11 dez, 2021 | Dr. André Aguiar Gauderer | 6 Comments
Alergia a cachorro. Como diagnosticar e tratar.
Apesar de os cachorros serem considerados os melhores amigos do homem, existe uma parcela da população que não pode se divertir com esses adoráveis animaizinhos: são aqueles que têm alergia a cachorro.
Na realidade, a alergia não é a eles, exatamente, mas sim a uma proteína deles que vai parar na caspa e pelo.
Como qualquer situação de alergia, os incômodos que esses indivíduos sentem são bastante desagradáveis e nem sempre se sabe que existe um quadro alérgico até o momento em que se convive com um cãozinho.
Aqui estão diversas informações sobre esse tipo de quadro alérgico e como é possível lidar com ele.
Mesmo que muitas pessoas acabem se desfazendo do cão, há meios de continuar com ele e de driblar a alergia ao mesmo tempo.
O que causa alergia a cães?
Os cães secretam proteínas que acabam em sua caspa (pele morta), saliva e urina. A mais importante dessas proteínas chama-se can f 1.
Uma reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa sensível (alérgica) reage de forma anormal a essas proteínas geralmente inofensivas. Ao reagir a essa proteína ocorre uma reação inflamatória no corpo e a pessoa desenvolve os sintomas alérgicos.
A alergia a cachorro é muito mais comum em quem já tem outras alergias como rinite, asma ou dermatite atópica.
Alergia a gato, no entando, é 2x mais comum que a alergia a cachorro.
Alergia a cachorro sintomas
Os sintomas de uma alergia a cães podem variar de leves a graves. Podem não aparecer por vários dias após a exposição em pessoas com baixa sensibilidade ou serem imediatos nos muito alérgicos.
Algumas pistas de que você pode ter alergia a cão incluem:
- Inchaço, lacrimejamento e coceira nos olhos (conjuntivite alérgica)
- Sintomas nasais como espirros, coceira, coriza e obstrução (rinite)
- Coceira na garganta, ouvidos e céu da boca
- Vermelhidão da pele após ser lambida por um cachorro (urticária de contato)
- Tosse, falta de ar ou respiração ofegante em 15 a 30 minutos após exposição ao cachorro (crise de broncoespasmo)
- Erupção no rosto, pescoço ou tórax um ataque de asma grave (em alguém com asma)
- Crianças com alergia a cães podem desenvolver eczema além dos sintomas acima. O eczema é uma inflamação da pele que coça muito.
Como saber se tenho alergia a cachorro?
Se você teve contato com o cão e desenvolveu alguns dos sintomas descritos acima é provável que você tenha alergia a cachorro.
Nesse caso é importante procurar um alergista que realizará os exames para confirmar sua alergia
Pode-se fazer o teste alérgico (ou prick test) no próprio consultório e o resultado sai em 15 minutos. O exame é praticamente indolor e pode ser feito mesmo em crianças pequenas.
Outra opção é fazer o exame de IgE especifica (ou rast), que é feito pelo sangue.
prick test
Como tratar a alergia a cão?
Diversos medicamentos podem ser combinados para tratar sua alergia
Corticoide nasal: Aplicados no nariz reduzem a inflamação e diminuem os sintomas nasais da rinite
Ex: Busonid, Nasonex, Avamys, Allenasal
Antialérgicos: Atuam de forma sistêmica diminuindo os sintomas como coceira, espirros, coriza, olhos vermelhos.
Ex: Allegra, Desalex, Alektos, Rizi
Descongestionantes: Aliviam a obstrução nasal, principalmente nas crises. Podem ser usados na forma sistêmica associados a antialérgicos como Allegra D, Claritin D ou de uso tópico como Neosoro, Aturgyl.
No caso do uso tópico muito cuidado pois causam efeito rebote e podem “viciar”.
Bombinhas: Os medicamentos inalatórios com broncodilatador e as vezes corticoide estão indicados nos casos de crises de asma e bronquite desencadeados pela alergia ao cachorro.
Exemplo: Aerolin, Berotec, Alenia, Seretide
Colírios: É muito comum a crise de conjuntivite alérgica nas alergias a cães. Nesse caso o uso de colírios antialérgicos como Patanol s, Lastacaft etc pode ajudar muito. Em alguns casos mais graves poucos dias de colírios com corticoide podem ser indicados
Lavagem nasal: O uso de soro fisiológico para lavagem nasal já se mostrou seguro e relativamente eficaz no tratamento dos sintomas de rinite. Estudos mostram uma melhora em torno de 30% dos sintomas.
Vacina para tratamento de alergia a cachorro
Uma possibilidade para quem não pretende se desfazer de seu amigão seria a imunoterapia específica, mais conhecida como vacinas de alergia
O tratamento consiste em se aplicar pequenas doses da proteína que causa alergia, a Can f 1, na pessoa alérgica, para dessensibilizar, ou seja, diminuir a alergia.
O tratamento costuma ser muito eficaz. Ao ser exposto a essa proteína de forma contínua a pessoa vai se acostumando a ela, se dessensibilizando, e tendo cada vez menos alergia.
E possível inclusive associar outras proteínas que causam alergia no mesmo tratamento. Se você também é alérgico a ácaros da poeira por exemplo, na vacina consegue também colocar as proteínas dos ácaros.
O tratamento dura de 2-5 anos, as vacinas são subcutâneas (como as de insulina) e aplicadas 1x/mês na fase de manutenção.
Como reduzir os alérgenos em casa?
- Criação de zonas sem cães (certos cômodos, como um quarto, onde o cão não é permitido) dar banho no cão semanalmente com um shampoo adequado para animais de estimação (feito por uma pessoa não alérgica)
- Remoção de carpetes, móveis estofados, persianas horizontais, cortinas e quaisquer outros itens que possam atrair pelos
- Usar purificadores de partículas de ar de alta eficiência (HEPA) para reduzir os alérgenos transportados pelo ar em casa manter o cão do lado de fora (apenas em certos climas, em uma área bem contida e sob condições humanas)
- Trocar de roupas após exposição prolongada ao animal
Existem uma raça de cão hipoalergênica (que não causa alergia)?
Segundo a Fundação Americana de Asma e Alergia, infelizmente, não.
As pessoas podem ser mais alérgicas a uma raça do que a outra, mas todas as raças de cachorro produzem a proteína Can f 1, em maior ou menor quantidade.
Mesmo os cachorros sem pelos podem causar alergia uma vez que essa proteína encontra-se principalmente na caspa e não no pelo do animal.
Meu filho nasceu? Será que ele é alérgico ao nosso cãozinho? O que fazer?
Quando um dos pais é alérgico o filho tem 50% de chance de também se tornar alérgico. Essa chance aumenta se ambos os pais forem alérgicos. Assim, se você é alérgico, tem um cachorro e quer saber se seu filho recém-nascido pode desenvolver alergia a ele a resposta é sim.
No entanto, isso não é motivo para se desesperar
Os estudos mais recentes mostram que durante os primeiros meses de vida temos uma janela imunológica de tolerância em que o contato com os animais domésticos (cão e gato) pode ser benéfica.
A orientação mais atual é: Não se desfaça de seu cachorro porque seu filho nasceu. O contato frequente com ele nos primeiros meses de vida pode até diminuir a chance dele vir a desenvolver alergias.
Termino esse artigo com a foto de meu filho recebendo seus anticorpos maternos e naturalmente se dessensibilizando ao seu melhor amigo .
Se tiverem alguma dúvida fico a disposição para responder nos comentários. Meu nome é André Aguiar Gauderer, sou alergista e imunologista e pai de 4 filhos, 2 deles com 4 patas.
ganhei um cachorrinho faz 1 mês ,só agora meu filho de 5 anos teve alergia .. fica todo entoxicado o que faço??? to apavorada…. essa alergia é perigosa ???
Voce deve primeiro confirmar que essa alérgia é ao cachorro e não ácaros ou outra coisa. Um teste alérgico (prick test ou IgE especifica) vai ajudar nisso. Se o teste for positivo pode fazer vacina de alergia para cachorro e iniciar um tratamento medicamentoso ou pensar em doar o cachorro
Tenho 2 cachorros virá lata minha filha começou a ter bolhas grandes e coçar muito as mãos. O médico disse que vem do cachorro. Isso significa que ela é alérgica ao cão?
Não é comum alergia a cachorro levar a lesões bolhosas em mãos. Sugiro voce investigar e fazer testes alérgicos
Ola neu filho de 8 anos sempre teve contato com cachorros na casa dos avos e de outras pessoas, porem agora que temos um em casa ha 9 dias ele vem tendo coceiras no nariz uma tosse seca e que inclusive agora esta com a garganta inflamada, você acha que possa ser alergia ao cachorro?
Pode sim, tem que fazer o teste alérgico