6 tipos de alergia na pele, causas e tratamento.

alergia na pele

Coceira, vermelhidão, inchaços, ardência e descamação.

Esses são alguns dos sintomas de alergias na pele. A maioria das pessoas são acometidas por irritações na pele em algum momento. Essas lesões são tão comuns e variadas que são chamadas por nomes diferentes, o que pode levar à confusão.

Quando um alérgeno (algo que você tem alergia) é responsável por desencadear uma resposta do sistema imunológico, essa irritação é um tipo de alergia na pele.

Existem vários tipos de condições alérgicas da pele. Um alergista / imunologista, possui treinamento e experiência avançados para determinar qual condição você tem e desenvolver um plano de tratamento para ajudá-lo a se sentir melhor.

Nesse artigo vamos apresentar os tipos de alergia na pele, como diagnosticar e tratar essas condições

Principais tipos de alergia na pele

  • Urticária
  • Angioedema
  • Dermatite de contato
  • Dermatite atópica
  • Alergia a mordida de mosquito (prurido estrófulo)
  • Alergia a medicamentos (farmacodermia)

Urticária

urticaria ao frio

A urticária é uma alergia de pele que fica vermelha, inchada e coçando.

A urticária pode surgir em qualquer parte do corpo.

As urticárias geralmente desaparecem em até 24 horas (urticária aguda). Às vezes, novas urticárias aparecem depois que as velhas passam, e o ciclo pode continuar por vários dias ou semanas (urticária crônica).

As urticárias não passam de pessoa para pessoa (não são contagiosas).

As urticárias surgem a partir da reação do corpo a alguma substância à qual uma pessoa é alérgica (alérgeno), algo que causa irritação ou vários outros desencadeantes. Quando você é exposto a um desencadeante, seu organismo libera uma substância química (histamina) que causa vermelhidão, coceira e inchaço.

A urticária pode aparecer logo após a exposição a um desencadeante ou somente horas depois.

A urticária pode ser causada por

Angioedema

angioedema

Esse tipo de alergia de pele causa um inchaço nas camadas profundas da nossa derme. Muitas vezes é visto em conjunto com urticária.

O angioedema muitas vezes ocorre em tecidos moles, como pálpebras, boca ou genitais.

O angioedema é chamado de “agudo” se a condição durar apenas um curto período de tempo, como minutos a horas. O angioedema agudo é comumente causado por uma reação alérgica a medicamentos ou alimentos.

O angioedema recorrente crônico é quando a condição retorna por um longo período de tempo. Normalmente não tem uma causa identificável.

O tratamento da urticária e angioedema costuma ser com antialérgicos, além, é claro, de se evitar o que está causando a alergia.

Testes alérgicos podem ser feitos para tentar identificar o causador da alergia na pele.

Dermatite atópica

Dermatite atópica

É uma doença cutânea que causa inflamação da pele.

É caracterizada por uma erupção cutânea vermelha com muita coceira, seca e escamosa. É o tipo mais comum de eczema.

Eczema é um grupo de problemas de pele que fazem com que a pele fique áspera e inchada.

O eczema geralmente piora nos extremos de temperatura como o calor intenso no verão ou clima frio e seco do inverno no sul do Brasil.

A dermatite atópica geralmente começa a dar sinais na infância e pode durar até a idade adulta. Esse quadro não é transmitido de uma pessoa para outra (não é contagioso).

A dermatite atópica nem sempre está aparente, mas quando está, é chamada de exacerbação.

Esse tipo de alergia na pele costuma estar associada a outras alergias como rinite, asma e conjuntivite alérgica. Geralmente o paciente tem exames de alergia positivos para algum alérgeno, principalmente ácaros da poeira doméstica e pelo de animais domésticos.

O tratamento é com hidratantes, corticoide tópico, imunossupressores e mais recentemente imunobiológicos como o Dupixent.

Dermatite de contato

dermatite de contato

A dermatite é uma vermelhidão, dor e inchaço (inflamação) da pele. A dermatite de contato é uma reação a algo que toca a pele.

Existem dois tipos de dermatite de contato:

  • Dermatite de contato por irritante. Isso acontece quando algo incomoda (irrita) sua pele, como sabão e outros produtos químicos.
  • Dermatite de contato alérgica. Isso é causado quando você está exposto a algo que você é alérgico como o níquel da bijuteria ou algum componente do esmalte de unha.

Quais os produtos/substâncias que mais causam essa alergia na pele?

  • Látex da borracha
  • Níquel das bijuterias
  • Esmalte
  • Tinturas de cabelo
  • Desodorantes e perfumes
  • Cosméticos em geral
  • Pomadas e antibióticos tópicos

Alergia a mosquito

picada de mosquito infectada impetigo

No Brasil, principalmente em áreas rurais existe um tipo de alergia de pele muito comum. Prurigo estrófulo, ou alergia a picada de mosquitos.

A pessoa, geralmente criança, desenvolve alergia a proteína da saliva do mosquito.

Quando o mosquito pica forma uma bolinha (pápula) bem maior que a normal e as vezes até com uma pequena bolha dentro. As vezes outras aparecem ao redor, mesmo que tenha sido apenas uma ou duas picadas.

Costuma deixar uma marca escura ou clara, dependendo do tom de pele da criança.

Coça muito, e o ato de coçar pode levar a uma infecção secundária e pode ser preciso o uso de antibióticos para o tratamento.

Deve-se evitar a picada do mosquito com o uso de repelentes e quando já foi picado passar pomadas de corticoide e antialérgicos orais.

Em alguns casos vacinas de alergia (imunoterapia) pode ser indicado.

Alergia a medicamentos (farmacodermia)

alergia a medicamento

Esse é um tipo de alergia na pele muito amplo. Diversos medicamentos podem causar reações na pele, que podem ser simples e com pouco incomodo até graves e levando a morte.

Na foto acima uma mulher com alergia ao anti-hipertensivo hidroclorotiazida. As lesões aparecem apenas em áreas expostas ao sol, uma fotodermatite.

Remedio para alergia na pele

  1. Hidratantes
  2. Corticoide tópicos e orais
  3. Antialérgicos orais
  4. Imunossupressores tópicos e orais
  5. Imunobiológicos

Como mostrado existem vários tipos de alergias na pele e cada tipo tem um tratamento específico

De um modo geral evite coçar as lesões. O ato de atritar a pele leva a liberação de histamina que piora a coceira.

Nas alergias de pele que cursam com dermatite (eczema) é sempre indicado o uso de hidratantes e corticoide tópico para as crises)

Antialérgicos orais podem ser usados em todos os tipos de alergia na pele e melhoram bastante os sintomas de coceira.

Na urticária e no angioedema eles são os medicamentos mais importantes e podem ser usados em doses aumentadas, até 4x a dose da bula.

Corticoide oral é um remédio milagroso. Pena que tenha tantos efeitos colaterais. Melhora quase todos os tipos de alergia de pele, porém seus efeitos adversos impedem o uso por períodos mais prolongados.

Imunossupressores tópicos como pimecrolimos e tacrolimos podem se usados na dermatite atópica Imunossupressores orais e imunobiológicos são usados no tratamento da dermatite atópica grave e urticária grave refrataria ao tratamento.

Não mudei nada na minha rotina habitual – o que poderia causar minha alergia na pele?

Existem muitas causas possíveis para sua erupção cutânea.

Alguns tipos de erupções cutâneas são causados por alergias, outros podem ser causados por infeções, doenças da pele, como eczema ou rosácea, ou até mesmo pele seca ou danificada.

Seu alergista pode ajudar a diagnosticar a causa de seus sintomas e prescrever tratamento para ajudá-lo a assumir o controle e encontrar alívio. 

Devo evitar o sol até essa alergia de pele desaparecer?

Se a sua pele já estiver irritada ou sensível, a exposição aos raios UV e possíveis queimaduras solares podem causar mais desconforto.

Evite a exposição ao sol enquanto durarem suas lesões de pele

Além disso, alguns tipos de erupções cutâneas podem ser causadas pelo sol.

A dermatite de contato fotoalérgica ocorre quando sua pele tem uma reação a um irritante ou alérgeno após a exposição ao sol. Cosméticos, protetor solar, loção de barbear e perfume podem desencadear esse tipo de reação.

Essa minha alergia na pele pode ter sido causada por alimentos?

Sim. Pessoas com alergia alimentar podem desenvolver urticária e angioedema. Mesmo que você já tenha comido o alimento antes você pode desenvolver alergia ao longo da vida.

Um teste de alergia feito no consultório ou pelo sangue (IgE específica) auxiliará no diagnóstico

Ola, sou o Dr Andre Aguiar Gauderer , do serviço de alergia da Policlínica de Botafogo.

Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários abaixo que terei prazer em ajudar.

 

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

112 respostas

  1. Estou c/ dificuldade p/ respirar naturalmente pelo nariz, está entupido, sem coriza nem espirros. Sou ansiosa e já tive mta rinite alérgica c/ espirros etc. Fiz vários tratamentos, estava bem. Estou mto preocupada. Usei produtos de limpeza dias atrás. Uso maresis e neosoro a noite. Sei q/ nao é bom, pode ocasionar efeito alérgico, mas não consigo dormir sem ele. Essa dificuldade p/ respirar pode ser
    só ansiedade, ou é alergia tbm? Q/ tipo de medicamento/anti alérgico é o melhor p/ respirar? Desde já agradeço a atenção

    1. Voce pode ter uma rinite alérgica, uma rinite medicamentosa ou mista. De um modo geral antialérgicos não são bons para desintupir o nariz. Eles ajudam muito na coceira, espirros e coriza porem obstrução nasal não. Para isso o corticoide nasal costuma ser mais indicado. Procure um alergista ou otorrino para ser adequadamente avaliada

  2. Olá, tive uma intoxicação no intestino, fiquei bem mau, fiz ecografia, exame de sangue e tomografia, no exame deu que estava com uma intoxicação no intestino,me alimentei por duas semanas com comidas bem leves e saudável. Depois de duas semanas certinho começou me dá uma coceira nas orelhas e um lado da cabeça, senti que passou para os olhos, para o pescoço e agora nas bochechas, é uns carinhos bem pequenos mau dá pra ver, e agora começou a ficar meio avermelhado onde coça. Será que é por causa da intoxicação que tive ?

      1. Olha ontem a noite notei quando estava deitado quando percebi algo estranho nas minhas costas passei uma pomada pra aliviar a coceira e vê se passava o inchaço parecia que se espalhava pelo corpo passei até álcool pra alivia, quando fui durmi percebi que já tinha saído mais logo depois percebi que tava apenas se espalhando saiu das costas e tá no meu braço oq pode ser pois incha, coça,e sinto uma coceira….

  3. olá

    estou com uma coçeira que começa do nada,no pescosço,dentro do ouvido,na palma da mão ,nas dobras internas dos braços,já fui no alestia me passa instaminico e cremes ,mas não vejo mehoras .o que devo fazer?

      1. Fiz unha em acrílico porém depois de 3 dias tive uma alergia em volta dos dedos bolhas inchado pele vermelha como se fosse sangue pisado fora a coceira nos dedos qual pomada devo usar

        1. Voce provavelmente tem alergia a algum componente da unha de acrilico. Primeiro, deve retirar a unha imediatamente e não pintar as unhas. Uma pomada de corticoide pode ajudar a aliviar os sintomas tambem. Em uso segundo momento procure um alergista para fazer um teste alérgico de contato.

      2. Estou com isso já tem uns 5 meses já foi na alergista fez exame de sangue não deu nada de alergia então meu copo coça e fica com placas vermelha já tomei anti alérgico da uma passada mas valta já não aguento mais 😩.

    1. Bom dia. Comecei a ter urticaria logo depois de começar a usar o Quadrilon pomada. Suspendi a pomada e Agora estou usando loratadina 1mg/ml mas parece que não está dando efeito.

      1. Se a causa de sua urticária for um medicamento ela deve melhorar após alguns dias que voce para o medicamento. Se não melhorou é porque a causa não era o medicamento, pode ter sido uma coincidencia. Voce deve procurar um alergista e investigar a causa.

  4. Eu, meu marido, minha mãe e meu bebê estamos com bolinhas vermelhas que começam nós punhos até os ombros e na coxa até a canela, parece brotoejas mas não melhora, já usamos velerato de betametasona, até medicamento para escabiose, tudo sem melhora. Não sei mais o que fazer

      1. Olá ,desde pequena tive problema de pele ,agora piorou, é também pela picada do mosquito, coça,fica vermelho, e vira uma bolha com água ou pus e depois ferida , e a pele fica toda ferida manchada ,isso no corpo todo , principalmente pés costas e pernas braços também

  5. Oi do nada apareceu essa coceira na minha pele nunca tive isso eu não sei o que é, minha mãe fala que estou com alguns alergia mas nunca tive essa problema na minha pele aí do nado apareceu pra mim a única coisa que eu queria saber o que eu peguei essa alergia??
    Opis eu ainda não fui ao médico tentei marcar mais tudo pra outro mês parece que nunca tem médico no posto de saúde

  6. Bom dia! Tenho a minga neta de 5 anos ,com borbulhas pequenas avermelhadas,com cabeça com água, tem muita comichão, o que será? Começou ontem,com meia duzia e hoje já tem muitas espalhadas pelo corpo ,rosto…agradecia resposta ,nao sei que fazer .

  7. Olá
    Meu filho tem histórico genético de alergia, da família do pai dele. Em fevereiro, ele tomou a 1°dose da vacina da Pfizer. Teve uma leve reação alérgica que não percebi logo. Achei q fosse escabiose por conta da volta às aulas. Ele fez tratamento para escabiose, e nada de sumir as coceiras e pruridos. Fez tratamento, foi ao médico q passou outros medicamentos para escabiose. Porém, sem sucesso. Depois de 2 meses, fez a 2°dose da vacina, e fiquei desesperada porque meu filho ficou todo cheio de coceira e não conseguia parar de se coçar. Levei até a emergência, e a pediatra disse q era dermatite atópica por conta da quentura. Mas eu alertei sobre a vacina,q ele tomou. Pedi exame p ela, porém ela me disse q não havia necessidade. Passou um hidratante e uma pomada para coceira. Marquei um alergista , e passou 2 antialérgicos, Histamin e monometasona pomada. Foi q aliviou a coceira e diminuiu as marcas no corpo.
    Fiquei muito preocupada. E ate hoje, estou lutando com meu filho, q tinha a pele tão linda e limpa, e hoje tá totalmente tomada por manchas e pequenas marcas de tanto coçar.

  8. Fui para uma chácara e tem 15 dias,do nada começou a coçar, coça muito,já deu lesões na pele. Eu ,meu filho e marido estamos sofrendo com coceira o que pode ser?

  9. Acho q tenho alergia a veneno tipo randoup acho também q a veneno de insetos e e venenos para pulgão como ter certeza q tipo de exames devo fazer pois n aguento mais tomar corticoide

  10. Olá,bom dia! Eu faço tratamento para hepatite AUTOIMUNE há quase 1 ano.
    Faço uso de imunossupressores e corticóide prednisona, e tomo Losartana 25 mg,e e carvedilol.e há há uma semana estou com uma coceira, que me ataca principalmente pela manhã.
    Começo com uns pontinhos vermelhos,aí já crescem ficam uns caroços mais relevados espalham pelo corpo,principalmente coxa, braço e nádegas , raramente coca palmas das mãos e solas dos pés.
    Da no horário de tomar o prednisona eu tomo ,coloco as pernas pro auto e da uma melhorada, .

  11. Olá boa noite, estou com uma alergia que não sara com nada já passei pomadas, já tomei remédio, injetáveis, testes para saber se sou alérgica a algum alimento, mas essa alergia nunca passa nunca some minha pele não para de coçar, fica vermelha, sangra e fica as vezes com cheiro ruim, dá caroços não sei o que fazer mais isso está acabando comigo e com a minha autoestima meu corpo está feio tô desesperada só gasto dinheiro e nada melhora

  12. Olá,quando a temperatura do meu corpo sobe, começa a sair várias manchas q ficam bastante elevadas ,com uma coceira;daí eu passo o dexametasona e alivia a coceira, mais as manchas permanecem a um tom meio q escuras

      1. Tenho uma alergia de pele coceira fica inchada vermelhão por todo corpo
        Pode ser da renite ?
        Pois tenho renite e tem tempo que tô bem desta alergia mais de repente aparece e coca muito até se espalhar pelo corpo todo me queima a pele e terrível

  13. Estou com muitos caroços no pescoço e abaixo do pescoço, braços , barriga, sei, tornozelos. Já fui no hospital 4 vezes, na primeira vez deram um antialérgico injetável, da segunda vez um injetável e outra na veia mais não resolveu , e coça muito e fica irritado, já tomei alegra 120, decorado 05, , estou usando betogenta , predsigma e urepel pra passar . E não está parando a coçeira nem as lesões e estou muito nervosa e preocupada.

  14. Eu e meus filhos estamos com uma coceira horrível na pele,pinica muito, já comprei o sabonete benzoderme e não melhorou.

      1. Ja eu e meu esposo estamos com uma coceira na pele,mais minhas filhas nao! A menor as vezes sente uma leve coceira mais eu e ele a noite piora muito !!oq pode ser ?

        1. A principal causa de coceira em mais de um membro da mesma familia é escabiose (sarna). Outras doenças como alergia a mosquito (prurigo estrofulo), picadas de pulgas e percevejo tambem podem causar coceira em membros de uma mesma familia.

  15. olá tudo bem, minha bebe de 1 ano e 3 meses esta tendo manchas vermelhas que não coçam e não aparecem no torax e nem nas costas, mas tem nos braços, pernas e rosto, tem tosse e coriza, oque pode ser ?

      1. Meu filho de 18 anos , começou a ter alergia ao sol, fica com a pele todo vermelha e cossa , fez exames. Está tomando medicação e eu não estou vendo melhoras.. isso aconteceu depois que nos mudamos ,tem alguma coisa ver com o UV daqui ? Estamos no mês de frio ,mesmo assim um raio de sol que pegou ,já empolou todo . Gostaria de saber se isso vai passar?

        1. urticaria solar é uma doença rara porem muito incapacitante. O tratamento é evitar o sol e o uso de antialérgicos. Alguns imunobiologicos podem ser tentados em casos graves. Com o tempo pode sim melhorar expontaneamente.

  16. Meu filho de 10 anos tomou a vacina da gripe e após 5 dias começou uma urticária horrível pelo corpinho dele inchando olhos, buchechas e testa e várias urticárias pelo corpo e estou dando antialérgico histamin mas o rosto tá muito inchado, do corpo vai e volta já estou ficando doida ele já está a 3 dias assim

  17. Bom dia estou com alergia começou com manchas vermelhas evoluíram para bolinhas de água é alergia de plantas alfafinha sem perceber que existia toquei nela .gostaria de saber oque toma alguma pomada para usar

    1. O ideal é procurar um alergista ou dermatologista para ser adequadamente avaliado. A depender da gravidade das lesões geralmente são prescritos corticoides tópicos e compressa gelada local. Nos casos mais graves o uso de antialergico e corticoide oral pode ser necessario.

  18. Olá, estou com várias bolinhas vermelhas pelo corpo, igual a primeira imagem da matéria. Como se fosse várias picadinhas de mosquito pelo corpo todo, já faz uns 3 dias. Coça muito. Devo procurar um Posto de saúde, UPA ou hospital?

  19. Bom dia minha filha tá com umas manchas escuras e ressecadas na pele região do pescoço barriga embaixo do braço que coçam parece algum tipo de alergia está descamando o que pode ser?

  20. A minha alergia aumenta quando eu saio no sol, depois de eu sai do sol minha todos começa arde ela aumenta marcha na barriga todas no meu pulso do braço tem um monte de bolinha branca ela ficar ruim quando pega sol, como posso fazer para acabar, qual remedio?

    1. Varios tipos de doenças de pele podem piorar com exposição ao sol como urticaria colinergica, urticaria solar e dermatite atopica. Procure um alergista para ser avaliado e iniciar um tratamento adequado.

  21. Boa Noite,Dr.Andre,eu tenho um primo que ele tem 1ano e 4 meses,ele se coça tanto,ao ponto que se fere,a mãe já levou em vários médicos,falam que é escabiose,eu gostaria de saber se através de um teste alérgico tem como descobrir se é escabiose, já exame de sangue não deu nada, já usou tanta coisa como loção e não melhora,a cabeça está com ferida de tanto ele coçar.

  22. Boa tarde! Estou com uma coceira ja tenho dois meses ja tomei todo tipo de anti arlegico varias pomadas remedio pra sarna pra verme e nada..corsa muito da vontade de passa um licha arde queima a parte que mais corsa e a bumda e as parte das pernas depois das virias e so fica ritadado com alguns carocinhos vermelhos não sei o que fazer mais..

  23. Estou com o corpo coberto de pequenos caroços vermelhos principalmente nas coxas e pernas. Em alguns momentos coçam. O que pode ser?

  24. Eu minha filha meu marido minhas irmãs meus sobrinhos estamos com uma coceira orrivel coçam arde pinica na pele e vira ferida já usamos antibiótico loção pra sarna todo tipo de remédio e não passa tamos sofrendo muito com isso 😔 minha pequena só tem 4 mês

  25. Ola eu e meu marido meu filho e minha filha também estamos com coçeira no corpo a um mês, coça muito, meu marido e filho tem caoços ater nos testiculos, pernas bumda enfim isso e muito ruim, também tenho caroços pelo corpo todo minha menina também tem mas e mais pouco o que pode ser? Ja tomamos varios remedios usamos pomadas e imutáveis.

  26. Minha bebê de 9 meses começou a ficar empolada e manchada no , são lesões que ficam vermelhas e depois escurecem, criando uma casquinha por cima das feridas , fica bem avermelhado quando vai tomar banho. Depois fica escuro parecendo queimado. E se espalha por toda as costas e na barriga.

  27. Olá. tenho umas erupções no corpo sempre durante a noite. Ela sempre muda de lugar. Na maioria das vezes é nas pernas e coça muito. Mas dá nas costas, no colo bem próximo ao pescoço. O que pode ser? Fica vermelho fica como bolhas. Depois de um tempo some.

  28. Olá doutor estou com uma alergia a duas semanas já tomei vários antialérgico e tomo banho com sabonete de coco mais não resolve. É uns carocinhos que dar só nas pernas(nas pernas sempre empola mais) e nos braços a noite piora e de dia quase não tem oq faço?

  29. CONSUMI RECENTEMENTE UM CHICLETE SABOR CANELA E ASSIM QUE FUI TOMAR BANHO PERCEBI QUE MEU CORPO ESTAVA COM BOLINHAS VERMELHAS SURGINDO DO NADA, E TEM ANOS QUE NÃO MASCO CHICLETE E MUITO MENOS CANELA

  30. Olá. Gostaria de pedir uma opinião para o meu caso. Estou a mais de 1 mês com umas manchinhas nas pernas. Não coçam, não doem, não sinto nenhum incômodo a não ser a aparência mesmo. Eram algumas apenas e em uma semana apareceram várias. Elas ficam claras e depois sem coloração alguma. Apenas findam como se fossem uma cicatriz meio enrugadas. Aparecem vermelhas com uma descamação fina e leve. Depois ficam amarronzadas e enrugadas? Por fim clareiam e ficam as cicatrizes. Apareceram as em meus braços. Começaram mas pernas. Tem poucas nós braços umas 3 na barriga. O medico me passou cetoconazol para passar nas mamcjas mais são muitas não sei mais oque fazer. Hidrato a pele com óleo de amêndoas de dia e a noite passo a pomada. Estou ma 3° semana de flucomazol, que foi receitado 1 por semana durante 4 semanas. Mais não adianta de nada. Elas apenas somem e aparecem novas manchas. Não consigo mais usar shorts só calças com vergonha da aparência. Me ajude por favor. Já fiz pesquisas por fotos e não encontro em lugar algum manchas parecidas. É desesperador.

  31. Olá senhor médico eu estava com coçeira nas pernas só que quando ficou de dia piorou foi até o braço barriga até aí ok só que começou a coça muito não consegui nem fazer a atividade da minha escola eu não tinha comido nada diferente só carne de porco e Doritos e a gente não tem costume de comer isso e depois disso tudo ficou com caroços um pouco vermelhos e coçam muito queria saber o que pode ser meus pais até falaram pra eu não comer corantes vc acha que é isso eu tô querendo acabar com isso pra para de coçar se vc saber o que é pode falar

  32. Comecei a ter coceiras na pele, em alguns lugares específicos, conforme cosei deu alguns machucadinhos que deixaram manchas e mais grosso o local e ainda coca bastante, nunca tive nada parecido… Parece que queimei e ficou escamoso, é estranho nunca tive

  33. Minha filha está tendo, esporadicamente, reações alérgicas na pele (como urticaria). Levei ao alergista imunológista, o qual passou vários testes alimentares, mas deram não reagentes. Qual o próximo passo devo tomar? Seria algo grave?

  34. Já faz alguns anos q eu tô com alergias,tenho alergias a tudo q vai leite e fermento ,mais agora ele piorou muito não sei o q fazer

  35. Eu te trabalha em obras
    E só começar q alergia ataca
    Tenho q da umas pausa de uma semana ou alguns dias da semana
    A pele avermelha muito
    Coça muito, da tipo umas bolinha
    E por coça elas viram feridas
    E minha pele resseca muito tbm
    N sei oq fazer

    1. Uma das causas mais comuns de dermatite em pessoas que trabalham em construção é dermatite de contato pelo cimento. Sugiro fazer um teste de contato em consultorio de alergista para avaliar essa e outras causas de alergia.

  36. Me deu golpe de calor , porém o médico passou os remédios e a pomada pra passar , usei porém minha pele começou a coçar muito e ficar muito inchado minhas mão meus olhos meu pescoço minha orelha tá tudo inchado e coçando bastante , a médica falou que pode ser alergia os medicamentos que o primeiro médico passou , meu olho quase não consigo abrir de tão inchado a mão o pulso e orelha tudo inchado tbm , oq pode ser por favor 😭 tô sofrendo muito com a coceira o o inchaço cada dia aumentando

  37. Ótima matéria. Doutor, depois de tomar Terbinafina 250 mg tive urticária por todo meu corpo, o dermatologista que consultei falou que foi reação alérgica ao remédio, mas hoje já faz 7 dias que suspendi o remédio e ainda estou com a urticária,mesmo tomando anti histamínico . Você acha que realmente foi alergia ao medicamento?

  38. Olá, boa tarde, Dr.

    Meu corpo coça nas costas, no braço às vezes fica em relevo, coça nas pernas, ficando inchado em alguns lugares como as costas e às vezes relevo no braço. Tem alguma ideia inicial do que poderia ser? E Dr. em qual especialista médico consigo verificar isso com exatidão?

  39. Bom dia tudo bem??
    Na noite da virada deste ano comi uma castanha só, tinha tomado pela manhã um citoprofeno 150mg pra dores na artrose, e já venho tomando há 12 anos atacandi 16/12/ 1x por dia a tarde passei protetor fator50 com hidratante e fomos a praia fiquei um pouco protegida do Sol.
    Mas ao regressar senti coceira nos braços perna e costas começou umas bolinhas vermelhas e está se espalhando pelo corpo como devo agir só tomei meia dose de histamin ontem que devo fazer??

  40. Hola me salieron estas ronchas son cuand9 están saliendo son dolorosas cada día empeora más y asta el grando de ya no poder caminar por que se siente como bolas adentro que puede ser

  41. Boa noite! Eu e meu esposo estamos com uma coceira no corpo e só piora a noite estamos com alguns caroços no corpo nas pernas embaixo das axilas e meu esposo tem no testículos ficar parecendo quem tem um bicho andando no corpo já tomei istamim e passamos a pomadae melhorou mais mais os remédios acabou e está voltando tudo de novo estamos muito preocupados oq pode ser

  42. Bom Dia ! Dr. estou com uma coceira no meu corpo todo . Menos nas partes íntimas . Fiz 36 exames , todos deram negativos . E também fiz para alergia deu negativo , tomei corticoide, desloratadina, loratadina e nada . Minha pele não tem caroço , nem fica vermelho. Só as coceiras que não estou aguentando mais . Será que é psicológico emocional? Já tem 3 meses que estou assim , será crise de ansiedade?

  43. Dr. André estou com uma alergia na pele,que fica assim parece umas ferruadas de dentro pra fora , coça e a pele fica muito irritada.
    Qual medicamento o Sr me indicaria?
    Desde já agradeço.

    1. O ideal é sempre fazer o diagnóstico antes de iniciar o tratamento. Voce deve ir a um alergista para ser adequadamente avaliado e após o diagnóstico ai sim iniciar um tratamento. Voce pode ter dermatite atopica, urticaira, dermatite de contoto etc e o tratamento é diferente em cada uma dessas doenças.

  44. Olá doutor estou apareceu na parte interna das minhas coxas muitos carinhos e se espalhou pelo corpo inteiro ate palma das mãos mais aonde tem mais coxas perto das axilas e coça as vezes estou tomando antialérgico histamim e predsolona a 3 dias não estou vendo melhoras

  45. Boa noite Dr., eu tenho tido bastante irritação na pele começou na parte dos seios e após um tempo saiu e deu na parte da barriga e agora está coçando bastante não é a todo momento mas quase sempre não consigo não coça e acaba machucando…. além da coceira aparecem umas manchas mais escuras com bolinhas e como se estivesse descascando fica cinza as vezes também com vermelhão sabe o que pode ser?

    1. Diversas doenças podem cursar com coceira no corpo. Dermatite atopica, dermatite de contato, urticaria, escabiose, pruridermia etc. Voce deve procurar um alergista ou dermatologista para ser adequadamente avaliado.

  46. Estou todo dia pela manhã tendo coceiras na pele.Aparece bolinhas vermelhas….elas ficam depois grandes
    Depois de um tempo some
    Já fui ao médico…tomei antialergico sumiu
    Mas voltou as coceiras a faço?
    Que pode ser?

  47. Minha filha teve a primeira crise alérgica aos 3 anos de idade.
    Hoje está com 23 anos, já levei a especialistas, ela já fez vários testes para descobrirmos a causa e até hoje nada de sabermos qual o motivo dessas crises.

  48. Olá preciso de uma orientação fico me coçando o toda hora (detalhe) estou com um problema no encaminhamento de água na minha casa tomo banho com água de posso artesiano essas coceiras pode ser da água do posso ? Obrigado por me ajudar abraço

    1. Várias doenças podem levar a coceira na pele. Xerodermia, urticaria, dermatite atopica e de contato, farmacodermia, escabiose etc. O ideal é voce procurar um medico alergista ou dermatologista para ser adequadamente avaliado e chegar a um diagnóstico preciso.

  49. Olá doutor, minha filha tem umas manchas só de um lado do corpo, na parte da manhã quase não vê, quando o tempo começa a esquentar elas escurecem, e ela soa muito daquele lado, lado esquerdo, o que pode ser?

  50. Boa noite, estou com umas férias na área do peito e embaixo do braço, parecem as da foto
    de (farmacodermia). Primeiro, quando começou a coçar achei que era alergia a mosquito (que eu tenho) mas ao longo dos dias percebi que a coceira só aumentava e o que antes era vermelho escureceu e virou pequenas feridas e minha pele está descascando, o que o senhor me recomenda? Porfavor não aguento mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *