Spray nasal para rinite. Saiba tudo sobre eles.

spray nasal para rinite

Se você sofre com rinite deve conhecer diversos tipos de medicamentos nasais. Mas com tantas opções fica difícil saber qual usar.

Fique comigo e aprenda mais sobre os diferentes tipos de spray nasal para rinite, suas indicações e possíveis efeitos adversos

Ola, meu nome é Dr André Aguiar e sou alergista e otorrino no Rio de Janeiro.

Nesse artigo vou falar sobre o uso de medicações tópicas no nariz, o famoso spray nasal para rinite.

Spray nasal no tratamento de rinite

O tratamento medicamento da rinite envolve remédios orais como antialérgicos, corticoides e antileucotrienos e principalmente o uso de medicamentos tópicos, os sprays nasais.

Podemos dividir o spray nasal em 3 grupos

  • Corticoide nasal
  • Spray para lavagem nasal com soro fisiológico
  • Vasoconstrictores tópicos nasais

Corticoide nasal

medicamento para alergia. corticoide nasal

Os corticoides nasais são os melhores medicamentos para o tratamento de rinite

Esses medicamentos têm ação anti-inflamatória e conseguem melhorar todos os sintomas da rinite como obstrução nasal, coceira, espirros e coriza. Podem ajudar também a melhorar o olfato e diminuir a pressão facial

Normalmente demora em torno de 5 dias para seu efeito máximo. Então não espere uma melhora de imediato ao usar, como você encontra nos vasoconstrictores (Neosoro, Naridrin, Aturgyl).

Podem ser usados por longos períodos de tempo, as vezes anos, sob supervisão médica

Algumas pessoas podem espirrar e até sentir uma piora da rinite logo após o uso. Isso é passageiro e costuma melhorar após alguns dias. Geralmente acontece quando o nariz está muito inflamado e qualquer coisa que entrar em contato vai levar a espirros.

O medo do uso de corticoides tópicos

Com razão, muitas pessoas morrem de medo de usar corticoide. São medicamentos excelentes e muito usados na medicina, porém têm MUITOS efeitos adversos.

No entanto, o corticoide nasal usado para tratamento de rinite é extremamente seguro.

A dose de corticoide nesses spray nasais é muito baixa, muito menor do que a dose quando se toma comprimidos ou xarope via oral

Além disso ele é de uso tópico na mucosa do nariz e quase nada é absorvido e vai para o sangue, com potencial de causar afeitos adversos.

Quando usado nas doses recomendadas é um remédio seguro, eficaz e com poucos efeitos adversos

Quais os efeitos colaterais do corticoide nasal?

  • Podem causar ardência e espirros ao usar nos primeiros dias, que geralmente melhora depois
  • Alguns deixam um gosto ruim na garganta
  • Podem causar sangramento nasal, leve, e que melhora ao parar a medicação
  • Devem ser usados com cautela em pacientes com glaucoma

Quais os corticoides nasais disponíveis?

  • Furoato de mometasona – Nasonex, Nites, Amome, Momate
  • Fluticasona – Avamys, Plurair
  • Triancinolona Acetonida – Allenasal
  • Ciclesonida – Omnaris
  • Budesonida – Budecort, Busonid, Noex
  • Fluticazona com azelastina – Dymista

Todos sprays nasais são eficazes no tratamento da rinite e pequenas diferenças vão fazer um médico receitar um ou outro.

Qual o corticoide nasal mais barato?

O corticoide nasal a base de budesonida (Busonid, Noex e Budecort) na dose de 32mcg e 50mcg está no programa do governo farmácia popular sendo o mais barato do mercado.

Qual o corticoide nasal liberado na gestante?

A budesonida (Busonid, Budecort e Noex) é categoria B na gestante, isso quer dizer que podem ser usados com segurança sob supervisão médica.

Qual o melhor spray nasal infantil para rinite?

Os corticoides nasais a base de Mometasona (Nasonex, Nites, Amome, Momate), Fluticasona (avamys e Plurair) e Triancinolona (Allenasal) são liberados a partir de 2 anos de idade e seguros a partir dessa idade.

São os medicamentos de escolha para o tratamento de rinite na criança, em associação com outros medicamentos como lavagem nasal e antialérgicos

Qual spray de corticoide nasal age mais rápido?

O Dymista é um corticoide nasal associado a um antialérgico nasal. Tem uma grande vantagem de agir já em 5 minutos, muito mais rápido do que os outros.

A desvantagem é o preço, o mais caro de todos. Além disso tem um gosto um pouco amargo e só pode ser usado após 6 anos de idade.

Spray de soro fisiológico nasal para rinite

soro fisiologico para rinite

A lavagem do nariz com soro fisiológico é muito importante para o tratamento da rinite

O nariz é um filtro. Ao longo do dia respiramos ar poluído, ácaros, fungos e o próprio nariz do alérgico produz moléculas inflamatórias.

Faz muito sentido limpar esse filtro natural com soro fisiológico

Atualmente dispomos de diversos dispositivos para lavagem nasal, seja com soro fisiológico ou com soluções mais concentradas, os chamados soro a 3% ou hipertônico

  • Spray nasal – Sorine SSC, Salsep, Rinosoro sic
  • Gotas – Rinosoro gotas, Sorine gotas

  • Spray nasal jato contínuo – Sorine Jet, Rinosoro Jet, Salsep Jet, Maresis

  • Alto volume e baixa pressão – Nasoar, rinosoro alto volume, Lota e seringa

  • Gel nasal – Maxidrate gel

Para uma lavagem mais pesada, quando você está com muita secreção o mais indicado é usar um método de alto volume e baixa pressão.

Esse método é o que mostrou conseguir lavar melhor o nariz e tirar toda secreção.

Para o dia a dia do alérgico que tem rinite qualquer dos métodos de lavagem funcionam para “limpar nosso filtro natural”. Use o que você se sentir mais confortável.

Repare que a indústria farmacêutica sempre vai tentar inventar uma novidade para você pagar mais caro por água com sal (o soro fisiológico).

O importante é lavar o nariz, se você gosta de usar uma seringa para isso, faça assim. É barato e eficaz.

Na verdade lavo o nariz de meus filhos com seringa de 10ml e soro fisiológico, mesmo ganhando amostras desses remédios todos.

Soro isotônico 0,9% ou solução salina hipertônica 3%?

Novamente, isso depende do que você se sentir mais confortável.

O soro hipertônico 3% pode causar irritação nasal em boa parte dos pacientes. Geralmente eu uso o isotônico 0,9% (que é o soro fisiológico)

Alguns pacientes com sinusite crônica adoram as soluções mais fortes hipertônicas pois referem limpar melhor e sair mais catarro do nariz. Se for o seu caso use o mais forte e seja feliz.

Vasoconstrictores nasais

vasoconstrictores nasais para rinite

Esses medicamentos causam uma constrição dos vasos da mucosa nasal e podem desentupir o nariz em minutos.

São muito úteis quando a principal queixa é obstrução nasal, nariz entupido, e você tenta dormir e não consegue.

O problema é que causam efeito rebote e podem levar ao “vício”

  • Nafazolina – Neosoro, Narix, Naridrin
  • Fenoxazolina
  • Oximetazolina – Aturgyl,
  • Xilometazolina

Se você for usar um desses medicamentos para o tratamento de sua rinite use por um período curto de tempo (máximo 10 dias) e de preferência apenas a noite para dormir.

Os consultórios dos alergistas e otorrinos estão cheios de pacientes viciados em Neosoro. Não seja mais um deles.

Afinal, qual o melhor spray nasal para rinite?

Os corticoides nasais são os principais medicamentos tópicos para o tratamento da rinite. São muito eficazes e seguros quando usados na dose indicada em bula. Podem ser usados por longos períodos se preciso.

Para finalizar gostaria de lembrar que o uso de spray nasal para rinite é apenas uma das possibilidades de tratamento.

O tratamento com vacinas para alergia, a imunoterapia, pode ser indicada para os casos de rinite alérgica que não estão totalmente controladas ou quando o paciente não quer usar remédios para sempre.

Se ficou com alguma dúvida ou quer marcar uma consulta para tratar adequadamente sua rinite entre em contato conosco. O Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo fica localizado no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Aceitamos diversos convênios e temos médicos alergistas especializados no tratamento de rinite em adultos e crianças.

 

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

10 respostas

  1. Estou com secreção descendo pela garganta me deixando rouca,ao limpar o nariz percebo que é amarela.Tenho pressão alta e taquicardia foi receitado Premi,Esalerg D e Brondilat mas minha pressão aumentou muito,deu dor de cabeça e taquicardia.O que fazer? A nimesulida posso usar?

  2. Estou passando por num processo alérgico a 5 meses c urticaria crônica agora ja acreditando ser medicamentosa, pois isso começou após eu sentir muitas dores ao msm tempo e tomar varios remédios como nimensulida, dipirona, paracetamol, entre outros, porém ja tomei de td ja estou fazendo o teste de ctto pra saber o q eé, mais as dores continuem inclusive no dente e hj n sei o q posso tomar, amoxicilina será q pode ou o q devo tomar p n enlouquecer de dor ? Desde ja agradeço

  3. Não sei o que é sinusite ou rinite,desse pelo nariz um líquido expesso fico puxando toda hora as vezes fica parado na saída respiratória. Qual medicamento devo usar.obrigado.

    1. O ideal é procurar um alergista ou otorrino para ser avaliado e iniciar um tratamento adequado. Até lá lave bem o nariz com soro fisiológico e pode usar tambem um corticoide nasal.

  4. Tive uma crise de tosse seca e nariz ardendo durante 9 dias e fui a emergência onde receitaram Loratadina e Prednisolona durante 7 dias. Melhorei bastante e estou expectorando, só que os acessos de tosse são tão fortes que quase vomito. Estou tbm com pressão nos olhos e nariz com espirros. Devo voltar ao médico? Obrigada!

  5. Geralmente, tenho que ficar trocando o descongestionante à base de corticoide depois de um ou dois episódios de tratamento. Pois, após esses episódios de crise o mesmo medicamento não faz mais o mesmo efeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *