rinite
IgE total e específica. O que é?
14 de novembro de 2021

Patch test: O que é? Como é feito?

patch test

patch test

 

 

O que é o exame patch test?

Os testes de contato ou patch test são usados em pacientes com dermatite, para descobrir se sua condição de pele pode ser causada ou agravada por uma alergia de contato.

O patch test ajuda a identificar quais substâncias podem estar causando uma reação alérgica em um paciente e pode identificar alérgenos que o teste alérgico de sangue (IgE específica) e o teste cutâneo (prick test) não detecta.

O objetivo é produzir uma reação alérgica local em uma pequena área das costas do paciente, onde os produtos químicos diluídos foram colocados.

Diversos produtos químicos são testados para se tentar descobrir qual deles esta causando a alergia. São substâncias presentes em metais (por exemplo, níquel), borracha, couro, fragrância, produtos de higiene, tinturas de cabelo, esmalte de unha, remédios, produtos farmacêuticos, alimentos, bebidas, conservantes e outros aditivos.

teste de contato substâncias

substâncias do patch test

Como é feito?

Seu alergista colocará pequenas quantidades de alérgenos (o que pode causar uma reação alérgica) em sua pele e cobrirá cada alérgeno com um adesivo. O objetivo é verificar se algum alérgeno faz com que sua pele reaja.

Você deixará os adesivos na pele por 48 horas. Se sua pele reagir durante esse período, pode sentir coceira ou ferida. Apesar disso, é essencial manter os adesivos na pele para que você possa obter resultados precisos. Se você remover os adesivos, afrouxá-los ou molhá-los, provavelmente obterá resultados imprecisos.

Após 48 horas, você retornará ao consultório do alergista. Ele removerá os adesivos. Se sua pele reagiu a qualquer um dos alérgenos, o alergista pode dizer o que causou a reação.

Após mais 1-2 dias, você irá ao consultório novamente. É essencial manter esta consulta porque pode levar algum tempo para sua pele desenvolver uma reação alérgica.

Geralmente se solicita que o paciente se exponha ao sol durante 20 minutos após retirar o adesivo. Isso porque algumas substâncias só se sensibilizam após exposição ao sol, como o limão que só queima a pele após exposto ao sol.

O que você faz enquanto usa os adesivos afeta seus resultados. Para obter resultados precisos, você deve seguir as instruções fornecidas. Se você coçar os adesivos ou tomar banho, pode atrapalhar o teste deixará escapar algo que está fazendo sua pele reagir.

pacht test

Possíveis efeitos colaterais do patch test.

O teste irrita a pele de algumas pessoas. Se você tem alergia a uma substância que foi colocada no teste ficará com uma pequena irritação no local. É assim que o alergista sabe que o teste deu positivo. Geralmente isso desaparece em alguns dias.

Pessoas com tons de pele mais escuros podem ver a pele mais clara ou mais escura onde os adesivos foram aplicados. Essa descoloração também desaparecerá por conta própria.

Patch test bateria padrão

No Brasil, o patch teste mais comum é a bateria padrão. Ela contem 30 substâncias que representam os químicos que mais causam alergia no nosso país. Dependendo da suspeita do seu médico alergista ele pode solicitar baterias complementares como:

  • Bateria cosméticos

  • Baterias unhas

  • Bateria cabelos

  • Bateria corticoides

  • Bateria calçados

Qual a diferença entre o patch test e prick test?

O patch test detecta alergia na pele ao contato com uma substância. Ajuda no diagnóstico da dermatite de contato

  • Alergia ao brinco de níquel

  • Alergia a esmalte de unha

  • Alergia ao desodorante ou perfume

  • Alergia a uma pomada ou creme

  • Alergia ao contato com cosméticos

O prick test detecta alergia ao você inalar (respirar) ou ingerir uma substância. Ajuda no diagnóstico de rinite alérgica, conjuntivite alérgica, asma e alergias alimentares

  • Alergia a ácaros da poeira doméstica

  • Alergia a pólen

  • Alergia a pelo de cachorro e gato

  • Alergia a alimentos.

Quais os outros testes alérgicos disponíveis?

Existem vários tipos de testes alérgicos que podem ser solicitados pelo alergista. Cada um tem o objetivo de avaliar um determinado tipo de alergia

  • Prick test ou teste cutâneo avalia alergia IgE mediada durante a consulta. Ajuda no diagnóstico de rinite, conjuntivite alérgica, asma, dermatite atópica e alergia alimentar.
  • Exame de sangue rast ou IgE específica tambem avalia alergia IgE mediada sendo feito pelo sangue
  • Teste de provocação com medicamentos é o melhor teste para avaliar alergia a medicamentos
  • Teste de provocação com alimentos é o padrão ouro para alergia alimentar

 

 

2 Comentários

  1. lucas disse:

    boa noite doutor, gostaria de uma informação, eu sou alérgico a dipirona, queria saber se posso tomar cimegripe pq to muito gripado e com febre, mas to com medo de tomar esse remédio pq n sei se ele contém dipirona, fico no aguardo, obg!!

    • Cinegripe contem paracetamol. Algo como 10% dos pacientes alérgicos a dipirona não podem tomar paracetamol. Se voce ja faz uso de paracetamol sem problemas pode tomar. Se não sabe se é alergica a parecatemol o ideal é fazer um teste de provocação antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>