Alergia emocional: por que ela surge?

alergia emocional

A alergia emocional pode se manifestar no corpo como uma resposta à sobrecarga emocional, mas pode ser controlada por meio de tratamento adequado.

A alergia emocional surge como uma reação natural do organismo humano quando as emoções funcionam de forma inadequada, e com isso, provocando irritações na pele.

Portanto, trata-se de uma manifestação nociva dos anticorpos em defesa do organismo e está diretamente associada aos aspectos da saúde emocional.

Contudo, a alergia emocional ainda é pouco conhecida pela maioria dos pacientes, o que acaba dificultando encontrar a solução.

Pensando nisso, o Serviço de Alergia e Imunologia da Policlínica de Botafogo esclarece neste post as principais dúvidas sobre alergia emocional. Confira!

O que é alergia emocional?

A alergia emocional é considerada como sendo um dos sintomas psicossomáticos que podem ser manifestar no corpo nos momentos de adversidades da vida.

Isso porque é uma doença que tem sua origem na psique humana e pode ser desencadeada por sobrecarga emocional, como ansiedade ou estresse.

Com isso, os níveis do hormônio cortisol são liberados no corpo de forma exacerbada, provocando o surgimento de bolinhas vermelhas na pele, além de outras irritações.

E quando não tratada no início, pode acabar evoluindo e agravando o quadro de pacientes com doenças dermatológicas pré-existentes, como por exemplo:

Além disso, outros sintomas indesejáveis também podem aparecer, como por exemplo:

  • Falta de ar;
  • Suor excessivo;
  • Insônia.

Apesar da alergia emocional ainda não ter um diagnóstico oficial, a nomenclatura faz referência ao conjunto de sintomas alérgicos provocados por sobrecarga emocional.

Alergia emocional: quais os tipos mais comuns?

É importante entender que a alergia emocional tem origem na mente e se manifesta por causa da pré-disposição genética para desenvolver doenças na pele.

Sendo a sobrecarga emocional um dos fatores a contribuir no surgimento de inflamações no corpo em forma de feridas, lesões, coceiras e outras irritações.

Veja algumas doenças de pele que podem ser agravadas em pessoas com quadro de estresse e ansiedade.

1 Urticária

urticaria na pele

A urticária é uma das doenças pré-existentes que podem ser agravadas diante de um contexto de traumas emocionais.

Trata-se de uma irritação na pele que pode ser provocada por diversos fatores, sendo as mais comuns o uso de alguns medicamentos, alimentos, doenças autoimune e também por estresse.

Em alguns casos, ela pode permanecer no corpo por semanas, meses, ou até por anos. Diante disso, investigar as suas causas é a melhor forma de evitar que elas surjam.

2 Dermatite atópica

demartite atópica

A dermatite atópica também pode ser agravada em momentos de vulnerabilidade emocional, por isso, também é considerada um tipo de alergia emocional.

No entanto, esta é uma doença crônica e hereditária e que pode causar irritações diversas, coceira e lesões na pele.

Por isso, realizar exames de alergia para identificar a causa é a melhor forma de prevenir os sintomas, além de analisar com cautela os diversos fatores desencadeantes.

3 Psoríase

psoriase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica que também pode ser desencadeada por motivos emocionais.

Portanto, a psoríase pode ser engatilhada diante de situações de estresse, frio e infecções, e seus sintomas mais comuns são a irritação na pele ou erupções cutâneas.

Com isso, causando descamação da pele na área afetada, sendo muito comum se manifestar no couro cabeludo e nas articulações.

Contudo, existem vários tipos de psoríase e diferentes sintomas, cabendo ao médico especialista fazer este diagnóstico.

4 Vitiligo

vitiligo

A alergia emocional também está relacionada à doença do vitiligo, visto que as vivências estressantes podem desencadear o início da doença.

E com isso, piorar ainda mais o quadro de saúde emocional da pessoa, já que suas características afetam a aparência e a autoestima da pessoa.

Isso porque o vitiligo tem como principal característica o surgimento de manchas brancas na pele, causadas pela ausência de melanina.

Já que a melanina tem a função de pigmentar o tecido epitelial, ou seja, é ela que dá a cor para a pele.

Diante disso, o fator genético e o fator emocional são importantes instrumentos para controlar a doença.

Alergia emocional: causas

A alergia emocional é um processo multifatorial que também pode ser desencadeado por fatores emocionais.

Isso porque são as emoções que regulam os níveis dos hormônios estressores no organismo, e com isso, impactando diretamente na imunidade do corpo.

Mas quando a imunidade do corpo está desequilibrada, os anticorpos não conseguem cumprir a sua função a contento.

Com isso, não são capazes de defender o organismo dos possíveis patógenos que podem atacar, inesperadamente, como gripes e alergias, por exemplo.

Além disso, é importante frisar que o sistema imunológico é modulado pelos processos químicos do estresse e da ansiedade.

Estes processos químicos envolvem ações químicas no sistema endócrino e no sistema nervoso, por isso, eles são importantes para proteger o organismo de infecções.

Portanto, o estresse e a ansiedade são processos químicos naturais do organismo, e são necessários em situações adversas, às quais todos estamos expostos.

Mas se eles funcionam de forma inadequada, podem fazer surgir os processos infecciosos no organismo, como o desenvolvimento das alergias, por exemplo.

Apesar do peso genético no quadro de sintomas da alergia emocional, fatores como a imunidade e a saúde emocional, têm forte impacto na solução do problema.

Alergia emocional: como aliviar os sintomas?

O médico alergista, assim conhecido popularmente, possui a perícia médica necessária para identificar as causas da alergia emocional.

Assim, poderá indicar o tratamento completo para curar as doenças passíveis de cura, ou estabilizar os sintomas para minimizar a irritação e o desconforto.

Para isso, poderão ser receitados medicamentos anti-alérgicos para aliviar a coceira, a vermelhidão e o inchaço, sintomas comuns em processos de alergias cutâneas.

Pode-se usar tambem:

  • Corticoides tópicos e orais
  • Hidratantes
  • Imunossupressores
  • Imunobiológicos

Em complemento a isso, também poderá agregar ao tratamento o encaminhamento do paciente ao psicólogo para tratar as questões emocionais.

Assim, controlando os fatores desencadeantes das doenças de pele, é possível estabilizar o quadro alérgico e ter mais qualidade de vida.

Conclusão

Por fim, a alergia emocional é uma reação do organismo aos agentes nocivos à saúde do corpo e pode ser desencadeada por fatores emocionais desregulados.

Então, para tratar o problema, é recomendado buscar a ajuda do médico alergologista para traçar o diagnóstico completo do quadro.

Para isso, o Serviço de Alergia e Imunologia da Policlínica de Botafogo fica à disposição para consultas, exames e tratamentos.

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

10 respostas

  1. Muito obrigada!
    Nesse momento acabei de descobrir que tenho alergia emocional, me coço toda que até causa ferida local , é horrível.
    Eu já imaginava que seria emocional,toda vez que estou muito ansiosa, nervosa , começa essa coceira .
    Obrigada 🙏

  2. Olá boa noite. Acho devo estar com problemas emocionais que devem ESTAR causando uma alegria em mim. Já tomei um remédio genérico do Polaramine, pomada e agora dexametasona. Me dá coceira no cotovelo, coxas, costas, braços. O que posso fazer para eliminar essa alergia. Eu NUNCA TIVE ESSE PROBLEMA. TUDO COMEÇOU JA FAZ UMA SEMANA. AGUARDO UMA ORIENTAÇÃO. OBRIGADA

    1. Voce precisa passar por uma consulta com dermatologista ou alergista para saber qual o seu diagnóstico. Coceira na pele pode ter várias causas: escabiose, dermatite atópica, dermatite de contato, xerodermia, psicogenica etc. Cada causa de coceira tem um tratamento específico

  3. Tenho esse tipo de alergia eu fico toda cheia de caroço,inchada e me coçando não e sempre q acontece queria muito saber o motivo pq é muito ruim ficar assim

  4. Boa tarde, estou com uma alergia já faz dois meses. A alergia só aparece geralmente nas coxas, braço e canela. Ela tem forma redonda igual Papula, some e parece. Já tomei vários anti alérgico desaparece e depois vem. Tô ficando preocupada por não saber o q fazer !!!!
    Já consultei com alergista ele receitou antialérgico, mas enfim não sabemos a causa da alergia. Tô achando que pode ser emocional, devido a leitura desse texto.

  5. Tô com essas crises alérgicas des do ano passado, estava em trabalho muito estressante e na família muitos problemas, acredito que desencadeou essa reação alérgica em mim, agora não sei como tratar, de tempo em tempo aparece manchas vermelhas nas cochas,costas ,rosto, barriga assim vai.

  6. Estou com alergia nas coxas cotovelos atrás dos joelhos não coçam são caroços vermelhos elevados está se alastrando pelo corpo já faz 3 meses médico nenhum sabe o que é,já tomei vários medicamentos pomadas e nada,alergista disse pra ter paciência que deve ser uma doença autoimune que ainda não sabemos,mas estou muito preocupada,não sei o que fazer mais a quem procurar

  7. Já faz uns 6 meses que comecei com uma coceira por td corpo fica vermelho vários vergoes no pescoço,braço começa a coçar do nada.ja fiz teste alérgico não deu nada já fiz outros exames um deles foi o Fan deu normal.Ja tomei vários antialérgico não melhora e tá insuportável.Fui até enfectologista ele disse que meus exames estão tds bons não tenho nada.E que td isso e reação ao stress,anciedade passou um escitalopram não resolveu continuo do mesmo jeito.Nao posso sair no sol tá difícil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *