vacina para alergia.

É obrigatório um teste alérgico positivo para algum aeroalérgeno (ácaros, fungos, pelo de cachorro etc). A vacina para alergia é específica para a sua alergia, então é preciso um exame mostrando ao que você tem alergia. E caso seu teste alérgico não seja positivo você não irá se beneficiar da imunoterapia.

Esse teste pode ser feito no consultorio do seu médico pelo método de prick teste ou pode-se pedir pelo exame de sangue.

teste cutaneo alergico
Prick teste ou teste alérgico de punctura

O tratamento só pode ser com injeções?

NÃO!!

A vacina alergia sublingual é tão eficaz quanto a forma clássica com injeções subcutâneas. Cada tipo de tratamento tem suas características que devem ser avaliadas pelo paciente na hora de iniciar o tratamento.

vacina sublingual

Normalmente a vacina alergia sublingual é de uso diário, 3 gotas sublinguais 1x/dia. Após colocar as gotas não se deve engolir por 1 minuto, o que pode ser difícil para algumas crianças.

A vacina para alergia subcutânea é aplicada com agulha de insulina, bem pequena e quase indolor. Geralmente se inicia com aplicações semanais e após um periodo iniciam as vacinas mensais. Acaba sendo mais prático do que a sublingual que é de uso diário até o final do tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento de imunoterapia?

A duração recomendada pelas sociedades brasileira e americana de alergia é de 3-5 anos de tratamento. Após 6 meses o paciente já apresenta importante melhora porem se descontinuar o tratamento o efeito não será prolongado. Mais alguns poucos anos os sintomas retornam.

Para que os efeitos benéficos da imunoterapia durem muitos anos, 10-20 anos, é importante fazer pelo menos os 3 anos de tratamento.

Posso comprar as vacinas na farmácia? Ou mandar manipular?

Não. Apenas em clínicas de alergia e imunologia.

A vacina é composta por extrato de aeroalérgenos, geralmente ácaros. Farmácias não vendem nem manipulam esse tipo de produto.

As maiores empresas que fornecem esse tipo de imunoterápico para os alergistas são multinacionais estrangeiras como a IPIasac e a FDA-Allergenic

Essas empresas possuem tecnologia de ponta e fornecem seus produtos para dezenas de paises em todos os continentes, alem de estarem sempre envolvidas em pesquisas científicas para aprimorar a qualidade das vacinas. 

Os alergistas compram os extratos alergênicos dessas empresas e diluem para seus pacientes levando em conta o resultado dos testes alérgicos e a fase do tratamento em que o paciente se encontra. No inicio as vacinas são mais fracas (diluidas) e vão ficando mais fortes (concentradas) com a evolução do tratamento. 

Por isso o tratamento é individualizado. A vacina de um paciente pode não ser igual a de outro e o mesmo paciente tem concentrações diferentes de vacina ao longo de seu tratamento.

Basta o tratamento com vacina para rinite alérgica que nunca mais vou espirrar?

Não!!

O tratamento do paciente alérgico é baseado em 3 pontos principais:

  1. Controle de ambiente. Deve-se evitar o contato com aquilo que tem alergia. No caso de ácaros, manter a casa limpa, evitar tapetes e carpetes etc. Clique nesse link para baixar as orientações de controle de ambiente para poeira doméstica. controle-de-ambiente-servico-alergia-policlinica-de-botafogo 
  2. Medicação. Os remédios são essenciais no início do tratamento, principalmente o corticoide nasal e antialérgicos. Após algum tempo de imunoterapia seu uso diminui muito porem ainda assim ocasionalmente o paciente terá que usar algum medicamento quando tiver muito contato com odor forte, poeira e uma mudança de tempo brusca.
  3. Imunoterapia (vacina para alergia). Melhor opção de tratamento a longo prazo. Única forma de tratamento que muda o curso natural da doença e dimuniu as crises e uso de medicações.
vacina para alergia

Quanto custa o tratamento com vacina para rinite alérgica?

Lógico que o preço pode variar muito de clínica para clínica. Acho que um valor entre RS120,00 e 300,000 é razoável para o custo mensal do tratamento. Os extratos de aeroalérgenos de boa qualidade são bem caros e um preço menor que esse provavelmente quer dizer que você esta usando extratos de qualidade questionável.

Quando for iniciar o tratamento com vacina para alergia tenha em mente que será por um período 3 a 5 anos. Não vale muito a pena iniciar o tratamento para parar após 6 meses quando notar uma importante melhora dos sintomas, pois em breve esses sintomas irão retornar.

Plano de saude cobre a injeção para alergia?

Não. Mas alguns convênios que trabalham na categoria livre escolha reembolsam o tratamento. No Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo temos conseguido o reembolso para os nossos pacientes com um laudo detalhado e colocando os códigos TUSS corretos, principalmente para Bradesco e Sulamérica.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a vacina para alergia, vacina alergia sublingual ou qualquer coisa relacionada a imunoterapia você pode deixar um comentário no final da página que irei responder com muito prazer.

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

173 respostas

  1. Vou iniciar tratamento na próxima semana. Nesta pandemia, crises de rinite devido aos cheiros fortes dos produtos de limpeza, além do estresse. O médico recomendou por três (03) anos no mínimo, sendo um no primeiro ano uma vez/semana, no segundo ano e terceiro ano, 01 vez a cada 15 dias, retornando á consulta de 03 em 03 meses. O custo de cada vacina (ele me disse que dá para os três meses cada tubo), é de R$350,00 (Trezentos e cinquenta reais) por tubo.

        1. Boa tarde, moro em Florianópolis e tenho que começar o tratamento imunoterapico sublingual, na minha filha. Terias indicação de lugares para comprar? Obrigada.

          1. Aqui na minha clinica não fazemos imunoterapia para abelha e formiga. Fazemos para ácaros, pelos de animais, mosquito etc. Varia entre 150,00 a 200,00 o frasco de imunoterapico para 1 mes. O preço costuma variar muito de clínica para clínica e depende se voce esta querendo saber o preco da vacina individual, do mes de tratamento ou do tratamento completo que costuma demorar 2 anos.

          2. Meu filho iniciou a sublingual contra arcaros poeira depois de quanto tempo eu vejo resultado? Alergia dele desenvolveu na pele com MT coceira e oa exames deu positivo pra arcaros da poeira

          1. A imunoterapia não tem indicação no tratamento de dermatite de contato. No caso de dermatite atopica pode ser indicada eventualmente, principalmente se o paciente tambem tiver sintomas de rinite alérgica, conjuntivite ou asma

        1. Meu filho não foi positivo para ácaros, mas para fungo do ar , epilético de fator cachorro, pólen.. faz tratamento com corticoide nasal, montelucaste, broncho e antialérgico. Quero usar a vacina pq não aguento mais tanto remédio e antibiótico.

      1. Oi meu filho começou a vacina para alergia respiratório, exame dele deu positivo para poeira, ácaro pólen já fiz 3 aplicação 2′ em cada braço.quanto tempo a vacina começa fazer efeito esperando.

  2. Oi Dr minha filha de 8 anos reclama de espirros, nariz entupido,e quando espirra as vz sangra o nariz, ela já chegou a cauterizar a narina,já fez cirurgia de adenóide, e agora está tomando desloratadina e por causa do sangramento do nariz somente soro para limpeza.Teria alguma vacina para isso,ou outro tratamento?Os exames dela de sangue deu negativo para alergia a ácaros, pólen, pelo de animal, leite.Nao sei o q ué fazer mais.

      1. Olá
        O alergista indicou a imunoterapia para meu filho de 03 anos. Tem alergia a poeira e acano.
        Tem indicação da imunoterapia para está faixa etária?

    1. Boa noite tô fazendo o tratamento na minha filha porém o valor tá muito alto! Será que consigo em outro laboratório com preço mais acessível

  3. Boa tarde! Eu já iniciei a imunoterapia, estou com a versão sublingual 1x/dia. Iniciei com 2 gotas por 10 dias, passei para 4 gotas e depois de mais 10 dias serão 6 gotas até acabar o primeiro frasco. Paguei 350,00. Meu médico disse que eu devo fazer 4 fases (4 frascos) mas não comentou que precisaria de no mínimo 3 anos de tratamento.
    São 4 frascos por ano então?

  4. Minha filha faz uso da imunoterapia, desde junho/2018, na época tinha 1ano é 6 meses, posso afirmar que temos uma nova vida. Vale cada centavo investido. Hj ela está na fase 4, 1x mês. Ainda falta mais um frasco, para completar o tratamento.

    1. Doutor minha filha deu positivo para poeira e ácaro mais ela é alérgica alimentar tbm
      Extremamente a leite , ovo , trigo
      Tem indicação para esse tipo de alergia alimentar tbm ?

  5. Olá doutor, fiz teste alérgico e deu positivo, o médico me passou dois frascos de fascina um com estratos de ácaros e fungos a outro com Toxoides bacterianos, na segunda fase do tratamento, tive uma crise que nunca tive, com rinosinusite, o médico disse que não tem haver com a vacina, estou receoso de continuar o tratamento, me oriente por favor, tenho rinite, agora sinusite, garganta e ouvido é raro ficar inflado, a dúvida é sobre essa vacina de Toxoides bacterianos.

    1. Estou a três meses com muitos espirros e secreção. Fui a vários médicos e tomei antibióticos, xaropes , acetilssiateina e spray. Nada resolveu. A alergista pediu um teste por inalação não conheço. Gostaria de saber sobre esse teste. E disse que só vacinas para melhorar. Grata.

      1. Boa noite.
        Meu filho é alérgico a picada de insetos e possível DA, ainda não fizemos os testes, caso dê positivo, acha que convém fazer o tratamento?

          1. Depende da vacina, da clinica e da fase do tratamento. Por exemplo, a vacina sublingual de ácaros aqui na minha clinica custa Rs200,00. A vacina subcutanea
            para acaros e inalantes varia entre 120 e 200 a depender da dose e fase do tratamento.

  6. DR. ANDRÉ EU GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM PROBLEMA DE SUBSTITUIR O OMNARIS POR RILAN 4% , PARA EVITAR DE USAR SEMPRE OMNARIS QUE É UM CORTICÓIDE. O RILAN FARÁ UM CONTROLE DA Rinossinusite

    1. São medicamentos diferentes. O rilan é “muito mais fraco” que o omnaris. É mais indicado para casos leves de rinite alérgica. Lembrando que a forma correta de uso do rilan é 3-4x/dia uso continuo. Acho pouco provavel que vá controlar uma rinossinusite.

  7. Gostaria de saber se há algum tratamento para alergias a picadas de insetos!
    Tenho alergia muito forte com picadas de abelha, maribondo!
    Na última vez tive choque anafilático!

        1. Isso pode variar de acordo com o protocolo da clínica que voce tomar a vacina de alergia. No geral, há uma fase de indução, em que a concentração de antígenos aumenta na vacina e as doses vão se distanciando. Pode ser no início de 7/7 dias, depois 10/10 dias, depois 20/20 dias e por último 30/30 dias. Na fase de manutenção, em que a concentração de antígenos na vacina já não aumenta, as doses costumam ser de 30/30 dias.

    1. Dr. Estou a 1 ano direto com crises de rinite alérgica muito fortes, que só ficam controladas com prelone, e por apenas 3 semanas, após isso volta todos os sintomas novamente. Falta de ar, tosse, muita coceira, e espirros. Qualquer cheiro um pouco mais forte já começa as crises. Ainda não fiz os exames para saber se posso fazer o tratamento com vacinas. Mas é bem provável que eu vá poder?
      Agradeço desde já.

  8. Minha filha 10 anos Dermatite atópica. São 2h28 não durmo pq ela coça muito fico passando hidratante p/ aliviá-la. Dorme mal e se coça muito, qualidade de vida ruim.
    Passo pomadas e hidratantes indicação do Dermatologista mas estão sendo em vão.Ela fica a cada dia mais introspectiva e sofre.
    Alérgica à ácaros, pólen, insetos, formiga, camarão, fungos, gato então, nem pensar.Neste caso a imunoterapia resolveria?
    Já não sei mais em qual especialista levá-la, estou em desespero.
    Aguardo ansiosa.Obrigada!

  9. Meu filho tem alergia a ácaro e fungo, atinge a região dos olhos,fica bem vermelho e irritado,já fez imunoterapia pele injeção e hoje esta na sublingual, gostaria de saber se vai demorar fazer efeito e se tem algum colírio bom tratamento.

  10. Boa tarde. Estou com uma alergia, já comprovada por exame laboratorial (IGE Total: 502,1) que causa uma irritação e coceira na pele, me incomodando muito, desde setembro do ano passado. Devido à coceira constante, a pele já está com lesões (pequenas feridas). Já fui a vários médicos dermatologistas e inicialmente o diagnóstico foi de dermatite de contato. Depois fui a um especialista em alergia que me disse que estou com Dermatite Atópica. Fiz exames específicos para descobrir a causa, mas todos deram negativos. O alergista me recomendou usar Alektos (1 comprido a noite) e fazer uso da vacina (Dermato+Blomia 10-6). Mas gostaria de saber se no meu caso, a imunoterapia é mesmo indicada.
    Aguardo seu retorno e agradeço muito sua atenção!

  11. Boa noite, Dr! Por gentileza, estou fazendo tratamento de alergia com a vacina, mas sem querer, joguei o frasco fora, a minha dúvida é refaço a receita ou volto no médico para saber o procedimento? Eu estou na diluicao1:10, uma vez na semana, a próxima receita seria dex1:10 de 10 em 10 dias.

  12. Dr , em 2014 fiz testes de alergia e deu alergia gravíssima de perfume mix , mais aí me mudei para outro estado e não voltei no médico .
    Eu quero saber se tem tratamento com vacina ?

    1. Não é indicada para dermatite de contato. Há alguma melhora para dermatite atopica, embora menos que para rinite alergica e conjuntivite alérgica. Para a forma grave deve-se iniciar com doses bem diluidas pelo risco de piorar a dermatite em um primeiro momento

  13. Ola Doutor bom dia.
    Nao fiz nenhum teste ainda mas,
    Eu sinto os sintomas clássicos de rinite
    Coriza, nariz entupido,olhos inchados, muita coceira no nariz,muitos espirros,que por consequência gera dor de cabeça.
    Gostaria de saber, quando fala tratamento semanal, quer dizer que terei esse custo semanal durante todo ano?
    Desculpe o fator financeiro deve ser observado antes do inicio.

  14. Boa noite! Minha Filha tem 2 anos e é alergia a ácaros, poeira doméstica, pêlos de gato e a picada de mosquito (fica com feridas e marcas pelas pernas) teste positivo para todos. É recomendado pra ela a imunoterapia? Ou seria melhor investir no controle doméstico e medicação antes de partir para o tratamento?

    1. Controle de ambiente sempre, independente de imunoterapia ou não. A medicação voce deve usar sempre que tiver sintomas. A indicação de imunoterapia tem que levar em conta a qualidade de vida do paciente. Se os sintomas de sua filha são leves e pouco incomodam, ou voce consegue controla-los muito bem com medicamentos talvez a imunoterapia não seja indicada nesse momento. Se os sintomas são mais graves ou persistentes, se os medicamentos apenas não estão controlando ou voce simplesmente não quer dar muitos remedios para ela então a imunoterapia é uma boa opção.

  15. Pelo amor de Deus alguém poderia me dizer que vacina maravilhosa que é essa pois levo meu filho no pediatra só médica com anti alérgico, anti biótico mas nunca me indicaram nenhuma vacina. Por favor me ajuda

    1. O própio texto esta dizendo. Chama-se imunoterapia alergeno especifica, existe há mais de 100 anos de apresenta ótimos resultados quando bem indicada. Procure um alérgista que ele podera dizer se seu filho tem indicação de fazer uso de imunoterapia.

  16. Faz 21 dias que meu filho teve a primeira reação anafilática a picada de formiga. Estamos aguardando o período de 30 dias para fazer o exame de sangue. A médica orientou que a imunoterapia era dispendiosa, mas não disse valores. Estou preocupada e ansiosa por esta informação. Gostaria de ter ideia de valores para nos organizarmos. Outra dúvida. O senhor pode informar um valor aproximado ?

  17. Dr, boa noite.
    Eu tenho crises recorrentes de rinite, que atacam diretamente a minha faringe. Crises essas que ocorrem de 4 em 4 meses. E só melhoro com prednisolona. Algumas vezes com dosagem maior, outras menor. Porém, é certo. 10 dias com sintomas. 10 dias horríveis. E às vezes até mais.. Muito congestionada, com dor da faringe, com catarro. Todas as crises são iguais. Irrita a faringe, e preciso tomar o medicamento que falei, senão, fecha a garganta e tenho muita febre. Não tenho rinite comum (espirro e coceira). Minha crise é referente à irritação da faringe. Não sei mais o que fazer. Tô tomando as vacinas de imunidade há 3 meses. Mas já tive crise nesse período. É desesperador ter crise de 4 em 4 meses. Já usei nasonex, allenasal, já fiz tratamento com levolukast, e nada diminui a quantidade de crises que tenho recorrente. No meu exame dos seios nasais deu que tenho pouca carne crescida. Será que cirurgia diminuiria essas crises? Notei também, que aparecem caseos na minha amígdala. Eles podem irritar minha faringe e gerar mais crises? Se eu tirasse as amígdalas seria mais eficaz para o tratamento das irritações na faringe e caseos?

  18. Fiz um tratamento para ácaros com esse tipo de vavina, porém 4 meses após iniciar o tramento, desenvolvi trê sintomas (olhos, faringe e laringe secos) que indicam Síndrome de Sjögren.

    Nunca tive aboslutamente nada, a não ser alergia em caso de poeira, fui me aventura nessa e arrumei pra cabeça, só se submeta ao tratamento se tiver algum caso agudo, não se arrisque

  19. Vou iniciar meu tratamento na semana que vem tenho alergia de pele do tipo urticária recorrente ,sou alérgica a Tartrazina e caspa de cachorro e mesmo evitando isso contínuo com alergias,o médico me indicou a imunoterapia vacinal e me disse que o valor é de 1500 reais 4 fases totalizando 6.000 reais
    Será que vai dar certo? Pois por esse valor alto .

    1. Quanto ao valor cada um cobra o que quiser, não tem uma tabela. No entanto, imunoterapia não está indicada para alergia a tartrazina ou urticaria. Está indicada para rinite alergica, conjuntivite alérgica, asma, dermatite atopica e alergia a picada de insetos.

  20. Iniciei meu tratamento com a vacina para alergia, contra ácaros…. Ainda não tomei a 2 dose da vacina para covid(pfizer). Pretendo tomar essa semana. Tem algum restrição, pois toda semana preciso aplicar a vacina contra alergia subcutânea.

  21. Olá. Nós últimos 2 anos desenvolvi uma rinite crônica, onde de dia não incomoda tanto, mas é só deitar a noite que o nariz entope, ficando impossível de dormir. Fiz o exame e detectou que sou alérgico a várias coisas.
    A médica prescreveu 8 ciclos de vacinas em 5 anos, terminei o primeiro ciclo de 3 meses. A melhora foi quase imperceptível. Saberia disser com base em seus pacientes, qual o ciclo, ou em quantos meses que tem uma melhora considerável? E ainda, existe pacientes crônicos que não melhoram com a imunoterapia?

    1. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Porem, de um modo geral, pacientes com rinite alérgica têm importante melhora em até 6 meses. Os meus pacientes se após 6 meses não apresentam melhora eu paro o tratamento com vacinas e reavalio o diagnóstico.

  22. Olá Dr. Quando uma criança tem alergia a vitamina C, ou ácido fólico qual tratamento a ser feito? Vou levá-lo ao alergista, mas gostaria de uma orientação porque cada vez que levo ao médico faz tratamento melhora por um tempo e depois volta pior (tomou Imunotec por 2 anos). Por causa da pandemia ficamos isolados em casa. Agora a desconfiança da pediatra pelos relatos que falei com ela é alergia a vitamina C, ácido fólico, vitamina D, e me orientou a procurar um alergista novamente.

      1. Olá Dr.,

        Pelo que li a terapia com vacina deveria durar no máximo cinco anos, eu faço tratamento com imunoterapia de vacina injetável a 18 anos!!!
        Já questionei o médico se não deveria ter parado pois já faz tempo que percebi resultado com o tratamento.
        Sei que é uma pergunta difícil, mas pergunta o senhor se ainda devo continuar tomando a vacina?
        Grato!!!!

  23. Olá Doutor,eu realmente não consigo fazer controle ambiental no momento. Moro em uma casa antiga com outras pessoas,tem muita coisa entulhada ,plantas,livros etc. Isso me impede de fazer o tratamento com imunoterapia + medicamentos??

  24. No caso como foi falado, caso faça o tratamento com a vacina que dura em torno de 3 anos eu ficarei sem os sintomas da alergia por uns 10 anos?
    Estava num tratamento com o dymista, mas o médico pediu para suspender para ver se ficava legal, porém voltaram todos os sintomas.
    Obs: no exame que fiz sou alérgico principalmente a poeira e pelo de cachorro, porém tenho 3 cachorros e desses 1 dorme no chão do meu quarto e uso diariamente ar condicionado.
    Se essa vacina realmente der certo vou parar nessa clínica, porque aqui disseram que o efeito seria de no máximo 3 anos e na matéria vi que são de 10 e até 20 anos.

  25. Hoje minha filha tomou pela primeira vez a vacina para renite passou o dia bem mas a noite ela começou a gritar com dores de cabeça e vomitando isso é reação da vacina ? Perguntei a enfermeira se dava reação ela disse que não. Mas minha filha vomitou e ficou com fortes dores de cabeça fora o nariz que está entupido

    1. Meu filho tem 05 anos e desde os 7 meses sempre muita tosse,ele faz tratamento pra Sam’s,porem ele nao tem falta de ar,e muita tosse mesmo,as vezee comeca com espirros,nariz entupido e o que da Uma melhorada e o koide ,pq o salbutamol nao resolve a tosse nao,fez o tests de alergia e deu a acaros,poeira,comecou a vacina injetavel a 2 meses,so que tenho a impressao que de 2 a 3 dias apos tomar,ele tem crise de tosse e secrecao e ai tem que tomar os remedios,ele sofre muito com isso e os pneumologista nao entendem o que falo,negocio e muita tosse,as vezee tosse tanto quando vai dormir que vomits,quando ta com essa crise forte,espiira enquanto dorme e muita secrecao,nariz que Tampa,a vacina seria Uma Luz no fim do tunel ??

      1. A vacina de alergia funciona muito bem quando bem indicada. se a causa da tosse do seu filho for alérgica, asma alérgica, ele deve melhorar sim com as vacinas. Porem o efeito não é rapido…
        No início o mais importante são os medicamentos

  26. Bom dia!

    Fiz os exames e constou que tenho alergia a ácaro e várias outras coisas … dificilmente eu tenho ataque de espirros, porém o meu nariz fica entupido o dia inteiro e por mais que eu use naridrin o efeito dura apenas alguns minutos, o médico me indicou a imunoterapia, está correto esse tratamento?

  27. Dr.estou com uma alergia chamada urticaria, já dura uns 5 meses, já tomei vários anti alérgicos, o último q tomei foi o alektos, mais não consigo ficar bom.vc pode me indicar um tratamento específico?

    1. Sim, o objetivo do tratamento com imunoterapia (vacina) é diminuir sua alergia de forma que consiga manter seus cachorros. Voce deve confirmar com testes alérgicos ao que teme alergia (poeira, cachorro, fungos etc) e fazer um tratamento especifico e de qualidade para essas alergias

  28. Boa noite. Meu filho está na segunda fase, em uso contínuo da vacina oral, mas tive um imprevisto financeiro e n deu pra comprar a fase 3 ainda… tem 5 dias q ele está sem a vacina…. nesse caso o tratamento recomeça do 0 ou posso prosseguir com a fase 3 assim que eu comprar?

  29. Boa noite Dr.
    Tive imprevistos e não pude aplicar a última dose da 2° fase do esquema vacinal no meu filho de 8 anos. E se passou 18 dias. Posso aplicar essa dose e prosseguir com a 3° fase?
    Obrigada

  30. Doutor meu filho de 3 anos pegou o vírus pé mão e boca e agora tá com alergia a inseto apesar de levar ele em alergista e dermatologista e pediatra casa um fala uma coisa e remédio antialérgico qual seria o correto pois vi q não teve tanta melhora com pomadas e remédio antialérgico a pediatra fala que sequela do vírus pé mão e boca ainda

  31. Meu marido tem dermatite de contato,dermatite atopica e rinite.comecou a tomar a vacina injetáveis e piorou.ta na 4 dose.isso e normal?

      1. Bom dia, com essa mudança de clima e temperatura a rinite atacou forte. Posso continuar aplicando as vacinas estando em crise alérgia ?
        Obs: Estou aplicando de 15 em 15 dias .

  32. Boa tarde! Meu filho faz uso da vacina imunoterapia sublingual com derp1 + BT. Dia 10 de maio fui buscar a vacina e não tinha no estoque da clínica. E ainda não chegou a vacina, meu filho está sem tomá-la a 7 dias. Perde o efeito do tratamento se ficar muitos dias sem tomá-la????? Pago 400 reais de 40/40 dias para melhorar asma do meu filho , pr agr ter problemas na fabricação da vacina. Estou muito preocupada.

  33. Oi doutorr , estou fazendo o uso das vacinas ja tem uns 6 meses , estava sentindo uma certa melhora . Recente sai do trabalho presencial e fui pra home office ,senti uma grande piora. O medico mandou tomar as doses de 7 em 7 dias mas sempre erro os dias , por exemplo , tomao terça – feira , ai na proxima semana ao invés de toma na terça tomo quinta … Foi assim desde começo , eu posso estar perdendo efeito do tratamento ou te prejudicado ele de alguma forma ?

  34. Olá doutor, acabei viajando e esquecendo a minha vacina na mochila fora da geladeira por cerca de dois dias. Não sei se posso aplicar normalmente ou comprar outra dose. O que faço?

  35. Sempre fui bem alérgica, e esse ano estou com uma “crise” que já está no terceiro mês. Refiz meus testes alérgicos de sangue e de contato e no de sangue deu negativo para tudo (diferente dos exames anteriores), mas o IGE imunoglobulina deu 111 ku/l e a médica disse que sou “alérgica do tipo negativo que é a alergista mais difícil de tratar”, então me indicou imunoterapia com vacina de Vest+BCG. Isso seria eficiente para meu caso, tô na dúvida se faço pelo custo benefício.

    1. Não existe alergica do tipo negativo.
      A vacina de alergia (imunoterapia) tem algumas pre condições para ser prescrita.
      1- O paciente tem que ter sintomas de alergia (rinite, conjuntivite, asma ou dermatite atópica geralmente)
      2 – O paciente precisa, obrigatoriamente, de um teste alérgico positivo, seja de sangue ou prick teste. O conteudo da vacina deve ser o que o paciente tem alergia. Se o teste deu positivo para ácaros a vacina é de acaros. Se deu tambem para cachorro pode-se comocar cachorro na vacina. Se não seu alergico a nada não tem o que colocar na vacina, logo não se indica esse tipo de tratamento.

      1. Tenho rinite sempre, principalmente essa época do ano e no teste de contato deu alergia a vários tipos de poeira, cachorro e gato (que de fato espirro só de chegar perto), mas nesse de sangue não deu a nada, apesar de em exames mais antigos terem dado a várias coisas. O que estranhei foi que a vacina indicada não tem esses alérgenos, só vest+BCG. Seria eficaz assim? Vale a pena eu iniciar esse tipo de tratamento, com esses componentes, já que é caro e longo?

        1. Eu teria que ver esses exames e te examinar para dar uma opinião melhor formada. A indicação de imunoterapia é sempre para pacientes com teste alérgico positivo e na vacina devem estar as substancias ao que o paciente tem alergia.

  36. Pode piorar depois de um tempo usando as vacinas ? Entrei numa crise alérgica intensa , agora não sei se posso tomar anti alérgicos . Por favor ajuda doutor, não sei oq faço.

    1. O preço da imunoterapia (vacina para alergia) pode variar mais dificilmente uma vacina de boa qualidade vai ser barata. As duas melhores empresas de imunoterápicos são europeias (FDA e AsacPharma). Os extratos alérgênicos são importados da Europa por valores em euros, por isso o custo das vacinas é mais caro.

  37. Minha filha (3 anos) trata as alergias com a vacina sublingual diariamente. Hoje está tendo vômitos desde a madrugada, devo ou não aplicar a vacina?

  38. Boa tarde.
    Tenho rinite alérgia, asma e sinusite, compravado com exame, há vários meses que estou com pólipos nasais e desvio de septo, segundo o médico ´recisa fazer cirrugia.
    No meu caso, será indicado a vacina para alergia?
    Att.: João Pereira Oliveira.

    1. Se voce tem rinite alergia e asma e os testes alérgicos forem positivos voce tem sim indicação de imunoterapia (vacina para alergia). Agora, a vacina para alergia não vai melhorar os pólipos. O tratamento nesse caso e clínico (corticoide nasal) ou cirurgico.

    1. A imunoterapia para picada de mosquitos (prurigo estrofulo) é um dos possíveis tratamentos. Ela ajuda bastante, principalmente quando associada ao uso de repelentes e outras medidas. O preço varia muito de uma clínica para a outra.

  39. Olá Dr eu tenho 28 anos e tenho alergia a picada de pernilongo desde criança,com imunoterapia eu teria uma chance de cura ? Não suporto mais essa alegria só quem tem sabe como é horrível.

  40. Tenho um primo de um 1ano e 7 meses diagnosticado com rinite alérgica e alergia a picada de insetos já fizemos todos os tratamentos que a médica passou(pomada, antialérgico, repelentes)nada adiantou está com a perna toda picada gostaria de saber se ele já pode tomar a vacina,ele tem os exames que comprovam que ele é alérgico já não sei mais o que fazer,a médica disse que tinha que esperar ele completar 2 anos no mínimo mais ele está tentando crises sempre tanto de rinite quanto da picada o que posso fazer quero voltar na médica pra ela passar a vacina.

  41. Boa noite Dr. André.

    Estou com uma inflamação nos olhos devido a poeira, pêlos e ácaros, estou fazendo acompanhamento com o oftalmologista. Faz um mês que estou em tratamento, fiz todos os exames oftalmologicos e a alergia a poeira constatou, pois tenho 6 gatos e 2 cachorros e ainda trabalho em biblioteca onde tem ar condicionado. Gostaria de saber se é normal demorar para desinflamar, vou passar pelo alergista no dia 20/02 seria melhor fazer o tratamento com a vacina, pois essa alergia de poeira tem me incomodado muito.

    Desde já agradeço sua atenção e parabéns pelo conteúdo.

  42. Doutor, li todas as perguntas e fico muito feliz que tenha parado um tempo para responder a todos. Parabéns. Minha dúvida, é. Inicie o tratamento da vacina a minha filha. Fase dois. Quando ela entrou na crise alergica tenho dúvidas se posso manter os medicamentos antialérgico, corticoides nasal e o clenil 50 para as tosses. Pode usar durante o uso da imunoterapia ou ela perde eficácia?

    1. Voce pode e deve usar todos os medicamentos que ja usava antes de iniciar a imunoterapia até seu medico achar que ja é hora de suspender. O uso de medicamentos durante o tratamento, seja corticoide, antialergico ou qualquer outro não atrapalha no efeito da vacina de alergia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *