Remédios para rinite

Vacina para alergia. Você sabe o que é?
11 de junho de 2020
dermatite atopica
Dupixent: Chegou a cura para dermatite atópica?
20 de junho de 2020

Remédios para rinite

remedios para rinite

Se você tem rinite e sempre quis saber quais os remédios para rinite disponíveis no mercado dá uma lida nesse post que vai poder tirar todas suas dúvidas sobre os medicamentos para rinite

Primeiro, vamos começar do básico.

Você sabe o que é rinite e quais são seus sintomas?

Rinite é a inflamação da mucosa do nariz, e é caracterizada por alguns dos sintomas nasais:

  • Obstrução nasal

  • Rinorreia anterior e posterior (aquela coriza que sai pela frente ou o catarro que sai por trás)

  • Espirros

  • Coceira no nariz

  • Perda ou diminuição do olfato

Esses sintomas costumam ocorrer por alguns dias e durante algumas horas no dia, em crises, as vezes bem frequentes

Toda rinite é alérgica?

Não!

A rinite alérgica é um tipo específico de rinite, muito comum, mas nem toda rinite tem que ser devido a um quadro de alergia. Um resfriado por exemplo, que é uma infecção por vírus é um tipo de rinite, rinite infecciosa, é não é alérgica

Costuma-se dividir as rinites em 2 grandes grupos

1- Rinite alérgica, quando o paciente tem um quado alérgico que é o responsável pela inflamação nasal. No Brasil a principal causa da rinite alérgica é alergia a poeira doméstica (ácaros), mas pelo de animais, fungos, polens também podem causar rinite alérgica

ácaro - rinite

ácaro

2- Rinite não alérgica: Um grupo composto por vários tipos de rinite.

  • A rinite medicamentosa é causada por medicamentos para desentupir o nariz como Neosoro e Aturgyl. Um remédio para rinite causa a própia rinite.

  • A rinite vasomotora acontece quando temos muita coriza, aquela água que fica escorrendo do nariz, geralmente em ambiente frio

  • A rinite gestacional acontece em 1/3 das mulheres no final da gravidez e causa importante obstrução nasal.

  • Outros tipos de rinite como eosinofílica, idiopática, etc.

Quais os principais remédios para rinite?

Corticoide nasal

A rinite, independente do tipo, é uma inflamação da mucosa nasal. Então nada melhor do que usar um medicamento com ação anti-inflamatória.

O corticoide nasal é uma droga anti-inflamatória que vai agir diminuindo as células do processo inflamatório no nariz, diminuindo também os sintomas da rinite. Esse remédio para rinite demora alguns dias para ter uma ação completa porem é considerado a melhor opção para o tratamento daquelas rinites mais persistentes, que acometem o paciente com frequência.

Diminui todos os sintomas da rinite como obstrução nasal, coriza, espirros e coceira. Diferente de medicamentos como Neosoro e Aturgyl que desentopem o nariz em minutos os corticoides nasais demoram alguns dias para agir porém não causam efeito rebote como essas drogas vasoconstrictoras. Ou seja, você não vai ficar viciado no uso desses remédios.

Existem vários tipos de corticoides nasais e alguns deles podem ser usados a parti dos 2 anos de idade e até em gestantes. São poucos os efeitos colaterais porém deve-se evitar o uso por períodos prolongados e em doses altas, principalmente em crianças pequenas e pessoas com glaucoma e catarata.

Efeitos colaterais menores como irritação nasal, leve sangramento nasal, mucosa seca e sabor desagradável podem acontecer.

Antialérgicos ou anti-histamínicos

A histamina é a principal molécula liberada no processo alérgico. Ela é responsável pelos sintomas iniciais da crise de rinite. Os espirros, coceira e coriza inicial é causada por ela. Então, nada mais lógico que usar um remédio para rinite que atue inibindo a histamina.

Os anti-histamínicos, ou antialérgicos são medicamentos que “inibem” a histamina e diminuem esses sintomas. É o principal remédio para rinite de uso oral.

São divididos em anti-histamínicos de primeira geração e de segunda

  1. Anti-histamínicos de primeira geração. Foram os primeiros a serem produzidos. Causam sonolência em grande parte das pessoas e por isso cada vez menos usados.

    1. Cetotifeno (Zaditen)

    2. Clemastina (Agasten)

    3. Dexclorfeniramina (Polaramine)

    4. Hidroxizina (Hixizine)

    5. Prometazina (Fenergan)

  1. Anti-histamínicos de segunda geração. São remédios para rinite mais modernos e recentes e geralmente não causam sonolência. Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

    1. Cetirizina (Zyrtec)

    2. Desloratadina (Desalex)

    3. Fexofenadina (Allegra)

    4. Levocetirizina (Zina ou Zyxen)

    5. Loratadina (Claritin)

    6. Rupatadina (Rupafin)

    7. Bilastina (Alektos)

Os anti-histamínicos são remédios para rinite muito seguros. Alguns podem ser usados a partir de 6 meses de idade e até mesmo em gestantes. De um modo geral se orienta usar 1 comprimido ao dia para tratar os sintomas de rinite porém é seguro aumentar essa dose até 4x/dia em algumas doenças como na urticária.

Também não perdem o efeito se usados com frequência ou por um período longo de tempo. As vezes o paciente diz que o antialérgico não faz mais efeito, mas, na verdade, é a rinite que está piorando ou está tendo muito contato com poeira e outros fatores desencadeantes.

Lavagem com soro fisiológico

Podemos considerar a lavagem nasal com soro fisiológico como um remédio para rinite barato e eficaz. Estudos mostram que apenas lavando o nariz é possível diminuir em 30% os sintomas da rinite. Nada mal para um procedimento tão simples e sem efeitos colaterais.

Podemos pensar que estamos dando um banho no nariz. O nariz tem uma função importante de filtro. Ao longo do dia ele filtra as impurezas do nosso ar poluído e ao lavar com soro fisiológico estamos ajudando muito, como no banho que tomamos diariamente.

O importante na hora de lavar é ter um volume alto e baixa pressão, isso quer dizer, muito soro fisiológico e sem muita força. A melhor forma de fazer isso é lavar com uma seringa de 5-20ml, devagar, até esvaziar toda a seringa, nas duas narinas.

remédios para rinite alérgica

Lavagem nasal com soro fisiológico

Existem outras técnicas como o uso de Lota, uma técnica indiana que usa um bule para lavar o nariz.

Nas farmácias você encontra o produto industrializado na forma de spray como o Rinosoro, Nasoclean, Maresis, Salsep etc e também em conta-gotas. Use o método que você sentir melhor, o importante e lavar o nariz.

Descongestionantes

Uma classe de remédios para rinite que atuam de forma muito rápida para desentupir o nariz e realmente o alívio na obstrução nasal vem em minutos. A principal função desses medicamentos e desentupir o nariz. Têm pouco efeito nos outros sintomas como espirros, coriza e coceira.

O grande problema é o efeito rebote. Você usa por algum tempo e depois fica viciado e não consegue mais parar de usar. Daqui a pouco para onde vai carrega um vidrinho dele e deixa outro na cabeceira da cama.

Seu uso deve ser limitado, apenas durante uma crise, a noite para dormir, por um período menor que uma semana.

Antileucotrienos

Existe uma classe de remédios para rinite alérgica muito usados em quem tem asma e rinite, os antileucotrienos.

  1. Montelucaste (Singulair, Montelair, Piemont)

Esses remédios para rinite alérgica e asma atuam inibindo os leucotrienos que são moléculas inflamatórias presentes na rinite alérgica e na asma. Eles são eficazes principalmente em diminuir a obstrução nasal e coriza. Esses efeitos não são imediatos e é preciso o uso por alguns dias até sentir a melhora.

Por serem medicamentos extremamente seguros costumam ser usados de maneira preventiva. O paciente toma diariamente, mesmo estando bem, para evitar os sintomas de rinite e asma. É comum sua prescrição durante o período de inverno, quando os sintomas de rinite alérgica e asma pioram.

Podem ser usados a partir de 6 meses de idade e também são liberados para uso em gestantes.

Alem desses remédios para rinite é importante falar de alguns outros tratamentos que não envolvem medicamentos

  1. Controle de ambiente.

    Se você tem rinite alérgica precisa fazer um exame para detectar ao que é alérgico e então evitar o contato com essa substância.

    Pode-se fazer o teste de punctura (prick test) no consultório do alergista, o resultado sai em 15 minutos, ou então o exame de sangue. O mais comum no Brasil é alergia a ácaros, ou seja, poeira doméstica. O controle de ambiente nada mais é do que tomar medidas para evitar o contato com esses ácaros como limpar bem a casa com pano úmido, evitar tapetes e carpetes etc.

    Não adianta muito usar todos esses remédios para rinite mais continuar em contato com poeira, mofo e cheiros fortes.

  1. Vacinas para alergia (imunoterapia)

    Os remédios para rinite melhoram muito os sintomas porém não curam a rinite, apenas aliviam os sintomas. Se você usar todos esses remédios para rinite por 3 meses, ficará bem por esse período porém ao parar o uso os sintomas voltam em poucas semanas.

    A única coisa que chega perto de curar a rinite é a imunoterapia (vacina para alergia).

    Na imunoterapia o paciente recebe vacinas com pequenas doses daquilo que ele tem alergia com o objetivo de causar uma dessensibilização. O corpo com o tempo se “acostuma” com as vacinas e a alergia vai diminuindo.

    As vacinas para alergia fazem com que o paciente se torne menos alérgico. Ao ter contato com a poeira ele não vai mais ter uma crise tão intensa quanto antes. Além disso também melhoram os sintomas de asma e conjuntivite alérgica.

    Ajudam também a prevenir novas alergias e evitam a progressão da doença.

    No Brasil temos vacinas subcutâneas (bem pequenas, com agulha de insulina) e sublinguais (gotinhas debaixo da língua). Elas são igualmente eficazes quando bem administradas

    vacinas para alergia

    vacina subcutânea para alergia

  2. Cirurgia

    Como último recurso existe a possibilidade de cirurgia.

    Normalmente a cirurgia nasal nos casos de rinite é realizada naqueles pacientes que já tentaram todas as outras formas de tratamento, incluindo remédios para rinite e vacinas para alergia e mesmo assim não melhoraram. Ou quando tem outro problema nasal associado como um desvio septal ou pólipos nasais.

    O objetivo da cirurgia é basicamente abrir espaço para o ar passar, ou seja, diminuir a obstrução nasal. Não espere melhorar muito dos outros sintomas da rinite como espirros, coriza e coceira

Se vocês leram até aqui já têm uma boa noção dos principais remédios para rinite. Claro, sempre bom lembrar de procurar um médico antes de se automedicar, mas agora na próxima consulta você já vai poder conversar com o colega médico sabendo todas as opções.

Se ficou alguma dúvida não exite em escrever nos comentários abaixo que responderei a todos.

Quer ler um pouco mais? Sugiro o consenso de rinite das sociedades de alergia e otorrinolaringologia.

Doctoralia.com.br

8 Comentários

  1. Andrea disse:

    Muito esclarecedor. Ajudou bastante!

  2. Cinthia disse:

    Ótimo texto. Sofro muito com rinite alérgica, está cada vez pior. Meu sonho consultar com um médico alergista.

    • Silvio Printes disse:

      Boa tarde Doutor Andre. Eu tenho desvio de septo nasal e corneto medio hipertrofiado, ja mais ou menos 6 meses que diz o Otorrino que consultei disse que eu estava com rinite alergica, por esses meses ele passou varios antialergicos mas nao senti melhoras, agora em setembro fiz uma tomografia da face e deu o desvio de septo no lado esquerdo da narina e inflamacao do corneto medio do lado direito ele recomendou usar o avamys 27,5 mcg tres vezes ao dia. Esse mesmo avamys ja vinha colocanso uma vez ao dia. Venho ja usando algumas semanas, mas nao sinto melhoras so alivia depois tenho de colocar de novo, estou tambem intercalando com o soro fisiologico 5ml em cada narina da um certo alivio quando coloco. Agora senti um pouco de melhora tomando desde ontem o decongex. Ajudou um pouco mais ainda sinto que nao melhora muito. O que o senhor recomenda seguir. Ja vai para 7 meses agora dia 22 de novembro, ainda nao fiquei bom.

  3. francisco edwaldo avila disse:

    ola, trabalho em marcenaria a 38 anos, e nos ultimos tres anos uma congestao nasal ficou mais frequente. faço uso de neossoro e seus associados para alivio rapido. como proceder para que se tenha uma solucao e parar com esses remedios imediatos. obrigado. seu texto muito esclarecedor . obrigado

    • É preciso saber a causa da sua obstrução nasal. O tratamentp difere dependendo da causa. Pode ser preciso fazer uma TC de seios da face ou endoscopia nasal para avaliar causas mecânicas como desvio septal, pólipos nasais ou sinusite cronica. Seria importante tambem fazer um teste alérgico. O tratamento pode ser clinica, com remedios, tratamento da alergia ou até cirurgia nasal.

  4. Estelita disse:

    Boa noite dr. Tenho rinite, meu nariz fica trancado mas não tenho coriza. Já tentei usar soro pra fazer limpeza mas dá um desespero uma agitação momentos depois. Pq será?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>