Patch test: O que é? Como é feito?

patch teste

O que é o exame patch test?

Os testes de contato ou patch test são usados em pacientes com dermatite, para descobrir se sua condição de pele pode ser causada ou agravada por uma alergia de contato.

O patch test ajuda a identificar quais substâncias podem estar causando uma reação alérgica em um paciente e pode identificar alérgenos que o teste alérgico de sangue (IgE específica) e o teste cutâneo (prick test) não detecta.

O objetivo é produzir uma reação alérgica local em uma pequena área das costas do paciente, onde os produtos químicos diluídos foram colocados.

Diversos produtos químicos são testados para se tentar descobrir qual deles esta causando a alergia. São substâncias presentes em metais (por exemplo, níquel), borracha, couro, fragrância, produtos de higiene, tinturas de cabelo, esmalte de unha, remédios, produtos farmacêuticos, alimentos, bebidas, conservantes e outros aditivos.

produtos do patch teste
substâncias do patch test

Como é feito?

Seu alergista colocará pequenas quantidades de alérgenos (o que pode causar uma reação alérgica) em sua pele e cobrirá cada alérgeno com um adesivo. O objetivo é verificar se algum alérgeno faz com que sua pele reaja.

Você deixará os adesivos na pele por 48 horas. Se sua pele reagir durante esse período, pode sentir coceira ou ferida. Apesar disso, é essencial manter os adesivos na pele para que você possa obter resultados precisos. Se você remover os adesivos, afrouxá-los ou molhá-los, provavelmente obterá resultados imprecisos.

Após 48 horas, você retornará ao consultório do alergista. Ele removerá os adesivos. Se sua pele reagiu a qualquer um dos alérgenos, o alergista pode dizer o que causou a reação.

Após mais 1-2 dias, você irá ao consultório novamente. É essencial manter esta consulta porque pode levar algum tempo para sua pele desenvolver uma reação alérgica.

Geralmente se solicita que o paciente se exponha ao sol durante 20 minutos após retirar o adesivo. Isso porque algumas substâncias só se sensibilizam após exposição ao sol, como o limão que só queima a pele após exposto ao sol.

O que você faz enquanto usa os adesivos afeta seus resultados. Para obter resultados precisos, você deve seguir as instruções fornecidas. Se você coçar os adesivos ou tomar banho, pode atrapalhar o teste deixará escapar algo que está fazendo sua pele reagir.

patch teste

Possíveis efeitos colaterais do patch test.

O teste irrita a pele de algumas pessoas. Se você tem alergia a uma substância que foi colocada no teste ficará com uma pequena irritação no local. É assim que o alergista sabe que o teste deu positivo. Geralmente isso desaparece em alguns dias.

Pessoas com tons de pele mais escuros podem ver a pele mais clara ou mais escura onde os adesivos foram aplicados. Essa descoloração também desaparecerá por conta própria.

Patch test bateria padrão

No Brasil, o patch teste mais comum é a bateria padrão. Ela contem 30 substâncias que representam os químicos que mais causam alergia no nosso país. Dependendo da suspeita do seu médico alergista ele pode solicitar baterias complementares como:

  • Bateria cosméticos
  • Baterias unhas
  • Bateria cabelos
  • Bateria corticoides
  • Bateria calçados

Qual a diferença entre o patch test e prick test?

O patch test detecta alergia na pele ao contato com uma substância. Ajuda no diagnóstico da dermatite de contato

  • Alergia ao brinco de níquel
  • Alergia a esmalte de unha
  • Alergia ao desodorante ou perfume
  • Alergia a uma pomada ou creme
  • Alergia ao contato com cosméticos

O prick test detecta alergia ao você inalar (respirar) ou ingerir uma substância. Ajuda no diagnóstico de rinite alérgica, conjuntivite alérgica, asma e alergias alimentares

  • Alergia a ácaros da poeira doméstica
  • Alergia a pólen
  • Alergia a pelo de cachorro e gato
  • Alergia a alimentos.

Quais os outros testes alérgicos disponíveis?

Existem vários tipos de testes alérgicos que podem ser solicitados para avaliar alergias na pele e alergias respiratórias. Cada um tem o objetivo de avaliar um determinado tipo de alergia

  • Prick test ou teste cutâneo avalia alergia IgE mediada durante a consulta. Ajuda no diagnóstico de rinite, conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica e alergia alimentar.
  • Exame de sangue rast ou IgE específica tambem avalia alergia IgE mediada sendo feito pelo sangue
  • Teste de provocação com medicamentos é o melhor teste para avaliar alergia a medicamentos
  • Teste de provocação com alimentos é o padrão ouro para alergia alimentar

Dr André Aguiar
Dr André Aguiar

O Dr Andre Aguiar Gauderer é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2004 e fez residência em Otorrinolaringologia pela UFRJ. Fez Pós-Graduação em Alergia e Imunologia pela UFRJ e estagiou no serviço de Alergia e Imunologia da Uni Rio. Atualmente é chefe do Serviço de Alergia da Policlínica de Botafogo no Rio de Janeiro. É membro da IAPO, Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology, membro da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, membro da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, membro do Colégio Americano de Alergia e Imunologia e membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

9 respostas

  1. boa noite doutor, gostaria de uma informação, eu sou alérgico a dipirona, queria saber se posso tomar cimegripe pq to muito gripado e com febre, mas to com medo de tomar esse remédio pq n sei se ele contém dipirona, fico no aguardo, obg!!

    1. Cinegripe contem paracetamol. Algo como 10% dos pacientes alérgicos a dipirona não podem tomar paracetamol. Se voce ja faz uso de paracetamol sem problemas pode tomar. Se não sabe se é alergica a parecatemol o ideal é fazer um teste de provocação antes.

    2. Boa noite Dr, em primeiro lugar agradecer imensamente seu artigo super esclarecedor…. nunca li nada igual de Olha que pesquisei muito !!!
      Meu esposo tomou dipirona e seu lábio superior inchou…. logo indo para o lábio inferior. Sem imaginar o que poderia ser …mas vendo ser alergia tomou antialérgico…. que aumentou e ainda o fez ficar sem “agilidade” ficou lento….
      Não li seu artigo antes e como ele trabalha com muito peso sente muitas dores então dei ibuprofeno para ele … nossa…. inchou demais ! O rosto está muito inchado e estou com muito medo,não paro de chorar ;principalmente pq ele tem bronquite crônica. Amanhã já vou marcar o teste para ele.
      Para dor muscular qual seria o Cox 2 ? Desde já a agradeço muito por td e desejo de coração muitas bênçãos de Deus em sua vida !

      1. Os inibidores da cox 2 na maioria das vezes são seguros. Qualquer um deles. Por exemplo o celebra, ducox ou arcoxia. Ele tambem pode tomar um relaxante muscular se estiver com muita dor. Por exemplo o miosan. So lembrar que os relaxante musculares porem dar sono

  2. Boa noite Doutor, tive contato com a fibra de vidro, não sabia da gravidade e colei e lixei uma mesa com a manta. Atacou uma coceira nas pernas e braço já há seis meses. Estou tomando diprospam a cada 90 dias, mas não saro. O que devo fazer?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *