6 Maneiras de Identificar se você é Alérgico e 3 Formas de Tratar sua Alergia

maneiras de identificar se voce e alergico

Nariz coçando, entupido, espirros e mal estar geral. Será que isso é um resfriado ou eu estou numa crise alérgica? Nem sempre é fácil de saber. Até os médicos têm essa dúvida.

Vivo doente, tenho todas as ítes, rinite, faringite, sinusite e otite. Será que sou alérgico ou tenho baixa imunidade? Então, como saber

Realmente pode ser um desafio diferenciar um quadro alérgico de infecções respiratórias como resfriados, gripes e faringites virais. Os sintomas costumam sem semelhantes e quem é alérgico pode ter uma predisposição maior para ter essas infecções

Além disso a pessoa pode ser alérgica e ter um resfriado no momento, que não é um quadro alérgico

Então como posso saber se esses sintomas são por um quadro alérgico ou infeccioso (gripe, resfriado, etc).

1- Quadros de Repetição

Em geral adultos ficam resfriados 3-4x no ano e crianças podem ficar até 10x ano. Então se você está tendo quadros de obstrução nasal, coceira, espirros, coriza, olhos coçando e lacrimejando com frequência maior que essa pode ser um quadro alérgico. Se você tosse com frequência e as vezes tem falta de ar também pode ser um quadro alérgico.

2 – Ausência de Febre

Alergia não dá febre. Então se você tem sintomas nasais como obstrução, coriza, espirros e mal estar associado a febre deve ser um resfriado. Se você está tendo esses sintomas de forma recorrente e sem febre é provável que seja alergia

ausencia de febre

3 – Familiares com Alergia

Alergia é uma doença hereditária. Isso significa que se um de seus pais é alérgico você tem 50% de chance de também ser. Se os dois pais são alérgicos aumenta para 70%. Pergunte a seus pais e irmãos se eles têm ou já tiveram rinite, asma, dermatite atópica. Se a resposta for positiva, mesmo que só na infância, tem uma boa chance de você também ser alérgico

4 – Sintomas desencadeados por poeira, cheiro forte e mudança de tempo

O paciente alérgico costuma piorar com algumas coisas. Chamamos isso de gatilhos para as crises. Geralmente os sintomas pioram ao contato com poeira pois o principal causador de alergia no nosso meio (alérgeno) é o ácaro da poeira doméstica. Também pode piorar os sintomas com mudança de tempo e contato com odores fortes como fumaça de cigarro, perfumes e desodorantes, queimadas.

Geralmente os sintomas reaparecem sempre que se entra em contato com esses gatilhos

gatilhos para alergia

5 – Início dos sintomas

Geralmente as alergias aparecem na infância e podem ou não sumir ao longo da vida. Então se uma criança começa a apresentar sintomas de rinite frequentes é provável que seja uma rinite alérgica. Se um jovem apresenta falta de ar, tosse e chiado no peito de repetição é provável que seja uma asma alérgica. Porem se os mesmos sintomas aparecem em um idoso a chance é bem menor. É pouco comum alergias respiratórias aparecerem pela primeira vez em idosos. Porem, pode sim, reativar uma alergia que teve na infância.

6 – Testes alérgicos 

O teste alérgico é a melhor maneira de confirmar se uma pessoa é alérgica. Pode ser feito no consultório (teste cutâneo ou prick teste), demorando poucos minutos e praticamente indolor e confirma com precisão se você é alérgico e ao que tem alergia. Também pode ser feito através de exames de sangue.

prick teste

O.K. Agora sei que sou alérgico. Como eu trato?

Uma vez confirmado o diagnóstico de alergia é preciso tratar. Existem 3 formas gerais de tratar os quadros alérgicos. Podemos chamar de o tripé do tratamento alérgico.

1- Evitar o contato com o alérgeno

Se você tem alergia a alguma coisa e não tem contato com essa coisa você não terá sintomas. Por exemplo, se você sabe que é alérgico a gatos basta tentar evitar o contato com eles que o problema está resolvido. Parece simples, mas infelizmente não é. A maior causa de alergia no Brasil são os ácaros da poeira doméstica. Sabemos que é impossível evitar o contato com poeira por completo então o que devemos fazer é minimizar esse contato através de medidas de controle de ambiente.

 

2 – Medicações

Atualmente existem diversos medicamentos para o tratamento dos quadros alérgicos. Antigamente esses remédios para alergia causavam muita sonolência e muitas pessoas têm preconceito também com o uso de corticoides pelos seus efeitos colaterais. Mas a verdade é que atualmente dispomos de medicamentos modernos e seguros, sem esses efeitos colaterais indesejáveis. Claro que o tratamento é personalizado e deve ser acompanhado do controle de ambiente e imunoterapia (tratamento com vacinas).

3 – Imunoterapia (tratamento com vacinas)

O tratamento com vacinas alergênicas consiste em dar ao paciente pequenas doses daquilo que ele tem alergia de forma que ele se acostume (dessensibilize) e pare de ter o quadro alérgico. É um tratamento altamente eficaz e atualmente no Brasil pode ser feito na forma de injeções subcutâneas ou gotas sublinguais.

Dr Andre A Gauderer
Médico Alergista
Serviço de alergia da policlinica de botafogo

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

71 respostas

    1. Boa noite Dr queria tira uma dúvida meu de 5anos tudo dia mas na parte da noite ataca uma crise de alergia ele espira coça a garganta fica com o nariz entupido. Ele não consegui dormi a noite msm eu dando anti alérgico… já dei vários tipos de anti alérgico e nada cessa… mantenha a rotina de limpeza da casa pra não pode fica com poeira praticamente todo passo até o aspirado dentro de casa pra evitá poeira… oq eu faço eu fica até desconfiada que possa ser o leite pq ele mama mamadeira ainda é quando ele era bebê ele sempre dava infecção intestinal por conta do leite

      1. Voce precisa se consultar com um alergista, realizar os testes alérgicos para determinar ao que seu filho tem alergia e então iniciar um tratamento adequado. Pode ser preciso usar corticoide nasal, lavagem nasal e até imunoterapia (vacina de alergia)

      2. Tomei uma nestesia para batucar um dente e me deu alergia quase morri meses depois fui fazer meu cabelo com o mesmo produto que sempre fazia e me deu outra crise de alergia oque pode ser nunca tive isso antes agora duas crises que quase morri com falta de ar pressão caindo e bolas vermelha pelo corpo coçando muito estou com muito medo agora

        1. Sinto um assobio ao respira,sinto
          mas ao deitar,fiz exame das costas e deu muita coisas,UM ALERGIA R MUITA COISAS

      3. A minha filha também tinha vivia com a alergia atacada , aí o pediatra mandou eu trocar de leite , aí ela começou a tomar o leite zero lactose ,eu no começo não acreditei que fosse o leite, mas ela melhorou sem 98% as crises ,faz o teste com seu filho troca o leite

  1. Meu filho com 6 meses apareceu com alergias fortes na pele foi diagnosticado como regeicao a lactose com 15 anos o alergista falou q ñ era é sim dermatite atípica só piora os remédios ñ fazem + efeito agora ele com18 anos veio uma crise muito forte e já fazendo bateria de exames cutâneo alimentar e exames laboratoriais. A pergunta é tem um remédio específico criado p agir rápido é eficaz par esse problema ? Aguardo uma resposta gratidão.

    1. Glayde, primeiro passo é ter um diagnostico preciso do seu filho, para depois pensar em um tratamento.Se o diagnostico for dermatite atópica existem diversos tratamentos, passando do básico de hidratação e corticoide topico, imunossupressores topicos até imunossupressores orais e imunobiologicos como o dupixent.

  2. Bom dia.
    Meu filho de 8 anos, há uns 15 dias começou atuasir bastante, uma tosse constante em determinado horários, já tomou bastante remédio, xaropes e até antibióticos. Melhorou um pouco, mas a tosse continua. O médico clínica quer encaminhar ele para um pneumologista, mas eu penso que seria um caso de alergista. O que vcs me dizem?

  3. Dr. venho sofrendo a 1 ano com episódios de muita irritação e coceira no corpo, já fui a Dermato, alergista ( não fez o teste) tenho hipotireoidismo a 18 anos, fiz alergia na pele, ao puran e tapazol, no início do tratamento, o endocrinologista trocou para synthroid 125, as vezes acho q e alergia alimentar ou a remédios…. gostaria de saber como descobrir o q realmente me afeta, agora mesmo, vários locais ( costas,barriga, pernas) penicando, vários calombo e coceira. Obrigada!

  4. Minha mãe, teve covid 19 em março do ano passado, ela tem 65 anos de idade, quase morreu… Graças a Deus ela reagiu aos medicamentos, porém infelizmente já tem um ano que essa tosse não some. E a incomoda muito, fizemos tomografia, raio-x e pulmão está limpo, diz minha mãe que a secreção desse da cabeça.. agarra na garganta e ela tosse até sair. Não sei oque fazer, qual médico procurar, qual medicamento dá, pois nada faz efeito. Tosse a noite, e na parte da manhã

  5. Fiz uma cirurgia, e 7 dias após uso de micropore começou a coçar… Parei de usar, porém a alergia na região piora e aumenta todos os dias, mesmo usando via oral antialérgico e passando corticoide na região.
    Tenho hipo e rosácea.
    Além de dermatologista, quem mais devo procurar ?

  6. Dr:André Boa noite.
    Meu filho tem 16 anos e de um ano pra cá ele vem sentindo um ardor no corpo interno ele disse que é como fosse fogo dentro dele e chega a o incomodar muito,o senhor poderia me antecipar de que realmete se trata esse ardor?

  7. Dr o meu filho desdo 4 meses de idade começou com gmcrises de bronquite hj ele tem 3 anos mas desdo 4 meses vive respirando rápido sempre ele não respira normal igual as outras crianças ele tem rebote e sinusite vc acha que esse cansaço diário pode ser alergia ? Pois ele faz tratamento pra bronquite mas vive assim do msm jeito não muda

    1. Dr. Depois que fiz uma cesárea fiquei com alergia à nimesulida, Torsilax, Neosaldina.Sera que vou poder tomar esses medicamentos novamente? Pior que também comecei a ter crises de ansiedade e parece q tudo q bebo ou como da impressão de que tem algo em minha garganta,fico nervosa, coração acelera,da falta de ar. O que devo fazer? Pq pelo jeito é psicológico 🧘🤦🏻‍♀️

  8. Tenho 38 anos e apresento todos os tipos alergia desde os 14 pra 15: anos . Respiratória ,pele todas . Faço uso de medicação conta própria Polaramine ,histin ,Histamin .Sempre melhorou . Agora tomei loratamed pela terceira vez e a reação foi ao contrário . Muito avermelhado o pescoço devido um perfume usado ou algo q comi . Arde e coça muito .Se formou umas bolhas e fica escorrendo água . já passei porisso na perna e ficou a marca . Fiz até uma tatuagem . Foi difícil acertar a medicação . Depois de tantos remédios e cremes ,pomadas caríssimas .

  9. Dr. Faz um ano que estou ruim … ja fiz os exemes mencionados acima mais sem sucesso… entre os remédios antialérgicos já usei corticoides no qual
    é temporário o alívio de sintomas… tb fiz tratamentos com antibióticos mais nada resolveu… os sintomas que mais me incomodam são nariz entupido e desconforto na garganta que é o catarro preso … a secreção que sai do nariz é bem grossa e alaranjada… e meu exame de sangue (eosilofilos)aponta que tenho alergia a algo e não consigo indetificar… ja procurei otorrino e larigologista mesmo assim não tivesse sucesso em nenhum tratamento

  10. Olá,doutor…minha sobrinha de 15 anos esta sentido coceiras em toda sua pele e surgindo varias manchas roxas,ela ja tomou vários remedios!Você acha que devo levar ela no alergista e dermatologista? Se caso sim,tem como eu descobrir se ela tem alergia a algum tipo de comida ou a àcaros?

  11. Olá doutor! A minha mãe foi diagnosticada por uma doença chamada PEGA(Pustulose Exantemática Generalizada Aguda), causada por uso de algum medicamento que ela usou(de acordo com o que o médico disse), porém não descobriram qual medicamento causou essa doença. A minha mãe ainda sofre com o aparecimento de pústulas e manchas pelo corpo dela. Eu sei que é difícil descobrir qual foi o medicamento causador da doença, mas é possível descobrir qual(is) medicamento(s) ela tem alergia? Como proceder? Qual profissional procurar?

  12. Doutor eses dias meu filho apresentou umonte de patacas por todo o corpinho . fiz uso de antialergicos via oral .por 7 dias , teve uma melhora mais vejo que esta voltando as patacas . pode ser um quadro alergico grave ?

  13. Olá, dr Andre! Boa tarde. Minha dúvida é que fiz o teste prick test e o de sangue. Porém eles deram divergência, no do braço apresentou alergia a cacau e no ige específico não. Qual devo considerar?

  14. Oii, tenho 21 anos e a um ano atrás tomei bezentassil e tive reação alérgica, muita coceira e erupções na pele. Descobri que tinha alergia a penincilina, no dentista tomei a anestesia e não tinha penincilina nela e tive a mesma reação e hoje de repente tive essa mesma reação mas não comi nada de diferente…

    Nesse caso posso estar suscetivel a desenvolver alegia a alimentos e anestesias que antes não me causavam nada?

    1. Voce precisa ser avaliada por um alergista para comprovar sua alergia a penicilina e a qual anestesico voce tem alergia. O terceiro episodio de alergia pode ou nao ser devido a alergia alimentar. apenas exames complementares (testes alergicos) associados a uma boa consulta poderam confirmar.

  15. Olá, tenho 31 anos, há três meses estou com uma tosse que “vai e vem”, passei em um clínico geral o qual prescreveu o antialérgico ÁRIA para fazer uso durante três meses, e indicou para evitar poeira, mas tenho vários gatos em casa, como faço para saber a que tenho alergia?

      1. Tenho um filho de 4 anos alguns meses ele vem tendo uma alergia que incha a pálpebra de um olho só, fiz um exame IgE e deu alteração, porém ainda não consegui descobrir qual tipo de alergia é, o inchaço ocorre sempre pela manhã ao acordar. Tem alguma sugestão do que possa ser?

  16. Ola , ja realizei todos os tipos de teste alérgicos, cutâneo, de sangue, fiz uso de pedinisona, hixine ,loratadna e nada resolve , estou sendo acompanhada de alergologista .. Seria bom procurar um dermatologista? Tem alguma doença no sangue que pode desencadear essa alergias.. tenho sintomas como prurido , urticaria , vermelhidão, corpo todo e e agora extremidade das mãos e pés..

  17. Bom dia..minha filha tem reações quando come alguns alimentos, ela fica cm manchas vermelhas no corpo coceira, e coceira nos olhos tbm..fizemos os exames de ige especifico e ige total e deram todos normais..existe chance de erro nos exames, ou teremos que realizar o teste cutâneo para confirmar?

  18. Boa noite! Testei positivo para covid auns 17 dias a tras e apos esse periodo de uns 10 dias pra ca estou sentindo coceira em todo o corpo sera que é algum efeito da covid?

    1. Tomei uma nestesia para batucar um dente e me deu alergia quase morri meses depois fui fazer meu cabelo com o mesmo produto que sempre fazia e me deu outra crise de alergia oque pode ser nunca tive isso antes agora duas crises que quase morri com falta de ar pressão caindo e bolas vermelha pelo corpo coçando muito estou com muito medo agora

      1. Voce pode ter alergia a algum medicamento que fez uso durante o procedimento dentario, incluindo a anestesia local. Ttambem pode ter alergia a algum produto quimico da tintura de cabelo. O ideal é ser avaliada por um alergista e fazer exames alérgicos (teste de contato, teste de provocação medicamentosa)

  19. Boa noite. Faz variios dias q estou sentindo uma coceira pinicando meus braços, decote, pescoço e nos dois lados do rosto,tenho Urticaria e faço uso de hidroxina ja faz mais de dois anos,porém não está fazendo efeito na coceira q estou sentindo na parte superior do corpo. Será q tenho q procurar um alergista pra saber se tenho alergia a algum produto quimico?

  20. Olá tudo bem? Então nos últimos dias começou a aparecer bolinhas vermelhas no meu rosto mas n çoçava e nem nada, no outro dia piorou muito, ficaram muita mais vermelhas, acordei com os olhos e boca inchados e a garganta super inflamada acompanhada de dores nos ouvidos, acho q pode ser alergia mas não faço ideia doq seja pq eu nunca fui de ter alergia a nenhum alimento e não havia comido nada de diferente no dia, comecei a tomar um antialérgico ontem mas hj já acordei novamente com a boca inchada e as bolinhas se espalharam pelo corpo, algumas regiões coça por um curto período e depois param, é alergia mesmo?

  21. Boa tarde Doutor
    Minha irmã teve uma reação alergica não sabemos pelo qual motivo . Porque ela esta tendo tratamento com vários remedios em casa. o rosto dela inchou o corpo dela está com varias manchas já levamos em vários hospitais fizeram exames mandam ela pra casa e aguardar os agora as medicações fazer efeito seria o caso de marcar uma consulta com alergista. Porque não estamos vendo essa melhora significativa obrigado

  22. Bom dia doutor!
    Fiz exame estou com alergia fiz exame de sangue e acusou, porém creio q seja ANAFILEXIA pois eu tô sem comer para descobrir e nada, e do mesmo mesmo jeito durmo me coçando e acordo me coçando, antes tinha uma vez na semana, agora tá vindo todo dia , e tá piorando já não sei oq fazer, já tem três dias que sinto a garganta, coisa que nunca tinha sentido, fico tonta e morro de dores de cabeça, os antialérgico não tão fazendo enfeitos, oq eu faço me dê Dé uma luz POR FAVOR pois só faço chorar pq não sei oq fazer. Alguém que se indentificar com os mesmos sintoma poderia me ajudar meu contato é 49 999058691

    1. Primeiro, oriento que busque um tratamento médico com alergista na sua região.
      Anafilaxia é um quadro grave de alergia que leva até a morte, não parece ser seu caso.
      Várias doenças podem cursar com coceira como dermatite atopica, urticaria, xerodermia, escabiose etc. Apenas uma avaliação pelo alergista ou dermatologista poderá te orientar de forma correta.

  23. Boa noite Doutor, do ano passado pra cá apareceu umas 4 vezes uma mancha vermelha na dobra do meu braço esquerdo, e é sempre no mesmo formato, começa bem clara e vai ficando vermelha escura, e coça bastante, nunca tive histórico de alergias, o que pode ser ?

  24. Doutor. Tapazol pode desencadear alergia, urticária após 18 dias de uso? Comecei a tratar hiper e após 18 dias estou com urticária

  25. Boa noite doutor ,
    Tem umas 3 semanas que vem aparecendo umas manchas vermelhas no meu corpo principalmente no pescoço nas costelas e braços , mais depois de alguns minutos elas somem e depois aparecem novamente . Seria algum tipo de alegria tbm acompanha de coceiras , mais uma coceira moderadas .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *