Remédios para rinite

remedios para rinite

Se você tem rinite e sempre quis saber quais os remédios para rinite disponíveis no mercado dá uma lida nesse post que vai poder tirar todas suas dúvidas sobre os medicamentos para rinite

Primeiro, vamos começar do básico.

Você sabe o que é rinite e quais são seus sintomas?

Rinite é a inflamação da mucosa do nariz, e é caracterizada por alguns dos sintomas nasais:

  • Obstrução nasal
  • Rinorreia anterior e posterior (aquela coriza que sai pela frente ou o catarro que sai por trás)
  • Espirros
  • Coceira no nariz
  • Perda ou diminuição do olfato

Esses sintomas costumam ocorrer por alguns dias e durante algumas horas no dia, em crises, as vezes bem frequentes

Toda rinite é alérgica?

Não!

A rinite alérgica é um tipo específico de rinite, muito comum, mas nem toda rinite tem que ser devido a um quadro de alergia. Um resfriado por exemplo, que é uma infecção por vírus é um tipo de rinite, rinite infecciosa, é não é alérgica

Costuma-se dividir as rinites em 2 grandes grupos

1- Rinite alérgica, quando o paciente tem um quadro alérgico que é o responsável pela inflamação nasal. No Brasil a principal causa da rinite alérgica é alergia a poeira doméstica (ácaros), mas pelo de animais, fungos, polens também podem causar rinite alérgica

acaro

2- Rinite não alérgica: Um grupo composto por vários tipos de rinite.

  • A rinite medicamentosa é causada por medicamentos para desentupir o nariz como Neosoro e Aturgyl. Um remédio para rinite causa a própia rinite.
  • A rinite vasomotora acontece quando temos muita coriza, aquela água que fica escorrendo do nariz, geralmente em ambiente frio
  • A rinite gestacional acontece em 1/3 das mulheres no final da gravidez e causa importante obstrução nasal.
  • Outros tipos de rinite como eosinofílica, idiopática, etc.

Quais os principais remédios para rinite?

Corticoide nasal

A rinite, independente do tipo, é uma inflamação da mucosa nasal. Então nada melhor do que usar um medicamento com ação anti-inflamatória.

O corticoide nasal é uma droga anti-inflamatória que vai agir diminuindo as células do processo inflamatório no nariz, diminuindo também os sintomas da rinite. Esse remédio para rinite demora alguns dias para ter uma ação completa porem é considerado a melhor opção para o tratamento daquelas rinites mais persistentes, que acometem o paciente com frequência.

Diminui todos os sintomas da rinite como obstrução nasal, coriza, espirros e coceira. Diferente de medicamentos como Neosoro e Aturgyl que desentopem o nariz em minutos os corticoides nasais demoram alguns dias para agir porém não causam efeito rebote como essas drogas vasoconstrictoras. Ou seja, você não vai ficar viciado no uso desses remédios.

Existem vários tipos de corticoides nasais e alguns deles podem ser usados a parti dos 2 anos de idade e até em gestantes. São poucos os efeitos colaterais porém deve-se evitar o uso por períodos prolongados e em doses altas, principalmente em crianças pequenas e pessoas com glaucoma e catarata.

Efeitos colaterais menores como irritação nasal, leve sangramento nasal, mucosa seca e sabor desagradável podem acontecer.

Antialérgicos ou anti-histamínicos

A histamina é a principal molécula liberada no processo alérgico. Ela é responsável pelos sintomas iniciais da crise de rinite. Os espirros, coceira e coriza inicial é causada por ela. Então, nada mais lógico que usar um remédio para rinite que atue inibindo a histamina.

Os anti-histamínicos, ou antialérgicos são medicamentos que “inibem” a histamina e diminuem esses sintomas. É o principal remédio para rinite de uso oral.

São divididos em anti-histamínicos de primeira geração e de segunda

  1. Anti-histamínicos de primeira geração. Foram os primeiros a serem produzidos. Causam sonolência em grande parte das pessoas e por isso cada vez menos usados.
    1. Cetotifeno (Zaditen)
    2. Clemastina (Agasten)
    3. Dexclorfeniramina (Polaramine)
    4. Hidroxizina (Hixizine)
    5. Prometazina (Fenergan)
  2. Anti-histamínicos de segunda geração. São remédios para rinite mais modernos e recentes e geralmente não causam sonolência. Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.
    1. Cetirizina (Zyrtec)
    2. Desloratadina (Desalex)
    3. Fexofenadina (Allegra)
    4. Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
    5. Loratadina (Claritin)
    6. Rupatadina (Rupafin)
    7. Bilastina (Alektos)

Os anti-histamínicos são remédios para alergia muito seguros. Alguns podem ser usados a partir de 6 meses de idade e até mesmo em gestantes. De um modo geral se orienta usar 1 comprimido ao dia para tratar os sintomas de rinite porém é seguro aumentar essa dose até 4x/dia em algumas doenças como na urticária.

Também não perdem o efeito se usados com frequência ou por um período longo de tempo. As vezes o paciente diz que o antialérgico não faz mais efeito, mas, na verdade, é a rinite que está piorando ou está tendo muito contato com poeira e outros fatores desencadeantes.

Lavagem com soro fisiológico

Podemos considerar a lavagem nasal com soro fisiológico como um remédio para rinite barato e eficaz. Estudos mostram que apenas lavando o nariz é possível diminuir em 30% os sintomas da rinite. Nada mal para um procedimento tão simples e sem efeitos colaterais.

Podemos pensar que estamos dando um banho no nariz. O nariz tem uma função importante de filtro. Ao longo do dia ele filtra as impurezas do nosso ar poluído e ao lavar com soro fisiológico estamos ajudando muito, como no banho que tomamos diariamente.

O importante na hora de lavar é ter um volume alto e baixa pressão, isso quer dizer, muito soro fisiológico e sem muita força. A melhor forma de fazer isso é lavar com uma seringa de 5-20ml, devagar, até esvaziar toda a seringa, nas duas narinas.

lavagem nasal com soro

Existem outras técnicas como o uso de Lota, uma técnica indiana que usa um bule para lavar o nariz.

Nas farmácias você encontra o produto industrializado na forma de spray como o Rinosoro, Nasoclean, Maresis, Salsep etc e também em conta-gotas. Use o método que você sentir melhor, o importante e lavar o nariz.

Descongestionantes

Uma classe de remédios para rinite que atuam de forma muito rápida para desentupir o nariz e realmente o alívio na obstrução nasal vem em minutos. A principal função desses medicamentos e desentupir o nariz. Têm pouco efeito nos outros sintomas como espirros, coriza e coceira.

O grande problema é o efeito rebote. Você usa por algum tempo e depois fica viciado e não consegue mais parar de usar. Daqui a pouco para onde vai carrega um vidrinho dele e deixa outro na cabeceira da cama.

Seu uso deve ser limitado, apenas durante uma crise, a noite para dormir, por um período menor que uma semana.

Antileucotrienos

Existe uma classe de remédios para rinite alérgica muito usados em quem tem asma e rinite, os antileucotrienos.

  1. Montelucaste (Singulair, Montelair, Piemont)

Esses remédios para rinite alérgica e asma atuam inibindo os leucotrienos que são moléculas inflamatórias presentes na rinite alérgica e na asma. Eles são eficazes principalmente em diminuir a obstrução nasal e coriza. Esses efeitos não são imediatos e é preciso o uso por alguns dias até sentir a melhora.

Por serem medicamentos extremamente seguros costumam ser usados de maneira preventiva. O paciente toma diariamente, mesmo estando bem, para evitar os sintomas de rinite e asma. É comum sua prescrição durante o período de inverno, quando os sintomas de rinite alérgica e asma pioram.

Podem ser usados a partir de 6 meses de idade e também são liberados para uso em gestantes.

Alem desses remédios para rinite é importante falar de alguns outros tratamentos que não envolvem medicamentos

  1. Controle de ambiente. Se você tem rinite alérgica precisa fazer um exame para detectar ao que é alérgico e então evitar o contato com essa substância. Pode-se fazer o teste de punctura (prick test) no consultório do alergista, o resultado sai em 15 minutos, ou então o exame de sangue. O mais comum no Brasil é alergia a ácaros, ou seja, poeira doméstica. O controle de ambiente nada mais é do que tomar medidas para evitar o contato com esses ácaros como limpar bem a casa com pano úmido, evitar tapetes e carpetes etc.

    Não adianta muito usar todos esses remédios para rinite mas continuar em contato com poeira, mofo e cheiros fortes.

  2. Vacinas para alergia (imunoterapia)

    Os remédios para rinite melhoram muito os sintomas porém não curam a rinite, apenas aliviam os sintomas. Se você usar todos esses remédios para rinite por 3 meses, ficará bem por esse período porém ao parar o uso os sintomas voltam em poucas semanas.

    A única coisa que chega perto de curar a rinite é a imunoterapia (vacina para alergia).

    Na imunoterapia o paciente recebe vacinas com pequenas doses daquilo que ele tem alergia com o objetivo de causar uma dessensibilização. O corpo com o tempo se “acostuma” com as vacinas e a alergia vai diminuindo.

    As vacinas para alergia fazem com que o paciente se torne menos alérgico. Ao ter contato com a poeira ele não vai mais ter uma crise tão intensa quanto antes. Além disso também melhoram os sintomas de asma e conjuntivite alérgica.

    Ajudam também a prevenir novas alergias e evitam a progressão da doença.

    No Brasil temos vacinas subcutâneas (bem pequenas, com agulha de insulina) e sublinguais (gotinhas debaixo da língua). Elas são igualmente eficazes quando bem administradas
vacinas para alergia

Cirurgia

Como último recurso existe a possibilidade de cirurgia.

Normalmente a cirurgia nasal nos casos de rinite é realizada naqueles pacientes que já tentaram todas as outras formas de tratamento, incluindo remédios para rinite e vacinas para alergia e mesmo assim não melhoraram. Ou quando tem outro problema nasal associado como um desvio septal ou pólipos nasais.

O objetivo da cirurgia é basicamente abrir espaço para o ar passar, ou seja, diminuir a obstrução nasal. Não espere melhorar muito dos outros sintomas da rinite como espirros, coriza e coceira

Se vocês leram até aqui já têm uma boa noção dos principais remédios para rinite. Claro, sempre bom lembrar de procurar um médico antes de se automedicar, o profissional vai realizar testes e exames para diagnosticar rinite, mas agora na próxima consulta você já vai poder conversar com o colega médico sabendo todas as opções.

Se ficou alguma dúvida não exite em escrever nos comentários abaixo que responderei a todos.

Quer ler um pouco mais? Sugiro o consenso de rinite das sociedades de alergia e otorrinolaringologia.

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

190 respostas

          1. Voce pode usar qualquer um para 12 anos.O mais barato é a budesonida (busonid, noex, budecort), vende na farmacia popular.
            O mais moderno, que tem associado antialergico é o dymista, tambem o mais caro.
            No meio do caminho temos boas opções como o momate, allenasal, avamys, nasonex.

          2. Bom dias minhas duas filhas uma de 6 anos e a outra de 2 anos tem rinite alergicas cronicas , faz uso de ant alergicos mas tem horas que nao sao o suficiente tem outro medicamento que pode ajudar ?

          3. Tenho mucos no narz e garganta que deito fora mas acumula se ainda msis e sintome encomodo

          4. Olá Dr. Minha filha de 7 anos tem rinite alérgica em uso de avamys a 3 meses mas as vezes tem algumas crises que melhora muito com allegra ou desalex. Minha dúvida: geralmente dois dias do antialergico ela já fica sem sintomas preciso continuar por 7 dias ou posso interromper assim que ela melhorar?

          5. Depende de vários fatores. Geralmente prescrevo o antialérgico apenas durante a crise e o corticoide nasal (avamys) por periodo mais prolongado. As vezes, quando não quero que o paciente tenha nenhum sintoma de rinite, como durante uma viagem, prescrevo o antialérgico por um periodo maior. Importante lembrar do controle de ambiente e da vacina de alergia (imunoterapia)

        1. Pq os otorrinos relutam tanto em operar as pessoas. Os remédios por tempo prolongado são muito piores q cirurgias.
          Eu sofri a vida toda com o nariz fechado e muita falta de ar, já usei todos os remédios do mundo, até vacina usei e nada adiantava, só me fazia mal os remédios. A única coisa q melhorou muito mesmo, mil por cento foi a cirurgia. Mas como era muito fechado o nariz, um lado tá ótimo, e o outro lado melhorou muito, mas ainda tá muito fechado, já se passaram uns 4 anos da cirurgia, e agora a novela começa de novo, os otorrinos não querem operar mesmo eu falando q já usei todos os remédios possíveis, antes e depois da cirurgia, a otorrina q fui 2 semanas atrás simplesmente me falou q quando opera não se costuma operar denovo e me mandou marcar consulta com a outra otorrina do consultório, pq eu falei q já usei todos os remédios. O que fazer, não aguento mais sofrer de falta de ar e esses remédios todos estão me fazendo muito mal, meu corpo não aguenta mais esses remédios por tanto tempo. O q falar para me operarem logo e dar fim nesse sofrimento todo?

          1. Olá Lilian,
            Minha rinite ataca quando como gluten, Descobri recentemente. Marque um gastro e faça os testes para saber se também não é celíaca.

          2. Meu filho operou em um dos melhores hospitais renomados e aí da sim tem crises fortíssimas.
            A cirurgia não acaba com a rinite, apenas ajuda respirar melhor por dilatar o nariz.

          1. Bom dia dr! Quem está com a rinite atacada costuma sentir dor de cabeça? Tomei um comprimido de Fenergan, posso tomar um analgésico?

        2. Ja 2 anos que tenho rinite e sintome mal todos os dias, queria tomar uma vacina , para elliminar esta alergias que não me deixa respirar bem, que me aconselha?

          1. Sofro com rinite por ressecamento. Sinto um alívio quando consigo assoar o nariz, principalmente do lado direito, neste que fiz cirurgia de desvio de septo em 1996.
            Os antialergicos me causam xerostomia (boca seca).
            O senhor pode recomendar algum medicamento fitoterápico ou homeopático? Tenho apneia ao dormir.

    1. Doutor estou sofrendo com rinite alérgica
      Ácaros poeiras etc… já fiz o exame alérgico e nassofibroscopia acusou logo essa rinite!!
      Sinto dor de cabeça sensação
      De peso ,ouvido,dentes,olhos não aguento mais esse mal !!!!
      Minha otorrino está viajando !!!
      P poder levar os resultados para melgor me passar o medicamento!!!
      Enquanto isso fazendo lavagem com soro!!!

    1. Boa tarde Doutor Andre. Eu tenho desvio de septo nasal e corneto medio hipertrofiado, ja mais ou menos 6 meses que diz o Otorrino que consultei disse que eu estava com rinite alergica, por esses meses ele passou varios antialergicos mas nao senti melhoras, agora em setembro fiz uma tomografia da face e deu o desvio de septo no lado esquerdo da narina e inflamacao do corneto medio do lado direito ele recomendou usar o avamys 27,5 mcg tres vezes ao dia. Esse mesmo avamys ja vinha colocanso uma vez ao dia. Venho ja usando algumas semanas, mas nao sinto melhoras so alivia depois tenho de colocar de novo, estou tambem intercalando com o soro fisiologico 5ml em cada narina da um certo alivio quando coloco. Agora senti um pouco de melhora tomando desde ontem o decongex. Ajudou um pouco mais ainda sinto que nao melhora muito. O que o senhor recomenda seguir. Ja vai para 7 meses agora dia 22 de novembro, ainda nao fiquei bom.

        1. Olá, Dr. Gostaria de saber se é possível aliviar os sintomas da rinorreia posterior e congestão nasal apenas com xaropes ou compeimidos de antihistamínicos? Primeira vez que sofro com rinite alérgica e não sei lidar com descongestionantes nasais. Me ajude!

        2. Boa noite doutor tomo prendisona de 20mg há 8 anos gostaria de parar de tomar esse remédio gostaria de saber se tem outros similar

          1. Tem varios medicamentos similares porem se voce usa corticoide oral por periodos tão longos pode ser arriscado parar de uma vez. Sugiro voce procurar um alergista para ser medicado e parar o uso do corticoide aos poucos

    2. Em crise nesse momento tudo doi ate o dente cabeça nariz ouvido tenho sinusite então gostaria de um remédio nesse momento que passasse tudo isso

      1. Boa noite Dr. minha filha sofre de rinite já alguns anos, na consulta com o otorrino ele receitou Rizi M + Avamis, são medicamentos muito caros , gostaria de saber se tem o genérico do Rizi M, e qual outro pode substituir o Avamis?

  1. ola, trabalho em marcenaria a 38 anos, e nos ultimos tres anos uma congestao nasal ficou mais frequente. faço uso de neossoro e seus associados para alivio rapido. como proceder para que se tenha uma solucao e parar com esses remedios imediatos. obrigado. seu texto muito esclarecedor . obrigado

    1. É preciso saber a causa da sua obstrução nasal. O tratamentp difere dependendo da causa. Pode ser preciso fazer uma TC de seios da face ou endoscopia nasal para avaliar causas mecânicas como desvio septal, pólipos nasais ou sinusite cronica. Seria importante tambem fazer um teste alérgico. O tratamento pode ser clinica, com remedios, tratamento da alergia ou até cirurgia nasal.

    2. Boa boite, Dr André,
      Seu texto é o melhor e mais explicativo q encontrei na internet.
      Só fiquei com uma dúvida: por quanto tempo uma pessoa pode tomar o anti-histamínico de 2° geração no caso de renite alérgica?
      Muito obrigada

      1. Bom dia Eveline. A principio não tem tempo máximo. Os antialérgticos mais modernos são muito seguros e podemos usa-los por períodos prolongados de tempo. Na doença urticaria cronica, por exemplo, o paciente faz uso de antialergicos por ANOS com frequencia, em doses altas e diariamente, e os estudos mostram sua segurança.

        1. Muito elucidativo seu texto, Dr. André!
          Gostaria de saber se no meu caso, que tenho glaucoma, é seguro usar Busonid 32mcg, todos os dias pela manhã?
          Grato por sua atenção.
          Nilson

      2. Dr, minha filha te alergia a moto e poeira. Entrou em contato já começa tossir e as tosse vai pelos uns 6 a 7 dias está tendo com muita recorrências… Quando dormir atacada muito amis a tosse….Qual melhor antialérgico pra ela ? Vc acha que ela deve tomar antibiótico pra sinusite?

    3. Olá Francisco… Sofro com rino-sinusite crónica há mais de 5 anos, e posso partilhar da minha experiência que, no meu caso estou a ficar sensível a mais substâncias, por exemplo o pó de obras de construção, de um corte de madeira, ferro, ou até mesmo do cimento… têm me provocado alergia a ponto de causar inflamação. Talvez o seu trabalho com a marcenaria esteja a piorar os seus sintomas, seria bom usar uma boa máscara que impeça a absorção das partículas… As melhoras!

  2. Boa noite dr. Tenho rinite, meu nariz fica trancado mas não tenho coriza. Já tentei usar soro pra fazer limpeza mas dá um desespero uma agitação momentos depois. Pq será?

  3. Boa noite.
    Mei filho tem Rinosinusute, e estou tendo muita dificuldade em controla-las.. Esse momento que estamos mais trancados em casa ele desenvolveu muita alergia e sinusite . Já fui em vários médicos com ele,alguns dizem que é da fase ,ele tem ,10 anos e desde BB q tem sinusite . Ele faz sempre uso de remédios usados no nariz . Não vejo muito . resultado. Mas o que fazer?? Como fazer? Faço também com. Ele muito uso de chás na hora de dormir
    Gostaria de uma luz . Não aguento ver meu filho sentir tanta coisa e não poder fazer nada .

    1. Seu filho precisa ser avaliado por um especialista, alergista e/ou otorrino. deve fazer exames como testes alérgicos, exames de imunidade e exames de imagem como endoscopia nasal e/ou tc de seios da face. Após a avaliação e com um correto diagnóstico uma conduta terapeutica especifica deve ser indicada

      1. Perdi o aparelho auditivo do ouvido esquerdo com descarga elétrica e fiquei com escapamento da mucosa ficando assim uma renite alérgica mas não sou alérgica de natureza. Vira e meche ela fica inflamada .entupimento diário .muita tosse. As vezes inflama os ouvidos .não posso tomar corticoide pelo fato de ter tomado eles a muitos anos agora estou com osteoporose então foi cortado .pergunto qual o remédio ideal que posso tomar para melhorar todo esse entopimento e aliviar a tosse e qual remédio de nariz que posso usar já que vou ter que usar sempre pra vida toda …pode me ajudar porque o otorrino disse que só pode tratar com corticoide e isso já tá me prejudicando tomo predinizona desde 1996.o senhor pode me entender .obrigado aguardo sua resposta.

        1. Dona Eliana. Para te ajudar eu precisaria examinar a senhora, colher uma anaminese e realizar exames complementares e ai sim poderia receitar uma medicação. Posso tirar algumas duvidas pela internet porem não posso prescrever um remedio para alguem que não é minha paciente.

          1. Oi Dr. Tenho 31 anos e estou sofrendo muito com rinite, tenho asma tbm, minha rinite é coriza, coceira na garganta, espirros e ataca o olho tbm, não sei o que fazer mais. A asma uso bombinha Aerolin todos os dias, tem dois anos que espero na fila do SUS uma consulta com pneumologista.

        2. Olá Dr,fiz exame de alergia,e deu que tenho alergia a ácaros, produtos químicos,e alergia a ácaros,sofro com nariz entupido e falta de ar a anos,toda vez antes de uma crise, primeiro da uma Dir nas costelas, parece um gás preso,se eu estiver deitada não aguento levantar,vc sabe me dizer se essa dor é pôr conta da crise alérgica,a quem devo recorrer,já fiz tratamento com alergista,mais acho que ele tava me enrolando aí não voltei mais nele,ele disse que talvez eu ia ter que tomar vacina, não aguento mais isso.

    1. Eu tenho renite e vem junto com a asma ,fui numa pneumologista e me passou,sorine ,noex nasal 50 e percoide 20mg =2 comp .durante 5 dias.Isso foi27/09 agora voltou tudo de novo a noite piora eu estou usando a vamos lavando com soro e tomando remédio da homeopatia para alergia,histaminun pulmão,mofo ,pelo de cão e gato,sou muito alérgica,estou tentando voltar nela mas só tem vaga para semana que vem,queria saber qual os remédios de dor de cabeça posso tomar sem prejudicar a asma?

  4. Muito interessante e esclarecedor! Dr André tenho costume de tomar loratadina porém não está resolvendo mais . Qual desses outros anti – histamínicos seria indicado para substituir?

    1. Em teoria qualquer um dos mais modernos, de 3 geração voce poderia usar. Porem, talvez o mais importante seja a associação com outros medicamentos como o corticoide nasal e lavagem nasal e tambem fazer um controle de ambiente adequado e talvez até imunoterapia

  5. Li toda a matéria e queria ter lido quando estava grávida. Sofri com rinite e a médica dizia que eu não podia tomar nenhum antialérgico. Foi horrível. Hoje sigo com rinite, mas agora, após a leitura, mais esclarecida sobre o que posso e não posso fazer.
    Obrigada por dividir seu conhecimento.
    Desejo muito sucesso!

  6. Dr. André, costumo usar Rupafin quando tenho crise porém, foi descontinuado temporariamente. Já pesquisei muito sobre um substituto e não encontro. Minha otorrino está afastada do trabalho e preciso urgente de outro remédio. Poderia me indicar o substituto do Rupafin, por favor???

  7. Dr. Andre, meu filho tem 5 anos e faz uso de Singulair e Nasonex 1 x ao dia. Porém, ele está em uma crise neste momento, respiração curta e sono agitado. Posso dar 5ml de Allegra juntamente com está medicação para cessar a crise?

  8. Dr. Sinto obstrução nasal sempre,secreção nasal interna e dor de cabeça frequente devido a obstrução nasal,o médico fala que é renite,porém não sei qual remédio tomar para q ela não venha atacar,pois o q mais me encomoda é a dor na testa devido a obstrução e junta um pouco se secreção no pulmão devido os dias que fica irritada a gente.Qual o melhor remédio pra eu está fazendo uso?Obrigado

    1. Voce deve iniciar um tratamento para rinite. Procure um colega alergista ou otrino, realize os testes alergicos e algum exame de imagem como tomografia ou endoscopia nasal e inicie um tratamento adequado com medicação, co0ntrole de ambiente e talvez imunoterapia

  9. Oi Dr. Meu filho tem reniti, sofre muito no período da noite, já tomou Allegra e o Loratadina, ai ainda continua com as crise,
    a medica dele esta de férias, o que posso esta dando pra ele ate ela volta???

  10. Sou de São Paulo, tenho 62 anos e faz 8 meses que apareceu um muco transparente que se acumula no peito, garganta e narina. Fiz diversos exames: Nasofibroscopia, Expirometria, Tomografia tórax, RX, ultrasom abdome, endoscopia digestiva (acusou hpilory), exames de sangue completos e, depois de 2 pneumologistas e 2 clínicos (todos particulares), fui medicada por eles com Avamys, Symbicort Spray, Loratadina, levolukast, Pilorypac (que deu reação adversa hemorragia e manchas roxas e foi suspenso), vitaminas C e D, e todos os médicos dizem que não devo me preocupar que estou “bem e “ventilando bem” e “pode ser” estresse e foi receitado também o calmante Passiflora. Não tenho mais uma vida normal, vivo cheia de muco tentando desesperadamente respirar e durmo muitas vezes sentada senão me sufoco com o volume de catarro que não para de crescer mesmo com a medicação que só alivia por meia hora no máximo e depois volta muitas vezes ainda pior. Não sei mais o que fazer ou a quem recorrer e cada vez que vou ao pronto socorro e relato a doença levando inclusive os exames que fiz em dezembro/2020 e janeiro/2021 e as receitas, volto para casa com uma receita de dipirona e loratadina. Não aguento mais tanto sofrimento, vejo que minha vida está indo embora e não encontro solução para esta doença. Pelo amor de Deus, a quem devo recorrer num caso como este ? Muito obrigada.

        1. Voce pode tomar histamim com dipirona sem problema algum, embora histamim (dexclorfeniramina) seja um antialérgico de 1 geração, que da sono e não é indicado para o tratamento de rinite aérgica. Prefira os antialérgicos de segunda e terceira geração como bilastina (alektos), fexofenadina (allegra) ou desloratadina (desalex)

    1. Pricila grava ….estou 64 anos e sua história e edentica a minha … também não sei mais o que fazer ….por causa disso hoje estou com depressão por não achar uma saída para está enfermidade …

    2. Olá Priscila,me chamo Sabrina e estou passando o mesmo que vc.Como já faz algum tempo vc pode me dizer se melhorou?,ou o tratamento que fez?.Grata

  11. Dr tinha sintomas de rinite alérgica mais ou menos 17 anos atrás, morava em outra cidade próxima de campo plantações etc,.. mudei para Curitiba apesar de ter mais poluições se comparada onde morava, minha rinite sumiu completamente, final de 2020 resolveu acordar, está crase me deixando louca é desesperador, estou em tratamento com dr alergista me passou alektos 20 mg até agora não senti resultado, o q mais me incomoda é a coriza e coceira no nariz, em tempos de pandemia q tem usar máscara é muito complicado ficar limpando o nariz o tempo todo e tirar a máscara para espirrar, segundo o Dr alergista vai tentar com esse medicamento se não obtermos resultado, vamos iniciar com a vacina, no exame de alergia deu que sou alérgica a fumaça de tabaco, o que estranho não tenho contato com ninguém que faça uso, também de alergia de taboa isso tem bastante moro perto de um parque com lago, no meu caso a vacina seria a melhor solução?

      1. Olá Dr. André,
        Eu tive uma rinite alérgica extremamente forte por cerca de 10 anos, o otorrino tentou de tudo mas eu sempre parava de reagir aos medicamentos. Quando as opções acabaram, ele me recomendou a imunoterapia, eu demorei pra procurar esse recurso e a minha rinite simplesmente desapareceu! (tem mais de um ano)

        A rinite alérgica tem mesmo “cura milagrosa”? Eu tinha alergia a dezenas de coisas e tudo sumiu.

        Tenho ANA positivo e histórico clínico para doença autoimune, a minha rinite de 10 anos pode ter sido um sintoma?

  12. Dr. Sofro a anos com uma renite que piora na mudança de temperatura, estação agora no outuno até fim da primavera tenho obstrução nasal, dor de cabeça, tontura. Tomo o tylenol sinus para dormir e desobstruir mais nem sempre. Acordo péssima olhos inchados, tonta. Já fiz correção do corneto lado direito mais pouco adiantou. Quando chega essa época do ano já me dá um desespero, pois me prejudica para trabalhar, fico super irritado e cansada.
    Não tenho muitos espirros, corrisa nada.
    Quando o dia está ensolarado e sem muitos ventos me sinto bem melhor.
    Mais como moro no sul fica difícil nessa época que está iniciando.
    Pode me dar uma dica do que fazer já que nem sempre o tylenol me ajuda.

  13. Muito obrigada. Ótimo texto. Estou a quase vinte horas em crise. Com seus esclarecimentos, agora me sinto segura em tomar bum antialérgico. Finalmente vou parar essa coriza e espirros.

  14. Dr tem algum remédio para renite que não seja corticoide. Sinto renite a uns anos ,nunca gostei de tonar remédio, pois acaba viciando e engordando . Mas com o tempo vem piorando as crises a poeira,frio ,fumaça. Preciso de um remédio

  15. Dr fiz uso do neo soro por muito tempo,mais agora iniciei um tratamento com budesonida 50mg +acetil cisteina +gentamicina 3 x ao dia
    Ja tem 7 dias demora quanto tem o fazer efeito?

  16. Dr. André, estou com crise forte a três dias, tomo alexofedrin d, mas não está ajudando, devido ao covid está dificil conseguir consulta, será que vale a pena tentar outro antialérgico?

  17. Olá….eu nasci e me criei no estado de São Paulo, e agora aos meus 40 anos, me mudei pro Estado do Pará . Passei um mês aqui e nao senti nada,.mas agora comecei a sentir como um espinho no ouvido ao engolir no lado direito. Depois foi doendo a garganta, e agora por vezes sinto como q anda pela garganta,; ora sensação de areia ou cabelo na garganta….já fiz exame de ultrassom do pescoço e partes moles, fiz o exame nasofibrolaringoscopia, mas nao deu nada anormal nos dois exames. Um clinica geral me pediu uma endoscopia pq disse q pode ser refluxo, e já me passou remédio pra refluxo antes mesmo de eu fazer a endoscopia, embora não sinto refluxo….o otorrino acredita ser quadro alérgico e questão de adaptação……penso q eu estou com um bicho ou uma espinha de peixe na garganta, pois essa eh a sensacao q da e q leva a loucura. Já estou assim há um mês; será mesmo um quadro alérgico? Pois nunca tive algo parecido ….

  18. Bom dia, dr! Sou Carla. Tenho um filho de 10 anos q é alérgico a ovo, crustáceos, tem rinite, asma(última vez, em 2018)… Final de maio 2021, pela primeira vez desenvolveu uma crise alérgica a ácaros MT forte, ocasionado inflamação na pele através de MT coceira..Nos exames feito em Jul/2021, deu 2.779 Imunoglobulina E… Os IGE DERMatophagoides PTERONYSSINUS, BLOMIA TROPICALIS, FARINAE deram todos maior q 100….
    Ele precisa TOMAR as vacinas ??
    Qual melhor Oral ou subcutânea?
    Ou basta APENAS MANTER a medicação Desloratadina 1x/dia e hidratante CETAPHIL, uma vez q ele tá melhorando…

    1. Ele precisa ser avaliado e acompanhado por um alergista. vacina é uma opção sim e a forma de administração (sublingual ou subcutanea) vai depender de varios fatores porem principalmente da vontrade da familia e da criança. medicação tambem é importante

  19. Maravilhoso texto! Muito esclarecedor.
    Mudei de residência e agora há 3 meses estou morando em frente ao mar. Tenho rinite alérgica. Fiz o teste de alergia. Ultimamente ando com crise constante. Morar em frente ao mar pode piorar a alergia?

    1. O mar por si so não causa alergia. Porem, se sua casa estiver com mofo pela umidade do mar pode piorar sim. Alem disso talvez outros fatores em sua casa nova como maior acumulo de poeira, casa velha, muitas coisas da mudança ainda empacotadas etc podem contribuir

  20. O médico receitou Montelair pra minha filha de 7 anos
    Ela já vai completar os 60 comprimidos,.porém reclama muito de dores de cabeça depois que começou a tomar, não sei se é efeito colateral do remédio, mas está me preocupando.
    E vi que dores de cabeça é um efeito colateral, mas o remédio está sendo bom na parte que ela não está tendo mais alergia. Não sei o que fazer..

      1. Dr. André, boa tarde.
        Há 7 anos, venho enfrentando problemas causados pela rinite( diagnosticado rinite irritativa),o quadro ja evoluiu pra rinosinusite ( com desvio do septo nasal/ polipos e nos últimos tempos desencadeou problemas maiores.( elevação do palato/ alteração da arcada/ apinhamento/desalinhamento dos dentes e alongamento da face. Como parar este processo de deformidades?
        Agradeço-lhe pela atenção e empatia dispensada a quem enfrenta dor e sofrimento.
        Atenciosamente,
        Luzia

        1. As alterações anatomicas são decorrentes da obstrução nasal devido a rinite, sinusite e polipose nasal. Voce deve tratar adequadamento essas patologias. Procure um alergista/otorrino especializado em rinologia para iniciar um tratamento. Vai desde controle de ambiente e imunotarapia no caso da rinite alérgica até cirurgia ou uso de imunobiologicos (dupilomab) no caso da sinusite crônica com pólipos

  21. Boa tarde… dr. Tenho renit fiz todos exames.. tomo rizi e uso avamys, faço inalação e compresa quente na testa pra aliviar pois tenho muita dor de cabeça… dessa vez tive q tomar um remedio pra enxaqueca de tanta dor … como tiro catarro mais rapido da testa

  22. Olá meu esposo tem rinite e já tentou de tudo até mesmo a vacina mas não melhorou ele tem desvio de septo nível 3. E nos exames não consegue descobrir os motivos da alergia. E as crises de tosse e espirros e constante nariz entupido e outros sintonas.o que fazer.

  23. Há vários anos meu marido tem rinite. Foi descoberto também que ele tem desvio no séptico esquerdo faz 2 anos. Mas nunca quiz fazer a cirurgia. E há 4 meses adquiriu uma tosse seca sem parar. Já tomou vários remédios e não melhora. Já procurou uma alergista e tá tomando Montelukast sem nenhuma melhora também. Não aguento mais vê-lo sofrer com essa tosse irritante. O que fazer?

  24. Melhor artigo desta natureza que li até hoje, parabéns!! Dr, meu filho tem uma série de alergias alimentares e respiratórias, as maiores são a leite de vaca (APLV), a ácaros e poeira doméstica. Ele tem 4 anos e o IGG dele é de 2.500. Um absurdo! Estamos no segundo mês tratando com homeopatia, repondo vitamina D que estava baixíssima e cumprindo a dieta. Ocorre que mesmo assim, ele ainda tem tosse seca noturna e uma coriza infinita. Se eu lavar o nariz todo dia, todo dia tem secreção transparente. Às vezes o nariz entope, às vezes não. É uma loucura! Nestas crises de tosse eu dou HIXIZINE que às vezes resolve, mas as vezes não. Quando isso ocorrer, eu poderia associar com o LORATADINA? Grata desde já!

  25. Bom dia! Ja operei 2 vezes o polipo nasal causado pela renite sentir alivio alguns meses, mas voltou e ultimamente eu uso o celestamine, mas sinto que nao faz efeito como antes! Peço uma orientaçao expecializada no assunto – tenho 64 anos! Obrigado!

  26. Ola, levei minha filha no otorrino ele, falou ela tava com rinite muito forte, tem 3 dias tomando os remédios, zyxem, broncho vaxom e spray nasal dymista, ela ainda continua com a voz anasalada, devido o nariz entupido, demora quanto tempo pro remédio fazer efeito? Ele passou o tratamento durante 3 meses

  27. Tenho intolerância a cheiro + ou – 20 anos, sofro muito, com dor de cabeça, as narinas queimam, os olhos ficam secos e embassados quase não tenho secreção, as vezes entope e tenho pigarro. Eu vivo isolada a cada dia mais e mais. Já fiz tratamento com vacina é tudo que possa imaginar, sem ter êxito; Agora fiz algums exames e estou com desvio de septo e esporão a nível 3, já estou com a cirurgia marcada e estou com muita esperança de ficar boa; mas o medico disse que não sabe se vou melhorar da intolerância a cheiro. Você pode me dizer algo Doutor? Obrigada!

    1. Parece um rinite irritativa, não alérgica. O objetivo da cirurgia de desvio septal é a melhora da obstrução nasal, e não dos sint de rinite. Não espere melhora da dor de cabeça, olhos secos e pigarro. Provavelmente terá uma melhora da obstrução nasal apenas.

  28. Dr. Tenho uma rinite alérgica intensa, crise todos os dias, já usei todos medicamentos possíveis e imagináveis, controle de ambiente e tudo que possa imaginar, imunoterapia não resolveu. Há algo para minimizar e com o medicamento a crise ficar mais branda, quando tenho crise mais severa fico de cama, não consigo ter uma vida social pois a coriza não deixa e em tempos de pandemia sou impedido até de entrar em diversos locais.

    1. Inicialmente é preciso confirmar se seu diagnóstico é apenas rinite alérgica. Será que você mão tem sinusite cronica? Polipose nasossinusal? É importante descartar diagnósticos diferenciais se você não está melhorando. O tratamento de rinite alérgica é controle de ambiente, medicação e imunoterapia. Quando feitos adequadamente e o diagnóstico está correto a imensa maioria dos pacientes melhora.

  29. Boa noite dtr
    Eu a cirurgia de desvio de septo e abertura dos cornetos
    O otorrino disse que eu tenho rinite
    Depo da cirurgia piorou
    Eu não aguento mais de coseira na garganta no nariz no olho no ouvido
    Uma tosse seca muita coseira na garganta
    Qual medicação eu devo timar

  30. Boa noite. Posso utilizar o budesonida spray enquanto faço tratamento com o alektos comprimido? Seria pra acelerar a “cura” da espirradeira.

  31. Há mais de quinze dias tenho tido espirros intensos, coriza, coceira no nariz, uma dor de garganta que não vai embora e às vezes tosse. Esses sintomas podem ser rinite? É comum que dor de garganta seja de origem alérgica? Acredito que não seja Covid pois não tenho outros sintomas como febre.

  32. Dr, minha filha de 6 anos tem rinite alérgica muito severa. Se usamos os sprays nasais ocorrem pioras quanto aos sangramentos nasais. Já fizemos sessões de cauterização, mas torna a sangrar. Existe algum medicamento que ela possa tomar sem ser a desloratadina? Obrigada!

  33. Dr para qual idade eh recomendado o uso da vacina? meu filho tem 3 anos e meio e tem sofrido bastante devido a alergia muito alta a ácaro

    1. Voce não deveria usar esse vasoconstrictor diariamente. Ele leva a vários efeitos adversos no longo prazo. O mais comum é rinite medicamentosa. Voce deve descobrir a causa do seu problema e tratar e não apenas desentupir o nariz com o medicamento. Pode ser que tenha sinusite cronica, polipose nasosinusal, desvio septal, rinite alérgica, não sei.
      Procure um colega otorrino ou alergista, faça testes alérgicos, endoscopia nasal, TC de seios da face. Ai sim, quando tiver um diagnóstico iniciar o tratamento adequado e definitivo.

  34. Dr. André boa noite! Meu filho tem rinite, acredito que seja alérgica. Com essa nova crise observei uma carne no nariz dele. Ele corizava, espirrava, coçava muito o nariz e ficava com olheiras. ( percebi que poeira, ácaros, ventilador deixava ele todo se coçando, fui mudando os hábitos em casa e alguns sintomas melhorou. Comprei o avamys e estava associando com a desloratadina. (A desloratadina ele usou por 15 dias. O avamys usa há 20 dias. Melhorou mtooo, mas a carne ainda está lá. Tô esperando receber pra levar ele numa consulta com um alergista que aqui na minha cidade é novidade. Vi na internet um aparelho chamado nasecure ( garante a melhora dos sintomas). O senhor recomenda?

  35. o Avamys posso continuar aplicando? Ele agora ta usando um antigripal xarope ( benegripe), pq ficou com sintomas de gripe. já está melhor. Em casa troco os lençois todo dia, não uso mais produtos de limpeza e não uso a vassoura na limpeza da casa. Tudo isso graças aos seus conteúdos aqui postados. como o senhor me ajudou viu? obrigada de coração! Mta luz e benção na vida do senhor. Assim que der vou num especialista com ele.

  36. Boa noite,minha filha tem crises alérgicas tesde q nasceu e com 2 anos teve q fazer duas cirurgias, adenoide e amígdalas, hoje ela tem cinco anos e ainda tem crises,não crianças mais o q fazer ,a dois anos atrás ela fez um tratamento p a imunidade e tava bém mais ,agora voutou a sentir ,o problema é so quando muda o temo p chover ,intupição e tosse .

  37. Boa noite, utilizo alektos e avamys. Entretanto, desde ontem estou em crise com muita coriza.
    A dose do alektos pode ser dobrada?

    Att

    1. Voce deve procurar um alergista ou otorrino para ele ser avaliado e iniciar um tratamento. Pode ser que ele tenha rinite alérgica. Nesse caso tem que fazer testes alérgicos e após os testes evitar contato com o que ele tem alergia (controle de ambiente) iniciar medicamentos e as vezes até vacina de alergia (imunoterapia)

  38. Tenho rinite a muitos anos, mas desde da pandemia tenho tido crises repetidas e nenhuma medicação resolve , chegando a atrapalhar a minha vida , as noites de sono são terríveis. Hoje desenvolvi uma tosse que não passa e crises de rinite infinitas tudo junto , estou desesperada pois minha vida não é mais a mesma.

  39. boa noite Dr Estou tendo uma secreção interna que gera um pigarro que não sessa, gerando dor nas têmporas de tanto engolir a seco, sem secreção aparente. Como uma rinorréia . Já tomei antibiótico que melhorou por alguns dias e agora voltou, isso já dura “meses”. O que faço?

  40. Boa tarde dr. Gostei muito do seu texto, tão explícito e claro. Eu tenho rinite alérgica há muitos anos, fiz imunoterapia durante anos e consigo manter me estável. Já não tomo medicação regular.
    Durante um exame de colonoscopia, a médica quis fazer também endoscopia. Porém não conseguiu, porque eu não respiro bem pelo nariz. Vou repetir o exame daqui a um mês e prometi levar o nariz destapado. Quantos dias antes devo tomar medicamentos e quais recomenda?
    Obrigada.

    1. Os remédios para rinite alérgica (corticoide nasal, soro, antialérgicos) são muito seguros e podem ser usados por períodos prolongados. Porem, o ideal é voce procurar um alergista para orientar qual medicação é melhor para o seu caso. Isso depende de vários fatores.

  41. Nossas crianças sofrem muito com essa tal renite o mundo cheio de tecnologias milhares de laboratório e nada se resolve dvez parar acabar essa renite maldita nossa filha tá na crise agora tá medicada só q teve febre ontem hoje já gastamos muita grana com consultas médicas e remédios 😢 melhora dura pouco tempo volta outra crise 😢😢😢

  42. O médico receitou rizi m para minha filha de 13 anos, mas na bula está escrito que é recomendado psra maiores de 18 anos.

      1. Bom dia, minha filha tem 10 anos e sofre muito com rinosinusite, adrnoide alterada e desvio de septo. Já fiz tratamento com alergista, com otorrino… Desde muito pequena faço tratamento nela e ela usa direto nasonex, clenil 200 , piamonte no inverno todo e qnd começa a crise já dou kaloba de 8 em 8h. Mas ainda sim, a crise vem. Gostaria de saber se posso auxiliar como 5algum corticoide a noite

  43. Olá, doutor, meu menino de 3 anos toma Montelair há 4 meses, acordou hoje com espirros e nariz cheio, posso dar Alektos ou Decongex? (já usei esses dois em outros momentos, mas nunca associado com Montelair, então não sei o que dar e o médico dele está em viagem, inacessível. Se puder ajudar… E se eu começar a usá-los por quanto tempo, por favor. Obrigada antecipadamente.

  44. Doutor tenho 40anos e há mas de 7 meses estou com um crescimento de uma carne no meu nariz e isso está me prejudicando muito. Já usei alguns medicamentos ( não esses indicados). Semana passada tive até uma otite, os médicos do meu posto de saúde disseram que a causa foi devido esse caso no nariz.
    Estou na fila do SUS para um médico especializado no assunto otorrinolaringologia.
    Fico com medo de fazer uma lavagem com soro fisiológico, e o soro fisiológico não fazer não fazer o trajeto certo e não sair pela a outra narina ou pela boca e ficar preso lá dentro de mim, sei lá. E piora minha situação.
    Existe essa possibilidade?
    Sério não, esperando sua ajuda.

  45. Boa noite Dr.
    Grato pela atenção e considero-me abençoado por me rever nos sintomas de todos aqui passaram no meu dia á dia.
    Tenho rinite alergica e alergia ácaro e a polén.
    Faço medicação de corticoide,anti-inflamatório e imuniterapia sublingual.
    Sintomas:obstruição nasal todos os dias, pressão na cabeça as ditas cefaleiais, visão embaceada e as vezes inflamada,palato pesado e gengivas as vezes doridas.
    Dr. COMO TRATAR A CEFALEIA?
    De todos os fármacos usados que tenho usado só a prednosola que resulta. Mas os seus efeitos colaterais originam refluxos gastricos. O que o Dr aconselha?

    1. Voce deve investigar a causa de sua cefaleia. Será que é da rinite ou voce tem outra causa neurologica. Quando a dor de cabeça vem da rinite alérgica ela costuma responder bem ao tratamento clinico mais imunoterapia.

  46. Gostaria de entender a real diferença entre a Loratadina e Desloratadina. Já ouvi falar que a Loratadina após ser metabolizada no fígado se transforma em Desloratadina. Saberia me confirmar se certa esta informação? Tomar a Desloratadina seria mais vantajosa pois não precisaria ser metabolizada no fígado?
    Por fim, gostaria de saber se as reações adversas destes dois medicamentos são as mesmas ou se algum deles é mais propício a dar reações adversas.

    1. Simplificando são remedios muito parecidos, com efeitos similares tanto em termos de beneficios como em efeitos adversos, que são raros. Uso o que gostar mais. Eu geralmente prescrevo mais a desloratadina porem se o paciente esta usando a loratadina e gosta, pode manter.

  47. Oi Dr, meu filho é autista, tem 4 anos, aos 2 anos de idade descobrimos que ele tem rinite (depois de varios epsodios) ele fez cirugia de retirada de adenoide, amidalas, e colocou tubo de ventilação em cada ouvido pois tinha muita secrecao neles, usou durante 8 meses e cairam sozinhos. Hoje em dia ele faz acompanhamento com uma alergologista pediatra e faz 8 meses que faz imunoterapia. Usa awamis, montelair e deslorotadina e lavagem nadal com nasoar, esses 3 medicamentos sao o que fazem ele ter uma vida normal) testamos varios e foram os unicos que funcionaram. Ele faz uso deles tem cerca de 8 meses, todas as vezes que tentamos suspender seja para fazer exames ou teste cutaneo, ele entra em crise imediatamente. Tosse muito, muita secreção, sai pelos olhos e entao ele toma antibiotico. A alergologista disse que a vacina fara efeito apos 1 ano. Fazemos toda exames, IgE, ja tomou pneumococo, teste cutaneo e os exames nunca mostram ao que ele tem alergia, mas cremos que seja a acaro, ( compramos capas da alergoshop, a casa vive limpa, limpeza nasal e os medicamentos fazem ele ter uma vida normal e a se desenvolver) eles faz terapias para o autismo todos os dias, vai a escola, entao quando entra em crise nossas vidas param, ele nao dorme, nao come, fica com febre, irritado, eu parei minha carreira para cuidar dele. Gostaria de saber se esses medicamentos podem ser tomados todos os dias por periodos maiores que 1 ano, pois espero que a vacina ajude, fico desesperada. Por favor me responda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *