Alergista online: como funciona e quais as vantagens do atendimento médico virtual?

alergia emocional
Alergia emocional: por que ela surge?
7 de março de 2022
doenças autoimunes
Doenças autoimune: Descubra o que são e conheça 5 tipos
14 de março de 2022

Alergista online: como funciona e quais as vantagens do atendimento médico virtual?

consulta online alergista

consulta online alergista

Você já pensou em fazer uma consulta online com alergista? Atualmente, devido ao avanço da tecnologia, os modos de receber atendimento médico estão sofrendo várias modificações. Entre essas, está o surgimento da telemedicina, um método moderno de oferecer tratamento aos pacientes. 

 

Sendo assim, veja neste artigo, mais detalhes sobre o que é uma consulta com alergista online e como funciona. Além disso, conheça as principais vantagens que essa modalidade é capaz de proporcionar. 

 

Boa leitura!

O que é uma consulta médica online com alergista?

 

A consulta online, também conhecida como teleconsulta, é um meio de receber atendimento sem a necessidade de ter que comparecer presencialmente até uma clínica ou posto de saúde, já que o contato acontece de forma virtual. 

 

Em outras palavras, esse tipo de serviço médico permite que o paciente receba uma avaliação de sua saúde à distância, todo o processo acontece remotamente. Para isso, em geral, são usados aplicativos de videoconferência que possibilitam a conversa em tempo real. 

 

Desse modo, para fazer uma consulta virtual com alergista, basta verificar se você tem uma conexão de internet que suporta ligação por vídeo e um aparelho de comunicação disponível, como smartphone, tablet ou notebook. Após isso, é só acessar um site de agendamentos e escolher o seu horário.

Como funciona uma consulta online?

 

A consulta online funciona basicamente da mesma maneira que o atendimento presencial, o profissional de saúde tem por objetivo realizar um diagnóstico para o incômodo do paciente e indicar o tratamento adequado. Para isso, dentre outras coisas, o médico vai:

 

  • Ouvir com atenção e empatia;
  • Avaliar sinais e sintomas;
  • Solicitar diferentes tipos de exames;
  • Prescrever medicamentos por meio de receitas;
  • Emitir laudos e atestados.

 

É digno de nota que os documentos emitidos digitalmente possuem o mesmo valor jurídico que os de papel, já que são validados por meio assinatura eletrônica e certificação digital. 

 

Além disso, também é válido ressaltar que a consulta médica online serve tanto para adultos como para crianças. Porém, é claro que, em casos de situações de maior gravidade ou de urgência, o recomendado é buscar ajuda presencial em um pronto-socorro. 

Quais são as vantagens de fazer uma consulta com alergista online?

alergista online

alergista online

 

Os benefícios para o paciente de escolher um atendimento com alergista à distância são inúmeros. Veja 5 exemplos práticos. 

1- Otimização do tempo

 

Em primeiro lugar, a consulta online possibilita que o paciente possa economizar tempo, já que não é preciso enfrentar horas no trânsito para chegar a um consultório e nem filas. Apenas é necessário estar conectado à internet no horário agendado com o profissional.

 

Também, para quem trabalha e possui uma vida bem corrida, existe a chance de marcar o atendimento para o período noturno, facilitando o cuidado e a manutenção com saúde. 

2- Mais conforto físico

 

Por meio da consulta na internet, você pode conversar com o seu médico sem precisar sair de casa, garantindo o conforto físico. Além do mais, no caso dos pais ou mães com filhos pequenos, isso pode tornar mais acessível a busca por tratamento clínico. 

 

Afinal, nem sempre há uma pessoa com disponibilidade para cuidar das crianças a fim de que o adulto consiga ir ao atendimento. E ter que arrumar o pequenino e levá-lo junto ao consultório pode causar desânimo e fazer com que o indivíduo desmarque o agendamento. 

 

Por outro lado, estando em casa, é mais fácil conciliar as tarefas domésticas e cuidados com filhos e, ao mesmo tempo, tratar da própria saúde. 

3- Maior segurança 

 

Quem possui um sistema imunológico mais frágil, por exemplo, os pacientes imunossuprimidos e os idosos, precisa ter maior cautela quanto à exposição a situações que podem favorecer a contaminação com a covid-19 e outras doenças. 

 

Por isso, dependendo das circunstâncias, é recomendado que as consultas médicas sejam feitas de modo virtual com o objetivo de preservar a saúde. Já que a saída de casa e a presença em ambientes coletivos aglomerados, aumenta os riscos de uma infecção. 

4-Diminuição da procrastinação com a saúde

 

Outro benefício da possibilidade de fazer uma consulta online, é que isso diminui as chances de procrastinar a busca por atendimento. Talvez, nos últimos tempos, você venha reclamando de algum incômodo e sabe que precisa ir a um médico para avaliar o problema.

 

Porém, no fim das contas, sempre acaba arrumando uma desculpa para não fazer isso, adiando o compromisso. Muitas vezes, pode ser o trabalho que não consegue tirar uma folga, o tempo que amanheceu muito chuvoso exatamente no dia da consulta e assim por diante. 

 

Nesse caso, já que de forma virtual basta ligar o computador ou celular para conversar com o médico fica mais difícil encontrar um motivo válido para adiar o tratamento de saúde, ou seja, diminui a probabilidade de procrastinação. 

5- Acesso a médicos especialistas 

 

Por último, o atendimento à distância torna possível o acesso a profissionais de diferentes especialidades, visto que para a internet não existe barreira geográfica. 

 

Isso é especialmente interessante para aquelas pessoas que moram no interior, uma vez que nem sempre existem médicos especialistas disponíveis em sua cidade, sendo necessário se deslocar para outros locais bem mais distantes. Nessa situação, pode ser muito mais vantajoso recorrer a uma consulta online. 

 

Além disso, o ambiente digital disponibiliza comentários e avaliações de outros pacientes anteriores sobre um determinado profissional de saúde, ajudando a compreender melhor o perfil e a maneira de atuação.

 

Assim, caso veja que o médico tem exatamente as características e qualificações que você procura, com o uso da tecnologia, existe a oportunidade e de realizar o atendimento normalmente, mesmo que você more em outra região. 

 

Em resumo, a consulta médica virtual tem o mesmo objetivo que a modalidade presencial, a diferença é que o processo acontece por meio de aplicativos de videoconferência online. 

 

Entre as vantagens desse método, é possível destacar: melhor uso do tempo, maior conforto, diminuição da procrastinação para buscar ajuda médica e acesso a profissionais especialistas. 


Pensando nos benefícios, caso esteja procurando um alergista ou otorrino, que tal agendar uma consulta online? Receba um tratamento especializado para rinite, sinusite, asma, dermatite e muitas outras doenças!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>