alergia a penicilina
Alergia a penicilina – alergia a antibióticos
15 de julho de 2019
vacinas para alergia
5 Tipos de Alergia e Como Tratar
16 de abril de 2020

6 Maneiras de Identificar se você é Alérgico e 3 Formas de Tratar sua Alergia

Maneiras de identificar se você é alérgico

Nariz coçando, entupido, espirros e mal estar geral. Será que isso é um resfriado ou eu estou numa crise alérgica? Nem sempre é fácil de saber. Até os médicos têm essa dúvida.

Vivo doente, tenho todas as ítes, rinite, faringite, sinusite e otite. Será que sou alérgico ou tenho baixa imunidade? Então, como saber

Realmente pode ser um desafio diferenciar um quadro alérgico de infecções respiratórias como resfriados, gripes e faringites virais. Os sintomas costumam sem semelhantes e quem é alérgico pode ter uma predisposição maior para ter essas infecções

Além disso a pessoa pode ser alérgica e ter um resfriado no momento, que não é um quadro alérgico

Então como posso saber se esses sintomas são por um quadro alérgico ou infeccioso (gripe, resfriado, etc).

1- Quadros de Repetição

Em geral adultos ficam resfriados 3-4x no ano e crianças podem ficar até 10x ano. Então se você está tendo quadros de obstrução nasal, coceira, espirros, coriza, olhos coçando e lacrimejando com frequência maior que essa pode ser um quadro alérgico. Se você tosse com frequência e as vezes tem falta de ar também pode ser um quadro alérgico.

2 – Ausência de Febre

Alergia não dá febre. Então se você tem sintomas nasais como obstrução, coriza, espirros e mal estar associado a febre deve ser um resfriado. Se você está tendo esses sintomas de forma recorrente e sem febre é provável que seja alergia

Ausência de febre

3 – Familiares com Alergia

Alergia é uma doença hereditária. Isso significa que se um de seus pais é alérgico você tem 50% de chance de também ser. Se os dois pais são alérgicos aumenta para 70%. Pergunte a seus pais e irmãos se eles têm ou já tiveram rinite, asma, dermatite atópica. Se a resposta for positiva, mesmo que só na infância, tem uma boa chance de você também ser alérgico

4 – Sintomas desencadeados por poeira, cheiro forte e mudança de tempo

O paciente alérgico costuma piorar com algumas coisas. Chamamos isso de gatilhos para as crises. Geralmente os sintomas pioram ao contato com poeira pois o principal causador de alergia no nosso meio (alérgeno) é o ácaro da poeira doméstica. Também pode piorar os sintomas com mudança de tempo e contato com odores fortes como fumaça de cigarro, perfumes e desodorantes, queimadas.

Geralmente os sintomas reaparecem sempre que se entra em contato com esses gatilhos

Alérgia

5 – Início dos sintomas

Geralmente as alergias aparecem na infância e podem ou não sumir ao longo da vida. Então se uma criança começa a apresentar sintomas de rinite frequentes é provável que seja uma rinite alérgica. Se um jovem apresenta falta de ar, tosse e chiado no peito de repetição é provável que seja uma asma alérgica. Porem se os mesmos sintomas aparecem em um idoso a chance é bem menor. É pouco comum alergias respiratórias aparecerem pela primeira vez em idosos. Porem, pode sim, reativar uma alergia que teve na infância.

6 – Testes alérgicos 

O teste alérgico é a melhor maneira de confirmar se uma pessoa é alérgica. Pode ser feito no consultório (teste cutâneo ou prick teste), demorando poucos minutos e praticamente indolor e confirma com precisão se você é alérgico e ao que tem alergia. Também pode ser feito através de exames de sangue.

Teste alérgico

O.K. Agora sei que sou alérgico. Como eu trato?

Uma vez confirmado o diagnóstico de alergia é preciso tratar. Existem 3 formas gerais de tratar os quadros alérgicos. Podemos chamar de o tripé do tratamento alérgico.

1- Evitar o contato com o alérgeno

Se você tem alergia a alguma coisa e não tem contato com essa coisa você não terá sintomas. Por exemplo, se você sabe que é alérgico a gatos basta tentar evitar o contato com eles que o problema está resolvido. Parece simples, mas infelizmente não é. A maior causa de alergia no Brasil são os ácaros da poeira doméstica. Sabemos que é impossível evitar o contato com poeira por completo então o que devemos fazer é minimizar esse contato através de medidas de controle de ambiente.

 

2 – Medicações

Atualmente existem diversos medicamentos para o tratamento dos quadros alérgicos. Antigamente esses remédios causavam muita sonolência e muitas pessoas têm preconceito também com o uso de corticoides pelos seus efeitos colaterais. Mas a verdade é que atualmente dispomos de medicamentos modernos e seguros, sem esses efeitos colaterais indesejáveis. Claro que o tratamento é personalizado e deve ser acompanhado do controle de ambiente e imunoterapia (tratamento com vacinas).

3 – Imunoterapia (tratamento com vacinas)

O tratamento com vacinas alergênicas consiste em dar ao paciente pequenas doses daquilo que ele tem alergia de forma que ele se acostume (dessensibilize) e pare de ter o quadro alérgico. É um tratamento altamente eficaz e atualmente no Brasil pode ser feito na forma de injeções subcutâneas ou gotas sublinguais.

Dr Andre A Gauderer
Médico Alergista
Serviço de alergia da policlinica de botafogo

39 Comentários

  1. […] tratamento dessas alergias varia de acordo com o sítio que ela ataca. O tratamento da rinite é diferente da […]

    • Grasiele STELI disse:

      Boa noite Dr queria tira uma dúvida meu de 5anos tudo dia mas na parte da noite ataca uma crise de alergia ele espira coça a garganta fica com o nariz entupido. Ele não consegui dormi a noite msm eu dando anti alérgico… já dei vários tipos de anti alérgico e nada cessa… mantenha a rotina de limpeza da casa pra não pode fica com poeira praticamente todo passo até o aspirado dentro de casa pra evitá poeira… oq eu faço eu fica até desconfiada que possa ser o leite pq ele mama mamadeira ainda é quando ele era bebê ele sempre dava infecção intestinal por conta do leite

      • Voce precisa se consultar com um alergista, realizar os testes alérgicos para determinar ao que seu filho tem alergia e então iniciar um tratamento adequado. Pode ser preciso usar corticoide nasal, lavagem nasal e até imunoterapia (vacina de alergia)

  2. joao disse:

    idosa cardíaca de 84 anos, há restrições para fazer teste alérgico?

  3. Glayde disse:

    Meu filho com 6 meses apareceu com alergias fortes na pele foi diagnosticado como regeicao a lactose com 15 anos o alergista falou q ñ era é sim dermatite atípica só piora os remédios ñ fazem + efeito agora ele com18 anos veio uma crise muito forte e já fazendo bateria de exames cutâneo alimentar e exames laboratoriais. A pergunta é tem um remédio específico criado p agir rápido é eficaz par esse problema ? Aguardo uma resposta gratidão.

    • Glayde, primeiro passo é ter um diagnostico preciso do seu filho, para depois pensar em um tratamento.Se o diagnostico for dermatite atópica existem diversos tratamentos, passando do básico de hidratação e corticoide topico, imunossupressores topicos até imunossupressores orais e imunobiologicos como o dupixent.

  4. Geceli Oliveira disse:

    Bom dia.
    Meu filho de 8 anos, há uns 15 dias começou atuasir bastante, uma tosse constante em determinado horários, já tomou bastante remédio, xaropes e até antibióticos. Melhorou um pouco, mas a tosse continua. O médico clínica quer encaminhar ele para um pneumologista, mas eu penso que seria um caso de alergista. O que vcs me dizem?

  5. Marlene disse:

    Dr. venho sofrendo a 1 ano com episódios de muita irritação e coceira no corpo, já fui a Dermato, alergista ( não fez o teste) tenho hipotireoidismo a 18 anos, fiz alergia na pele, ao puran e tapazol, no início do tratamento, o endocrinologista trocou para synthroid 125, as vezes acho q e alergia alimentar ou a remédios…. gostaria de saber como descobrir o q realmente me afeta, agora mesmo, vários locais ( costas,barriga, pernas) penicando, vários calombo e coceira. Obrigada!

  6. A 8 meses, parece que tô todo tempo gripada, mas só sai uma grude parece cola de isopor transparente, o que pode ser e nariz entupido.

  7. Keitty Oliveira disse:

    Minha mãe, teve covid 19 em março do ano passado, ela tem 65 anos de idade, quase morreu… Graças a Deus ela reagiu aos medicamentos, porém infelizmente já tem um ano que essa tosse não some. E a incomoda muito, fizemos tomografia, raio-x e pulmão está limpo, diz minha mãe que a secreção desse da cabeça.. agarra na garganta e ela tosse até sair. Não sei oque fazer, qual médico procurar, qual medicamento dá, pois nada faz efeito. Tosse a noite, e na parte da manhã

  8. Jehnifer disse:

    Fiz uma cirurgia, e 7 dias após uso de micropore começou a coçar… Parei de usar, porém a alergia na região piora e aumenta todos os dias, mesmo usando via oral antialérgico e passando corticoide na região.
    Tenho hipo e rosácea.
    Além de dermatologista, quem mais devo procurar ?

  9. Cleomar maria disse:

    Dr:André Boa noite.
    Meu filho tem 16 anos e de um ano pra cá ele vem sentindo um ardor no corpo interno ele disse que é como fosse fogo dentro dele e chega a o incomodar muito,o senhor poderia me antecipar de que realmete se trata esse ardor?

  10. Graziele franca disse:

    Dr o meu filho desdo 4 meses de idade começou com gmcrises de bronquite hj ele tem 3 anos mas desdo 4 meses vive respirando rápido sempre ele não respira normal igual as outras crianças ele tem rebote e sinusite vc acha que esse cansaço diário pode ser alergia ? Pois ele faz tratamento pra bronquite mas vive assim do msm jeito não muda

    • Pode ser bronquite alergica (ou asma alergica) sim. principalmente se ele tambem tem crises de rinite e sinusite. deveria ser avaliado por um alergista e fazer testes alérgicos. dependendo do resultado a imunoterapia pode ajudar

    • Anne disse:

      Dr. Depois que fiz uma cesárea fiquei com alergia à nimesulida, Torsilax, Neosaldina.Sera que vou poder tomar esses medicamentos novamente? Pior que também comecei a ter crises de ansiedade e parece q tudo q bebo ou como da impressão de que tem algo em minha garganta,fico nervosa, coração acelera,da falta de ar. O que devo fazer? Pq pelo jeito é psicológico 🧘🤦🏻‍♀️

  11. Tereza Juliana disse:

    Tenho 38 anos e apresento todos os tipos alergia desde os 14 pra 15: anos . Respiratória ,pele todas . Faço uso de medicação conta própria Polaramine ,histin ,Histamin .Sempre melhorou . Agora tomei loratamed pela terceira vez e a reação foi ao contrário . Muito avermelhado o pescoço devido um perfume usado ou algo q comi . Arde e coça muito .Se formou umas bolhas e fica escorrendo água . já passei porisso na perna e ficou a marca . Fiz até uma tatuagem . Foi difícil acertar a medicação . Depois de tantos remédios e cremes ,pomadas caríssimas .

  12. Fernanda disse:

    Dr. Faz um ano que estou ruim … ja fiz os exemes mencionados acima mais sem sucesso… entre os remédios antialérgicos já usei corticoides no qual
    é temporário o alívio de sintomas… tb fiz tratamentos com antibióticos mais nada resolveu… os sintomas que mais me incomodam são nariz entupido e desconforto na garganta que é o catarro preso … a secreção que sai do nariz é bem grossa e alaranjada… e meu exame de sangue (eosilofilos)aponta que tenho alergia a algo e não consigo indetificar… ja procurei otorrino e larigologista mesmo assim não tivesse sucesso em nenhum tratamento

  13. Olá,doutor…minha sobrinha de 15 anos esta sentido coceiras em toda sua pele e surgindo varias manchas roxas,ela ja tomou vários remedios!Você acha que devo levar ela no alergista e dermatologista? Se caso sim,tem como eu descobrir se ela tem alergia a algum tipo de comida ou a àcaros?

  14. Regivaldo da Silva disse:

    Olá doutor! A minha mãe foi diagnosticada por uma doença chamada PEGA(Pustulose Exantemática Generalizada Aguda), causada por uso de algum medicamento que ela usou(de acordo com o que o médico disse), porém não descobriram qual medicamento causou essa doença. A minha mãe ainda sofre com o aparecimento de pústulas e manchas pelo corpo dela. Eu sei que é difícil descobrir qual foi o medicamento causador da doença, mas é possível descobrir qual(is) medicamento(s) ela tem alergia? Como proceder? Qual profissional procurar?

  15. Izabele disse:

    Doutor eses dias meu filho apresentou umonte de patacas por todo o corpinho . fiz uso de antialergicos via oral .por 7 dias , teve uma melhora mais vejo que esta voltando as patacas . pode ser um quadro alergico grave ?

  16. Elaine disse:

    Olá, dr Andre! Boa tarde. Minha dúvida é que fiz o teste prick test e o de sangue. Porém eles deram divergência, no do braço apresentou alergia a cacau e no ige específico não. Qual devo considerar?

  17. Claudia Lima de Oliveira disse:

    Oii, tenho 21 anos e a um ano atrás tomei bezentassil e tive reação alérgica, muita coceira e erupções na pele. Descobri que tinha alergia a penincilina, no dentista tomei a anestesia e não tinha penincilina nela e tive a mesma reação e hoje de repente tive essa mesma reação mas não comi nada de diferente…

    Nesse caso posso estar suscetivel a desenvolver alegia a alimentos e anestesias que antes não me causavam nada?

    • Voce precisa ser avaliada por um alergista para comprovar sua alergia a penicilina e a qual anestesico voce tem alergia. O terceiro episodio de alergia pode ou nao ser devido a alergia alimentar. apenas exames complementares (testes alergicos) associados a uma boa consulta poderam confirmar.

  18. Olá, tenho 31 anos, há três meses estou com uma tosse que “vai e vem”, passei em um clínico geral o qual prescreveu o antialérgico ÁRIA para fazer uso durante três meses, e indicou para evitar poeira, mas tenho vários gatos em casa, como faço para saber a que tenho alergia?

  19. Rosa Miguel disse:

    Bom dia doutor meu flho ta com 15 meses esses dias esta cosar muito o braços e a bariga e esta saindo umas borbulhas ele ja fez o tratamento de alergia mas volto de novo o que faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>