Urticária nervosa ou emocional.

urticaria nervosa

O que é urticária nervosa ou urticária emocional?

Urticária nervosa ou emocional seria aquela urticária causada ou agravada por stress e ansiedade.

Pergunta: existe uma doença chamada urticária nervosa? O estresse, ansiedade ou depressão podem causar urticária?

A resposta direta seria NÃO.

Não existe em nenhuma classificação uma doença chamada urticária nervosa ou urticária por estresse e ansiedade.

Estresse e ansiedade por si só não causam crises de urticária, senão todos nós teríamos o tempo todo, não é verdade?

O estresse pode piorar a urticária em pessoas já predispostas a ter urticária

O que acontece é que em pessoas já predispostas, pessoas com formas de urticária cronica e urticária física podem ter crises desencadeadas por fatores emocionais.

Se você já sofre de urticária cronica o estresse talvez possa ser um gatilho para crises piores.

A pessoa ansiosa também tende a se coçar mais e o ato de atritar a pele com as mão pode levar a liberação de histamina por mastócitos e isso ser o fator desencadeante de uma urticária

No dermografismo, o tipo mais comum de urticária física, as crises costumam aparecer após a coçadura. Se a pessoa ansiosa se coça então vai desencadear uma crise também.

urticaria

Na maioria das vezes a urticária não é relacionada ao estresse porém para a pessoa que está sofrendo a crise e seus amigos/familiares a ligação com o estresse parece obvia, e ele logo leva a culpa. Afinal, estamos quase sempre estressados mesmo.

Então, qual a causa da urticária afinal?

Podem ser várias. O mais comum para saber a causa da urticária é dividir em 2 formas principais

Urticária aguda

Por alimentos

Nesse caso a crise costuma ser em pouco tempo após a ingesta do alimento, minutos até 2-3hs no máximo

urticaria cronica
urticária aguda

Por medicamentos

  • Antibióticos
  • anti-inflamatórios
  • Etc

Praticamente qualquer medicamento pode causar uma crise de urticária, embora alguns sejam mais frequentes de outros

Por infecções

  • Virais
  • Bacterianas

Diversos quadros infecciosos podem cursar com lesões urticariformes

Outras causas

  • Alergia ao látex
  • Mordidas de insetos como abelha, formiga e marimbondo
  • Contato com plantas (como a urtiga) e medicamentos tópicos

Urticária crônica

É quando as crises duram mais de 6 semanas. Uma forma muito comum. Na maioria das vezes a causa é autoimune. Ou seja, não é um remédio que você tomou, algo que comeu ou que você está em contato como amaciante de roupa ou seu sabonete.

Uma doença autoimune é quando seu próprio corpo produz anticorpos contra você e isso leva a uma doença. É o que acontece na maioria das urticarias que duram mais de 6 semanas.

Essa forma pode vir em crises de 2-3x/semana e as pessoas logo botam a culpa no estresse, uma urticária nervosa.

É chamada de urticária cronica idiopática ou urticária cronica autoimune

Quais os sintomas?

  • Placas avermelhadas, elevadas, em qualquer lugar no corpo
  • Coceira
  • As placas melhoram em menos de 24hs sem deixar sequelas na pele
urticaria maos

As vezes vem associada a angioedema, que é um inchaço do tecido mais profundo da pele, comum em:

  • Lábios
  • Olhos
  • Mãos
  • Pés
  • Orelha
angioderma labial

Como é feito o diagnóstico?

Deve-se procurar um especialista, alergista ou dermatologista, para investigar e tentar descobrir as causas. Se possível leve fotos das crises, isso facilita muito

Após colher uma história detalhada do seu caso alguns testes podem ser precisos como:

  • Exames de alergia no consultório (prick test ou teste de punctura) para alimentos e látex
  • Exames de alergia pelo sangue
  • Testes para urticária física
  • Testes de provocação para medicamentos e alimentos
  • Exames de sangue para descartar outros diagnósticos  

Qual o tratamento?

A base do tratamento, quando possível, é evitar o fator que causa a crise. No caso da urticária nervosa tentar reduzir a ansiedade e estresse ajudaria um pouco.

Em outras formas de urticária outras coisas devem ser evitadas

Mas em uma crise aguda, o que fazer?

  • Antialérgicos
  • Corticoide
  • Adrenalina

A base do tratamento da urticária é o uso de antialérgicos. Pode-se usar até 4x a dose normal recomendada em bula.

