Urticária nervosa ou emocional.

27 set, 2021 | Dr. André Aguiar Gauderer | 27 Comments

Urticária nervosa ou emocional.

Urticária em criança

O que é urticária nervosa ou urticária emocional?

Urticária nervosa ou emocional seria aquela urticária causada ou agravada por stress e ansiedade.

Pergunta: existe uma doença chamada urticária nervosa? O estresse, ansiedade ou depressão podem causar urticária?

A resposta direta seria NÃO.

Não existe em nenhuma classificação uma doença chamada urticária nervosa ou urticária por estresse e ansiedade.

Estresse e ansiedade por si só não causam crises de urticária, senão todos nós teríamos o tempo todo, não é verdade?

O estresse pode piorar a urticária em pessoas já predispostas a ter urticária

O que acontece é que em pessoas já predispostas, pessoas com formas de urticária cronica e urticária física podem ter crises desencadeadas por fatores emocionais.

Se você já sofre de urticária cronica o estresse talvez possa ser um gatilho para crises piores.

A pessoa ansiosa também tende a se coçar mais e o ato de atritar a pele com as mão pode levar a liberação de histamina por mastócitos e isso ser o fator desencadeante de uma urticária

No dermografismo, o tipo mais comum de urticária física, as crises costumam aparecer após a coçadura. Se a pessoa ansiosa se coça então vai desencadear uma crise também.

urticária
urticária

Na maioria das vezes a urticária não é relacionada ao estresse porém para a pessoa que está sofrendo a crise e seus amigos/familiares a ligação com o estresse parece obvia, e ele logo leva a culpa. Afinal, estamos quase sempre estressados mesmo.

Então, qual a causa da urticária afinal?

Podem ser várias. O mais comum para saber a causa da urticária é dividir em 2 formas principais

Urticária aguda

Por alimentos

Nesse caso a crise costuma ser em pouco tempo após a ingesta do alimento, minutos até 2-3hs no máximo

Veja também  Alergia a esmalte de unha.
urticária nervosa
urticária aguda

Por medicamentos

  • Antibióticos

  • anti-inflamatórios

  • Etc

Praticamente qualquer medicamento pode causar uma crise de urticária, embora alguns sejam mais frequentes de outros

Por infecções

  • Virais

  • Bacterianas

Diversos quadros infecciosos podem cursar com lesões urticariformes

Outras causas

  • Alergia ao látex

  • Mordidas de insetos como abelha, formiga e marimbondo

  • Contato com plantas (como a urtiga) e medicamentos tópicos

Urticária crônica

É quando as crises duram mais de 6 semanas. Uma forma muito comum. Na maioria das vezes a causa é autoimune. Ou seja, não é um remédio que você tomou, algo que comeu ou que você está em contato como amaciante de roupa ou seu sabonete.

Uma doença autoimune é quando seu próprio corpo produz anticorpos contra você e isso leva a uma doença. É o que acontece na maioria das urticarias que duram mais de 6 semanas.

Essa forma pode vir em crises de 2-3x/semana e as pessoas logo botam a culpa no estresse, uma urticária nervosa.

É chamada de urticária cronica idiopática ou urticária cronica autoimune

Quais os sintomas?

  • Placas avermelhadas, elevadas, em qualquer lugar no corpo

  • Coceira

  • As placas melhoram em menos de 24hs sem deixar sequelas na pele

urticária emocional
urticária emocional em mãos
urticária nervosa
urticária nervosa

As vezes vem associada a angioedema, que é um inchaço do tecido mais profundo da pele, comum em:

  • Lábios

  • Olhos

  • Mãos

  • Pés

  • Orelha

angioedema em lábio
angioedema em lábio

Como é feito o diagnóstico?

Deve-se procurar um especialista, alergista ou dermatologista, para investigar e tentar descobrir as causas. Se possível leve fotos das crises, isso facilita muito

Após colher uma história detalhada do seu caso alguns testes podem ser precisos como:

  • Exames de alergia no consultório (prick test ou teste de punctura) para alimentos e látex

  • Exames de alergia pelo sangue

  • Testes para urticária física

  • Testes de provocação para medicamentos e alimentos

  • Exames de sangue para descartar outros diagnósticos

Veja também  Alergia à amoxicilina - sintomas, diagnóstico e tratamento

Qual o tratamento?

A base do tratamento, quando possível, é evitar o fator que causa a crise. No caso da urticária nervosa tentar reduzir a ansiedade e estresse ajudaria um pouco.

Em outras formas de urticária outras coisas devem ser evitadas

Mas em uma crise aguda, o que fazer?

  • Antialérgicos

  • Corticoide

  • Adrenalina

A base do tratamento da urticária é o uso de antialérgicos. Pode-se usar até 4x a dose normal recomendada em bula.

antialérgico
antialérgicos

São medicamentos muito seguros e podem ser usados por períodos prolongados de tempo. De preferência aos de segunda geração, que não dão sono

Quer saber mais sobre o uso de antialérgicos, clique aqui.

Os corticoesteroides estão indicados apenas nos casos que não melhoram com o uso de antialérgicos, sempre por um período pequeno de no máximo 10 dias. Tem efeitos adversos importantes

Adrenalina está indicada apenas em último caso. Quando o médico do pronto socorro acha que o quadro está evoluindo para uma anafilaxia (choque anafilático) esse é o medicamento de escolha.

Como podemos ver não existe um tipo de urticária classificada como nervosa ou emocional.

No entanto, é comum uma crise, em alguém que já sofre de urticária, ser desencadeada ou mesmo agravada pelo stress e ansiedade. Logo, entre outros fatores, estes devem ser considerados e tratados.

Quer saber um pouco mais sobre os diversos tipos de urticária, clique aqui

Comentários

Deixe seu comentário

Nossos comentários são respondidos pelo Dr. André Aguiar Gauderer, alergista e imunologista

Please Post Your Comments & Reviews

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Eu sofro a anos deste mal alergia e urticaria ja fiz vários tratamentos com vários dermatologistas com antialérgicos corticoides, cremes hidratantes ,vi algumas fotos ilustradas aqui que são exatamente idênticas as minha até aquela que piora com o meu estado nervoso, ando desesperada não sei mais o que fazer a quem recorrer, já faz mais de três semanas que estou cheia de alergias e urticarias no meu corpo até mesmo no couro cabeludo a cabeça ,o (Dr) falou que o meu problema é urticaria crônica más ja fiz todo tratamento indicado e não melhorei acalmou uns dias e voltou tudo novamente. Estou aguardando retorno para reconsulta.

  • As minhas lesões vão é voltam… saem em diferentes partes do corpo… as vezes tenho coceira… uso prednisona quando elas aparecem… Não são todos os dias.. Por isso meio queassocio ao estado emocional…pois fiz inúmeros tratamentos e nada adiantou…

  • Depois de uma crise muito forte de ansiedade, fiquei com crise de coçeira nas mãos, nós pés e as vezes me corso em em outras parte do corpo.
    Queria saber se tem alguma medicação que posso tomar ou como testar de outra forma .
    Ou se com o tempo isso passar ?

      • Eu creio que esteja com esa alergia devido o extrese..tenho passado uma semana difícil com meu bb doente e percebi q não é a primeira vez q me aconte..caroços por cima da mão e em alguns lugares do braço e pernas..eses caroços vermelhos cosan e alguns tem tipo água dentro..cosa em alguns momentos principalmente pela manhã e a noite..

        • Tive há dois anos atrás uma crise de urticária, fui para UCI por conta que desencadeou um choque anafilático estágio mais avançado de uma alergia, Deus me salvou mas, hoje voltou de novo estou com medo e vou ai hospital amanhã, mas não existe nem uma causa concreta alimentação ou medicamento usados, eu acho que é emocional pois ando com muitos problemas emocionais. A urticária é sério.

      • Tenho uma alergia que parece um tanto de bichinhos me picando em várias partes do corpo, já fiz vários exames e já tratei com vários remédios, hoje faço uso do loratadina, mas sem sucesso. Já não aguento mais, isso é insuportável

  • Boa noite a minha filha ja a 2 anos está com urticária muitas vezes acorda com lábios e cara toda inchada …. O medico dermatologista dis para tomar aerios 3 vezes por dia depois de consulta dis para as bocadinho diminuir as comprimidos mais se ela não tome o corpo fica todo inchado o quê posso fazer o médico só fiz teste de sangue e não a alergia. O que fazer para ela ter uma vida normal

  • Eu estou a quase 4 meses com umas manchas vermelhas no meu rosto, a pele com um aspecto bem grosseiro , coça muito , e sinto a pele queimar, esta horrível. Nunca tive nada parecido . Já fui em 4 médicos e cada um dá um diagnóstico e não fiz nenhum exane. Não sei. Mais o que fazer. Vi essa reportagem, e achei que possa ser este o meu caso.

  • Estou à 3 semanas com urticária, tomo Alegra 180mg 2x sempre inicia a partir das 20h, já fiz edema de lábios, olhos e orelha, os testes sangue normais, retornarei no alergologista em Março. Estou perdida, sem rumo.

  • Muito estranho essa coceira está em muita gente e só foi depois da vacina da covid.E aquele negócio agora que vão aparecer as contra indicacoes.

      • Verdade, tenho 53 anos e quando criança era apenas comer chocolates, apareciam. Derrepente sumiu, e lá se foram quase 30 anos sem ter nada, há 10 anos voltou e não acham on propósito, amanhã marquei uma dermatologista…mas estou desesperada, já tomei vários corticoides e anti alérgico, os efeitos são por no máximo 48 horas.

  • Tive há dois anos atrás uma crise de urticária, fui para UCI por conta que desencadeou um choque anafilático estágio mais avançado de uma alergia, Deus me salvou mas, hoje voltou de novo estou com medo e vou ai hospital amanhã, mas não existe nem uma causa concreta alimentação ou medicamento usados, eu acho que é emocional pois ando com muitos problemas emocionais. A urticária é sério.

  • Verdade, tenho 53 anos e quando criança era apenas comer chocolates, apareciam. Derrepente sumiu, e lá se foram quase 30 anos sem ter nada, há 10 anos voltou e não acham on propósito, amanhã marquei uma dermatologista…mas estou desesperada, já tomei vários corticoides e anti alérgico, os efeitos são por no máximo 48 horas.

  • Desde 2019 estou com coceira e depois piorou. Do nada, apareciam marcas na pele como se fossem arranhões mas bem inchado. Daí coçava muito e sumiam. Isso melhorou, mas agora do nada me dá coceiras da cabeça aos pés. Fiz exame de alergia e não deu nada. A médica disse que é emocional. Como eu devo tratar isso?

    • Coceira emocional é um diagnóstico de exclusão. Primeiro você deve fazer exames para descartar várias doenças. Caso realmente não tenha nada e um diagnóstico psiquiatrico como disturbio de ansiedade seja feito você deve tratar com psicologo ou psiquiatra.