São medicamentos muito seguros e podem ser usados por períodos prolongados de tempo. De preferência aos de segunda geração, que não dão sono

Quer saber mais sobre o uso de antialérgicos, clique aqui.

Os corticoesteroides estão indicados apenas nos casos que não melhoram com o uso de antialérgicos, sempre por um período pequeno de no máximo 10 dias. Tem efeitos adversos importantes

Adrenalina está indicada apenas em último caso. Quando o médico do pronto socorro acha que o quadro está evoluindo para uma anafilaxia (choque anafilático) esse é o medicamento de escolha.

Como podemos ver não existe um tipo de urticária classificada como nervosa ou emocional.

No entanto, é comum uma crise, em alguém que já sofre de urticária, ser desencadeada ou mesmo agravada pelo stress e ansiedade. Logo, entre outros fatores, estes devem ser considerados e tratados.

Quer saber um pouco mais sobre os diversos tipos de urticária, clique aqui

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

78 respostas

  1. Eu sofro a anos deste mal alergia e urticaria ja fiz vários tratamentos com vários dermatologistas com antialérgicos corticoides, cremes hidratantes ,vi algumas fotos ilustradas aqui que são exatamente idênticas as minha até aquela que piora com o meu estado nervoso, ando desesperada não sei mais o que fazer a quem recorrer, já faz mais de três semanas que estou cheia de alergias e urticarias no meu corpo até mesmo no couro cabeludo a cabeça ,o (Dr) falou que o meu problema é urticaria crônica más ja fiz todo tratamento indicado e não melhorei acalmou uns dias e voltou tudo novamente. Estou aguardando retorno para reconsulta.

      1. Eu estou com urticárias a dois meses.
        Aparece quando acordo todos os dias nunca pensei passar por isso é muito estressante!
        Fui na alergista já fiz alguns exames, não acusou nada de alergia alimentar.
        Ela passou Doxepina mas não tomei pois fiquei com medo por ser um antidepressivo nunca usei.
        Estou meio perdida 😞

        1. Pode estar na roupa que ainda tem propriedades do sabão em pó e amaciante. Pois a pele está sempre em contato com a sua roupa. Evite lavar as roupas com esse produtos. Procure lavar com o sabão de coco líquido.

      1. Estou também nessa situação, urticaria por todo corpo…sola do pé, palma da mão…tudo!!! Agressiva e dolorosa, na oalma da mão onde mais sofro …queima e dói muito…no rosto tem tb mas não está tão agressiva graças a Deus. Estou assim desde o dia 20 de abril. Tenho TAG e no início de março passei por uma situação muito difícil onde quase perdi minha irmã nos meus braços, mas foi um mês antes da urticaria aparecer, porém foi uma situação que perdurou até o início de abril que causando muito estresse e medo. A urticariapode surgir até quanto tempo após uma grande situação de estressa? Eu já tive episódios de urticaria…foram sempre em momentos importante, marcantes pra mim… após meu filhos nascerem e após passar no concurso. Sempre assim…dura meses, melhora some por anos e retorna do nada!!!

    1. Yo tengo un mes con mucha picazón y ronchas. Se ponen Rojas asta moradas cuando la picazón está intensa me an echo muchos estudios y no saben ke es lo ke me la ocasiona no se ke tipo de urticaria sea lo ke tengo pero es muy estresante tanto tiempo

    2. Olá boa tarde tive urticária e angiodema o que causou foi meu próprio anticorpos e o que so me curou foi o remédio manipulado doxepina com Deus 🙏

    1. Boa noite , eu usei essa dexopina por 20 anos , era boa , manipulava com um anti alérgico chamado cetirezini, não tinha crise tomava todo dia , só q faz 6 anos que a dexopina saiu de linha não fábrica mais , voltei a ter crises , hoje trato no Hospital da USP com omalizumabe, faz um ano e nunca mais tive urticária , mas tenho q tomar acho q o resto da vida , pq tem pacientes lá tomando já 15 anos , eu consegui pelo SUS, pq tenho asma grave , e essa injeção é fornecido pelo SUS 0ra asma de difícil controle , e como tenho asma e UTCR está sendo ótimo .. tomo 4 doses por mês , foi muito difícil conseguir o tratamento , fui encaminhada para lá pq não havia mais como tratar . Mas quem precisar se tiver receita e médico indicando pode acionar a justiça e entrar com liminar , a defensoria pública faz o processo . Lá eu conheço pessoas q entraram e conseguiram. Se existisse a dexopina ainda eu preferia pq a injeção tem suas reações autolimitadas, mas são desagradáveis mesmo assim .. dexopina é só um ansiolítico não tem nada a ver com urticária , só acalma para não ter crise ..

  2. As minhas lesões vão é voltam… saem em diferentes partes do corpo… as vezes tenho coceira… uso prednisona quando elas aparecem… Não são todos os dias.. Por isso meio queassocio ao estado emocional…pois fiz inúmeros tratamentos e nada adiantou…

    1. Comigo também é assim.. aparecem 2 vez no ano mas ela fica dependendo uns 2 meses direto e aparece em diferente parte do corpo. É muito ruim
      ..

  3. Depois de uma crise muito forte de ansiedade, fiquei com crise de coçeira nas mãos, nós pés e as vezes me corso em em outras parte do corpo.
    Queria saber se tem alguma medicação que posso tomar ou como testar de outra forma .
    Ou se com o tempo isso passar ?

      1. Eu creio que esteja com esa alergia devido o extrese..tenho passado uma semana difícil com meu bb doente e percebi q não é a primeira vez q me aconte..caroços por cima da mão e em alguns lugares do braço e pernas..eses caroços vermelhos cosan e alguns tem tipo água dentro..cosa em alguns momentos principalmente pela manhã e a noite..

        1. Tive há dois anos atrás uma crise de urticária, fui para UCI por conta que desencadeou um choque anafilático estágio mais avançado de uma alergia, Deus me salvou mas, hoje voltou de novo estou com medo e vou ai hospital amanhã, mas não existe nem uma causa concreta alimentação ou medicamento usados, eu acho que é emocional pois ando com muitos problemas emocionais. A urticária é sério.

      2. Tenho uma alergia que parece um tanto de bichinhos me picando em várias partes do corpo, já fiz vários exames e já tratei com vários remédios, hoje faço uso do loratadina, mas sem sucesso. Já não aguento mais, isso é insuportável

      3. Tenho urticária que aparece do nada. Quando começa devo evitar me coçar, pois percebi que quanto mais coço. Mas dá vontade de coçar. Tem dias que choro, pois é muito ruim se coçar o tempo todo. Tenho alergia a peixe, frutos do mar e abacaxi. Isso há vinte anos. Mas desde que descobri, ñ consumi masi estes alimentos. Agora tem uns dois anos que comecei com essa urticária que aparece do nada. É crônica e desgastante. Ando com histamim na bolsa. Pois ñ sei quando ela vai aparecer. As crises tem sido mais frequentas. Parece que algo ataca meu corpo. Ñ sei mais oq fazer. Fico tão mal, que começo a chorar. Ñ aguento mais.

          1. Dr. André, eu sofro com urticária desde 2021. Mesmo evitando alimentos e medicações acordo de vez em quando com a urticária. Já fui a imunologista, dermatologista, alergista e reumatologista e nenhum deles conseguiu evidenciar a causa das crises. Ainda sim, o ideal é tomar a medicação diariamente ?

          2. Voce provavelmente tem urticaria cronica expontanea (UCE). Esse tipo de urticaria é de origem autoimune e não tem relação com medicamentos e alimentos. O tratamento é a base de antialergicos de segunda geração (bilasatina, fexofenadina etc) por período prolongado.

        1. Eu tmb estou assim tem uma semana, estou ficando desesperada q hoje até chorei no consultório de um médico clínico geral, tomei até corticoides e até agora nenhum resultado para meus calombos e várias manchas vermelhas na pele fora a coceira intensa…tô evitando até q as pessoas me vejam…estou péssima psicologicamente 😢😭

          1. Meu filho está assim, tem 13 anos, tem 1 mês que está assim, toma bilastina de 8 em 8 horas e 1 alegra pra dormir foi onde aliviou, mas ñ some dez, 30 dias seguidos assim, não sei mais que fazer. Estou com tanta pena dele, não posso demonstrar. Está difícil.

  4. Boa noite a minha filha ja a 2 anos está com urticária muitas vezes acorda com lábios e cara toda inchada …. O medico dermatologista dis para tomar aerios 3 vezes por dia depois de consulta dis para as bocadinho diminuir as comprimidos mais se ela não tome o corpo fica todo inchado o quê posso fazer o médico só fiz teste de sangue e não a alergia. O que fazer para ela ter uma vida normal

  5. Eu estou a quase 4 meses com umas manchas vermelhas no meu rosto, a pele com um aspecto bem grosseiro , coça muito , e sinto a pele queimar, esta horrível. Nunca tive nada parecido . Já fui em 4 médicos e cada um dá um diagnóstico e não fiz nenhum exane. Não sei. Mais o que fazer. Vi essa reportagem, e achei que possa ser este o meu caso.

  6. Estou à 3 semanas com urticária, tomo Alegra 180mg 2x sempre inicia a partir das 20h, já fiz edema de lábios, olhos e orelha, os testes sangue normais, retornarei no alergologista em Março. Estou perdida, sem rumo.

  7. Muito estranho essa coceira está em muita gente e só foi depois da vacina da covid.E aquele negócio agora que vão aparecer as contra indicacoes.

      1. Verdade, tenho 53 anos e quando criança era apenas comer chocolates, apareciam. Derrepente sumiu, e lá se foram quase 30 anos sem ter nada, há 10 anos voltou e não acham on propósito, amanhã marquei uma dermatologista…mas estou desesperada, já tomei vários corticoides e anti alérgico, os efeitos são por no máximo 48 horas.

      2. Dr um corpo inflamado piora a urticaria crônica? após a covid a UTC aumentou? Estou perguntando pois tive urticaria crônica há mais de 20 anos, e depois da covid a urticaria voltou. Qd fiquei três meses sem gluten, açúcar e leite melhorou um pouco mas não cessou. A Yoga e a meditação tem me ajudado

  8. Tive há dois anos atrás uma crise de urticária, fui para UCI por conta que desencadeou um choque anafilático estágio mais avançado de uma alergia, Deus me salvou mas, hoje voltou de novo estou com medo e vou ai hospital amanhã, mas não existe nem uma causa concreta alimentação ou medicamento usados, eu acho que é emocional pois ando com muitos problemas emocionais. A urticária é sério.

  9. Verdade, tenho 53 anos e quando criança era apenas comer chocolates, apareciam. Derrepente sumiu, e lá se foram quase 30 anos sem ter nada, há 10 anos voltou e não acham on propósito, amanhã marquei uma dermatologista…mas estou desesperada, já tomei vários corticoides e anti alérgico, os efeitos são por no máximo 48 horas.

  10. Boa noite
    Estou com coceira por todo o corpo e de tanto coçar me arranho toda, passo hidratante mas não resolve e tem horas que da crise de coceiras. Só melhora quando tomo musculares, mas logo volta.

  11. Dr. André, a dermatite atópica sempre vem acompanhada de urticas? Tenho irritação nas dobras dos braços, pernas e coxas. Minhas pálpebras as vezes incham. Mas, as urticas geralmente não aparecem (só apareceu 1 vez). Meu alergista/imunologista falou que por isso não preencho requisito para o OMALIZUMABE.

    Já procurei vários alergistas, dermatologistas e até imunologistas. Estou nesta luta faz quase 1 ano, sem um diagnóstico preciso. Só corticoide resolve as crises de coceira e este medicamento já está trazendo malefícios.
    Obrigado.

    1. A dermatite atópica não apresenta urticas. A lesão elementar da urticária é a urtica. A dermatite atopica é diferente, apresenta eczema. São lesões completamente diferentes.
      Omalizumabe é indicado para urticaria grave refrataria ao tratamento. Dupilumabe é indicado para dermatite atopica moderada a grave refrataria ao tratamento. São imunobiológicos diferentes.

  12. Ola meu filho tem 12 anos desde que voltou de férias tem coceiras no corpo todo e parece picadas a cada dia ele fica ansioso aparece estou tratar com remédio de calmante q médico dele deu para idade dele. Toda situação nova ele fica assim eu achava que era picadas de pulgas ou carrapato mais ele tem sintomas diferentes a cada dia. O que fazer?

  13. Olá!
    Tem uns três meses que eu estou tendo essas plas espalhadas em várias partes do corpo.
    Amanhã terei consulta com o alergista.
    Teria alguma sugestão de exames a pedir ao médico.

    1. O seu médico alergista, após uma detalhada anamnese, irá pedir os exames que julgar serem importantes. De um modo geral exames de sangue e um teste alérgico são os que solicito com mais frequencia, porem isso pode variar de acordo com o paciente e sua história.

  14. Sofro com a urticária a anos, já fiz todos os tipos de tratamento, testes.. em Goiânia e também em Indaiatuba interior de São Paulo. Com médicos conceituados e renomados, porém nenhum deles descobriram a causa. Me indicaram tratamentos que apenas diminuíram a intensidade da doença mas não pararam, não conteve. Realmente é constrangedor, é irritante e acima de tudo, estressante desenvolver essa incômoda situação. Ela já se manifestou em diferentes partes do meu corpo, hoje convivo com as mãos e o couro cabeludo (cabeça). E sempre que tenho distúrbios emocionais como, pressão no trabalho, relacionamento.. sempre se agrava a situação. Não sei mais o que fazer.!! Preciso de ajuda. São anos assim!!

    1. Urticaria atualmente tem controle na grande maioria dos casos. Muitas vezes o paciente tem urticaria cronica expontanea (UCE) que é uma doença autoimune e pode durar anos. No caso da UCE o tratamento é com antialergicos e nos casos mais graves imunobiologicos (Xolair). No caso da UCE não tem uma “causa” externa como alimentos, medicamentos etc. É uma doença autominue.

  15. Valei me, sempre tive mas não achei que seria uma doença, acontece quando passo qualquer nervoso começo me coçar e aparece em várias partes do corpo, e desaparecem do nada!!!

  16. Estou à 03 meses na luta contra a urticária, a minha tem horário, sempre entre 02 e 03 da manhã ela começa, mesmo tomando antialérgico antes de deitar. Tomei a primeira injeção de Diprospan e ela me deu um alivio de 20 dias, logo após tudo voltou, diariamente, após 01 mês tomei mais 01 Diprospan e ela me livrou apenas por 4 dias, fico alterando antilialergicos da Loratadina ao Decadron, recentemente o medico me receitou Bilastina, um pouco melhor que a Loratadina, mas nada resolve meu problema. Ela dá pelo corpo todo, mas tenho medo quando chega no pescoço, ai saio tomando tudo que acho pela frente. Já fiz vários testes tirando comidas e medicações da noite, mas sem sucesso. Normalmente tomo um antialérgico antes de deitar, um as 3 no começo da crise e outro de manhã, ai ela vai sumindo , pra voltar novamente de madrugada. Não sei mais o que fazer. Estou tomando Phassiflora pra diminuir o estresse, mas nada resolve. Estou virando uma bomba relógio com tanto corticóide, isso me assusta. Fora o risco de fechar a Glote, ai vai ser sem volta. Não sei mais o que fazer.

    1. Parece um urticaria cronica expontanea pelo que voce relata. Normalmente, se o diagnóstico realmente for esse, não tem risco de edema de glote. Atualmente existe tratamento para os casos mais graves com imunobiologicos como o Xolair. Apesar de ser um medicamento caro os convenios cobrem o tratamento. Evite usar corticoides.

  17. Tive bebê fazem 10 semanas e não tem sido fácil, muitas noites sem dormir e bebe que chora muito. Tenho crises de coceira horríveis que me deixam maluca. Aparecem bolinhas vermelhas em várias partes do corpo. Não sei mais o que fazer. Estou desesperada.

  18. Já tem uns dias que estou com muitas coceiras, não sei se é do frio ou por estresse emocional.Moro em São Paulo,já estamos no mês de maio ,o que pode ser?
    Desde já agradeço

  19. Há mais de 1 ano tenho vivido com essa situação. Manchas, bolinhas de água , ardor e muita coceira em volta do nariz e da boca. Já passei com dermatologista, umas 5 vezes, e cada vez é uma pomada e sabonetes diferentes,mas nada resolve. Já não aguento mais😔

  20. Bom dia
    Tenho urticária crônica, já tomei de tudo para tentar controlar até mesmo faço uso de
    Xolair mais de 2 anos e tomo de 15 em 15 dias 300mg e toda vez q tomo sinto uma
    Coceira intensa, claro q com
    Xolair diminuiu muito pois eu já cheguei a tomar até adrenalina e mesmo tomando xolair tomo todo mês uma betatrinta, queria tanto me
    Livrar desse corticoide não aguento mais tomar.

    1. Quando o paciente é refratário ao xolair pode-se tentar o uso de imunossupressores. Alem disso, em breve um outro imunobiologico, Dupixent, vai ser liberado com a indicação de tratamento de urticaria cronica expontanea. Parece ser indicado exatamente para os casos que não melhoram com xolair.

  21. Eu venho sofrendo a mais de 10 anos com crises de urticaria onde já fiz tratamento no hospital das clínicas e tbm fiz todos os testes possíveis e cabíveis para um diagnóstico, mas até hoje nunca descobriram nada a respeito da minha alergia .
    Não sei mais o q fazer e nem o que tomar pois os corticoides já estão me fazendo muito mal pois na crise anteria tomei por minha conta sendo um por dia 40 comprimidos de predinisona 20 ml .E só se passaram 3 semanas e já estou em crise novamente.
    Preciso de ajuda .

    1. Provavelmente voce tem urticaria crônica expontanea que é uma doença autoimune. Atualmente existem varios tratamentos para essa doença com antialergicos, imunossupressores e os mais modernos imunobiológicos. A grande maioria dos pacientes comsegue o controle da doença com as medicações atuais.

  22. É incrível como nosso corpo responde ao lado emocional. Os remédios super ajudam, mas se não tentar se conhecer e ver qual é seu estresse vai voltar. Assista o Documentário: HEAL o poder da mente. Fala sobre isso, se vai e volta várias vezes é emocional. Os remédios vão ajudar muito mas se não for uma alergia mesmo a algo, provável ser algo emocional que responde na pele.

  23. Doutor tomei antibiótico por 17 dias,sendo 7 deles tomando astromicida e 10 doxiciclina,devido ao tratamento de um cisto Sebáceo…Durante o tratamento tive algumas vermelhidões na pele, tipo placas avermelhadas na parte do pescoço e colo…Depois de 10 dias que terminei o tratamento, comecei a sentir um quenturão,uma vez ou outra no dia, e durante o meu almoço ao ingerir a comida as placas vermelhas apareceram no pescoço, no colo,ombro e lateral do rosto, mas nas outras refeições do dia não vermelho…Seria uma uticarie, Doutor???

  24. Pratiquei corridas de ruas, com dezenas de maratonas, por mais de 35 anos, treinando praticamente todos os dias. Nunca tinha sentido essa urticária. Parei de correr há uns dois anos e agora comecei a sentir essas coceiras insuportáveis e manchas em parte do corpo. Tenho notado que, nos dias em que faço caminhadas mais intensas, sinto-me bem melhor, mas horas depois volto a sentir os sintomas. Exercícios físicos, com certeza, reduzem o estresse e, em consequência, alivia os males da urticária. Está correta esse minha avaliação? Grato.

  25. Já algum tempo venho sentindo coceira, pinicação no corpo todo que vai e volta e sempre relacionava isso com momentos de estresse, tristeza. Recentemente essa correria se intencificou depois de um pico de ansiedade que tive no trabalho. Desse dia endiante venho sofrendo com essas corceiras. Fiz uso de antialérgico Citerina , fiz tratamento com a pisiquiatra e nada adiantou. Toda vez que aumenta a temperatura interna o corpo devido caminhada, atividade física, calor, a luz do sol pela manhã, mudança de humor, nervosismo surge a corceiras intensa corpo todo e a pele fica alterada com se estivesse arrepiada.

  26. Eu nunca tive urticaria , mas após um canal dentário se manisfestou assim :
    Quando a dentista deu a anestesia do lado esquerdo onde estava o canal a ser feito , paralisou a respiração deste lado do nariz , fiquei apavorada na hora. Mas logo voltei a respirar .
    No dia seguinte minha pressão arterial estava 16 por 9 . Nunca tive problema de pressão alta , seguida começou uma coceira incontrolável na minha cabeça , pescoço e uma parte do rosto ( testa ). logo apareceu a urticaria com vermelhidão e inchaço. Já estou assim a duas semanas .

    1. Não deve ser alergia ao medicamento usado pois já tem muito tempo do procedimento dentário. O ideal é procurar um alergista para fazer testes alérgicos e determinar a causa da urticaria e o devido tratamento, geralmente com antialérgicos.

  27. Tive urticária a uns 6 anos atrás, fiquei um ano com crises e sumiu…agora voltou só que me causa muita dor nas articulações, e dor forte no tórax, já passei por dermato, reumato, clínico, estou tô.ando prednisona a 20 dias,e alektos, já tomei alegra e outros…nada resolve, alivia no meio da tarde, mas na madrugada volta, tem dias q n consigo andar…já descartaram lupus, ar n sei mais o q fazer ou que médico procurar

  28. Olá, já sofro com urticária há anos , acho que meu caso já e crônica, melhora depois volta, as área mais afetadas são o rosto couro cabeludo, entre pernas e nas articulações dos braços, depois que tive COVID se agravou muito, antes só no verão, agora e o ano inteiro , tomando antialérgicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *